A Praga Escarlate Jack London

Resenhas - A Praga Escarlate

@apilhadathay 13/12/2021

Curioso
O ano é 2073. Há sérios problemas de comunicação entre as pessoas por todo o planeta. O mundo está acabado, parece reduzido a pó. Há 60 anos, tudo mudou. Lugares como Nova Iorque, a Europa, a Ásia e a África parecem ainda existir, mas ninguém ouve notícias de lá há muito tempo. A Morte Escarlate trouxe destruição, mortes e a ruína do mundo. Milhares de anos de cultura, sociedade, civilização e tecnologias sucumbiram diante dos terríveis micróbios que a causaram.

Esta novela de Jack London é a primeira experiência que tenho com o autor e considero-a razoável. É um texto de extensão entre curta e média, com conflito centrado na epidemia que matou milhões de pessoas, logo é uma novela. Não precisamos de um longo tempo para desenvolver a leitura, até em um dia você consegue finalizar, se estiver bem livre. Ele está dividido em 6 partes, é bastante dinâmico, apesar de ser uma narrativa conduzida por um avô, que está contando aos 3 "netos" como o mundo passou por aquela desgraceira, e porque ele agora é assim, como eram as coisas antes. Por causa deste livro, eu me senti tentada a ler mais do Jack e já fui em busca do CANINOS BRANCOS, estou aguardando chegar S2.

Se você tem interesse em literatura apocalíptica, histórias de pragas que assolaram o mundo, ambientadas no futuro, mas centrada nos fatos e sem aprofundamento em grandes debates filosóficos ou sociológicos, esta é uma boa pedida. Além de ser uma excelente obra para conhecer a arte de London.

site: www.instagram.com/apilhadathay

César Ricardo Meneghin 03/12/2021

Ótima leitura para uma ressaca literária.
É muito mais um conto que um livro. Mas vale cada letra.
Ele possui uma forma muito pessoal de narrar a estória, a forma como inicia e termina deixa a impressão de que cabem mais estórias dentro da estória. E apesar de ter sido escrito 1912 deixa muitos poucos detalhes da época, a forma de encarar o mundo o lugar das mulheres e das crianças e como o mais forte enxergava o mais fraco.
Muito característico daquele momento. Eu gosto muito de estórias assim, sobre catástrofes, e essa apesar de ser pequena, deixa a sensação de que você pode continuar a imaginar o que acontece depois.

Hugo.Castro 24/01/2021

A morte escarlate -

No ano de 2013 um microrganismo até então desconhecido começou a fazer vítimas em diversas partes do mundo. Elas, primeiramente, demonstravam uma alergia de cor escarlate pelo corpo, convulsões, logo após, uma dormência tinha início nos membros inferiores. Quando a dormência atingia a altura do coração morriam de imediato. O germe matava em até uma hora após os primeiros sintomas. Não se sabia se era vírus ou bactéria.

A história tem início 60 anos após a pandemia misteriosa. Granser, agora um velhaco, que sobreviveu a pandemia escarlate conta a seus netos selvagens como era sua vida gloriosa antes da praga e como mundo civilizado ruiu, bilhões morreram e de como descaímos novamente num mundo primitivo. Assim como Robert Neville, Granser é o último homem de um tempo que agora se foi. É assombroso como London, em 1910-1912, fez previsões bastantes assertivas dos tempos atuais.

Vitor.Luiz 28/05/2020

É uma ótima introdução ao autor
Esse romance foi o meu primeiro contato com a escrita do Jack London e foi um ótimo começo. O livro é relativamente curto, da pra ler em uma tarde ou menos, a escrita flui muito bem, o enredo é cheio de acontecimentos e o autor consegue prender sua atenção por toda a trama. Estou ansioso para ler mais deste autor. O único problema é encontrar o romance em português, tive que ler em inglês mesmo. Recomendo muito para leitores novos e para quem quer uma leitura rápida e interessante.
Raul 29/09/2020minha estante
Vitor, Jack London pra mim é um dos melhores autores de todos os tempos. Já li mais de 10 livros dele, alguns são de tirar o fôlego, como Caninos Brancos, O Lobo do Mar, O Grito da Selva, Antes de Adão e outros. A Praga Escarlate ainda não li, mas já se encontra na minha listinha.

Stefan 18/04/2020

A doença que praticamente acabou com o mundo
Li esse livro á alguns anos, mas resolvi escrever a resenha hoje (17/04/2020) afinal, no auge da crise causada por um vírus, nada melhor do que refletir sobre a obra que fala de algo semelhante.
O livro é legal, e trata de um mundo distópico, onde a humanidade praticamente desapareceu e os poucos que sobreviveram são subjugados por um homem mais forte, cruel e vingativo.
SPOILER*** - A conclusão final, que o narrador fala é bem interessante, pois ele explica que a humanidade florescerá novamente, mas uma coisa mudará o rumo do mundo, um invenção, que tem um poder de controlar os homens e desequilibrar conflitos, essa invenção é a pólvora.
Vale a pena ler, ainda mais em tempos de pandemias e quarentenas.

Magasoares 07/02/2020

Fim do Mundo
Leitura muito boa. Fala da destruição do mundo através de um vírus. Em que só os fortes sobrevivem. Recomendo :)

Air 14/08/2012

Jack London, taí um cara que sabe contar uma história. Em 2005 li seu conto "O chinago" num livro de contos de horror, desde então o nome desse autor ficou gravado na minha memória. Sete anos depois li A Praga Escarlate só para reafirmar quão bom é este autor.
A Praga Escarlate é uma leitura deliciosa, vanguardista e bem contada.

Tito 22/06/2010

A civilização dizimada por uma doença fulminante. Uma novela apocalíptica escrita em 1912 por um dos maiores escritores do início do século XX.
Sheleihp 29/07/2012minha estante
Um dos melhores livros que já li...falar sobre o ser humano, até onde prevalece o nosso lado de sobrevivente(selvagem) e nosso lado civilizado.

Rafaela B 01/02/2010

Pouca visão futurística
Gosto muito do Jack London, e gostei do tema que ele usou: quase a extinção da humanidade e o fim da sociedade através de uma praga sem cura que dizima bilhões de pessoas. A história foi muito bem contruída em poucas páginas mas o que deixou muito a desejar foi a visão futurística do London, ele imaginou que em 2013 ainda teríamos escravos, usaríamos telégrafo e a sociedade dele era bem machista ainda. Mas não atrapalha muito a história só que não dá para imaginar a nossa época e sim a data em que o livro foi escrito: 1912.

Hildebrando 21/04/2010minha estante
Escravos? Não lembro disso.

Se você se refere a aquela mulher que o narrador gostava, que se tornou "escrava sexual" do chofer, essa é uma situação à parte.

GustoPratt 11/10/2009

A Praga Escarlate
Nossa muito boa esta novela sobre o fim do mundo e sobre alguns poucos sobreviventes que restaram neste mundo pós guerra e industria bélica....