Casanova

Casanova Ian Kelly

Resenhas - Casanova

Julio.Argibay 11/02/2022

Casanova
Casanova ? Yan Kelly, é um romance realmente bem interessante, fiquei até surpreso de tão bom que foi, um mergulho no século XVIII. Sendo assim, vamos acompanhar a vida do jovem veneziano, Casanova, em viagens pelas estradas da Itália, perambulando pelas cortes e os teatros de diversas cidades europeias, com suas aventuras sexuais, religiosas, artísticas, profissionais, etc. Ainda jovem, ele faz uma viagem a Constantinopla, onde conhece dois importantes senhores locais. Na época, o jovem recebe uma proposta de casamento, ela seria filha de um deles, mas ele não aceita, mas acaba tendo um relacionamento amoroso com um deles (receba). Depois, de algum tempo, ele volta para Veneza, mas bem empobrecido. Já na cidade natal, ele acaba tocando numa ópera da cidade. Algum tempo depois a Santa Inquisição Veneziana fica interessada na vida pregressa de Casanova. Não demorou muito para ele ser preso. Depois de algum tempo na prisão, ele consegue fugir e vai para Paris. Na Cidade Luz, ele consegue montar um negócio de loteria e passa a ganhar muito dinheiro e prestígio na sociedade local. Suas atividades amorosas também tem destaque, assim como a utilização da Cabala, uma de sus especialidades. Da França ele segue para Londres, onde teve algumas paixões e também algumas desilusões amorosas e financeiras.  Quebrado ele segue para a Rússia. Em São Petersburgo, ele tenta ser aceito na corte e finalmente conhece Catarina. Em seguida ele vai para Trieste e outras cidades da Itália. Casanova, ainda tem esperança de ser perdoado e poder voltar para Veneza. Nesta época, ele ainda teve diversas relações com menores inclusive, sua filha e sobrinha. O veneziano consegue algum dinheiro e tem vontade de ir para Florença terminar seus manuscritos, já com os seus 45 anos e sofrendo com a sífilis.  A partir daí, sua vida declina e ele acaba morrendo aos 73 anos em Praga, como bibliotecário da Corte. Então é sobre isto... o romance na minha opinião, eu gostei muito do livro, não sabia muita coisa a respeito do personagem e com esta obra eu passei a ter um conhecimento razoável a respeito desse grande personagem da literatura mundial.

bellaisachaves 18/05/2021

O filme do Casanova traz só um pedacinho do que ele foi. Porque na realidade, ele foi muito pior. Hahaha
Nesse livro, eu fiquei chocada muitas vezes, dei muita risada e, ao final, é até difícil acreditar que o Casanova realmente existiu e viveu tudo o que viveu. Recomendo demais!

Julinho 09/05/2021

Filósofo, sedutor, literato
Segunda biografia que eu leio sobre Giacomo Casanova, uma figura altamente fascinante. Escrita por Ian Kelly, é um livro muito mais sucinto que o escrito Laurence Bergreen - uma biografia bem mais detalhista, que não poupa o leitor dos "detalhes sórdidos".

Kelly enfatiza menos o lado sexual de uma figura controversa, e se dedica a apresentar ao leitor moderno o Casanova existencialista em busca de uma carreira literária, envolvido com a maçonaria e o estudo da cabala, apaixonado pela vida.

Casanova não foi apenas um mero libertino, escreveu ficção científica, teatro e deixou uma obra memoralistica monumental (historie de ma vie).

Sir MARCKUZ viniciuz™ 14/03/2015

O Espetacular Giacomo Casanova
Criei um ciclo vicioso, naquilo que eu já era exímio. A conquista em seu ápice!
Leia...
Não existe melhor molho para uma ostra do que a saliva da mulher amada.
Os moluscos em uma de minhas culinárias, são usados em jogos sexuais "educativos" com jovens inexperiêntes. "Não existe nada mais lascivo e sensual...
Eu explico, consiste em passar mariscos vivos de uma boca para outra e depois comê-los sobre os seios e outras partes do corpo. Atenção!
Não recomendo ser tentado em restaurantes.
Uma taça de chocolate com as claras de seis ovos em uma salada preparada com óleo de Lucca e vinagre dos Quatro Ladrões é o ápice do prolongamento amoroso. Tente!

Fabiana 26/01/2013

Surpreendente!
Livro perfeito para quem tem o interesse em ler uma biografia histórica!

Em "Casanova" você não só se depara com um fascinante personagem e sua trajetória como também toma contato com a cultura, os costumes do séc. XVIII nas grandes capitais do mundo: Veneza, Roma, Londres, Constantinopla, São Petersburgo, Viena, Praga.

A fase de relativa paz no continente europeu (séc. XVIII) propiciou que Casanova viajasse até sua velhice e usufruisse de um modo de vida libertino tão em voga na época.

Capítulo pós capítulo, você se surpreende com os costumes sexuais que naquela época ditavam não só os parâmetros da vida privada, como também de todo contexto social, político, cultural. Preferencias sexuais, quantidades de amantes, diversidade de experiências norteavam o trânsito e ascenção social e influência política a qualquer cidadão, seja homem ou mulher.

O texto é riquíssimo em detalhes e é baseado numa biografia escrita pelo próprio Casanova que é considerada até hoje um dos melhores relatos não só de experiências sexuais, como também de viagem e costumes da vida privada e social. Além disso o texto também é baseado em inúmeros trabalhos de pesquisa de estudiosos especialistas em Casanova que lentamente tentam derrubar os mitos e lendas que erroneamente foram atribuídos a ele.

Casanova, além de libertino e "bon vivant", foi extremamente inteligente, culto e articulado socialmente, mesmo tendo origens tidas como humildes na época. Ele foi abade, violinista, soldado, curandeiro, bibliotecário, espião a serviço do governo, fugitivo da Inquisição, empresário que ganhou e perdeu fortunas (foi um dos fundadores da loteria francesa), escritor (traduziu clássicos da literatura universal, escreveu óperas e peças de teatro e mais de 20 livros).
Marisa 22/04/2017minha estante
undefined

Hildeberto 08/08/2010

Casanova real, não o mito
Eu ao comprar esse livro e começa a le-lo tinha uma outra concepção de quem havia sido Casanova. Em parte, pelo o que todo mundo falava sobre ele em filmes, séries, etc. Outra parte pelo filme que eu assisti. Pensava que Casanova era um ser sobrenatural que todas mulheres ao olhar se apaixonavam, um verdadeiro Deus do amor. Mas ao terminar de ler esta biografia, descobri que não, que ele era apenas um ser humano comum. Seu grande feito foi ter escrevido suas aventuras de forma brilhante e elas terem chegado a posteridade, mas metade das coisas que dizem sobre ele é lenda. Casanova era assim um grande amante, mas nada de sobrenatural. Algo que eu e você poderiamos nos tornar. Seu diferencial era a paixão pela vida e a inconsequencia. Viveu a vida intensamente, foi um grande homem, um exemplo de vida ao extremo, uma vida que valhe a pena. Pensei que iria ler a história de uma pessoa que só vivia para o sexo e descobri que Casanova era muito mais do que isso. Sua vida nos ensina muitas coisas do amor, mas também da forma como encarar o dia-dia. Ele não era uma pessoa que se importava com um aspecto só da sua vida. Talvez isso o tenha tornado imortal e aumentado sua fama. Vale apena ler o livro, você aprenderá lições importantes. O contra é que o autor cita muitos nomes de pessoas, lugares, comidas, e isso as vezes ou quase sempre trava a leitura. Mas parabéns à Ian Kelly pela fantástica pesquisa e se você que conhecer um pouco mais sobre você mesmo e a natureza humana, leia esse livro, vale a pena.