A mão e a luva, Iaiá Garcia, Ressureição

A mão e a luva, Iaiá Garcia, Ressureição Machado de Assis

Resenhas - A mão e a luva, Iaiá Garcia, Ressureição

Pablo.Kapp 30/07/2019

A condensação é um boa opção, mas não substitui o original
Quando comprei um destes exemplares no sebo, confesso que não tinha me atentado ao fato de que eram textos condensados. Mas enfim, descobri quando abri e li a advertência da editora. Passo à sucinta análise e opinião dos textos:

Ressurreição - a história em si é interessante e diferente, dentre os romances que li de outros autores. A história é morna, não possui grandes acontecimentos, mas nem por isso deixa de ser interessante. Vale a leitura. Li, depois, a história completa e concluí que a condensação foi excelente, contudo, se dá num ritmo bastante acelerado fazendo atropelar algumas partes da trama.

Iaiá Garcia - Dos três, esse foi que houve maior prejuízo na condensação. Até porque, o texto original possui apenas 123 páginas, mais ou menos. A história em si é interessante, com uma dinâmica envolvente e cita uma passagem histórica marcante para os brasileiros: a Guerra do Paraguai. Foi meu segundo preferido, dentre os três.

A mão e a luva - Dos três, teve a trama que mais gostei. Aliás, uma dica para os homens: na vida nós podemos escolher entre ser um "Estevão", um "Jorge" e um "Luiz". Dos dois primeiros, se tem muitos por aí. O primeiro vive reclamando da vida e o seu insucesso com as mulheres, na maioria das vezes colocando nelas a culpa de seus fracassos amorosos. O segundo tem um relativo sucesso com mulheres, contudo uma vida frívola e letárgica. O terceiro tipo é o mais raro de todos mas, em minha humilde opinião, é o que consegue viver os melhores amores. Sejamos mais "Luízes", embora isso não seja tão fácil e requeira esforço.