O Discípulo

O Discípulo Juan Carlos Ortiz

Resenhas - O Discipulo

toledorachel 04/05/2024

Necessário!
Confesso que comecei a leitura sem grandes expectativas, mas fui totalmente surpreendida. Apesar de ser um livro escrito em 1975 ele ainda é tão real e necessário. Amei o jeito do pastor Juan Carlos escrever sobre o tema e gostaria de falar mais sobre a leitura, mas é difícil definir em palavras. Se você crê que Jesus é o filho de Deus, leia este livro e entenda o que é a verdadeira igreja e o que deve ser um verdadeiro discípulo. É um livro pra mudar a mente do crente!

jhow_aalves 03/05/2024

Confrontando em Amor
O irmão Juan Carlos Ortiz nos confronta do início ao final do livro; desde nos despertar para o senhorio de Cristo, ainda nas primeiras páginas, até nos trazer clareza para o quanto a igreja pentecostal deixou de viver a promessa de Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo para viver uma pequena partícula de Sua promessa, nas últimas páginas desse precioso livro. Nesse livro, reconhecemos o quão distante estamos de Cristo e, ao mesmo tempo, o quanto precisamos ser parecidos com Ele. Há uma longa jornada pela frente até que possamos ser efetivamente quem Ele quer que sejamos, enquanto discípulos e Igreja. A leitura do livro é, portanto, tão preciosa quanto necessária.

Dayy 21/02/2023

Uma leitura extraordinária.
Nós não pregamos para as almas perdidas por estarem perdidas. O que temos que fazer é estender o Reino de Deus, pois ele assim nos ordena, e ele é o Senhor

weslley.piress 02/02/2022

Nosso conceito de discípulo pode estar totalmente errado
O que é ser um discípulo de Cristo? Somente acreditar em Jesus e ir para a igreja aos domingos? De acordo com o que lemos na Bíblia, ser um discípulo demanda sacrifícios, exige carregar sua própria cruz, requer a morte do próprio eu.

É nesse tom confrontador que o pastor argentino Juan Carlos Ortiz aborda, principalmente,  o que é ser verdadeiramente um discípulo do Filho de Deus.

Em uma linguagem simples e direta, outros pontos da caminhada cristã  também são abordados.Algo que achei muito interessante foi sobre o louvar a Deus, que nao é somente falar: Senhor, eu te louvo, Senhor eu te louvo. Precisamos louvá-lo pelo que ele é. Por exemplo: Senhor eu te louvo porque morreu por mim, Senhor eu te louvo porque és bom.

Recomendo a leitura para aqueles querem entender, sem meio termos e de forma biblica, o que é ser um discípulo de Jesus.

Alziria 11/08/2021

Esse livro deveria ser leitura obrigatória para todo mundo que se diz discípulo de Jesus.
Depois dele, percebi que metade do que eu achava saber sobre a vida cristã, estava deturpado.

Sarah Santiago 16/08/2020

O livro fala de como é viver uma vida inteiramente para Cristo e viver como um discípulo de verdade.

Julie de Pádua Romão 16/05/2017

Leitura Obrigatória
Esse livro abre a mente e nos faz pensar sobre nossa vida com Deus. Até que ponto realmente minha vida pertence a ele? Será que estou fazendo a coisa certa quando aponto Meu dedo e julgo as outras denominações? E, para mim, á questão maiS importante é: denominações são de Deus? Será que toda essa divisão congregacional faz parte do plano de Deus?

Outro ponto considerável que Ortiz trata é sobre as coisas que fazemos dentro da igreja? As tradições. Até que ponto as colocamos à frente de Deus?

Recomendo a leitura!

Julie

Leituras e Reflexões 16/12/2015

DE LONGE, O LIVRO QUE MAIS GRIFEI! E JÁ QUERO RELER... AMEIIIIIIIII!!
Super hiper mega indico! Segue um trechinho para dar água na boca:

"Jesus disse: 'Buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas
cousas vos serão acrescentadas.' (Mt 6.33.) Que coisas são estas? O contexto é claro: alimento, vestuário, habitação – as coisas essenciais da vida. Muitas pessoas ficam pedindo a Deus: 'Senhor, dá-me isto', ou 'Senhor, dá-me aquilo'. Se elas têm que pedir estas coisas é porque não as possuem. E o motivo por que não as possuem é que não buscam o reino de Deus em primeiro lugar. Deus prometeu todas estas coisas àqueles que buscarem o seu reino. Eu tenho que buscar apenas o Reino de Deus, e depois irei olhar ao meu redor e ficar espantado. 'Mas como foi que consegui todas estas coisas? Elas devem ter-me sido concedidas enquanto buscava seu Reino.'
Se um ser de outro planeta viesse aqui e procurasse ver como vivem os cristãos, ele
pensaria que Jesus disse o seguinte: 'Busquem primeiro o que vão comer, o que vão vestir, e a casa que vão comprar, o carro que vão preferir, o trabalho que vão fazer e a pessoa com quem vão se casar. Depois, se sobrar tempo, e se não for muito incômodo, façam alguma coisa em prol do Reino de Deus.' #Fato

Cláudio Santos 29/06/2015

Ser discípulo é muito mais que ser apenas um membro de igreja!
Todos os ensinos de Jesus são para o crescimento espiritual dos cristãos, mas geralmente fazemos seleção do que queremos ou não praticar. Neste livro, o argentino Juan Carlos Ortiz testemunha as experiências que teve com sua igreja em Buenos Aires, quando se confrontou com vários exemplos bíblicos que ignorava e passou a praticá-los. Ortiz é objetivo, não usa meias-palavras ao abordar nossa relação superficial com os irmãos e com Cristo, além de nos revelar o que ele chama de “Quinto Evangelho”, que seria a escolha que fazemos quando consideramos da Bíblia apenas as mensagens que mais gostamos ou que prometem alguma coisa, sendo negligentes com as que afrontam o ego e concepções equivocadas. O autor nos leva a refletir sobre nossa posição diante do Reino de Deus: somos discípulos de Cristo ou apenas membros de igreja?

Andre Luiz 17/12/2013

O caminho da maturidade

Achei o livro impactante. Creio que o livro aponta o caminho para a maturidade dos crentes. Conforme o autor apresenta os princípios percebemos o quanto estamos distantes daquilo que Deus entende como Igreja.

Somos ainda um infantário! Bajulamos as pessoas para que não deixem a Igreja e não as levamos a um crescimento saudável. O livro ajuda a percebermos e também nos ajuda a mudarmos se quisermos.

Chico 18/08/2011

O que é um discípulo?
“Discípulo é aquele que segue a Jesus Cristo. Ser cristão não significa automaticamente ser discípulo, cristãos na teoria nem sempre são discípulos na prática." Juan Carlos Ortiz ao escrever este belo livro nos deixa uma mensagem que apresenta este livro de forma objetiva e direta, viva e penetrante, fundamentada na Palavra e enriquecida com as inúmeras experiências que ele viveu em seu ministério. Ele fala com muita graça que Deus nos deixou quatro evangelhos com sua mensagem central onde Jesus Cristo é apresentado como o Senhor, o centro de tudo. Mas, há um novo evangelho na praça, moderno, em que o homem é o centro de tudo. E ele o chama de o “Quinto evangelho.” É o “Evangelho Segundo os Santos Evangélicos”. Este último é um apanhado geral dos outros quatro; são textos que recolhemos aqui e ali, neles. Pegamos as passagens que mais gostamos, as que oferecem ou prometem alguma coisa (Uma espécie de “Caixinha de Promessa”) – como João 3.16 ou 5.24 e assim por diante – e construímos nossa “teologia sistemática” em torno delas, e esquecemos todos os outros versos que apresentam as ordenanças do SENHOR Jesus Cristo, “Ide fazei discípulos... (Mt 28.18). Vale a pena a leitura, é edificante e desafiadora.

Inlectus 02/09/2010

Interessante.
Uma leitura boa para religiosos educadores.