Mentes Consumistas Ana Beatriz Barbosa Silva

Resenhas - Mentes Consumistas

1 | 2 | 3 | 4

15/04/2024

Por ser com consumista resolvi estudar o problema e saber como conseguir lidar com isso. Superar a tentação do cotidiano.

Flavinha 08/01/2024

Bom...
Não sou muito de ficar lendo livros como esse mas li esse e gostei, tem algumas coisas que eu não sabia sobre consumisto. Não sei se mudou minha vida KKK mas achei o livro muito legal e talvez quando eu for comprar coisas desnecessárias vou tentar me lembrar do que entendi e oque absorvi deste livro!
É muito importante você saber se tem ou não problemas com consumismo excessivo já que estamos em um mundo que tudo se compra pelo menor motivo possível! E se esse consumismo está te afetando!

Thalita Augustineli 06/01/2024

Eu gosto muito da Dra. Ana Beatriz, no início do livro eu o devorava, porém nos últimos capítulo sentir que não havia mais o quer ser acrescentado e ela continuou na narrativa.

Livro muito importante para refletir sobre o consumismo desenfreado da nossa geração.

Enfim, uma boa leitura.

Kassya3 10/12/2023

Mentes Consumistas

A autora traz a realidade que vivemos nos dias atuais, onde o ter vale mais que o ser. Muitos compram e consomem por ansiedade, por compulsão e outros porque acreditam que o ter é mais importado que o ser. Ela aborda repetidamente o marketing como um verdadeiro vilão da história. Onde induz as pessoas a comprarem o que não necessitam. Uma leitura interessante. Gostei!

Raquel 06/10/2023

Ótimo como sempre
Todos os livro ?Mentes?? da Doutora Ana Beatriz são incríveis, até agora todos os quais eu me aventurei a ler são maravilhosos em níveis extremos.
O mentes consumistas não poderia ser diferente, ela aborda um tema tão sensível e desconhecido, com uma delicadeza e um domínio inexplicável. O livro explica bem sobre os sintomas e como as pessoas se comportam.
Não tenho palavras para explicar como esse livro é bom, apenas leiam.

Alessandra 31/08/2023

Tema difícil da sociedade aceitar
Até que ponto comprar é saudável? Em que momento se torna uma fuga da realidade ou válvula de escape para stress e frustrações do meio em que vivemos seja na vida profissional ou pessoal, se tornando uma compulsão e acarretando em inúmeros prejuízos sociais e financeiros?

Além da questão individual ao indivíduo que desenvolve a compulsão, a dra aborda a questão de como a sociedade de consumo objetifica tudo, chegando ao ponto absurdo de precificar coisas que não deveriam ser compradas, como crianças ou barriga de aluguel.

Antes de duvidar do ponto questionável que podemos chegar, não podemos nos esquecer que essa objetificação já trouxe momentos lastimáveis à humanidade, como a escravidão.

Lizabet 23/08/2023

Consumismo
Como todos os livros da autora, estrutura perfeita, informações completas e sempre um espaço para refletir.
Todos deveriam parar para ler, repensar sobre o consumo em suas diversas faces, da necessidade ao luxo desenfreado.
Ótimo para usar conteúdo em trabalhos estudantis .

Livrocitose 18/08/2023

Primeiro é importante ressaltar o talento de escrita dessa autora, que consegue escrever um livro abordando uma temática tão delicada com muita facilidade, fazendo com que a leitura seja mais uma conversa riquíssima em informações profundas mas de fácil compreensão, que somente um folheto informativo.
O livro foi publicado em 2014, desde lá muita coisa mudou, inclusive o nosso consumo, que considero bem mais exacerbado.
A autora nos fala sobre a importância de se consumir, o que de fato é fundamental para nossa sobrevivência e desenvolvimento. Entretanto, o consumo de “supérfluos”, termo que a autora traz para julgar a compra desenfreada, pode ocasionar mais prejuízos que benefícios. E esses prejuízos se estendem à vida do viciado em compras, à família, ao meio ambiente e ao planeta.
A autora coloca que estar inserido nessa sociedade, que nos julga pelo que temos e não pelo que somos, é muito oportuno para o comportamento de se consumir sem critérios. O marketing, que está programado para nos tocar de diversas formas e o tempo todo, faz com que pensemos precisar de coisas que nem imaginamos que existiam após assistir uma simples propaganda.
Esse consumo torna-se desenfreado, insaciável, visto que consumir o que a nossa sociedade hoje julga como valorizado, onde o ter individual é mais importante que o ser humano, é um poço sem fundo. Sempre terá a nossa disposição tecnologias mais refinadas, modas mais recentes e uma necessidade muito grande em participar disso tudo. E não tem problema em tê-los, somos seres sociais e buscamos estar inseridos, a evolução dos produtos nos fornecem qualidade de vida. Não tem como negar como o ato de comprar é realmente bom e a autora cita no livro como o nosso sistema de recompensas é acionado, fazendo com que tenhamos uma sensação de prazer e satisfação, isso faz com que busquemos repetir esse comportamento, literalmente, a qualquer custo. Gerando-se assim a compulsão por compras.
Porém, muitas vezes podemos abrir mão de um futuro tranqüilo por uma satisfação do presente, e as compras que hoje nos agraciam, amanhã nos causam angustia, arrependimento e muito prejuízo financeiro.
Consumir é importante para manter os negócios em ascensão, no entanto a publicidade deve ser ética para que o consumo seja responsável e sustentável.
No final a autora destaca que as verdadeiras riquezas da vida não têm valor monetário. É claro que reconhece a importância de se ter artefatos básicos e qualidade de vida com instrumentos que verdadeiramente nos ajudam, mas o amor e a amizade, o prestígio em se aperfeiçoar habilidades e ser reconhecido por isso não tem preço.
Um conhecido meu diz que quanto mais dinheiro, maior a dor de cabeça. Olha, eu queria muito vivenciar isso para ver se é real rsrs
Mas a Dra. ainda traz no livro pesquisas que corroboram isso. A felicidade está associada ao dinheiro só até certo ponto, depois disso o dinheiro pode até trazer complicações, visto que a falha ética nesse mundo consumista está bem associada aos valores que deveriam ser inegociáveis, mas não são.
O livro é mais uma reflexão sobre nossa existência no mundo consumista do que aspectos da pessoa que se enquadra na compulsão por compras (embora trate muito bem desse último, mas de forma breve comparado as demais reflexões). Reflexões muito válidas afinal, (mas que não convergem, psicossocialmente falando, com aqueles que sonham em consumir ao menos duas refeições ao dia. O buraco é mais embaixo para a grande maioria da população que vive abaixo da linha da pobreza, de forma indigente. Mas para aqueles que podem consumir, propõe uma reflexão sobre seus impactos pessoais, sociais e no contexto planetário!)

Ariane335 05/08/2023

A dra. Ana Beatriz tem uma escrita bastante acessível e de fácil entendimento. O livro fala bastante sobre como algumas pessoas tendem a transferir seus impulsos às compras desenfreadas. Uma ótima leitura!

Tatiana427 02/07/2023

Mentes Consumistas
Psiquiatra Ana Beatriz Barbosa Silva, esclarece o sistema de autossabotagem que criamos para criar recompensas que não precisamos. Alerta para a estrutura do marketing desenfreado que gera uma impulsão por consumir produtos que não precisamos. Traz dicas para compulsões de compras, comidas...
Traz reflexões de valorização de pequenas coisas que o dinheiro não compra. Depois de ler este livro com certeza você vai mudar alguns hábitos e princípios.

Robswida 01/07/2023

Esperava mais
Esperava mais da parte de terapia comportamental , fala muito de marketing e infância , deixando a parte prática um pouco de lado e abordando mais a sociedade e a evolução

jsilveira 02/03/2023

Razoável
No início, quando a autora se atém ao conteúdo sobre o qual conhece, o livro é bem interessante e útil. Entretanto ao chegar à fase final, ao tentar filosofar sobre política e outros assuntos que não domina, o conteúdo fica desinteressante.

Poly 24/02/2023

Uma consumista lendo esse livro
Auto diagnóstico....minhas conclusões

Uma livro excelente, com um ponto enorme de realidade nua e crua.

1 | 2 | 3 | 4