Aniquilação

Aniquilação Jeff VanderMeer

Resenhas - Aniquilação

Carol 23/10/2020

Eu tô simplesmente doida da cabeça!!!!!!
Como assim???? É só isso????
Af, toda vez que falo que não lerei mais séries de livro me aparece um trem bolado tipo esse.
Vou te contar viu.
Mais louco que o Batman de cueca na cabeça!
Keila 23/10/2020minha estante
Só assisti o filme e já fiquei assim também. Quero muito ler a trilogia.

Carol 23/10/2020minha estante
Estou louca pra ver o filme, mas admiro que com um pouco de medo kkkkkk tinha horas que eu ficava desesperada como se estivesse na Área X

Ju 02/10/2020

Poderia apresentar mais respostas
Achei a ideia muito boa e li com muita expectativa, mas quase não temos respostas nesse livro, quem sabe nos outros dois né? 200 páginas de perguntas não respondidas.

kathrein.oliveira 01/11/2020

Sempre tive vontade de ler esse livro. É um livro que sempre me atraiu muito pela capa, mas depois do lançamento do filme da Netflix eu dei uma desanimada por que não gostei do filme, uma pena por que o livro não tem absolutamente nada a ver com o filme.

Ele começa bem devagar e em um ponto até meio entediante , mas do meio para o final de transforma em suspense sinistro que não deixa a gente parar de ler, com reviravoltas muita ficção , muito mistério e até um certo terror. Eu gostei mesmo! E já estou doida pra ler a continuação.

EuGabes 16/06/2021

atmosfera impecável, eu perdido
ainda preciso me adaptar a weird fiction, odeio ficar sem respostas, li esse livro e me senti na ilha de lost, onde tudo acontece e não tem explicação pra nada.

Gaby 07/03/2021

As 197 páginas mais demoradas da minha vida
O livro é bom, porém a narração é cansativa, longa e completamente massante, em determinado momento do livro vc se pergunta se realmente há nescessidade de tudo aquilo em vista que boa parte da história é repetitiva e chata. O pretexto e acontecimentos são ótimos o que destrói o livro é realmente está parte massante, depois de ler esse realmente não sei se lerei a continuação
Erick.Prates 19/03/2021minha estante
Achei que só eu tinha achado a narrativa bem massante, principalmente depois da metade do livro.

Natalia Noce 21/01/2021

Livro curtinho e de leitura bem tranquila, mas a história em si é muito muito muito louca e acabei sem saber direito o que aconteceu e acho que era esse mesmo o objetivo do autor.

Se você é um leitor que precisa de um final explicadinho e fechado esse livro não é pra ti.

Gostei bastante da história, entretanto olhando as resenhas das continuações estou em dúvida se invisto ou não em terminar a série.

Kiri 06/01/2022

Terrorzinho, não ficção científica
Não fez meu gosto. Mas se você é fã dos Lovecraft da vida.. provavelmente vai amar.
Eu caí nesse livro por ter visto recomendação num vídeo antigo da Mikannn e pensei "porque não? Como ela e a Flávia falam, parece ótimo!!!" Mas é totalmente puxado pro clima de paranóia de elas NÃO SABEREM o q é o lugar ou coisas assim, e não sobre DESCOBRIREM o q é o lugar. O começo me interessou. Qdo desceram num certo lugar eu achei que teria um desenvolvimento científico bem legal com explicações lógicas sobre as coisas (ainda q fosse lógica fantástica) pra me dar uma recompensa pelo que eu tava me arrastando ler... Mas não.
A intenção do livro é te deixar paranóico, não entender nada e ficar com medo desse "desconhecido" o que não funciona pra mim. Tanto que em certa parte da história, eu inventei um certo tipo de monstro de RPG na minha cabeça pra dar forma lógica pra ele e conseguir seguir a história... Mas ela fica cada vez mais absurda, só com a intenção de chocar. Vontade zero de continuar a trilogia, ainda mais q, enquanto paguei 8 reais nesse volume, os outros cobram 100 reais.. Nem se o livro de 200 páginas fosse bom vale isso hahahah
Mas um consolo pra quem quiser arriscar: o final é um pouco aberto, claro. Pq é uma trilogia. Mas vc consegue encarar fácil como um final e ler como um livro único se quiser matar a curiosidade como eu

Alessandra747 07/05/2020

Leitura Predileta
O livro contém descrições maravilhosas sobre a fauna e flora da Área X, o que me deu uma gostosa sensação, além de ser relatado na visão de uma bióloga, que é uma personagem forte e objetiva, em que a sua relação amorosa, religião ou política não interferem nas suas escolhas.
Sinceramente foi um livro que me prendeu, principalmente, porque me apaixonei por essa protagonista, faz tempo que não lia ou assistia algo com uma mulher tão destemida assim.
Eu não quis terminar, para tentar prolongar a leitura incrível.

*Também é interessante ressaltar que nenhum nome dos personagens é mencionado.

“Satisfação, para mim, era algo ligado ecossistemas e habitats, orgasmo era a percepção súbita de interconexão entre as coisas vivas. Observação sempre tinha sido mais importante para mim do que interação.”

“”Ave fantasma você me ama?”” Ave fantasma, você precisa de mim?”
Eu o amava, mas não precisava dele, e achava que era assim que as coisas deveriam ser. Uma ave fantasma podia ser um falcão em um lugar e um corvo no outro, dependendo do contexto. O pardal que disparava em voo no céu azul em uma manhã podia se transformar em uma águia-pescadora em pleno voo na manhã seguinte.”

Wagner 05/04/2022

Uma agradável surpresa
Antes de ler o livro, vi algumas resenhas que diziam que ele era ruim por levantar várias perguntas e oferecer poucas respostas, e não sei se eu concordo.

Quer dizer, ele de fato levanta várias perguntas e oferece poucas respostas, mas não achei isso ruim. Ele propõe questões existenciais em uma narrativa que pretende borrar o limiar entre a realidade e uma percepção alterada dela.

Achei um texto super fluído, gostei da protagonista e gostei da história. Ele de fato não oferece respostas contundentes, pelo menos não nesse primeiro volume, mas não senti que o autor não tinha as respostas, e sim que o propósito das perguntas não era ter elas respondidas. É difícil essa abordagem me agradar, admito, não consigo afastar um sentimento de que os autores que escrevem dessa forma por vezes só não querem se comprometer e se limitar com uma interpretação específica, mas esse não é o caso desse livro.

Achei as personagens interessantes (pontos por serem todas mulheres). Achei as diferentes especialidades delas bem exploradas, gostei muito da descrição dos ambientes, muito imersivas. Mesmo nas partes mais surrealistas o texto se mantém claro o suficiente. Pra mim é um achado nesse gênero, e fiquei muito curioso por ler os próximos. Mais pontos por ser um livro "curto".

Recomendo

Guile 04/05/2020

Livro bem tenso
Livro é bem tenso e muito bem conduzido. Bastante mistério e vários momentos tensos.
Vale muito a pena a leitura.

Weslley.Luciano 06/09/2022

Sobre transição e autodestruição
Por mais que excepcional, definitivamente não será um livro que vou indicar para todo mundo.

Aniquilação é daqueles livros que, se você permitir, te transportam para um local diferente.
Com uma narrativa em primeira pessoa que trás referências que vão do horror cósmico lovecraftiano ao terror romântico de Mary Shelley, o texto é denso em descrição e em auto-analise, frequentemente mergulhando no ambiente ou na mente da protagonista enquanto mantém os mistérios em aberto.

Daí um dos grandes acertos do livro: conseguir apelar ao nosso imaginário enquanto é aceitável e, quando não é mais, trazer desfechos quase tão horripilantes quanto os que imaginamos.

Aos que procuram algo semelhante ao filme, talvez se frustrem. É clara a inspiração no material original, mas mais do que o enredo o argumento do livro é outro.

A excelente película de Alex Garland trás um estudo sobre a capacidade (e talvez necessidade) humana para a autodestruição, enquanto o livro de Jeff VanderMeer trata sobre as transições, sobre a mudança e a aceitação do mudar.

Não é um livro simples, mas definitivamente se tornou uma jovem referência no gênero.

luadepaginas 01/02/2022

Uma ficção científica muito bem elaborada, de forma geral. Eu particularmente adoro finais abertos, então todas as questões que ficaram no ar, sem resposta, não me incomodam! Criei várias teorias na minha cabeça, vou ter que ler as continuações para ver o que vem por aí :)

Leitora 28/08/2022

Começou bem mais ou menos, aí chegou no meio e deu uma empolgada na história, mas aí o final eu achei meio decepcionante, esperava mais, mas como tem mais livros dessa trilogia eu talvez tente continuar a história pra ver como continua

Guilherme.Ferraz 29/10/2022

Ficção Científica + Pitadas de horror cósmico
Aniquilação trabalha muito bem o mistério do livro, a Área X. Os personagens são aprofundados de uma maneira que se encaixa com o enredo, que é por meio de relatos da bióloga.
Mesmo curto é um ótimo livro de ficção científica com algumas pitadas do horror cósmico de Lovecraft.
Acredito que irei ler os próximos livros da trilogia.