Flash Boys Michael Lewis

Resenhas - Flash Boys: Revolta em Wall Street

Matheus 02/03/2017

Incrível
Nunca havia lido um livro do Michael Lewis e fiquei impressionado com a sua capacidade de transformar uma história real em um perfeito roteiro de cinema. Em Flash Boys, Lewis conta a história real de um submundo de Wall Street muito pouco conhecido e difícil de compreender. Uma trama envolvente e complexa, repleta de personagens cativantes e recheados de personalidade. Expõe uma realidade revoltante em um meio sedento por dinheiro a qualquer custo.
brunoburilli 22/03/2017minha estante
Está na minha lista de espera!

Matheus 23/03/2017minha estante
É muito bom! Não vai se arrepender.

Helen 22/09/2014

Flash Boys
O livro é sobre algumas pessoas que trabalham no mercado financeiro americano, não diretamente com a compra e venda de ações e sim aqueles pessoas que não recebem muito destaque, nem que faturam alto.
Achei a narrativa um pouco confusa, indo e voltando na história para apresentar os personagens e outras vezes um pouco repetitiva, acho que para reforçar alguns termos muito técnicos.
O livro é bom apenas para quem se interessa pelo mercado financeiro americano e quer saber algumas de suas falcatruas. Fiquei enojada de saber que em todos os lugares existem pessoas tentando tirar vantagem em cima dos outros e burlando as regras visando um ganho maior. Mas ao mesmo tempo existem pessoas como Brad, tentando moldar um mercado mais justo, buscando a equidade.
O final achei bem confuso, deu meio que a entender que você deve procurar no Google o desfecho da história.
Não recomendaria a leitura para um amigo.

Gabii 21/02/2015

Flash Boys, Revolta em Wall Street – Michael Lewis
Revelando um pouco mais do que nós, leigos, sabemos do bilionário mundo das bolsas de valores de Nova York e sobre o mercado de ações, Michael Lewis trás um texto inteligente, divertido e muitas vezes até educativo.
Tudo começa á alguns anos atrás quando ocorreu o escândalo dos empréstimos não tão sólidos que eram comercializados em grande escala nas bolsas de NY, e que acarretou naquele “lindo” episódio de crise da qual, até hoje, tentamos nos recuperar. A partir daquele momento as coisas começaram a ficar estranhas quando o único homem que foi preso após aquele período, foi um simples programador do Goldman Sachs, que foi acusado de roubar códigos do sistema do banco. Esse episódio, um tanto exótico, fez com que Lewis se perguntasse quem era esse programador, e por que esses tais programadores eram os novos “astros do rock” do mercado de ações. Não precisamos dizer que essa história é apenas a ponta do iceberg, de uma corrida tecnologia por milissegundos, passando pela criação dos Dark Pools e novas bolsas, chegando até aos Operadores de Alta Frequência, Lewis nos mostra que hoje em dia os estereótipos que formamos dos mandachuvas do mercado de ações não correspondem a realidade.
Eu achei extremamente chocante o fato das agências reguladoras deixarem brechas em seus regulamentos, brechas essas que são obvias e amplamente exploradas. A explanação sobre o funcionamento de alguns dos mecanismos foi bem feita, é claro que Lewis não se preocupou em fazer um manual ou um glossário – o glossário, na minha opinião, seria uma perda de tempo – porém não existem termos de “sete cabeças” ou ininteligíveis, uma rápida busca de alguma definição menos óbvia poderia sanar as duvidas facilmente, por isso acho que apesar de algumas criticas negativas em relação a Flash Boys, por ele não ser de fácil acesso ao “grande publico”, bem infundadas.
Mesmo sendo um livro com um assunto um pouco mais sério, é impossível não dar risadas com alguns trechos, como por exemplo, a nota de rodapé da pagina 146, e o dialogo da pagina 189. Excelente leitura para quem gosta de ler sobre esses assuntos mais... diferentes da temática dos livros mais vendidos, Flash Boys não me decepcionou, e ainda me surpreendeu por ser um livro – mais complicadinho – que li com a maior atenção e prazer.

site: http://embuscadelivrosperdidos.blogspot.com/2015/02/flash-boys-revolta-em-wall-street.html

Pina 05/01/2018

Compreendi um pouco melhor o universo de Wall Street e a bolsa de valores.

Letícia 18/10/2018

O lado negro do mercado de ações
Em Flashboys, Lewis explica como o mercado acionário mudou na primeira década do século XXI, a negociação de ações passou a ser feita através de pregões eletrônicos e as regras foram se tornando cada vez mais complexas, por isso muitos profissionais da área tinham conhecimento superficial sobre os processos. Os especialistas em tecnologia passaram a ser os protagonistas (apesar de não saberem) mas eram em geral apaixonados pelo desafio, não pelas consequências geradas através de suas criações.
A nova regulamentação do mercado permitiu a ascensão de uma nova classe de empresa de corretagem, especializadas em operações de alta frequência. Essas empresas intermediavam a compra e venda de ações, porém, essa tarefa já pertencia aos grandes bancos de Wall Street que representavam clientes. As novas empresas, como a Citadel e a Getco, não trabalhavam com clientes, eles se aproveitavam de uma brecha na legislação para manipular o mercado e se beneficiar às custas dos investidores. Essa atividade era tão lucrativa que em pouco tempo os grandes bancos (que deveriam zelar pelo interesse dos investidores) criaram bolsas privadas e faziam acordos milionários para dar vantagem a essas empresas e participar do lucro.
Essa conduta, totalmente desonesta, não foi questionada por um longo tempo. A história trata justamente da indignação de Brad Katsuyama, profissional renomado do Royal Bank of Canada (RBC), que se engajou a entender a situação atual do mercado e então oferecer uma opção honesta de negociação, a bolsa privada IEX (Inverstors Exchange).

(@jr__barboza) 19/03/2019

47.Flash boys - Michael Lewis (2014)
Sabe o que é HFT? (High Frequency Trading) Quem são esses caras, afinal? Não são operadores. Não são vendedores. Não são investidores E não são analistas. Então quem são? Este livro é o melhor livro que já li sobre HFT até hoje.

guizooo 11/04/2020

Flash Boys
Mais um ótimo livro de Michael Lewis! Revela um lado de Wall Street que muitos não conhecem!

Thiago 24/05/2020

Wall Street tem particularidades que você nem imagina
Em Flash Boys, conhecemos vários profissionais empenhados em compreender injustiças nas negociações nas bolsas de valores dos Estados Unidos. Michael Lewis explica que muitas regulamentações, que deveriam proteger os investidores, acabavam criando brechas para privilegiar outros participantes do mercado.

Para contar essa história, o autor apresenta vários fatos interessantes sobre Wall Street, como:
- a atuação dos operadores HFT (High Frequency Trading), também conhecidos como operadores de alta frequência;
- a existência dos dark pools, bolsas privadas criadas por bancos ou corretoras, em que as transações não são informadas ao mercado em tempo real;
- a ocorrência do Flash Crash, uma queda forte que aconteceu em questão de minutos nas bolsas dos EUA no dia 6 de maio de 2010, mas que teve um retorno praticamente ao mesmo patamar nos minutos seguintes.

Mesmo com a excelente escrita de Michael Lewis, que consegue esclarecer um tema tão complexo, acho que é preciso algum conhecimento — mesmo que pequeno — sobre as operações em bolsa de valores para aproveitar o livro ao máximo.

Enfim, Flash Boys é uma ótima indicação — especialmente para traders e investidores.

site: https://leiturasdotrader.com/flash-boys/

Sandro Borges - @Experiencia_Leitor 21/07/2020

Eu recomendo!!
Impressões gerais
Como 320 microsegundos podem valer bilhões de dólares? Como corretoras trapaceiam seus clientes em milhões de dólares? O que é uma darkpool?
É um livro de não-ficção que conta como um canadense descobriu como as HFT (operações de alta frequência) nas bolsas de valores americanas roubavam bilhões de dólares anualmente de investidores comuns, e como um grupo pequeno de operadores do mercado resolveu brigar contra esse modelo de mercado criando uma alternativa limpa.
O livro tem uma narrativa envolvente, clara, didática e transparente a respeito deste tema árido: mercado de ações, e por isso permite ao leitor comum acompanhar os conflitos da história sem temer tanto as questões técnicas.
É claro que quem gostar e entende um pouco do tema vai apreciar muito mais a leitura, e principalmente aprender muito sobre a cultura do mercado financeiro. Mas não é um livro didático, portanto não espere explicações profundas e complexas.
O escritor tem um estilo de construção de história, não à toa o protagonista, o executivo Brad Katsuyama, segue uma trajetória muito similar à do dirigente Billy Beane, do livro "Moneyball" [bola de dinheiro], do mesmo autor.

Positivo: Narrativa envolvente, divertida e que simplifica a dureza do tema. Nos faz entender melhor o mundo e submundo do mercado financeiro.
Negativo: Romantização excessiva do protagonista, essa dicotomia mocinhos X bandidos no mercado de capitais não é real.

Para quem recomendo: Se você gosta dos temas ações, bolsas de valores, wall street e similares, e curte uma história disputa por espaço vai gostar desse livro. Recomendo pra você!!

Para quem não recomendo: Se você realmente não gosta, não entende e não quer entender nada sobre economia e mercado de capitais pode ser uma experiência cansativa. Não recomendo essa leitura para você.

laiscguima 25/03/2021

Esse livro me prendeu desde o primeiro capítulo, a narrativa é muito cativante. Que o sistema financeiro é bastante complexo e ganancioso não é novidade para ninguém, o que é interessante é ver como a cada mudança da legislação os agentes se adaptam para conseguir criar vantagens dentro desse sistema.