O Grande Fora da Lei

O Grande Fora da Lei David Kushner

Resenhas - O Grande Fora da Lei

Ariany.Moura 05/03/2024

Muito bom!
É sempre uma experiência gostosa, para mim, descobrir detalhes como de onde veio a ideia, como surgiu aquilo e como foi desenvolvido algo. Ainda mais de uma franquia que é uma das mais importantes da minha vida. Desde o primeiro GTA com vista aérea, até os detalhes do lançamento do GTA IV (passando por toda polêmica envolvendo o hot coffee do San Andreas), e com um capítulo extra falando um pouco do GTA V, conhecemos detalhes do chatissimo Jack Thompson (que não tinha nada pra fazer da vida, convenhamos) e percorremos pela nada boa e velha história onde gerações passadas tentam parar e calar toda e qualquer inovação que as mais novas venham a criar.

Você percebe a hipocrisia do ser humano e como ele lida com assuntos do dia a dia, como o sexo, o transformando em tabu e maldade, como se eles próprios não amassem aquilo escondido.

A ideia de que jogos violentos moldam o caráter do indivíduo, além de ser ultrapassada e não fazer sentido, porque isso significa ignorar toda a história de vida do sujeito, segue firme e forte até hoje. É o que eu disse sobre o Thompson: não tinha nada para fazer da vida além de infernizar a dos outros.

Só não dou 5 estrelas para o livro porque senti falta de fotos, comparações gráficas (com as fotos mesmo) de um jogo para o outro, talvez imagens de notícias e mais sobre o enredo em si dos jogos, que eu conheço, mas adoraria mais detalhes e curiosidades. Queria mais a visão do roteiro também. Pode ser uma preferência pessoal, mas eu adoraria algo assim.

A leitura, entretanto, foi muito rápida e satisfatória. Com certeza leria de novo.

Gabriel.Gaspar 06/06/2021

De um início tímido, com um jogo considero defasado, a um dos maiores lançamentos da história do entretenimento. Esse livro narra a trajetória dos irmãos Houser com a Rockstar Games e o GTA. Com todas as fases conturbadas e o arqui-inimigo Jack Thompson tentando de todas as formas destruir a Rockstar. Um livro indispensável para os fãs da franquia.

Pr.Thiago 02/06/2021

GREAT THEAF AUTO
O simula seu nível de jogador nas páginas, avaliando seu nível de periculosidade (procurado) a cada capítulo avançado. O nível de explicidade também aumenta conforme a leitura avançado.
Muito bom. Jamais imaginaria todo o processo por trás de uma game.

Alex 03/03/2021

A história da Rockstar/GTA
Conta a história conturbada do desenvolvimento principalmente da série GTA até um posfácio nacional do IV (fala superficialmente sobre outras como RDR, Manhunt, etc).
Os 2/3 iniciais são muito bons, pageturner de verdade pra que gosta da série, mas cria uma barriga e fica chatinho no final, meio emocional demais.
Recomendo.

Luiz Miranda 06/03/2018

A obra-prima dos videogames
Os bastidores da criação do game mais famoso do mundo: Grand Theft Auto, GTA. É a história de um bando de geeks e nerds ingleses que correram atras de um sonho, e o caminho não foi nada fácil.

O livro funciona melhor pra quem se interessa por videogame. Acompanha a gestação do primeiro ao GTA IV e traz ainda um posfácio falando sobre GTA V.

Trata-se de um belo trabalho jornalístico e investigativo. Grandes momentos não faltam: o lançamento de GTA III, onde o jogo virou fenômeno e revolucionou a indústria; a Miami 80's de GTA Vice City; as 3 cidades do gigantesco GTA San Andreas e a Nova York realista de GTA IV.

Claro que uma grande história exige um grande vilão, aqui encarnado na pele de um advogado moralista da Flórida chamado Jack Thompson. Todas as polêmicas, confusões e processos que a franquia se envolveu também são esmiuçadas aqui.

A única ressalva que faço é o imenso espaço dado ao tal advogado, espaço este que poderia ser preenchido com uma análise ainda mais detalhada sobre as etapas de produção e impacto do jogo.

De qualquer forma, um livro bem escrito e muito interessante pra quem curte o assunto.

Otavio.Augusto 17/01/2017

O Grande Fora Dá Lei - A origem do GTA
Excelente história dá Rockstar.O livro tem alguns erros de tradução, mas nada que impeça essa leitura. Nunca imaginaria que GTA passaria por tantos transtornos no tribunal e pagassem fortunas para chegar onde chegou.

bart 03/11/2015

Exelente, mas nao é apenas a historia de GTA...
O Livro não narra apenas a historia da serie GTA, narra a historia de Sam e Dam Houser, criadores do jogo, fala sobre a take two, escândalos fiscais e guerras travadas na justiça entre a empresa e um advogado moralista, ou seja nao se fala só de GTA, eu esperava mais sobre o game, mas de fato pra quem joga ou jogou GTA é um ótimo livro.
Muito bem ilustrado, quem gosta de colecionar vai amar, capa cheia de efeitos, ilustrações maravilhosas no interior.

Tais.Fantoni 20/07/2015

Livro OK
NOTA: recomendo fortemente que leia o texto original, que tem imagens e está mais completo (tive que adaptá-lo ao colocar aqui): http://alvanista.com/tfantoni/posts/3117977-sobre-o-grande-fora-da-lei

...

Basicamente, David Kushner se propõe a recontar toda a trajetória da Rockstar antes mesmo de sua concepção propriamente dita, pois os primeiros dois ou três capítulos são dedicados a dissertar sobre a infância e adolescência dos principais 'protagonistas' da história: Sam Houser, co-criador do estúdio, e Jack Thompson, fundamentalista irredutível, advogado até então e o rosto da oposição aos jogos violentos por anos.

Enquanto o primeiro tem um certo grau de megalomania (de querer ser o rockstar rebeldão da indústria, "ultrapassar os limites" e coisas assim), o segundo se vê como um verdadeiro cruzado liderando uma guerra santa contra uma fonte de desgraça para a mente das criancinhas. Dessa forma, Kushner foca-se pesadamente em toda a sorte de polêmicas que surgiram ao longo do tempo (sendo Hot Coffee o zênite de toda controvérsia) e como isso reverberou não só no estúdio, como também na indústria toda.

É também aí que o livro já começa a ter problemas. A construção da narrativa, cheia de minúcias específicas, faz parecer que o próprio autor vivenciou várias coisas perto dos desenvolvedores - e, portanto, borrando a linha do que é real com a da ficção inventada pra tornar a leitura mais agradável e se assemelhar a um romance (no sentido literário). A menos que os entrevistados em questão tinham uma memória tão boa que lembravam dos mínimos detalhes, mas enfim, a questão fica ambígua assim.

Outro ponto é a ênfase excessiva nas polêmicas, dando pouco espaço para um detalhamento maior quanto ao making-of dos GTAs e com menções menores ainda sobre outros jogos - só o caso Hot Coffee se desdobrou em, sei lá, uns quatro capítulos. Se você queria saber mais sobre aspectos aprofundados de criação, provavelmente irá se decepcionar no geral. O jogo que mais recebeu atenção nesse sentido foi Vice City, recebendo um capítulo inteiro só para ele.

Dos demais, muitas vezes pareciam quase "trivia" ou apenas um contexto para controvérsias posteriores - como é falado sobre uma gangue de haitianos em, se não me engano, no GTA III.

Um BR disse que "o livro não traz detalhes dos jogos da série, como mapas, personagens, guias, cartazes e outros conteúdos que complementariam a divertida experiência dos jogadores". Isso faria sentido em um strategy guide da vida, mas com certeza pareceria deslocado nesse caso tanto por causa do foco narrativo quanto pelo livro se voltar essencialmente pra fãs já estabelecidos da franquia. Ou, quando muito, pesquisadores e interessados pela história dos videogames (tipo eu).

Falando em BR, meu conselho é que, se você tem um sólido domínio em engrish, vá direto pra fonte original. O tradutor responsável fez algumas adaptações que considero questionáveis e cometeu uns erros sensivelmente grosseiros de interpretação. Por exemplo, quando o autor do livro explica que a classificação Adults Only é EQUIVALENTE à um "X" na indústria de jogos (o que é falado com todas as letras), o tradutor botou que a classificação é REPRESENTADA por um X. ಠ_ಠ

PIOR: Numa hora que Jack está falando com o filho, diz: "I tell him I'm sorry that he goes through that (...), but I'm not sorry for what I've done". A tradução? "Disse a ele que sentia muito por ter feito ele ter que passar por aquilo (...), e pedi desculpas pelo que havia feito". Ou seja, está afirmando o CONTRÁRIO da afirmação original.

Outros erros que fui anotando à medida que prosseguia na leitura:

* "ultrarealistic" [Gran Turismo] virou "irreal" (!!);

* "mood" virou "clima pessoal" (quando o autor estava se referindo a ânimo, estado de espírito, enfim);

* "[As Sam] tore through the town" virou "costurava pela cidade", WTFFF ("atravessava" é muito mais correto);

* "booth babes" sempre é usado assim no português e o sujeito bota "gostosas dos estandes" . . . . .

* "drug dealers" virou um genérico "traficante" (esse tipo de adaptação de mudar em algum grau o significado original é dolorosamente frequente e verdadeiramente incômodo quando se está ciente disso);

* "(...) there is a boss level" virou "existe a fase do mestre". Fase do mestre! E mais pra frente, o mesmo termo é traduzido como "fase do chefe" porque sim;

* Quando dá na telha, às vezes ele traduz "hater" como "odiador", enquanto em outras simplesmente mantém em inglês (como o prólogo, "players X haters") sem um pingo de consistência. O mesmo ocorre com "logo", que ora vira o (etimologicamente) errado "logomarca" e ora é apenas "logo".

* "18 rating" é traduzido exatamente da mesma forma que "Adults Only", ou seja, "Proibido para Menores". Embora possa parecer a mesma coisa, no contexto dá pra perceber facilmente que a autora do termo está se referindo a uma classificação mais amena do que Adults Only, pois, como é explicado bem antes, um jogo ser avaliado como AO significa suicídio comercial porque: 1) nenhuma loja grande como a Target ou Best Buy aceitará vendê-lo e 2) nenhuma proprietária de consoles como Sony e Microsft aceitará tê-lo em seu catálogo. Aqui, a preocupação é justamente evitar cenas de sexo explícito no San Andreas "in order to achieve an 18 rating", traduzido como "para aprovar o selo de Proibido para Menores". ಠ_ಠ

A lista vai longe, mas acho que deu pra sacar o que quero dizer.

Fora os erros mais óbvios baseados no contexto, quem sabe pouco ou nada de inglês talvez não estará tão prejudicado assim, mas não deixa de ser lamentável ver um livro no qual preferiram dar mais atenção à parte gráfica (vide firulas visuais nas primeiras folhas e no início de todo capítulo) do que à tradução. Talvez, em uma segunda edição, irão revisar isso.

Eu honestamente não sei dizer se vale a pena. Dá pra aprender algumas coisas interessantes, como os atritos surgiram dentro do estúdio, excesso de trabalho por causa da pressão sobre funcionários mais ou menos desde o lançamento de Vice City, de como a Rockstar fez questão de ficar quietinha num canto quando a merda estourava ou como certos fanáticos por GTA só deram munição para o discurso de Thompson quando ele passou a receber ameaças de morte. Desconsiderando todos os problemas supracitados, vai depender muito do que você espera aprender (e o que já sabe) ao ler o livro.

site: http://alvanista.com/tfantoni/posts/3117977-sobre-o-grande-fora-da-lei/
Henrique Barros 12/05/2016minha estante
Obrigado. Li um pouco na livraria, os primeiros capítulos não me convenceram e com a sua crítica não irei a fundo. Esperaria mais como você disse que falasse mais do jogo em si. É legal saber da história dos fundadores da Rockstar, mas acho que não irei arriscar.

Tais.Fantoni 27/06/2016minha estante
por alguma razão o skoob não me avisou do comentário (só vi por acaso agora, hahah). é, se pra ti não vale a pena mesmo, acho que você não está perdendo muita coisa.

Alessandro Martins 22/07/2016minha estante
Essa tua resenha foi muito boa e esclarecedora. Durante a leitura, notei algumas passagens estranhas, como gostosas da estande, fase do mestre, odiador, Proibido para Menores (essa me deixou bem confuso), e tua resenha me esclareceu.
Percebi alguns erros de português, como por exemplo a palavra "comeÇem".
A versão BR ficou meio porca. :(
Senti falta de falar mais sobre bastidores de alguns jogos. Mas no geral, gostei bastante do livro pela história, pois eu realmente tinha interesse na história da empresa.

Tais.Fantoni 28/07/2016minha estante
valeu, alessandro! :)

Arlete 29/05/2017minha estante
Vc tem esse livro em pdf? Se vc tiver pode me enviar agradeço arlet_paiva@hotmail.com.

Luiz Miranda 07/03/2018minha estante
Eu preferia que tivesse menos Jack Thompson e mais bastidores da criação dos jogos. Pouco se fala nas dezenas de imitadores, por exemplo.

Boo 06/12/2021minha estante
Tenho esse livro parado na minha estande nem sei quantos anos, mas ver que a Rockstar Games "relançou" (de maneira mega porca, convenhamos) o GTA: San Andreas e uma porrada de gente comprou ele por 300 conto sem reclamar, me incentivou a ler ele. Mas cara, eu não consigo continuar 'kkk
Sua resenha ta praticamente impecável e cita pontos perfeitos que também percebi na leitura deste! Parabéns!

Vitor.Hofstetter 05/02/2024minha estante
Drug dealer pra traficante vice achou ruim? Como você teria traduzido?