Fernão Capelo Gaivota

Fernão Capelo Gaivota Richard Bach

Resenhas - Fernão Capelo Gaivota

Clio0 08/01/2013

A ilimitada busca pelo ser. O livro é isso. Sem limites, sem pretensões.

O autor dá a uma gaivota meia dúzia de características humanas, e depois, gradualmente, as demole uma a uma.

Fernão, o personagem principal, é como uma criança prodígio, não se prende a convenções e mais que tudo, quer liberdade. Mas não simplesmente algo insípido ou caricato, Fernão luta para poder fazer escolhas e aprender.

Embora o seu amor pelo desenvolvimento permeie a obra inteira, não é essa a principal mensagem... Fernão anseia e se sacrifica pelo compartilhamento do conhecimento. Demonstra que quando você está disposto a se livrar de preconceitos e explorar, tudo é possível.
Endi.Nascimento 19/10/2021minha estante
Gostei

ruthknl 06/03/2022minha estante
muito bom, li em 35 minutinhos porém me rendeu uma reflexão de horas ???

Endi.Nascimento 09/03/2022minha estante
Oba já foi para lista

Renato.Antunes 07/04/2022minha estante
Linda análise! Parabéns, e obrigado!

lovsgabe 17/10/2022

Uma pataquada todinha
botaram pra gente ler isso na escola e ninguém entendeu nada, única coisa que deu pra entender é que tem uma gaivota no livro e que ela voa.
dwracore 17/10/2022minha estante
a pataquadakkkkkkk

TainA 17/10/2022minha estante
KAKAKAKAKAKAKKAKAKAKAKAK

Lau 17/10/2022minha estante
Kkkkkkkkkkkkk

Gabryelle2 07/01/2024

Pense num livro perfeito....agora junte todas as suas lágrimas...agora sorria e sinta a verdade desse raio de sol
Nickie Dias 07/01/2024minha estante
O que é perfeito vale a pena! Vou ler!

Gabryelle2 07/01/2024minha estante
Depois me conta oq achou!!!

Lidia100 07/01/2024minha estante
E delicado, não é?
Terminei de ler hoje! :)

Pandora 18/06/2010

Essa e outras resenhas em www.trocaletras.wordpress.com

Vou começar copiando a resenha que vem no próprio livro e que consegue traduzi-lo de maneira ímpar:

“Para as pessoas que inventaram as suas próprias leis quando sabem ter razão;
Para as que têm um prazer especial em fazer coisas bem feitas, nem que seja só para elas;
Para as que sabem que a vida é algo mais do que aquilo que nossos olhos vêem
Fernão Capelo Gaivota é uma história com sentido.
Para todas as outras, ela será na mesma uma aventura sobre a liberdade e o vôo para além dos limites provisórios.”

À primeira vista, é a história de uma gaivota um tanto incomum, que prefere desenvolver suas técnicas de vôo ao invés de comportar-se como qualquer outra gaivota do bando.
Arrisco comparar esse livro com O Pequeno Príncipe. O seu estado de espírito vai determinar o que você vai encontrar lendo o livro.
É um hino à liberdade de sentir, pensar, amar, criar….mostra como ousar pode ser doloroso e satisfatório ao mesmo tempo.

“Não há limites, Fernão?”
Não, não há limites para mentes libertas :)
Ana 19/07/2013minha estante
"Vê mais longe a gaivota que voa mais alto."

Regina 02/02/2016minha estante
Também coloco Fernão Capelo Gaivota no mesmo nível de O pequeno Príncipe. Amo!!

LuAsa.LeAo 14/05/2016minha estante
"Todos nós somos uma ideia ilimitada de liberdade."

Ian 14/02/2024

Gaivotas as 450km/h
Ok esse livro é tanto diferente, o livro conta a história de uma gaivota que gosta de voar e que não quer viver o resto da vida de matando pra pegar migalhas de pão de um barco pescador

Eu sinceramente gostei bastante do livro, o livro pega a gente de supressa, os últimos capítulos mudam drasticamente o rumo da história, genuinamente um livro bom

A leitura do livro é de fácil entendimento e o livro consta com algumas imagens, o que faz ser bem rápido de ler
Guilherme899 15/02/2024minha estante
mano vc começou a ler ontem a noite como vc leu tão rápido

Ian 15/02/2024minha estante
Heheheh

Kari 07/09/2022

Que livro especial, a história parece boba, mas tem muitos ensinamentos nas entrelinhas. Fernão é uma gaivota diferente das outras, dedicou sua vida ao voo. Fez recordes de velocidade, aprendeu mergulho, curvas fechadas, tonneau lento, loop... Por querer ser diferente, foi expulso de seu bando, sendo considerado um Pária.
Essa história me lembra o mito da caverna de Platão, as gaivotas viviam presas numa crença de que elas nasceram para buscar alimento e dormir. Quando Fernão se libertou dessas correntes, o bando o considerou uma vergonha. Mas Fernão não desistiu, seguiu sua vida livre, encontrando outras gaivotas que dividiam o mesmo desejo que ele, aprendeu e ensinou sobre ter uma vida com sentido.

"Você tem ideia de quantas vidas tivemos de viver antes de nos ocorrer a primeira ideia de que há mais na vida do que comer, brigar ou ter poder no Bando? (...) escolhemos nosso próximo mundo por meio do que aprendemos neste aqui. Nada aprenda e o próximo mundo será como este, com todas as mesmas limitações e pesos de chumbo para superar."
Cleyde leitora 07/09/2022minha estante
Nunca tinha ouvido falar desse livro. Fiquei intrigada com a história através da sua resenha!

Kari 07/09/2022minha estante
Ai Sayuri, esse livro tem um significado especial para uma amiga, então já li com outro olhar. E mesmo assim me surpreendeu (:

Manuela 18/06/2022

Tinha lembranças dessa leitura, ainda na infância. Mas que grata surpresa foi relê-lo, mais madura e com outra visão de mundo.

Não tive como não ler Fernão Capelo Gaivota e não pensar em Deus, em outros mundos, na evolução espiritual que estamos galgando.

"Todo o corpo, de uma ponta de asa a outra, nada mais é que o seu próprio pensamento."

Espiritismo em uma sublime forma literária.
David Premaor 18/06/2022minha estante
Linda obra, repleta de simbolismo e ensinamentos sublimes!

Manuela 18/06/2022minha estante
Concordo plenamente

Ely Varella - terapias que iluminam 24/11/2015

?s vezes vou me lembrando de livros e acrescentando na minha estante virtual. Claro que este n?o poderia faltar. Uma poesia. Richard Bach simplesmente em met?fora ensina como funciona o Universo. Leitura deliciosa. Poucas p?ginas com um rico ensinamento. Todo jovem deveria l?-lo.
Léo 26/11/2015minha estante
Adorei a sua estante!!

Ely Varella - terapias que iluminam 25/02/2016minha estante
obrigada querido, tb andando vendo a sua.... acho que temos uma vertente aí de interesse! abraço!

Rafaela 20/12/2022

O livro da minha vida
Ganhei esse livro da minha mãe e me surpreendi como ele consegue mostrar que precisamos da liberdade, mas não devemos perder nosso equilíbrio! Fazer o que devemos para sobreviver e não perder nossa essência. Perfeito.
Luna.Bard 20/12/2022minha estante
Preciso relerrr

Rafaela 20/12/2022minha estante
Preciso reler também! É um exercício pra alma, pelo menos pra mim ??

Pablo 23/05/2011

Simples, cativante... mt bonito!

é um livro q dá pra ler em uma tarde... mas tem tantas mensagens boas q é melhor ler em muitas tardes! =)
Su 06/04/2014minha estante
excelente comentário!!

Moraes 27/03/2021minha estante
Curto e profundo

Emerson 04/12/2017

Somos livres independente do que nos taxam
É um livro curto porém muito interessante no que diz respeito as individualidades de cada ser. Recomendo.
Claudia Canazart 11/02/2018minha estante
undefined

Tatyana Casarino 12/10/2019

Um chamado à magnificência.
Não tenha medo de ser grande. Não tenha medo de ser livre. Não tenha medo de ousar. Viva a vida dos seus sonhos e não seja mais um na multidão. Supere a mediocridade. Seja grandioso, mas conserve a simplicidade do coração curioso de uma humilde e doce criança. Seja o melhor nas suas habilidade. Voe ainda que isso traga sacrifícios. Essas são as lições desse livro.

Fernão Capelo Gaivota é um romance de Richard Bach, publicado em 1970. Publicado originalmente nos Estados Unidos com o título de "Jonathan Livingston Seagull — a story", foi lançado neste mesmo ano no Brasil como "A História de Fernão Capelo Gaivota" pela editora Nórdica. Uma gaivota de nome Fernão decide que voar não deve ser apenas uma forma para a ave se movimentar. A história desenrola-se sobre o fascínio de Fernão pelas acrobacias que pode modificar e em como isso transtorna o grupo de gaivotas do seu clã. É uma história sobre liberdade, aprendizagem e amor.

O que esse livro faz florescer> A coragem para perseguir nossos sonhos e superar todos os limites. A importância em seguir nosso próprio coração sem se importar com a opinião alheia e a honra em dar a nossa vida um sentido mais "espiritual" e muito além da mera "sobrevivência". Há gaivotas que querem apenas sobreviver, mas há aquelas ousadas que querem voar e romper limites assim como os humanos. Há humanos que sonham alto e se arriscam por seus ideais.

Esse livro de Richard Bach me lembra os ensinamentos de Osho

"Você pode sobreviver,mas sobrevivência não é vida."
Osho

"Sempre que houver alternativas, tenha cuidado. Não opte pelo conveniente, pelo confortável, pelo respeitável, pelo socialmente aceitável, pelo honroso.
Opte pelo que faz o seu coração vibrar. Opte pelo que gostaria de fazer, apesar de todas as consequências."
Osho

Tatyana Casarino

site: https://tatycasarino.blogspot.com/
Joyce 27/09/2020minha estante
Perfeito!

Rafaella.Baratta 09/07/2015

Adorei este livro e aprendi muito com ele: nunca devemos desistir dos nossos sonhos e devemos aprimorar nossas capacidades e qualidades.
Lineu 13/06/2018minha estante
Gostou mas deu nota 0/5?

Marcos Antonio 09/08/2017

Sobre Gaivotas
Quando soube que no ano que nasci esse livro era a febre do momento tive que ler, simples, muito bom com uma história fabulosa que fala sobre desbravar os horizontes, ser livre dá para colocar como exemplo de vida. De graça no Kindle.
Rodrigo Guimarães 04/10/2017minha estante
undefined

JonLiberato 27/02/2020

Comovente e profundo
Comovente, esse livro me tocou de uma forma muito especial. Uma história que ultrapassa o tempo e espaço! Tão singelo e carinhoso a forma que este livro mostra a vida, o universo e o infinito. Um livro para você ler com a mente aberta e buscar outros pontos de vistas para as mais diversas interpretações.
Lawolft_ 27/02/2020minha estante
Esse livro é lindo demais!