Dirk Gently

Dirk Gently's Holistic Detective Agency Douglas Adams




Resenhas - Dirk Gently's Holistic Detective Agency


1 encontrados | exibindo 1 a 1


yvesoft 18/03/2011

Looks like a duck and quacks like a duck.
A premissa do livro revolve ao redor da interconectividade de todas as coisas, justificada através de referências à mecânica quântica em alusão ao holismo.

Quando Gordon Way, diretor executivo de uma grande empresa de informática, é assassinado, Dirk Gently, um detetive que investiga através da interconectividade de todas as coisas, convence Richard MacDuff que a polícia o considera o suspeito mais provável e que, portanto, Richard deveria contratá-lo para limpar seu nome por "200 libras, mais gastos adicionais. Os gastos são indispensáveis e não negociáveis, ainda que possam parecer, àqueles não familiares a esses assuntos, como tangenciais." A metodologia de Dirk o leva a encarar situações impossíveis e improváveis em busca da verdade - e de um maço de cigarros.

Do mesmo autor do popular Guia do Mochileiro da Galáxia, Douglas Adams, Dirk Gently's Holistic Detective Agency é quase totalmente desconhecido no Brasil. Pelo menos parte da responsabilidade por isso - mas mais provavelmente toda - resulta da inexistência de uma versão traduzida para a língua portuguesa, o que torna o acesso ao livro muito mais complicado.

O livro é um dos volumes mais criativos de Douglas, lado a lado ao primeiro Guia e consideravelmente acima de suas sequências - também fenomenais. Em alguns aspectos, é possível dizer que Dirk Gently's Holistic Detective Agency é um livro até mesmo superior ao Guia do Mochileiro da Galáxia. A não-linearidade e as narrativas paralelas, características de Adams, continuam lá, contudo com uma história muito mais organizada. O universo de Dirk Gently é próximo ao nosso, com frequentes referências históricas que podem soar um pouco obscuras ao público brasileiro.

Leitores do Guia do Mochileiro da Galáxia se sentirão em casa com todas as tiradas espertalhonas, referências à ciência e à cultura pop dos anos 80, acidez, críticas ao comportamento humano com direito até mesmo a uma eventual nave espacial.

Aos leitores de Adams que se sentiram órfãos ao final do quinto volume da "trilogia" do Guia, Dirk Gently's Holistic Detective Agency é altamente recomendável. Todos os aspectos que fazem do texto de Adams divertido e empolgante estão presentes nessa história original, recheada de personagens carismáticos e reviravoltas bastante inesperadas. Dificilmente alguém terminará o livro sem sentir-se satisfeito e entretido.
comentários(0)comente



1 encontrados | exibindo 1 a 1