Deixe-me Partir

Deixe-me Partir Tânia Fernandes de Carvalho

Resenhas - Deixe-me partir.

Giuliana Sperandio 21/06/2020

Um acalento a quem sofreu uma perda recente.
Hoje eu vim trazer meu parecer sobre esse livro espírita publicado pela petit editora, deixe-me ir da autora Tânia Fernandes de Carvalho.

Acho que não é novidade para vocês que meu pai faleceu há 2 meses, isso mexeu mais comigo do que qualquer outra coisa que tenha acontecido nos últimos tempos. Meu pai era jovem, apenas 64 anos. Ele faleceu subitamente com um ataque fulminante do coração.
Os sentimentos que essa perda e dor me trouxeram foram avassaladores e devastadores, desde então procurei e procuro nos livros o refúgio para reencontrar minha paz depois de tamanha dor.
Através dessa leitura consegui. Explica de forma simples que mesmo que tenhamos deixado essa vida, não é para sempre. Essa vida é apenas uma etapa, nós como espírito que somos, continuamos a nossa missão em outro plano.
A morte não é o fim, mas sim um recomeço.
E aprendi também com essa leitura que sofrer e me sentir mal pela falta dele com culpa ou ressentimento pode atrapalhar o caminho do meu pai onde ele se encontra agora.
Melhor caminho para lidar com o luto é continuar a luta, continuar vivendo mantendo viva as melhores memórias, mantendo a saudade o amor com a gente. Um um dia nos encontraremos,enquanto isso irei usar as orações para reencontrá-lo em sonhos através do meu amor.

Recomendo essa leitura para todos que estejam passando por isso, foi e é, um bálsamo para minha dor.
Camila.Farias 20/11/2020minha estante
Giuliana, perdi meu pai a dois meses, e a dor e enorme! sem explicação :/

Você tem o livro em PDF ou sabe como consigo?

Obrigada

Milla 01/04/2021minha estante
Perdi meu ex marido que ainda gostava muito.Este livro está me ajudando a enfrentar a dor

Samila.Sousa 08/11/2021minha estante
Esse livro é maravilhoso

viihast 01/04/2024

"Saudade sim, mas saudades com amor."
Um lindo livro para se presentear, principalmente para os que estão em processo de luto.

Era uma leitura que, pessoalmente, achei que poderia ser um pouco maçante, já que por ser espírita há alguns anos, certos assuntos já possuo certo conhecimento, mas conseguiu me surpreender positivamente e conhecimento nunca é demais, principalmente sobre espiritismo, no qual devemos sempre estudar as obras básicas.

Não é somente um livro espírita, é um livro também que retrata um pouco da psicologia, principalmente quando ela descreve as fases do luto e sintomas, é perfeito para aqueles que estão passando por essa fase tão difícil, é importante se autoconhecer e ir em busca de algo que faça essa fase passar da melhor forma possível ou amenizar a dor e a saudade. Não é um livro que ao finalizar a leitura, você vai pensar que seu luto "passou", a autora por diversas vezes, traz o tópico de procurar ajuda médica se for preciso, principalmente se seu luto se encaixar a certos sintomas, e está tudo bem procurar um profissional, não é fácil para ninguém "perder" um ente querido, mas você também pode procurar compreender que seu ente querido não morreu, e sim que foi para sua verdadeira casa, para o plano espiritual, e que estará sempre conosco e jamais irá nos abandonar.

Em alguns capítulos, houve alguns temas que nunca tinha parado para refletir, e que tornou a leitura muito mais interessante, como por exemplo, o que fazer com as roupas, pertences e até com o próprio quarto do ente querido desencarnado, a importância da prece nessas horas, a forma que devemos realizar essa prece. Foram questões que expandiram minha mente e meu conhecimento em relação a esse assunto.

Esse livro também me ajudou a superar e entender um fato que por muito tempo, achei que estava errada ou que tinha algo de errado comigo. Nunca fui de ficar triste, cair em lágrimas ou coisa parecida em velórios, muita das vezes nem participo de velórios, acredito na vida após a morte e para mim isso é o suficiente, prefiro ter a memória da pessoa encarnada, do que a memória dela ali, deitada em caixão, por isso só vou a velórios de parentes muito próximos. Por conta disso, sou muito julgada, principalmente dentro da família por não ter essa "sensibilidade" no momento do velório e do enterro, e por muito tempo, achei que tinha algo de errado comigo, mas durante a leitura pude entender melhor isso, e no final de tudo, entendi que está tudo bem ser assim, não é ser insensível ou coisa do tipo, é simplesmente crer que verei esse espírito em outro plano e que ele foi para sua verdadeira casa, então porque ficarei triste por ele/a? É lógico que a saudade fica, mas junto com ela, também ficam as boas memórias.

É um livro muito esclarecedor, de forma simples e clara, a autora passeia por importantes tópicos sobre a morte por meio de capítulos curtos e sem enrolação, direto aos tópicos propostos. Muito interessante como ela esclareceu sobre os suicidas, e como ela reconforta as mães que perderam seus amados filhos.

É de extrema importância, para que todos nós entendamos que Deus nunca desampara ninguém, nem nós encarnados, e nem os desencarnados, todos estamos sendo cuidados por ele que sabe de todas as coisas.

"Se cremos em Deus, de justiça e amor, devemos ter certeza de que Ele não desampara ninguém."

"(...) tendo a certeza de que Deus sempre fará por nós o melhor, mesmo que no momento não entendamos Suas razões! Portanto, Seja feita a Tua vontade."

"Não nos detenhamos diante da dor, por maior que ela seja. Levantemo-nos e prossigamos no trabalho, posto que, ajudando, nos ajudamos."

"(...) o amor de Deus sempre nos oferece condições de evolução, e a reencarnação, mesmo sacrificial, será a porta da regeneração."

"Tenhamos fé e esperança no futuro!"

"Lembremos sempre que Deus é bondade infinita e, portanto, não permite que Suas criaturas sofram indefinidamente, e que esse sofrimento poderá ser abreviado graças às orações sinceras e cheias de amor de todos os que buscam a felicidade."

"A morte não apaga nossas faltas. A responsabilidade pelas faltas cometidas é inevitável e intransferível. Elas permanecem em nossa consciência até que a reparemos."

"O Espiritismo propicia esperança e consolação quando oferece a certeza da continuidade infinita da vida, que é tanto mais feliz quanto melhor suportarmos as provas do presente."

"Saudade sim, mas saudades com amor."

"Sabemos que o pensamento é energia, portanto, podemos expressar nosso amor por nossos entes queridos que desencarnaram por meio do pensamento, seja no ambiente tranquilo de nosso lar, seja no ambiente de qualquer templo religioso, ou ainda diariamente, no movimento tumultuado das ruas, ou até no cemitério, em qualquer dia do ano."

"Deus nos dá muitas oportunidades para prosseguirmos em busca de nossa evolução; mas, nesse caminho, em razão de nossas opções, ainda muitas vezes pela dor, teremos uma colheita quase sempre regada de lágrimas. Mas tenhamos em mente que, após essa tempestade, o sol da esperança virá."

"A realidade da morte parece sempre muito distante, mas é bom lembrarmos que, assim que nascemos, já começamos a morrer. Cedo ou tarde, vamos morrer. E só quem aceita isso está preparado para a vida."

"(...) a perda não é permanente, é apenas transitória, um período de afastamento."

Viri 07/04/2022

Consolador
Ganhei este livro após minha mãe e meu esposo partirem para pátria espiritual. Estava inconsolável, medo, mil perguntas na minha cabeça do tipo: por que comigo? O que vou fazer agora? Será q eles estão bem? E após ler o livro, mesmo sendo espírita de berço, acho que foi como um lembrete para minhas ideias... mesmo acreditando na doutrina muitas vezes colocamos nossas emoções a frente sem pensar que todos um dia iremos partir. Não sabemos quando nem onde,mas um dia chegará nossa hora.. que estejamos preparados para nossa.. mas como auxílio para quem perdeu um ente querido este livro da uma esperança e nos faz pensar e repensar em nossa vida. Vale a pena a leitura.. Tenha força e viva um dia de cada vez esta dor, este luto... o importante é continuar a viver e não se revoltar contra Deus e o mundo...Força, Fé e coragem!! Vc consegue!

Kathelyn 30/08/2020

Uma leitura confortante para quem passa um momento de dor
Leitura fácil e fluida, explicações pontuais que auxiliam o enlutado a compreender o momento de dor com leveza e clareza. Indico essa leitura não somente para quem passa pela dor mas a todos aqueles que queiram entender mais sobre os processos do luto na visão espiritual.

Juliana.Melo 27/05/2021

Sendo o primeiro livro espírita que li por completo, me deparei com muita suavidade na narrativa. Cada capítulo se apresenta com situações diferentes de morte: animais, crianças, doentes crônicos, mortes repentinas etc. Retrata estudos científicos de experiências de quase morte, e da importância de viver o luto para conseguir seguir em frente. De como nós sentimos a dor e a saudade, mas como o espírito também sente e precisa de nossa "ajuda" para encontrar a paz. A importância de não se prender em desespero.

Saí da leitura mais esperançosa e confiante na necessidade de cada experiência terrena. Seguindo com a certeza que nada é por acaso e tudo que passamos tem uma razão de ser.

Domino 16/08/2021

#lido livro super bom com uma serie de artigos a respeito da morte, do luto, de seu impacto na vida dos enlutados, tratando do.individual e da familia. Gostei bastante e trouxe muitos aspectos a refletir. #5estrelas #doutrinaespirita #lido #amoler #espiritismo #favorito #artigos

Veridiana.Teichmann 23/07/2023

Como o próprio livro diz na capa, é um conforto para quem perdeu um ente querido. Aborda diversos pontos que estão presentes para quem vive o luto. Escrito de uma forma afetuosa, é um abraço e um conforto para quem sofre pela partida de alguém.

Jess Anjos 17/12/2021

Leitura simples e fluida
Ganhei esse livro num momento essencial da minha vida, e pude me sentir acolhida, como se a autora conversasse comigo.
Gostei das várias abordagens que ela traz e principalmente por sempre trazer conceitos da doutrina espírita.
Só não dei 5 estrelas porque acho que alguns temas poderiam ter sido mais trabalhados. (Minha opinião, óbvio).

Um livro muito bom e necessário para quem "perdeu" pessoas queridas.

Vanessa.Castilhos 25/05/2023minha estante
Resenha maravilhosa!! ????

Mateus Ferreira 28/05/2022

Uma temática muito reflexiva, com tópicos desenvolvidos de uma forma que esclarece facilmente a visão espírita no tema.

Carol 22/12/2023

Leitura esclarecedora e com efeito calmante
Este livro é tão necessário!!! Tanto para aqueles que estão vivendo as diversas fases do luto quanto para aqueles que estão convivendo com pessoas enlutadas.
A leitura é simples, leve e bastante esclarecedora.

Luiza.Cruz 21/01/2021

Um abraço em forma de leitura para quem está enlutado
Encontrei esse livro por a caso na internet, estava guiada ao sentimento de lê algo da doutrina espírita a qual me identifico, justamente procurando apoio ao luto que tenho passado da minha avó que se foi de COVID dia 30/12. Essa leitura foi um belo reconforto para meu corações, sem contar várias citações interessante de poesias, histórias de artista qual sofrerem luto e fizeram música com a perda, músicas, ele não aborda só o espiritismo, e sim um pouco de cada coisa bonita da nossa cultura que nos refletir sobre nossa perda. É lindo.. comecei pela manhã e a noite já havia terminado.

Irene Moreira 15/03/2015

Deixe-me Partir é um livro que fala sobre a morte de entes queridos e como que as pessoas enfrentam essa dor da "perda". A autora, depois de trabalhar por alguns anos em um grupo de acolhimento a enlutados na casa espírita, resolveu escrever este livro no intuito de orientar aqueles que enfrentam a dor de perder um ente querido.

O sentimento de perda na maioria das vezes não é entendido pela pessoa. Uma dor que ela não consegue se libertar da tristeza e pela sua ausência e que muitas vezes pode levar ao suicídio e quando a perda é brutal o sofrimento é maior.

Leia a resenha completa no blog Saleta de Leitura

Leonardo 06/11/2021

A morte não é o fim
Um dos acontecimentos mais dolorosos na vida do homem é a morte. Ninguém está definitivamente preparado para a sua chegada e de fato é um dos enigmas mais complexos da vida humana. A morte pode ser explicada de forma sucinta como o ?desaparecimento? do indivíduo sem chance de despedidas, abraços ou um até logo. É um sumiço doído.

O livro trata de forma orientativa como vivenciar a perda do ente querido e como supera-la com equilíbrio. Todavia, é preciso destacar que os especialistas do assunto não indicam que a pessoa deva anular o sentimento de luto mas sim compreende-la como um acontecimento natural da vida, afinal, todos irão morrer algum dia e todo dia morre alguém.

O livro tem uma abordagem espírita o que facilita a compressão desse fenômeno e explica o por quê a morte embora sendo um fenômeno tão natural traga tanta dor e sofrimento. O apego, a falta de conhecimento espiritual, a cultura do ?fim eterno? contribui para potencializar o sofrimento e o desespero pela não aceitação da partida.

É um livro que nos permite vivenciar o luto de forma equilibrada sem menosprezar nossa dor. Aceitar, entender e compreender o fenômeno da morte são alguns dos recursos que ajudarão a superar a triste partida com a devida esperança de que a morte não é o fim de tudo mas o retorno homem à pátria espiritual. É o recomeço na vida de lá.

Um dia todos nós nos reencontraremos no mundo espiritual.