Hansel & Gretel

Hansel & Gretel Neil Gaiman

Resenhas - Hansel and Gretel

Luana:) 19/01/2024

Para continuar na onda das releituras de conto de fadas quis ler essa versão de João e Maria ( em inglês Hansel and Gretal).
É um livro com uma pegada um pouco mais sombria desse conto, acho que ele tentou seguir mais para o lado da história original, mas é uma história que pode agradar tanto adultos quanto crianças.
Além disso, esse livro tem uma parte extra muito interessante que explica que os irmãos Grimm reuniram os contos de fadas que eram contados boca a boca para evitar o apagamento cultural que sua região poderia sofrer quando foram invadidos pela França.
Essa é uma leitura rápida e interessante para quem gosta desse tipo de história e quer saber mais sobre a versão original.

Raissa Barros 05/08/2023

Você conhece como João e Maria
Essa obra traz átona esse conto. Um bom conto.

Todos os contos de fadas são adaptados, censurados e modificados para os olhos infantis. Pelo menos, assim fizeram os Grimm.

Mas porque João e Maria ainda têm esse macabro presente, mesmo após sua censura?

Duas crianças, irmãs? Perdidas numa floresta, mortas de fome. E que são ameaçadas por Canibalismo?

Não estou julgando o macabro, não mesmo. Estou questionando você. Porque? Porque João e Maria são crianças abandonadas e porque o macabro não foi adaptado?

Essa história é magnífica, reativou esses questionamentos em minha mente. Recomendo, mas a dúvida permanece até um dia, talvez, existir resposta