A arte da guerra

A arte da guerra Sun Tzu

Resenhas - A Arte da Guerra

Andre350 30/10/2023

Para quem busca conhecer as caracteristicas que um bom e um mal líder tem precisa ler esse livro pois nele terão um ensino que há milênios homens e mulheres em todas as áreas vem pondo em prática para conquistar seus objetivos tanto nas guerras entre soldados como disputas entre empresas por mercado cada vez mais exigente.

Duda 30/10/2023

Não leia esse livro se vc n quer saber sobre a guerra
Li esse livro com um dia, super rápido e dinâmico de ler. Vi algumas resenhas q a pessoa n gosta desse tipo de leitura e pegou pra ler? agora me explica pq uma pessoa q n gosta de guerra pegaria um livro q explica como ganhar uma??? Muito sem noção esse pessoal.

Gostei q são capítulos rápidos q vão direto ao ponto, ele n enrola, ele explica e ponto. N consegui correlacionar com o dia a dia igual algumas pessoas fizeram, algumas coisas podem ser aplicadas mas n tudo.

Muitas batalhas q já li ao longo dos anos em livros de fantasias tem essa mesma fórmula, então n se tornou algo único pra mim, afinal muitos já beberam dessa fonte e oq parece ser óbvio hj em dia possa ser q antes n fosse. Ser um comandante implica em ser muito mais do que pensei, n sei se um dia estaria pronta para isso.

Recomendo óbvio pra quem gosta desse tipo de conteúdo, vale a pena entender mais sobre a lei da guerra.

Mara225 29/10/2023

Similar aos tempos atuais
Ao longo de todo o livro é possível correlacionar nossos combates diários com a arte da guerra há 2500 anos atrás.
Nosso campo de batalha hoje , com o antigo.
Como deviam agir na guerra, possíveis ações nas nossas batalhas do dia a dia.

Mara225 29/10/2023

Similar aos tempos atuais
A arte da guerra de 2500 anos atrás fala sobre és campos de batalha, exército e como agir em combates.
Ao longo de todo o livro podemos fazer correlação com nossos combates e guerra diários.

Bianca2294 29/10/2023

Um comandante sábio deve levar em consideração as vantagens e desvantagens. Conhecendo as vantagens, ele terá sucesso nose seus planos. Conhecendo as desvantagens, ele poderá solucionar as dificuldades.

Kevin.Miyamoto 29/10/2023

Opinião
Por estar em 3 idiomas diferentes acaba enganando sobre sua extensão.
Terminei de ler em poucos dias a parte em português.
Escrita objetiva e sem enrolação.
Muitas das estratégias e dicas podem ser aplicadas no mundo corporativo, mas também tem algumas dicas, a minoria, que só são aplicáveis em guerras antigas mesmo.

Rafaell 29/10/2023

Disciplina e Honra
O livro pode ser resumido em Discipilina Militar Rigorsa
Fazer Cálculos
Render o inimigo sem guerrear
Conhecer a si mesmo

Vinicius.Silva 25/10/2023

A guerra é de vital importância para a nação.
Um livro que mostra porque a guerra é tão imporatante desde os primórdios. A guerra é o domínio da vida ou da morte, o caminho para a sobrevivência ou a destruição, então ter uma boa estratégia é o meio pelo qual se conquista o poder; e tendo o poder, consegue fazer muitas coisas. Dicas valiosas para serem usadas em guerras, mas tambem nos dias atuais

Leonardo914 24/10/2023

A vida é uma guerra!
Sabemos que para estarmos respirando a cada dia de nossas vidas enfrentamos uma guerra, uma batalha diferente pra sobreviver a esse mundo tão hostil, levantar pela madrugada pra enfrentar mais um dia de trabalho sem saber se vamos voltar vivos para casa, isso tudo pra conseguir os suprimentos elementares para vida e família, e no trabalho outra guerra pra se destacar profissionalmente.
E para quem é cristão uma outra guerra enorme para se manter livre das ciladas do inimigo de nossas almas, o diabo, em que precisamos de estratégias de guerra pra sobreviver espiritualmente falando.
No livro de Efésios 6 vai dizer que somos soldados alistado por Cristo pra lutar contra o pecado e o mal, nos revestindo de toda armadura de Deus, e algumas coisas neste livro dá pra correlacionar com a batalha do cristão, e também ser disciplinado na fé em bora esse livro não tenha temática nenhuma espiritual, e sim militar, mas sigo um grande ensinamento bíblico, examinai todas as coisas e retenha só o que é bom!!!
Em fim nesse livro da pra reter ótimas estratégias para diferentes objetivos da vida como por exemplo ter moral que significa ter credibilidade com as pessoas, capacidade de se adaptar ao ambiente hostil, entender o ambiente , ser o melhor líder, ser disciplinado, tomar decisões rápidas e eficazes, corajoso e ser capaz de se camuflar, e mas tantas outras coisa que não se deve fazer para vencer suas batalhas.

Wamarisen 21/10/2023

"Durante a guerra a racionalidade é facilmente afetada"
Uma vasta planície e diversas nações, cada qual com suas necessidades que as obrigam a buscar recursos em outros lugares a fim de não esgotar os seus, gerando conflitos sangrentos. Em resumo, contexto perfeito para essa ambientação da "A Arte da Guerra" de Sun Tzu.

O rei a meu ver equilibrou bem suas ações, valorizava a vida tanto de seus soldados quanto de seus suditos, percebeu que derramamento de sangue era inevitável e para diminuir suas perdas o quanto possível depositou sua confiança em seu general e estrategista, e estes se adaptaram aos princípios do monarca de forma que a sobrevivência da nação ocorresse sem danos severos. Gostei muito desse rei, ambicioso pela nação e não por si mesmo.

A linguagem é direta, bastante simples e as representações das estratégias foi algo chave pra alguém como eu sem experiência em obras de guerra entender.

Ver nações rancorosas baixarem a cabeça e se unirem para sobreviver foi lindo demais, demonstrou que a cooperação pode existir mesmo sem afetividade desde que haja interesses mútuos e uma pitada de desespero. Além de que, oferece abertura para possíveis reconciliações.

"Não precisa tentar ser o que não é"
Absorvi isso da obra como um 'apenas se adapte sem perder seus ideais'

Sjapa019 21/10/2023

Quando eu li eu achei péssimo, fala sobre estratégias nas guerras, manipulações e etc.
Odiei o livro, mas acho que se eu reler ele a minha nota melhoraria para 1,5 ou até 2 estrelas.
Tairyne.Izidorio 21/10/2023minha estante
Ele é bom, mas é meio chatinho

meumundoliterario 21/10/2023

Seja estrategista
A arte da guerra é um livro sobre estratégias militares, mas que podem ser adaptadas ao cotidiano, como por exemplo no meio profissional dos dias atuais.
O livro traz estratégias psicológicas, e a como usar recursos de forma inteligente com base em um bom planejamento.
Deixo destacada essa frase: "A guerra deve ser a última solução. Os combates, quaisquer que sejam os resultados, têm sempre um gosto amargo mesmo para os próprios vencedores. Só se deve travá-los quando não houver outra saída."

Gabriela.Valotti 20/10/2023

Muito estratégico
Um livro que reúne diversas estratégias que podem ser aplicadas em diversas realidades.

Facilmente aplicável no mundo dos negócios, para gestão de equipes e tomadas de decisão.

Kelly313 18/10/2023

A Arte da Guerra
"Aprendi que há momentos em que precisamos erguer o punho para proteger aquilo que nos é importante. E que é preciso frieza e racionalidade para pôr isso em prática... sei também que não posso defender vocês pra sempre. [...]"
Mas de outra perspectiva " O senhor não precisa tentar ser o que não é. Por isso deve haver pelo menos uma pessoa nesse meio que continue pensando no bem - estar dos demais, de forma pura e sincera.
Muitas vezes, é isso que salva uma nação."
Sun tzu conseguiu equilibrar bem esses dois meios, humanidade e força. De modo que mesmo usando da força bruta, manteve esse lado humanizado dos soldados, gerando confiança e consequentemente vencendo as batalha e a guerra apenas com sua inteligência e estratégia. Pois no fim de tudo, antes de uma batalha começar alguém já venceu essa guerra, o fim já estaria decidido.

Maridadatay 17/10/2023

Finalmente acabei???
O livro é ótimo, curto e até que de fácil compreensão. Mas eu não curto o gênero, então a leitura foi bem arrastada.
MAS O LIVRO É INCRÍVEL!!!