O Círculo

O Círculo Dave Eggers

Resenhas - O Círculo

Fabio.Favero 12/02/2023

Um futuro presente
Uma boa metáfora de um mundo cada vez mais dominado por tecnologias, dados infinitos, imediatismo e relacionamentos online superficiais, tudo isso camuflando poderosos interesses econômicos e políticos sob uma aparência de liberdade e revolução digital...torcendo para que a nota pessimista do final, de ser um movimento praticamente inevitável, seja combatida pela realidade e movimentos sociais que já existem hoje...recomendo também como uma espécie de autoconhecimento, onde vendo os extremos de uso de redes sociais pelas personagens nós acabemos vendo também nosso próprio reflexo neste contexto e talvez demos um tempo ocasional nessas redes (sim, eu percebo o paradoxo de falar isso numa rede social também...?)

Luciane.Gunji 23/01/2023

O futuro das coisas
Já critiquei livros por muito pouco, mas não sei explicar porque esta obra me deixou tão entretida. De fato, há diversas páginas desnecessárias e cansativas para a construção de Eggers, só que ainda assim devo concordar que a evolução é evidente. O final deixou a desejar, mas ainda bem que durou menos que quatro páginas.

Gab's 06/01/2023

Está sempre esperando por algo a mais
A história tinha um caminho claro, mas chegando perto do final não havia clímax,nenhum ponto especialmente alto,nada.
O desfecho foi corrido, apressado até considerando que foram mais de 400 páginas bem desenvolvidas, tudo isso pra culminar em um fim que não acontece,fica subentendido e é explicado em umas 5 páginas de cena "pós crédito".
Muito decepcionante ver algo que tinha tanto potencial caminhar e caminhar e não chegar em lugar algum.
A moral da história é boa, mas com a trama mal desenvolvida deixou muito a desejar.

RITA TOURINO 31/12/2022

"...SEGREDOS SÃO MENTIRAS; COMPARTILHAR É CUIDAR; PRIVACIDADE É ROUBO..."
O livro o circulo apesar de não ter sido bem executado, levanta grandes questões relacionadas a nossa sociedade que cada dia que passa se toda mais e mais dependente das mídias sociais. Não é definido o ano que o livro acontece, mas não é algo muito distante. "O livro conta a história de Mae Holland, uma jovem profissional contratada para trabalhar na empresa de internet mais poderosa do mundo: O Círculo. Sediada num campus idílico na Califórnia, a companhia incorporou todas as empresas de tecnologia que conhecemos, conectando e-mail, mídias sociais, operações bancárias e sistemas de compras de cada usuário em um sistema operacional universal, que cria uma identidade on-line única em por consequência, uma nova era de civilidade e transparência."

LPR 03/11/2022

Interessante, mas cansativo
a promessa do livro é de encher os olhos do leitor com uma história interessante, que vai te deixar grudado nas paginas sem olhar o tempo, mas isso é uma meia verdade.

com uma bela historia com o plano de fundo, a tecnologia na sociedade atual com fortes criticas ao diversas startups do mundo atual, e com Mae como a personagem principal, com as relações interpessoais tanto na empresa e na vida pessoal, com a família e seus namorados.

a leitura fica interessante nas primeiras cento e cinquenta paginas, e no meio das cento e cinquenta a trezentas fica maçante, repetitivo, até mesmo me deixando o livro de lado por um tempo para tentar parar de ficar boiando no meio de tantas gavetas abertas e que não foram fechadas.

vale a pena a leitura, mas com muitas ressalvas.

Sadrak 09/09/2022

O olho que tudo vê
O Círculo é um romance do tipo que poderia registrar um poslúdio como aquele texto que aparece no fim de uma novela televisiva: "Os acontecimentos [...] terá sido mera coincidência".
Vivemos, de fato, em uma era de superexposição. As redes sociais já exercem um fascínio e domínio assombrosos no nosso cotidiano. Misture-se essas constatações com uma pitada de um plano fascista de dominação capitalista por meio de um monopólio da rede mundial de computadores; eis a ideia de "O Círculo".
Boa leitura!

Pablo Paz 25/07/2021

Compartilhar é paz, curtir é escravidão, comentar é força!
É provável que "O Círculo" de Dave Eggers (1970- ), livro que originou um filme com o mesmo nome, seja o "1984" do século XXI. O Big Brother talvez não seja mais o Estado, senão a própria sociedade em rede: "Compartilhar é paz, Curtir é escravidão, Comentar é força!" é o seu novo lema. Ela doma até mesmo a burocracia.

Quem nasceu em meados de 1990 adiante, adolescente na primeira metade do século XXI, já pertence a este novo mundo que começou em 2007 (invenção do smartphone). Se você nasceu entre 1960 e 1990 (mais ou menos) é capaz de reconhecer e até de estranhar, por sua própria mudança de comportamento quando adquiriu o primeiro smartphone, o surgimento deste novo mundo.

A quem se interessar pelo tema, abaixo um meu ensaio sobre a obra (e o filme):
"Compartilhar é paz, curtir é escravidão, comentar é força!".
[Link: https://www.blogletras.com/2021/01/compartilhar-e-paz-curtir-e-escravidao.html ]

site: https://www.blogletras.com/2021/01/compartilhar-e-paz-curtir-e-escravidao.html

Maah Paolucci 12/03/2021

Big data
De modo geral, o tema principal é algo que eu gosto muito, sobre como o avanço da tecnologia pode chegar num ponto irremediável, não no sentido de que os robôs vão se revoltar, mas a ponto de não podermos sobreviver nem a tecnologia.

De inicio eu gostei muito da Mae e me identifiquei demais, ela começando a trabalhar em uma empresa dos sonhos, como muitas se colocam hoje em dia. Mas no decorrer da pra perceber como ela é muito egoísta e egocêntrica, sem falar tapada.

Tirando isso, amei a temática, adorei o contraponto de ?ah o rastreamento das crianças impede o sequestro? e o que pode acontecer no longo prazo.

Victor Hugo 21/02/2021

Um episódio medíocre de Black Mirror
Mó lenga lenga! Várias páginas com desenvolvimentos irrelevantes pra história e no final não chega a lugar nenhum.

Ainda assim é um livro interessante por conta de vários detalhes, como o projeto de câmera barata e que grava tudo o tempo todo, que aliás é uma trama (como várias outras) muito subaproveitada

Vale a leitura? Sim. Mas precisava mesmo era de uma boa revisão

Marcelodmr 11/11/2020

Reflexo atual
Livro é uma grande reflexão ao nossos dias atuais os quais estamos a cada ligados por redes sociais, mas o final deixou escapar uma reviravolta sensacional na história. Vale a pena leitura!

Rafael.Montoito 07/05/2020

Voltas e voltas e voltas tediosas
"O Círculo" é daqueles livros que tem uma história mais ou menos boa para contar, mas seu autor a acha mais interessante do que realmente é e acaba escrevendo 500 páginas sobre uma trama que seria melhor abordada em 200. O "círculo" do título é uma empresa que desenvolve tecnologia em praticamente todos os assuntos e tende a expandir-se cada vez mais.
Chegando do interior, Mae consegue trabalho nela e logo se rende àquela loucura em forma de rede social, sem perceber que a empresa vai tomando conta do seu tempo, dizendo-lhe o quê e como fazer, a qualquer hora: vai possuindo-a; por outro lado, quanto mais interage nos diversos assuntos, mais Mae ganha bônus, vantagens, reconhecimento profissional e mundial, a ponto de se tornar uma celebridade seguida por centenas de milhares de pessoas. Mas Mae entra em conflito com seus pais e com seu ex-namorado, os quais lhe alertam para o fato de "o Círculo", com seus mais variados programas de catalogação e rastreamento de pessoas, em parceria com políticos influentes, estar construindo as bases para um sistema totalitário que consiga controlar a vida de todos os humanos.
O cenário distópico não está tão longe da realidade: o autor extrapola o frisson que os jovens de hoje têm pelas redes sociais e aponta para um caminho possível e assustador - aquele em que a "vida", por passar a existir praticamente em função das interações virtuais, convida todos os usuários destes ambientes a abrirem mão da própria individualidade, sem se darem conta disso.
Próximo ao final, o livro anuncia um clímax que não acontece, o que leva a questionar todas as frases bajuladoras que apresenta na contracapa. É possível que a adaptação para o cinema seja mais interessante e que a parte visual compense o lento desenrolar que a história tem no livro.
Hely 07/05/2020minha estante
Dizem que a adaptação é bem fiel ao livro, então não acho que muda muita coisa.

Rafael.Montoito 07/05/2020minha estante
O final é diferente, achei-o ainda pior que o do livro.

Bruno.Eyes 26/05/2022minha estante
O livro não consegui ir até o fim. Chato demais...