Iniciação à História da Filosofia Danilo Marcondes

Resenhas - Iniciação à História da Filosofia

@pedro.h1709 03/05/2020

Iniciação à História da Filosofia
O livro "Iniciação à História da Filosofia" de Danilo Marcondes é uma excelente obra, que transmite uma visão ampla, apesar de breve, de correntes filosóficas originadas desde a idade antiga até o período contemporâneo.

O autor busca apontar os indivíduos que foram os principais expoentes de cada representação filosófica, apresentar suas teorias, expor as adaptações que sofreram com o passar do tempo; além de mencionar os trabalhos escritos mais significativos de cada contexto.

Foi uma leitura relativamente demorada, fiz anotações, li alguns capítulos mais de uma vez, buscabdo absorver mais do conteúdo, porém foi uma experiência agradabilíssima.

A leitura desse texto torna muito difícil não se interessar pelo aprofundamento nas áreas de conhecimento da filosofia, assim como torna impossível perceber o mundo da mesma maneira.

Aleph Lucas 04/04/2021

Introdutório
Há tempos tenho a vontade de estudar filosofia, mas tinha a preocupação de não entender, pois um autor dependia de um outro autor anterior. A proposta desse livro é justamente solucionar esse problema, uma vez que ele mostra a formação das correntes de pensamento, e como que uma coisa levou à outra.
Neste livro, você entende como que cada filósofo contruiu sobre as bases de filósofos anteriores, o objetivo é ver o desenvolvimento da filosofia como uma sequência, e não como uma série de pensadores em contextos e épocas diferentes, que criararm do zero cada conceito. O livro mostra que cada filósofo depende de um anterior, nem que seja para criticá-lo, o que é o mais comum.
Enfim, recomendo para quem quiser se iniciar no assunto, ele aborda de forma superficial os filósofos, eventos e acontecimentos mais importantes da filosofia, se importando mais com passar a idéia de uma sequência e desenvolvimento.

gabriel 13/06/2023

Uma das melhores Histórias da Filosofia disponíveis

Recomendo muito este livro, muito equilibrado entre "história" e "filosofia", dá o contexto histórico das ideias/escolas de pensamento, sem perder o caráter concreto delas, ou seja, as suas ideias propriamente. A maioria dos livros deste tipo ou é muito histórico ou muito filosófico, temos aqui um meio termo bastante desejável.

Corajoso, entra no mérito das várias ideias dos diversos pensadores da história, sem no entanto cair na armadilha do "opinatismo", o que vemos em desastrosas opções do gênero, como a medíocre história da filosofia de Anthony Kenny (que peca bastante neste quesito). Uma postura meio juvenil, mas infelizmente muito comum.

Sucinto, cada capítulo é muito breve e muito bem redigido, passa por todas as obras e ideias importantes, pensadores que contribuíram e debateram com eles, etc, sem ser por demais prolixo ou acadêmico. Gostoso de ler, não é um mero "compilado" de ideias, mas um texto fluido, fácil de acompanhar sem ser "banal".

Fiquei impressionado com a profundidade com que cada pensador ou escola de pensamento é abordado, o autor não foge da briga e enfrenta suas ideias sem medo, sem aquela postura amadora de querer "discordar" do autor (briga quase sempre perdida, em filosofia), mas se arriscando a oferecer explicações originais e únicas. Funciona muito bem.

Minha única crítica seria o uso exagerado de "ismos", o que talvez seja inevitável neste tipo de obra. Afinal, imensos e complexos sistemas de pensamento precisam ser resumidos. Desta maneira, Espinosa é, por exemplo, um "racionalista", seja lá o que isso signifique.

Espinosa é autor de uma das mais importantes análises dos sentimentos humanos de sua época, valorizando-os de maneira bastante original. Isso dificilmente seria considerado racionalista. Mas tradicionalmente este autor tem sido considerado um racionalista, e tá valendo.

Hume seria um cético? Leituras mais contemporâneas deste autor colocariam isso bastante em dúvida. E assim por diante. Mas este tipo de debate não é necessário neste tipo de livro e não o chega a ferir gravemente, podendo ser dispensado sem o menor problema.

As notas, de maneira bastante feliz, são todas reunidas no final do livro, evitando aquela overdose de rodapés, que interrompem a leitura. Assim elas podem se estender à vontade e isso não prejudica o seu aspecto gráfico também.

Todo o livro é bem fundamentado, tudo (ou quase tudo) está amparado em algo que o pensador escreveu ou que algum comentador escreveu, tornando a leitura bastante consistente. Algo também raro hoje em dia, em época de "achismos" e opiniões superficiais.

Também não gosto do fato de haver perguntas ao final, isso direciona a leitura que deveria ser, por natureza, mais aberta, e diria até imaginativa, empolgando muito mais o leitor. E não uma "tarefa", em sentido escolar.

O título "iniciação" passa uma ideia incorreta, é na verdade um livro mais aprofundado do que pode parecer a primeira vista.

Recomendo tanto a leitura por completo como de capítulos separadamente, que podem ser lidos de maneira independente sem o menor problema. Para quem procura um resumão prático da filosofia, mas que consiga explorar bem as suas questões (sem ser pedante e sem banalizá-las), esta é uma ótima opção.

Bruno Cremonezzi 27/02/2020

Viagem
Poder ler, em tantos detalhes, a história da filosofia me foi a experiência mais gratificante que tive em muito tempo. Demorei, mas é um livro que para entender o mínimo é necessário parar, pesquisar, pensar e refletir. Levei uns bons meses lendo e mesmo assim sinto que não entendo muito algumas das ideias expostas.

Livro extremamente didático (considerando a matéria), repleto de referências de livros para complementar o entendimento, quadro sinótico e perguntas ao fim de cada capítulo para estimular o debate e o pensamento crítico.

Recomendo aos amantes e iniciantes da filosofia.

Leonardo.Barbosa 11/09/2020

Livro excelente.
Leitura fácil e agradável, faz um apanhado da história da filosofia com um bom enfoque na problemática do conhecimento. Não deixa de trazer algumas discussões da contemporaneidade.
Obviamente, não busca exaurir o conteúdo, mas sim fazer um apanhado geral das obras e pensamentos dos principais filósofos e principais escolas!
Recomendado!

debylendo 28/02/2024

Reflexão: Leitura lida.mas, mergulhada.
Uma leitura que vou precisar voltar, porque sei que não aprendi tudo. Até porque quero cursar Direito futuramente e esse livro me será útil.

???

Thiago 27/04/2014

Sobre a Iniciação à história da filosofia
O autor fornece breves dados biográficos sobre os filósofos e explica de maneira resumida cada uma das mais conhecidas ideias filosóficas, passando pelos pré-socráticos, clássicos,período helênico,medieval,moderno e contemporâneo. Uma boa dica de leitura para quem quer conhecer as principais características da filosofia de alguns dos grandes pensadores.

Arthur 03/09/2021

Livro nao é para aventureiros ou curiosos, livro bem técnico pra quem quer realmente deseja aprender os conceitos mais básicos da filosofia, da uma grande pincelada nos grandes filósofos

Gabriel 29/11/2022

Oferece um otimo panorama da história da filosofia, passando por diferentes correntes da filosofia.

RobsonGrangeiro 24/07/2015

Desisto de tantos "enquantos" desnecessários.
Este não é o primeiro livro que leio deste autor, que por ser tão bom escritor me levou a ler este também. Filosofia não é um assunto trivial, embora devesse, mas não foi a filosofia ou a história da filosofia que me fez abandonar este livro.
Estranhamente não parece que foi escrito pelo mesmo autor, pois há vários momentos que texto parece mal escrito ou mal revisado, cheio de neologismos sem fundamento. O que mais incomoda é o uso excessivo do "enquanto".
Se você for obrigado a ler é possível continuar a leitura. Porém, se for ler por prazer, esqueça. Embora o conteúdo seja ótimo, pois como disse, já li outros livros do mesmo autor, pelo menos a edição que li (13ª) foi muito mal revisada. É uma pena.

Alice 12/01/2022

Para fins acadêmicos
Livro bem técnico, recomendo para quem quer se aprofundar na área da filosofia. Apesar de ser bastante didático, serve para curiosos (como eu) que gostam do assunto.

Leandro.Santana 18/08/2023

Iniciação à História da Filosofia
Mais um livro de uma série da Zahar de introdução e iniciação a temas como sociologia, filosofia e direito.

Diferentemente do livro que publiquei anteriormente, este não contém textos clássicos, mas uma breve introdução sobre os diferentes períodos da história da filosofia: pré-socráticos; clássicos; medieval; moderno; e contemporâneo. Dentro de cada período são abordadas as principais escolas e filósofos.

Como o título deixa claro, é um livro de iniciação, o que atendeu plenamente minhas necessidades. Agora, pretendo me aprofundar no tema. Para começar, estou arriscando a leitura de Ética a Nicômaco, de Aristóteles.

Em relação a Iniciação da História da Filosofia, trata-se de um livro super indicado para quem deseja começar neste campo.

Alexandre de Oliveira 20/01/2024

Honestidade
Não li completamente, apenas parcialmente. Os capítulos sobre Husserl, Kant, Sartre e Aristoteles. Ótima leitura.

Isa.wosniak 03/04/2024

Amei
Li ele por conta das leituras obrigatórias da faculdade mas me surpreendi, ele é muito bom bem contextualizado, linguagem fácil de entender, simplificou muitos assuntos pra mim

Edu 06/11/2022

Este pequeno tradado de história da filosofia, visa introduzir aquele que tem curiosidade sobre o processo de desenvolvimento da reflexão filosófica ao longo dos séculos.

O Prof. Dr. Danilo Marcondes reuniu suas diversas notas coligadas a mais de quinze anos de aulas, palestras e conferências nas universidades por onde passou (PUC-Rio, UFF e UFRJ).

O autor divide a história da filosofia em as origens, em que mostra a transição do pensamento mitológico para o filosófico científico inciando com Tales de Mileto e faz um panorama até Sócrates e os Sofistas.

No período Clássico ele vai abordar a filosofia de Platão, Aristóteles e as principais correntes da filosofia helenista.

Na filosofia medieval, o autor priorizará Agostinho, Tomás de Aquino e Guilherme de Ockham.

Na filosofia moderna falará sobre o contexto que favoreceu o surgimento da filosofia moderna como o renascimento, a descoberta das américas, reforma protestante e a revolução cientifica. Depois apresenta um panorama de Descartes até a crise da modernidade encerrando com Nietzsche.

Na filosofia contemporânea cobrirá correntes filosóficas como Husserl e a fenomenologia, Sartre e o existencialismo, a filosofia analítica cujas raízes remontam a Leibniz, representada por nomes como o de Ludwig Wittgenstein. E sobre a escola de Frankfurt cujos principais nomes são: Adorno, Horkheimer e Walter Benjamin. O autor ainda traz um resumo dos filósofos mais recentes,(final do século XX) como Foucault (1926-1984), Deleuze (1925-1995) e Jean- François Lyotard (1924-1998).

"Uma iniciação à história da filosofia como esta não pode ter propriamente uma conclusão. Se olharmos em retrospecto para a tradição filosófica, descobriremos apenas que a filosofia está sempre ainda por fazer. Os grandes filósofos nos legaram sobretudo um conjunto de questões a serem retomadas e um instrumental teórico e conceitual para rediscuti-las. Nossa tarefa é seguir esses caminhos, buscando, ao mesmo tempo, novos caminhos"(p.283)