A Rosa Branca

A Rosa Branca Glen Cook

Resenhas - A Rosa Branca

Clio0 24/01/2021

O último volume da trilogia de buchas-de-canhão.

Primeiramente, o autor aprendeu com seus erros e manteve toda a história no ponto-de-vista de Chagas. Não foi a charmosa crônica bélica do primeiro livro, mas há uma ótima parte narrada em terceira pessoa que supostamente explica como Bozman libertou a Dama. Por que o suposto? Bom, isso também é revelado no livro e a justificativa é boa.

Na verdade, esse pode ser seu grande trunfo. As explicações e revelações não se apresentam com o clichê Deus-ex-machina, ao contrário, tudo faz sentido e ainda deixa margem para uma expansão do universo sem virar caça-níquel de leitor.

Desde o primeiro livro, não há grandes reviravoltas, contudo, ao explanar um pouco mais sobre o universo de A Companhia Negra, ele dá uma rasteira geral ao incluir a teoria de universos múltiplos e viagem transdimensional.

Como isso dá certo? Simples, tudo é trazido à tona pelo já citado Chagas, o soldado-médico que tem apenas uma leve noção do que está acontecendo e pouca compreensão do que isso pode causar. Jogada astuta do escritor.

É o maior livro da série, mas a escrita parece ter se solidificado - contínua dinâmica e fluída; O autor também faz jus aos personagens, carismáticos e interessantes, porém sem sacrificar a história.

Enfim, Glen Cook fez o que prometeu e deu um final digno para a Companhia Negra. E o melhor de tudo, manteve a premissa de contar a história dos soldados rasos numa guerra.
Kai 05/04/2022minha estante
Ouço falar dessa trilogia basicamente como uma versão "menos gloriosa" de Primeira Lei do Abercrombie. O que acha, Clio?

Clio0 05/04/2022minha estante
Eu ainda não li A Primeira Lei de Joe Abercrombie, mas está na lista.

Marcos.Leste 02/01/2024

Final satisfatório
Neste volume, acompanhamos a conclusão da saga dos mercenários que serviram à Dama, uma poderosa feiticeira que governa um império tirânico, e depois se rebelaram contra ela, aliando-se à Lindinha, a reencarnação da Rosa Branca, a antiga inimiga da Dama. O livro é narrado por Chagas, o médico e cronista da Companhia, que testemunha os eventos finais da guerra entre a Dama e a Rosa, bem como a ameaça do retorno do Dominador, o ex-marido da Dama, que tenta escapar de seu túmulo mágico. O livro mistura elementos de fantasia, horror e ficção histórica, criando um mundo sombrio e realista, onde a moralidade é ambígua e a violência é constante. É explorado temas como lealdade, amizade, amor, traição, sacrifício e destino, através de personagens complexos e carismáticos, que cativam o leitor. A Rosa Branca é um livro emocionante e surpreendente, que encerra a trilogia de forma satisfatória.

MWeirich 31/03/2022

O grande desfecho
Se gostei desse livro? Não. Eu o amei, do início ao fim.

Eu adoro o personagem principal, Chagas, com toda sua ironia, como ele ficou ranzinza e claro seu humor sarcástico.

Adorei como o autor abordou a história, como desenvolveu seus livros e como o desfecho foi cheio de surpresas imensas, afinal eu jamais imaginei que assim seria o desfecho da série!

Uma escrita confiante, cheia de suspense, humor sarcástico e claro o terror da guerra.

Eu amei este livro, por ser simples, direto e certamente ter mostrado a evolução do personagem principal.

Recomendo esta série a qualquer pessoa que goste de uma boa fantasia medieval.

Eve Fowl 16/09/2014

Mais um ótimo livro do Glen Cook
A série da Companhia Negra é, para mim, uma das melhores séries de fantasia, e Glen Cook conseguiu desenvolver um conjunto de personagens e situações diversas que fogem do atual mundinho de livros de fantasia.

Ainda que com o primeiro livro a leitura tenha demorado a fluir, com A Rosa Branca fui pega num ritmo incontrolável de aventuras, descobertas e reviravoltas. Com a história se iniciando seis anos após os acontecimentos de A Sombra Eterna, temos o prenuncio de grandes acontecimentos na guerra entre Lindinha e a Dama. Chagas, por sua vez, se vê cada vez mais envolvido com coisas que fogem de sua compreensão, tendo que lidar também com os habitantes estranhos do Vale do Medo. Junto a tudo isso, o Dominador novamente projeta sua sombra sobre todos e dessa vez, pode ser definitivamente. E é nesse clima que toda a história se desenvolve e envolve o leitor a cada página.

O grande trunfo desse livro está em seus personagens. Lindinha, Dama e Chagas continuam no centro das atenções, e dessa vez mostram novas facetas de suas personalidades que demonstram a atenção que o autor teve ao desenvolve-los ao longo de suas aventuras. Mas, ainda que este trio concentre a atenção, os secundários também tem um espaço marcante no desenrolar dos fatos e ao reencontrar com os excêntricos Caolho e Duende, os sérios Elmo, Calado e Tenente, ou então ao sermos apresentados ao intrigante Bomanz e o misterioso Gaio, temos a sensação de que as páginas são poucas para conter essas personalidades diferentes e com tanto para contar/fazer.

Leia Mais em Coolture News

site: http://coolturenews.com.br/resenhas/858/a-rosa-branca.html

Victor Antonio 22/04/2021

uma ótima conclusão a trilogia
A rosa negra foi livro de altas emoções para mim, pois o estilo da escrita e os personagens foram algo que me marcaram profundamente, pois nunca quis ler tanto uma trilogia como essa. E uma das coisas mais interessantes do livro ao meu ver, foi o fato de não ser uma história maniqueísta, pelo fato de dar humanidade para tanto os membros da companhia negra e para a dama.
@ruthlunang 22/04/2021minha estante
Eu amo essa trilogia. Pena que não é tão conhecida.

Robim 21/08/2021

A Rosa Branca
Antes de iniciar o terceiro e último livro da trilogia, li alguns comentários e alguns falavam da derrocada da história. O que mais acho interessante nos livros é a forma de atingir várias pessoas se formas diferentes, e não vejo isso como uma coisa ruim, pelo contrário. Como todos os dois primeiros volumes a história começa arrastada, difícil de engrenar, mas chega um momento que vc quer saber o que vai acontecer no próximo parágrafo. Primeira leitura desse gênero dark fantasy, e estou extasiado. Me apeguei muito aos personagens, e com toda a certeza irei ler mais do gênero. Companhia Negra, uma familia, irmãos de farda, heróis, vilões...

Ginete Negro 2.0 28/10/2023

O desfecho da Dama, Dominador, Lindinha e da Companhia Negra
E assim fechamos a série "Companhia Negra", que contém 3 livros. E eu bem imaginava que não só a relação de admiração e constatação de Chagas para com a Dama era ambivalente, como também a própria noção de que a Dama seria algo como vilã. No fundo, ela é e ao mesmo tempo não é isso - e Glenn Cook teve grande êxito em pintar essa personagem cinzenta e todos os outros "cinzentos" dessa história. A Rosa Branca, embora não a considere nesse espectro, também tem um desenvolvimento satisfatório aqui.

E vemos mais coisas, desde baleias de vento, forvalakas (na verdade, praticamente só no primeiro livro, "A Companhia Negra"), um dragão-chefão, Tomados (que me pareceram levemente algo como os Abandonados de "A Roda do Tempo", que ressalte-se, foi publicada pouco depois, acredito), tapetes voadores (que não são exatamente tapetes) e outros elementos fantásticos que deram sustância a essa história.

Embora o final não tenha sido tão apoteótico quanto imaginava (e ter relação com o perigo de outras pessoa saberem seu verdadeiro nome - ou sua essência, se assim preferir), recomendo bastante essa série.

Rafael 05/04/2022

Ótima trilogia
Nesse volume se encerra o arco da trilogia, uma pena que os demais livros não foram traduzidos. Ótimo desfecho para a história, com muitos elementos fantásticos novos em relação aos volumes anteriores.

Feehsousa 17/10/2020

A rosa branca
O terceiro livro da companhia negra encerra de uma forma ótima a primeira triologia, fechando todos os arcos da história além de explicar algumas coisas que estavam sem explicação, como, por exemplo, a história do mago bomanz. Mesmo não tendo sido lançadas as demais triologias no Brasil essa pode ser lida separadamente, pois é uma história fechada, e que sem dúvida vale muito a pena.

Guilherme Dehon 14/06/2021

A Cereja do Bolo... Surreal 3!
Ótimo! A terceira parte das Cronicas da Companhia Negra, posdui um carater mais dramático, tendo em vista os acontecimentos vindouros... A narrativa mantem a mesma qualidade e maturidade da trama... A história é dinâmica, envolvente, emocinante, e tem um final extremamente digno e aberto... Finalizando assim, os chamados Livros do Norte.
Obs: As Crônicas da Companhia Negra, são divididas em três sub séries (10 livros),!e apenas os três primeiros volumes foram traduzidos para o português BR.

Leo 10/11/2021

Basicamente o fim da companhia..
Creio que seja o mais fraco de toda a trilogia, os eventos foram muito arrastados e logo em seguida apressados.

moizesrodriguess 20/11/2015

Mais um pouco do mundo fantástico da Companhia Negra
Incrível esse livro!
Não tão épico e assustador como o primeiro e o segundo, mas ainda assim, fascinante!
Adorei a ligação do Chagas e da Dama, adorei conhecer mais sobre a história de Bomanz e fiquei arrepiado de horror com o Dominador!
É sério!
Toda vez que ele aparecia no livro eu ficava com medo! Como não foram muitas vezes, não fiquei com tanto medo a ponto de dormir com as luzes acesas haha
Mal vejo a hora de ler o restante da série. Enviei um e-mail para a Record e, infelizmente, eles ainda não tem previsão de lançamento de "Shadow Linger" (próximo livro da série) aqui no Brasil.
O jeito é esperar ansiosamente mesmo, com o coração na mão!

Jaco.Silva 14/08/2020

Excelente termino
Terminou a trilogia de um jeito ótimo e que deixa ganchos para mais livros(que foi o que aconteceu)a leitura continua fluída e que consegue prender o leitor e as reviravoltas que acontecem são inesperadas e incríveis,enfim vale muito apena a leitura e todo mundo que gosta de uma boa fantasia tem que ler.

Camis 07/10/2021

Assim como no primeiro livro, fiquei um pouco perdida no começo. Dessa vez, somos apresentados a dois contextos diferentes: Chagas e o Barraco.

A leitura segue um pouco lenta até que esses dois contextos se encontram e tudo começa a se conectar e fazer sentido.

Foi uma experiência incrível, ver essas duas partes da história se unindo. Ademais, amei ver a relação do Chagas com a Dama, a linha tênue entre o medo e a atração física.
Diogo.Linassi 17/08/2022minha estante
a narrativa do Barraco é no segundo livro este é o terceiro. aqui tem a narrativa do Gaio, do chagas e a historia do Bomanz.