The Walking Dead, #4

The Walking Dead, #4 Robert Kirkman

Resenhas - The Walking Dead, # 4

Milena1050 23/04/2024

Ok?
Sabe, eu gosto muito dessa história mas o que fizeram com essas personagens na hq tá sendo sacanagem. A série acertou em cheio em comparação na Carol, enquanto na série ela acaba com quem for pra proteger quem ama, na HQ ela quase se m*** por um cara???? Michonne, Maggie, Andrea, e até a Lori. Querem nos fazer odiar todas com essas histórias, como se fossem incapazes de fazer algo que não seja sex0 e cuidar de crianças

Mr.Sandman 18/04/2024

"Nós somos os mortos-vivos"
Talvez o começo mais bad-ass que eu já vi em qualquer edição de um quadrinho. A primeira aparição de Michone é digna de aplausos. E aí você lembra como terminou o volume passado. E não consegue se conter... isso aqui vai ser só o suco do absurdo.

Toda a tensão construída no volume anterior aqui só ganha mais substância. Existem eventos específicos que mudam tudo. E são vários. Não vou citá-los aqui mas quem leu sabe a que estou me referindo. A luta entre Rick e Tyreese é brutal e uma resolução inevitável de tudo que aconteceu nesses volumes. É carregada de emoção e de arrependimento desde o início, mas também de uma violência que parece cercar qualquer solução. A violência para remediar contradições, para defender uma humanidade que parece ser devorada por essa mesma violência que atravessa toda a história. O embate oral é muito bem escrito e a briga é muito bem desenhada. É uma cena perfeita e de um impacto absurdo para a trama. O final, com a frase de Rick: "Nós somos os mortos-vivos", mostra o peso daquele mundo. Revela uma realização geral de que não dá pra zelar por uma humanidade perdida. A sobrevivência não permite que isso seja um de seus luxos. Não existem luxos. Existe morte. E o que vive na morte deve viver em movimento, em um violento e incessante movimento... luta e fuga, matar ou morrer!

Mais um volume bastante especial, que continua o arco da prisão (arco mais longo até agora) e trás momentos icônicos. O desenvolvimento das personagens não para, é sempre constante e satisfatório, e me sinto cada vez mais imerso nesse mundo de brutalidade. Gostar desses personagens é tão difícil...infelizmente (ou felizmente), Kirkman e Adlard fazem com que seja inevitável.
Gabriel.Coelho 18/04/2024minha estante
Nunca vou perdoar o Tyreese pelo o que ele fez... e eu não to falando do que ele fez com a Carol, e sim do que ele fez com a amizade que ele tinha com o Rick

Mr.Sandman 20/04/2024minha estante
Difícil perdoar de todos os lados. É um ambiente muito pesado, por isso, mesmo que agnt fique mto chateado, agnt entende que aquilo ali fez sentido e foi muito bem escrito. É duro mano, gostar dos personagens de TWD é uma provação kakaka

Gisllany 14/03/2024

A vida na prisão começa a ficar interessante para Rick Grimes e seu grupo de sobreviventes. Relacionamentos esquentam, estouram e mudam completamente quase da noite para o dia.

Paulo 26/12/2023

Este é um quarto volume repleto de mudanças no grupo que se encontra no presídio. Tudo explode em um caos absoluto em que os maiores inimigos são os próprios humanos e nem tanto os mortos-vivos. Dexter decide expulsar o grupo de Rick à força do presídio e aponta sua espingarda para ele e Lori. Os outros presidiários estão em um limbo decidindo que lado apoiar e quando tudo parece apontar para um confronto direto entre Rick e Dexter, os zumbis que estavam trancados no bloco A irrompem pelos portões (alguém esqueceu um dos portões semiaberto) e todos precisam lutar por suas vidas. Entre tiros trocados com uma horda de zumbis que parece não ter fim, Rick se aproveita da confusão e dá um tiro na cabeça de Dexter sem que os outros percebessem. Apenas Tyrone observa a ação do companheiro. É óbvio que mesmo o acontecimento mais sutil uma hora vai estourar para o resto do grupo e a liderança de Rick passa a ser questionada por todos; sem falar em sua sanidade mental. E uma estranha mulher portando uma katana e dois zumbis de estimação chamada Michonne é abrigada pelo grupo. Mas, depois do que aconteceu com Dexter, o que esperar dela?

A arte de Charlie Adlard está pendendo cada vez mais para uma abordagem cinematográfica da história. Por isso que foi tão fácil adaptar as primeiras temporadas da série de TV usando apenas o material original como inspiração. Os cortes de cena e os ângulos que Adlard faz são bem precisos. Quando estamos diante de uma cena de ação, tudo acontece de forma frenética, os quadros são quase instantâneos e é como se as páginas voassem enquanto estamos lendo. Vinte páginas podem passar em menos de um minuto se não pararmos para apreciar os detalhes. O emprego do preto e branco também é muito eficiente principalmente quando o artista entrega tons e matizes oferecendo uma gama maior de cores. Pensem: aqui só temos preto e branco. Porém, ao variar na intensidade do preto é possível introduzir um acinzentado, um grafite, um escuro total. Não é algo simples e esse tipo de abordagem pode ser muito vista em artistas clássicos da EC Comics como Richard Corben ou Barry Windsor-Smith. Não digo que o Adlard está nesse nível, mas certamente ele está nessa escola de uso do PB. Vou guardar alguns pontos que gostaria de comentar sobre cenas mais paradas para a próxima edição, mas prestem atenção também em como Adlard consegue reproduzir bem a dramaticidade de uma situação ao inserir uma emoção estranha ou um gesto fora do lugar como na cena em que a Carol flerta com o Rick.

O roteiro está bem rico nessa edição. Kirkman vai lidar com a própria coesão do grupo que até então era mantida pelo Rick. Mas, o contexto que ele cria para os personagens e o indivíduo que parece naturalmente talhado para o negócio, por ser um xerife, se torna o maior vilão da noite para o dia. Pelo menos na linha de pensamento do resto do grupo. Vamos debater as visões opostas de Tyrone e Rick já, já. O que vale dizer é que o roteiro espertamente vai comendo pelas beiradas como um ratinho estragando um queijo aos poucos até que todo o interior está podre. Quando a estrutura desaba, já é tarde demais porque já não havia mais salvação. A partir daí é um efeito dominó com vários acontecimentos se sucedendo simultaneamente e provoca uma instabilidade sem volta. A inserção da Michonne foi esperta porque as pessoas já estavam apreensivas por causa do ocorrido com Dexter. Um grupo que estava disposto a confiar no começo, agora não está mais. Vejam como o roteiro faz essa virada de 180º em um mesmo volume. O desenvolvimento de personagens do Kirkman aqui está impecável e não tenho nada a repreender.

Era nítido que Rick vinha perdendo as estribeiras desde que ele foi traído por seu melhor amigo. A confiança e o otimismo dele foram desabando a cada novo revés que ele e seu grupo tinham. É então que ele começa a reforçar seu poder de liderança para que tudo siga dentro de linhas precisas de comando. E essa é uma reação natural vinda daqueles que possuem uma formação militar. Não é possível manter civis em uma disciplina rígida. No começo, Rick imaginava que seria possível compensar isso através do trabalho de equipe. Só que esse mundo de zumbis lhe apresenta sempre situações imprevisíveis e imponderáveis. Ao se tornar mais e mais rude, ele vai se tornando aquilo que o grupo precisa, mas não o que o grupo quer. Num ambiente selvagem, Rick entra em um modo de sobrevivência, onde o bem do grupo precisa ser alcançado a qualquer custo. E se o grupo tiver algum elemento disruptivo, ele precisa ser capaz de lidar com isso e eliminar o problema. Essa violência desenfreada passa a ser percebida pelos outros membros do grupo a partir de leves mudanças no comportamento, mas os seus companheiros entendem como um cansaço. Mas, quando Rick dá um tiro na cabeça de Dexter ou decide tomar as dores de Carol, é aí que a volatilidade realmente aparece e mostra o perigo da situação.

Já Tyrone tenta manter o equilíbrio. Como alguém que já passou por vários problemas em sua vida, principalmente devido à sua etnia e condição social, ele entende que é preciso manter algum tipo de compasso moral para que não caiamos em uma anarquia absoluta. A ação de Rick foi chocante porque ilustrou a ele que mesmo um homem correto está passível de ser destruído por esse mundo. As visões de Rick e Tyrone se chocam nesse sentido. Para Rick, ele deve ter esse fardo nas costas e sobreviver significar encarar esse ambiente novo com um olhar selvagem e destemido, matando e pilhando se necessário. Rick não vê apoio vindo de lugar nenhum. Eles precisam construir seus próprios destinos. Já Tyrone acredita que as regras sociais precisam ser mantidas para não nos tornarmos animais. É aí que Rick diz uma frase que se torna clássica para a série.

Vou passar rapidamente por duas situações amorosas desse volume para ilustrar como um mesmo sentimento pode ter dois significados distintos. Digo do amor como duas pessoas se confortando uma na outra em situações difíceis. Maggie e Glenn acabam se descobrindo um no outro diante das dificuldades e principalmente após tudo o que aconteceu na fazendo do Hershel. Para Maggie era uma questão mais sexual e química que ela curtiu em um parceiro disposto a lhe dar prazer. Já Glenn de fato desenvolveu sentimentos afetivos por ela, e o sexo era um algo mais que vinha naturalmente com a relação. Quando o que os dois queriam se chocou, a reação inicial de Maggie foi de afastar Glenn no começo. Mas, logo depois com tudo o que aconteceu na prisão, Maggie foi percebendo que também passou a desenvolver sentimentos pelo garoto. Ele lhe dava aquilo que ela precisava: um senso de lar e segurança. Quando eles foram capazes de expor um ao outro o que eles sentiam através de palavras e do encontro de seus corpos é que o estalo aconteceu. O conforto foi positivo para o casal que conseguiu criar um vínculo mesmo nessa situação insana.

Por outro lado, Tyrone estava vivendo um caso com Carol já há um tempinho e os dois estavam com uma relação até bacana. Carol conseguiu superar suas perdas e encontrar em Tyrone alguém que lhe desse carinho e afeto. Só que depois do que aconteceu com a morte de Dexter, a chegada de Michonne e a briga com Rick, Tyrone ficou meio perdido sem saber como reagir. Michonne entra como o elemento surpresa na história. Ao perceber um momento de fragilidade dele, ela se insinua a ele e consegue arrancar uma relação íntima e se torna um caso totalmente sexual. Ela oferece a Tyrone um conforto quase animal em um momento de fragilidade. Tyrone não resiste, primeiro porque ele quer que alguém lhe dê esse conforto naquele momento (e Carol não estava ali naquele instante) e porque Michonne é uma mulher sensual. Carol vê tudo acontecer e isso bagunça totalmente a relação entre eles. Ou seja, nesse sentido o conforto amoroso foi negativo porque partiu de uma atitude impensada e impulsiva de Tyrone. Podemos argumentar se as acusações de Rick foram exageradas ou não, mas a atitude do Tyrone foi totalmente errada e não levou em consideração os sentimentos de sua parceira naquele momento.

É uma ótima edição da série repleta de situações e reflexões feitas por Kirkman que remete ao nosso cotidiano. Várias das coisas que acontecem nessa edição podem ser vistas em diferentes graus em nossa sociedade. As visões contrastantes de mundo (a necessidade ou não de regras sociais que regulem nossas vidas), as dificuldades na vida de alguém assolado por dúvidas em sua capacidade de liderar, a traição como um ato impensado (ou não tão impensado assim). A arte de Adlard também está bem legal e mostra um pouco de suas inspirações. Enfim, ótima continuidade dos eventos da edição passada.

site: www.ficcoeshumanas.com.br

zCsmiler xll 28/11/2023minha estante
Spoiler insano

Vanessa182005 04/11/2023

Está ficando bem ruim
A qualidade está caindo, no começo eu amei tudo, o roteiro, o desenho mas a partir do segundo quando trocam o desenhista começou a ficar complicado, espero que melhore. O primeiro volume me deu esperanças de que fosse melhor que a série mais acabou que não foi.

Sjapa019 03/11/2023

Sou muito fã da série de TV então decidi ler as hqs e me apaixonei ainda mais apesar de ser um pouco diferente.

Maria 23/09/2023

Hq de the walking vc tem um amor enorme em mim , uma história cheia de plost twist e novos personagens e vilãos a cada volume

Winchester13 24/07/2023

Rick meio doido da cabeça, mas sério é todo mundo esquisito, muitos acontecimentos desnecessários, ainda bem q mudaram a maioria das coisas na série

Clarissa.Rodrigues 22/07/2023

Volume 4
A prisão parece um bom abrigo para Rick e seus aliados. Porém, a situação entre eles e os prisioneiros, além do surgimento de Michonne, se torna um divisor de águas para o grupo e principalmente para Rick.

Vinicius39 06/07/2023

The Walking Dead, Vol. 4: The Heart's Desire
Tá ficando tenso.

Não tem jeito, as regras mudam, a característica humana da sobrevivência sempre fala mais alto.

Mah 03/06/2023

Eita atrás de eita
Melhor volume até agora porque demonstra o Rick projetando o chifre dele em outras cabeças. Também demonstra o quanto a Carol tá birolei das ideias.