Adeus, Aposentadoria

Resenhas - Adeus, aposentadoria

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Mr. Jonas 09/02/2018

Adeus, Aposentadoria
Esqueça tudo o que você já ouviu falar sobre aposentadoria. A ideia de parar de trabalhar e se sustentar com um auxílio mensal é um conceito ultrapassado para dar conta do padrão de vida que queremos ter. Bancos, empresas de previdência, fundos de pensão e o Ministério da Previdência Social recomendam que as pessoas poupem mais ao longo dos anos para chegarem com uma boa reserva à idade avançada. Mas será que apenas essa poupança resolve o problema? Quem já passou dos 60 anos lamenta não ter se esforçado mais no passado e sabe que, mesmo que tivesse dobrado seu esforço, ainda estaria longe de uma situação confortável. Como estamos vivendo mais, com mais qualidade, custo de vida mais alto e maior nível educacional e cultural, a renda de uma aposentadoria - pública ou privada - não é suficiente hoje. A velha fórmula deixou de funcionar. É preciso adotar um modelo realista para planejar o futuro. Reunindo pesquisas e reflexões sobre casos de fracasso e de sucesso, este livro propõe uma nova forma de enxergar o trabalho e de lidar com o dinheiro, oferecendo conselhos atualizados sobre a melhor maneira de se educar, de investir, de empreender e de gerenciar a carreira.
Ao longo de mais de uma década, Gustavo Cerbasi vem se dedicando a estudar e trabalhar com educação financeira, orientando públicos de diversas idades e classes sociais. Em 'Adeus, aposentadoria', ele apresenta um plano para administrar sua riqueza que inclui dicas personalizadas de acordo com sua faixa etária. Além disso, faz uma análise das modalidades existentes de aposentadoria e aponta suas principais falhas. Sem dúvida, o desafio para conquistar uma vida futura mantendo o padrão atual e sem depender de ninguém é grande, mas é possível se começarmos a realizar esse projeto desde já.

Rafael 17/06/2018

Boralá
3/5 porque acredito que por já ter lido outros livros do autor, materiais e vídeos sobre o assunto, além de formação profissional em finanças me levou a lê-lo com o sentimento de não está aprendendo muita coisa nova.
Contudo, em defesa do livro, penso que seja muito útil para quem tem ilusões sobre aposentadoria tradicional e até a privada. "Adeus, Aposentadoria" lhe oferece um prisma mais libertador no sentido financeiro. Indico.

Carla.Zuqueti 15/07/2018

Adeus Aposentadoria - Opinião
Livro de Gustavo Cerbasi, ?Adeus, Aposentadoria ? traz uma visão sobre os caminhos que podemos seguir para nos prepararmos para essa fase tão incerta da vida, onde teremos mais gastos e um salário menor. Fala sobre a insegurança do benefício pago pelo Inss e como precisamos de um plano B a ser feito agora, enquanto estamos em fase produtiva, para evitar o alto custo vindouro. As ideias propostas me pareceram muito fáceis, quando na verdade sabemos que não é bem assim. A maioria das pessoas não conseguem seguir os conselhos de guardar x% do salário para empreender ou para poupança futura ou mesmo consegue pagar cursos de aperfeiçoamento. É uma introdução para alguém que queira e possa se dedicar a isso, mas não traz nenhuma mágica ou ideia inédita. Muitas informações, intuitivamente já sabemos. Realizar é que são elas. Esperava mais dicas concretas.

Marta__A 13/02/2019

Vivendo hoje e construindo o amanhã
O livro é ótimo, pois o autor coloca questões que nos fazem refletir como planejamos e nos preparamos para o futuro e também faz questionar algumas crenças que temos na tão sonhada aposentadoria.
É um ótimo livro para se ler, assim como colocar em prática algumas recomendações do autor, planejando a aposentadoria para que na idade mais velha tenhamos conforto e tranquilidade, e isto sendo construído diariamente, através do trabalho, estudo e esforço.

Gabriel 12/05/2019

Importante para primeiro contato com planejamento financeiro para aposentadoria e investimentos. Importante também como orientação para empreendedorismo e organização de carreira com vistas a sempre permanecer atento e atualizado.

Marcia.Valeria 10/09/2019

Leitura obrigatório nos tempos atuais
Um caminho sobre criar o seu caminho de uma vida sustentável em todas as fases sem depender do governos, pq eles simplesmente não são confiáveis!
Espero que todos possam seguir e disseminar esses pasos!

Luciana 14/09/2019

Boa leitura!
Uma visão para todas as idades sobre o tema aposentadoria, deixando claro que quanto antes se começa, mais garantido será o futuro!
Um linguajar acessível e bem escrito!

Hebert Oliveira 03/02/2020

Um livro que abre mentes
Gostei bastante da leitura, onde deu pra entender um pouco como funciona cada tipo de aposentadoria e formas de ter uma renda futura. Abre a mente pra buscar formas de ter uma renda extra. Recomendo a leitura.

Pedro.Melo 11/02/2020

Um choque de realidade
Cerbasi mostra como o sistema da aposentadoria é insustentável e o que devemos fazer para não depender dele

Adilson22 04/04/2020

Vale a leitura.

Bia 12/04/2020

Muito bem escrito e cheio de lições valiosas.

Vanessa 17/04/2020

A hora é agora
Neste livro Gustavo Cerbasi nós mostra que o monto para começar a se preocupar com o seu futuro finaceiro é agora mesmo! Ele aborda a gtande bolha do INSS e nós mostra por A mais B que pode até ser tarde para começar a pensar em poupar mas nunca é cedo de mais! Nos da dicas de como escolher planos de aposentadoria e como a empresa nos beneficia a previdência patrocinada. E se é como eu e ja está meio que atrasado, é como ja dizem por ai antes tarde do que nunca!

mariahlemos 09/05/2020

Amei!
Incrível e de linguagem bem fácil. Livro de muito aprendizado e para todo o tipo de público. É válido que todos leiamos a livros como esse. É ensinamento pra vida.

Mycoll 14/05/2020

Competente
Obra muito competente do Gustavo, muitas dicas valiosas sobre como se preparar para viver tranquilamente no final de nossas vidas.

1 | 2 | 3 | 4 | 5