Adeus, Aposentadoria

Adeus, Aposentadoria Gustavo Cerbasi

Resenhas - Adeus, aposentadoria

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Fenrir 25/01/2022

Bom pra relembrar umas estratégias
Achei esse livro com uma pegada muito coaching, basicamente pra quem já investe e entende de investimentos não trará nada de novo , é bom apenas salientar e ver se seus objetivos estão traçados conforme a visão do Cerbasi. Bom livro apenas
JurúMontalvao 26/01/2022minha estante
Esse lance do coaching é algo mesmo muito presente em livros de organização financeira e pessoal

Fenrir 26/01/2022minha estante
Sim, se quiser aprofundar mais no assunto deve ser cliente dele rs

Azevedo Baka 09/05/2022minha estante
Concordo plenamente

Sheppita 23/11/2014

Um dos piores livros de Cerbasi
Neste livro, Cerbasi desfaz todas as lições dos livros anteriores sobre aposentadoria.
E faz um plano partindo de antes dos 20 anos para atingir a plenitude financeira antes de precisar depender da aposentadoria regular, porém dá opções muito irreais para quem não começa antes dos 20, e não resolve os problemas da maioria do público alvo: próximo dos 30, acomodado na carreira e sem capital de giro para grandes investimentos, pagando casa e carro.
Enfim, muito lenga lenga nos primeiros capítulos e dicas válidas e utilizáveis somente no capítulo 5.

Além disso, livro muito mal diagramado.
PedroMVieira 25/11/2014minha estante
Eu também achei isso só de ler o índice...
O Cerbasi é um baita autor, consultor financeiro, mas quando vi que ele falava de empreendedorismo, ainda falando de "franquia" e tal, pensei que o livro seria uma bela de uma bagunça, como você citou.

De qualquer forma, vou ler para formar uma opinião!
Obrigado pela resenha, só confirmou, rs

Mario Pordeus 02/09/2016minha estante
Concordo. Apesar do tema ser tão objetivo, o livro não o é. Muito rodeio e algumas informações vagas.

O capítulo 2 é um resumo das 20 estratégias mais utilizadas, e dele consegui abrir a mente para alguns...

O capítulo 5 é de fato o plano a ser seguido, mas achei muito resumido o conteúdo diante da seriedade do tema.

Esperei mais do livro.

Renata Morais 08/08/2020

Comece agora!
Esse livro é perfeito de tantas formas... realmente é um choque de realidade. Comigo funcionou bem, me fez acordar. Nunca é cedo demais para começar a pensar no seu futuro financeiro e esse livro mostra as várias maneiras de começar! Se você não sabe por onde começar, esse livro vai te ajudar muito... se você já começou mas está confuso, vai te ajudar também.
Henrique Morais 09/08/2020minha estante
Orgulho!

Renata Morais 10/08/2020minha estante

Diegopctba 15/09/2014

Planejamento a longo prazo
O autor aborda o conceito sobre a aposentadoria, daquela que todos param de trabalhar para curtirem o resto da vida... Como já ocorre hoje, sabemos que a aposentadoria no Brasil é das mais difíceis, e daqui 30, 40 anos a tendência é ser mais difícil ainda. O autor comenta várias alternativas para nos prepararmos para esta fase, além de diversas dicas de planejamento a longo prazo para quem quer possuir o mínimo de conforto daqui vários anos sem depender exclusivamente do INSS...
Narah 17/09/2014minha estante
Parece ser um livro bom. Ótima resenha.

Vitor Hugo 03/05/2022

Um livro fraco de investimentos!
Que o Gustavo Cerbasi é o principal incentivador da educação financeira no Brasil, isso muitos já sabem. Seus diversos livros publicados atraem milhares de pessoas e garante boa aceitação da crítica. Já tive o prazer de ler “Casais Inteligentes Enriquecem Juntos” (o mais famoso do autor) e “Investimentos Inteligentes”, são excelentes livros. Eis que resolvo ler mais um o “Adeus, Aposentadoria”.
O livro possui uma boa premissa: mostrar que o atual modelo previdenciário brasileiro está com sérios problemas e não vai garantir uma boa aposentadoria aos contribuintes. Sim, é um livro “assustador” principalmente nos primeiros capítulos, já que o Cerbasi quer abrir o nosso olhar sobre o tema.
O grande problema é: se você já leu outros livros do mesmo tema e do mesmo autor, vai achar esse aqui com um conteúdo raso. Não há nenhuma grande novidade no assunto de finanças. Porém, devemos levar em consideração o ano de publicação do livro: 2014. Fiz à leitura oito anos após sua publicação. Naquele ano, temas simples sobre educação financeira e investimentos eram escassos na internet e nos demais meios de comunicação.
Achei relevante os capítulos 1 e 2, onde é explicado de maneira precisa, os problemas de viver dependendo da aposentadoria do governo. Muitas pessoas ainda não acordaram para essa situação. Do capítulo 3 ao 6 (restante do livro) é apresentado maneiras de driblar esse problema da aposentadoria governamental.
Os quatro últimos capítulos não foram bons, seja pela sensação de ser “mais do mesmo” ou pelo autor incentivar de modo irresponsável o empreendedorismo e o investimento imobiliário. Isso sem contar as ideias bobas de meritocracia, como se todos os atores da sociedade saíssem do mesmo lugar. Em alguns momentos da leitura questionei: “O grande Cerbasi realmente escreveu este livro?”.
Para quem serve o livro: jovens que estão começando os estudos sobre investimentos. Com uma observação: existem livros superiores ao resenhado aqui. Se você se encontra em um nível superior de leitura, não recomendo!

site: https://www.instagram.com/1porsemana/
Larissa 12/08/2022minha estante
Bom dia, quais livros você recomendaria aos novatos na área?

Cíntia 14/12/2021

Sempre simples e sábio
Gustavo Cerbasi sempre tendo sua forma simples de explicar finanças, um tema que existe tanta falta de conhecimento (infelizmente). Gostei do livro, aborda bons conceitos básicos de finanças pessoais - pensando na aposentadoria
Hector Zanini 07/01/2022minha estante
Gostei da recomendação, vou ter que ler

null 23/05/2020

Decepcionante sobre meu ponto de vista
O livro, apesar de ter uma linguagem razoavelmente agradável, apresenta pouco conteúdo prático e direto. Mais parece um pai falando por alto sobre mercado para um filho. Não estou dizendo que não há algo que possa se tirar de bom, entretanto é recomendado se você está bem no início dos seus estudos sobre educação financeira, mais por estímulo do que por conteúdo propriamente dito.
Actosiro 14/04/2021minha estante
Boa vida pra vc! Vc te, algum livro que recomende (sobre educação financeira mesmo) que seja rico em aprendizado? Muito obrigado e espero que esteja vivo!

Natalia.Eiras 20/12/2014

Resenha publicada no blog Perdidas na Biblioteca
Sabe aquele livro que você deveria deixar na sua cabeceira e carregar pelo resto da sua vida?
Não, eu não estou falando de "A Arte da Guerra", embora esse também seja um ótimo exemplo. Eu estou falando de "Adeus, Aposentadoria" do autor Gustavo Cerbasi.

Quantos anos você tem? Você já pensou na sua aposentadoria? Pois deveria... tipo... pra ontem!

"Você já leu ou ouviu alguma notícia positiva ou otimista quando o assunto é o futuro da aposentadoria? Nem eu. (...) Todos os estudos e todas as estatísticas atuais que se referem à aposentadoria se propõem a alardear um futuro de dificuldades e colapso do sistema previdenciário." - pag 16

Segundo uma pesquisa divulgada pelo IBGE em 2013, a população brasileira esta vivendo mais. Motivo para comemoração, certo? Para a medicina, sim. Para o sistema previdenciário, não.
A tendência é que em 2040 o número de idosos (ou seja, aposentados) supere o número de jovens (ou seja, trabalhadores), um problema que a Europa já vem enfrentando há alguns anos.
O que isso influencia na sua vida além do fato de ter mais tempo pra curtir os seus avós?
Simples. A conta do INSS de todos esses aposentados será paga por você.

Ao contrário do que a maioria acha, quando o INSS é descontado do seu salário, ele não esta sendo descontado para pagar a sua aposentadoria, mas sim a aposentadoria dos que já estão aposentados. A sua será paga pelo desconto dos seus filhos e netos. Ou seja, você paga a conta da geração anterior a sua e assim sucessivamente.

Não precisa ser um gênio da matemática pra perceber que em um futuro próximo os encargos do INSS no seu contra cheque serão altíssimos, a dívida dele para manter toda essa gente será ainda maior do que é hoje e o governo começará (na verdade já começou com o aumento do fator previdenciário...) a impor mais e mais dificuldades para você se aposentar cada vez mais tarde.

Resumindo: Se você for depender do INSS para garantir uma velhice tranquila, você esta ferrado! A grande verdade é que o INSS já está falido, só que ninguém teve coragem de anunciar isso oficialmente.

Hoje o Brasil vive um momento de crescimento econômico e com uma população ativa maior do que de inativos/aposentados e segundo economistas, nós deveríamos estar acumulando capital e investindo em políticas de melhoria de infra estrutura para garantir que as próximas gerações não sofram com restrições na renda e na qualidade de vida.
Parem e pensem: Você realmente acha que o Brasil esta fazendo isso? Se ele não fez até agora, você acha que vai acender uma lâmpada na cabeça de algum político do dia para a noite e ele vai começar a fazer isso a partir de amanhã? Não né?
Então é melhor você começar a cuidar da sua vida sem depender de ninguém (principalmente do governo...)

Ok Natália. Você já provou que eu estou ferrado e meu futuro será bem complicado. Mas o que eu posso fazer?
As respostas para essa pergunta estão neste livro! (Levante as mãos pro céu e dê graças a Deus!)

O autor Gustavo Cerbasi te mostra passo-a-passo quais estratégias você deve adotar para tentar garantir a sua aposentadoria tranquila, e lhe dá várias opções que você poderá escolher de acordo com o seu perfil.
Comprar ações? Investir em imóveis para viver da renda deles? Juntar 1 milhão de reais na poupança? Abrir seu próprio negócio? Fazer um plano de previdência privada para complementar os rendimentos do INSS? As alternativas são muitas, mas não pense você que só o fato de abrir uma poupança e conseguir juntar 1 milhão serão o suficiente. E ele também explica por quê... afinal, existe um negócio chamado inflação. Conhece? Pois é... ela será a responsável por comer parte do seu investimento e como podemos perceber no cenário econômico atual, ela existe (apesar do governo negar) e esta muito forte...

O autor passa detalhadamente os pós e os contras de cada investimento ou estratégia que você decida tomar para garantir o seu futuro e indica outras leituras para caso você queira se aprofundar no assunto. Então, se você por exemplo, decidir investir em ações, ele lhe indica na parte em que fala de ações um livro especializado nesse assunto. Além disso, ele também lhe indica sites para que você possa calcular quanto teria que poupar por mês para conseguir 1 milhão em 30 anos na poupança, por exemplo, ou quanto falta para você se aposentar. E acredite em mim... essas dicas são bem úteis. Você vai precisar delas...

Outra coisa que ele explica é a idade certa para começar a se preocupar com a sua aposentadoria. Vai deixar para pensar nisso quando estiver faltando 10 anos para você se aposentar? Não!!!! Você precisa planejar agora! Eu tenho 27 anos e já estou atrasada, mas pelo menos agora que obtive o conhecimento posso tentar reverter o quadro. Se você já esta próximo de se aposentar, não se desespere... nem tudo esta perdido... ele também tem dicas para você! Então corre pra livraria e devore este livro!!!

Quando eu disse lá no início desta resenha que esse é um livro para a sua vida inteira e que deveria estar na sua cabeceira, você achou que eu estava exagerando, certo? E agora? Você ainda acha que é um exagero?

site: http://www.perdidasnabiblioteca.blogspot.com.br/2014/11/adeus-aposentadoria-por-gustavo-cerbasi.html

beeanka 14/12/2015

Esperava mais
Depois de ter lido Casais Inteligentes Enriquecem Juntos achei esse livro beeeem fraquinho. Tá mais com cara de artigo de algum site do que de livro

Tem uma ou outra dica que se salva, mas achei muito focado em fórmulas prontas como se todos fossem seguir o mesmo caminho. Talvez não seja adequado para mim. De qualquer forma o primeiro livro dele é o mais interessante, especialmente para quem está começando a se interessar por esse tipo de assunto.

Bruno 12/08/2016

Aposentadoria um quesito que deve ser analisado o quanto antes
Sempre achei que no quesito aposentadoria eu deveria me preocupar quando estive-se com uma idade de 30-40 anos, mas encontrei ao acaso este livro, e o autor me provou o contrário, e ainda apresentou uma nova perspectiva, uma perspectiva visando empreendedorismo e investimentos.

O quanto antes se começar a planejar, melhor. Recomendo este livro a qualquer pessoa de qualquer idade, mesmo porque o autor dá exemplo de métodos e melhores opções para cada faixa etária.

Adrian.Daniel 17/04/2024

Um guia sobre finanças
O guia é bem do campo teórico, parece bem voltado a uma classe média alta, não achei aplicavel em questões de ideias especificas, parece que evita que o ser humano seja ócio

Mr. Jonas 09/02/2018

Adeus, Aposentadoria
Esqueça tudo o que você já ouviu falar sobre aposentadoria. A ideia de parar de trabalhar e se sustentar com um auxílio mensal é um conceito ultrapassado para dar conta do padrão de vida que queremos ter. Bancos, empresas de previdência, fundos de pensão e o Ministério da Previdência Social recomendam que as pessoas poupem mais ao longo dos anos para chegarem com uma boa reserva à idade avançada. Mas será que apenas essa poupança resolve o problema? Quem já passou dos 60 anos lamenta não ter se esforçado mais no passado e sabe que, mesmo que tivesse dobrado seu esforço, ainda estaria longe de uma situação confortável. Como estamos vivendo mais, com mais qualidade, custo de vida mais alto e maior nível educacional e cultural, a renda de uma aposentadoria - pública ou privada - não é suficiente hoje. A velha fórmula deixou de funcionar. É preciso adotar um modelo realista para planejar o futuro. Reunindo pesquisas e reflexões sobre casos de fracasso e de sucesso, este livro propõe uma nova forma de enxergar o trabalho e de lidar com o dinheiro, oferecendo conselhos atualizados sobre a melhor maneira de se educar, de investir, de empreender e de gerenciar a carreira.
Ao longo de mais de uma década, Gustavo Cerbasi vem se dedicando a estudar e trabalhar com educação financeira, orientando públicos de diversas idades e classes sociais. Em 'Adeus, aposentadoria', ele apresenta um plano para administrar sua riqueza que inclui dicas personalizadas de acordo com sua faixa etária. Além disso, faz uma análise das modalidades existentes de aposentadoria e aponta suas principais falhas. Sem dúvida, o desafio para conquistar uma vida futura mantendo o padrão atual e sem depender de ninguém é grande, mas é possível se começarmos a realizar esse projeto desde já.

Rafael 17/06/2018

Boralá
3/5 porque acredito que por já ter lido outros livros do autor, materiais e vídeos sobre o assunto, além de formação profissional em finanças me levou a lê-lo com o sentimento de não está aprendendo muita coisa nova.
Contudo, em defesa do livro, penso que seja muito útil para quem tem ilusões sobre aposentadoria tradicional e até a privada. "Adeus, Aposentadoria" lhe oferece um prisma mais libertador no sentido financeiro. Indico.

Carla.Zuqueti 15/07/2018

Adeus Aposentadoria - Opinião
Livro de Gustavo Cerbasi, ?Adeus, Aposentadoria ? traz uma visão sobre os caminhos que podemos seguir para nos prepararmos para essa fase tão incerta da vida, onde teremos mais gastos e um salário menor. Fala sobre a insegurança do benefício pago pelo Inss e como precisamos de um plano B a ser feito agora, enquanto estamos em fase produtiva, para evitar o alto custo vindouro. As ideias propostas me pareceram muito fáceis, quando na verdade sabemos que não é bem assim. A maioria das pessoas não conseguem seguir os conselhos de guardar x% do salário para empreender ou para poupança futura ou mesmo consegue pagar cursos de aperfeiçoamento. É uma introdução para alguém que queira e possa se dedicar a isso, mas não traz nenhuma mágica ou ideia inédita. Muitas informações, intuitivamente já sabemos. Realizar é que são elas. Esperava mais dicas concretas.

1 | 2 | 3 | 4 | 5