Quissama:

Quissama: Maicon Tenfen

Resenhas - Quissama

vanessaabrum 10/08/2021

Achei legal
? 1868, Brasil. Após um menino guaiamum chamado Vitorino Quissama o encontar em um bar, enfiar um colar em sua camisa e pedir ajuda para encontrar sua mãe, o inglês Daniel Woodruff fica confuso e para evitar problemas resolve devolver a jóia para o dono do escravo fugido, o maior criminoso do Rio de Janeiro, conhecido como Alemão Müller. Porém, o detetive britânico nem imagina que está metido em uma enrascada muito maior do que ele imagina, envolvendo a polícia e até o ministro da justiça José de Alencar. Ele não faz ideia que aquele colar está envolvido num crime que poderia mudar o rumo do Brasil Império para sempre. Entre assasinatos, fugas e muito mais, Quissama nos envolve numa história de mistério e aventura que vai te fazer mergulhar no nosso país durante a época da escravidão.

? Esse livro me chamou atenção pelo título, "O Império dos Capoeiras". Gostei da história, me vi imersa nesse universo. Daniel Woodruff é um personagem curioso e bem construído, afinal, esse livro é um trecho da sua autobiografia misturado com um pouco de ficção. Vitotino não apareceu muito, mas o personagem mereceu ter seu nome como parte do título do livro. Um personagem que me fez dar muitas risadas foi o Miguelzinho da Viúva, amigo do personagem principal. E pense numa vontade de esganar o Alemão!
Essa história tem como pano de fundo o Brasil governado por Dom Pedro II, as lutas abolicionistas e uma economia escravocrata. Tudo isso é muito bem explorado. Em algumas partes eu fiquei um pouco perdida com as referências à Inglaterra no século XIX, mas nada que estrague a experiência. O mistério é envolvente, e eu não esperava o rumo que a história tomou! Fui surpreendida positivamente. Recomendo!

Autor: Maicon Tenfen
Nota: 4,5?
Páginas: 308

loma <3 16/12/2022

Quissama
Esse livro é simplesmente espetacular, a história é muito bem contata e estruturada, com um plot twist simplesmente MARAVILHOSO! a história aborda diversos assuntos sociais e raciais, com muita ação, esse livro se tornou um dos meus preferidos, sendo o primeiro livro que eu li, que não era de romance, me surpreendeu, o autor realmente sabe como usar as palavras.

Eduarda.Silva. 08/11/2022

Quissama
Eu comecei a ler por ser um dos paradidáticos exigidos na minha escola e MDS que livro enrolado, se for fazer uma análise pelo desenvolvimento e peculiaridades, ele não é tão ruim, a história tem seus altos e baixos, a trama segue bem aquele estilo de investigação e suspense, porém não é um dos meus favoritos, em principal pela escrita.

Resumo ( pode conter ou não spoilers )
- O livro já começa com o Daniel Woodruff bebendo na taberna a 2 dias, se não me engano, para voltar a cidade/ país natal, Vitorino quissama aparece e pede ele ajuda para encontrar a mãe, o obrigando até mesmo a usar um colar que ele tinha roubado do alemão, após isso D.W decide que o certo é devolver o colar ao dono ou entregar as autoridades, porém no meio disse ele é sequestrado pelos homens do alemão e salvo por Vitorino que tenta falar com ele para achar sua mãe, D.W acaba não o ouvindo e cede ao estresse, ele vai ao encontro do alemão e entrega o colar e ouve a proposta do alemão de trabalhar para pegar Vitorino...
? Alemão seria o senhor de escravos que é dono de Vitorino e sua mãe, porém na história de Vitorino a mãe foi vendida e na de alemão ela fugiu.
O D.W se recusa e percebe a presença de Vitorino no teto, o alemão entra no assunto da mãe de Vitorino, o que o descontrola e ele tenta o atacar, ele recebe um chute do alemão e é pego pelos capoeiras e passa cerca de dois dias no tronco ( chibatadas/chicotadas ), nesse meio tempo D.W fala com o ministro e começa uma investigação em busca do poeta que brincou com o rei, no final o poeta estava morto e ele avisou ao ministro José Alencar e seu secretário, ele pega como o cumprimento de uma ajuda o dinheiro para comprar o Vitorino do alemão, ele vai a sua procura sem obter sucesso e então ele vai ao cortiço e liberta Vitorino, ele o esconde de baixo do palco do alcazar, nesse caminho o D.W foi considerado culpado pelo assassinato do poeta, Amâncio Tavares, ele é preso, dps liberto pelo ministro, ele descobre a ligação entre o falecido porta e um grupo contra as medidas abolicionista e os investiga disfarçado por um tempo, em uma perseguição ele viu o Felisberto Framboesa e seu guarda costas Vicente entrando em uma casa, ele entra na casa e descobre um golpe contra a coroa, dps disso ele é descoberto e caçado blá blá blá,
Atualizando sobre o Vitorino: ele foi tirado debaixo do palco com a ajuda da cozinheira Esméria, um estrangeiro e sua mãe Bernardina ( que foi pra guerra do Paraguai ), D.W vai ao encontro de sua ex pretendente sinhazinha Mota ( ela o chamou ) e deixa Miguelzinho da viúva para contar ao ministro.
Resultado: ele é pego em uma armadilha logo dps descobre que o conselheiro de J.A estava envolvido no golpe e capturou o Miguel, eles foram levados a uma carroça dirigida por Vitorino que os salvou, entraram no território do nagoas iniciaram uma briga entre os capoeiras, nessa briga descobrimos a possibilidade do alemão ser pai de Vitorino, eles fogem e vão a pensão.
O golpe deu certo?
Não, a esposa do ministro estava espiando a conversa quando viu o secretário capturar Miguel, então ela foi ao baile e pegou o colar ( grandes possibilidades de sinhazinha Mota ter morrido ), assim ela preservou a vida da manceba-princesa Isabel.
No final deu tudo certo ??
bormanieripaola 16/11/2022minha estante
Excelente crítica, Duda. Com detalhes que podem ajudar a sua lindíssima amiga na prova de literatura, está resenha contém palavras verdadeiras de uma estudante que se sente obrigada a ler um livro no qual a escola mandou. Thanks, love you.

Valen_Ptt_934 17/11/2023

Quissama
Eu li esse livro para a escola, então a decisão de o ler não foi minha, porém gostei do livro, é bem escrito e acompanhar a história é divertido

lisaaxz 10/01/2024

Absolute LITERATURA.
Antes de tudo, gostaria de dizer que essa leitura foi um misto de emoções. A escrita é impactante e satisfatória, mas também um tanto cansativa.

No livro Quissama, se passa a história do viajante inglês, Daniel Woodruff. Após sua chegada no Rio de Janeiro, ele é procurado por Vitorino Quissama, um menino desesperado que fugiu da senzala, e então eles começam sua jornada em uma missão secreta e perigosa. Passada em 1868, O Império dos Capoeiras, retrata os dramas de uma sociedade portuguesa sustentada pelo trabalho escravo.

A mercê dos portugueses, os negros viviam uma vida sofrida e eram facilmente manipulados. Os capangas do Alemão, são um exemplo perfeito. Acreditavam que os senhores eram seus "camaradas" e que agiam de boa fé com eles.

No final do livro, a missão é solucionada, mas não concluída, então acredito que tenha uma continuação.

Levei 8 meses para concluir a leitura. Tive o azar de começar o livro em uma ressaca literária, e como não é uma escrita de fácil entendimento, ler Quissama foi uma luta e tanto.

Eu recomendo para pessoas que curtem ficções de época. Para quem não gosta, acredito que provavelmente o livro vai ser abandonado em algum momento.

? A história é tão bem escrita e envolvente, que muitas vezes comecei a duvidar que fosse uma obra de ficção.

? As ilustração simplesmente IMPECÁVEIS!!!

Digo com tranquilidade, Quissama tem potencial para ter adaptação cinematográfica. ??

Luiz Felipe 20/06/2020

Um livro interessante e com ótimo ritmo.
É raro achar livros com bom rítmo hoje em dia. A maioria dos livros, em especial brasileiros, se perde em descrições ou em momentos desnecessários. Quissama é muito bom em desenvolver seu enredo escolhendo bem o que contar e o que simplesmente pular.

A história se concentra na ação do ex detetive inglês em suas desventuras pelo Rio de Janeiro do século desenove, enquanto desarticula uma conspiração para a coroa brasileira, e tenta ajudar um menino escravo chamado Vitorino Quissama. A leitura flui veloz, cheia de energia, sempre pulando de um bom momento à outro, desenvolvendo bem personagens secundários e cenários. Um detalhe especial para a atenção dada para a descrição das artes marciais ocidentais, como o savate, a capoeira e o jogo do varapau lusitano. Tudo brilhante!

Minha única crítica é que... o livro se chama Quissama, e o adolescente negro e guerreiro capoeira mal aparece, surgindo apenas pontualmente durante o livro. É uma pena, pois histórias com protagonistas negros são muito raras em histórias de ação e aventura como esta, ainda mais em solo brasileiro. Gostaria de ter visto mais do personagem em ação.

Dito isso, ainda é uma ótima história de mistério e investigação. Recomendo a todos que gostem de Sherlock Holmes. Espero ver mais material bom como esse enquanto caço bons livros brasileiros para ler.

Paz, e reverências eternas.

Luis361 16/10/2023

MTU - Maicon Tenfen Universe
Minha fic é que os livros baseados em personagens históricos (Quissama, Vida de secreta de um poeta, Dinamene) se passam todos em um mesmo planeta Terra fictício, mudando só locais e temporalidades.
Por exemplo, o Alencar aqui, é o mesmo que aparece com o Maneco no outro livro.

Comecei essa leitura a luz de velas, vez que uma enchente tirou a energia da minha casa. Valeu a pena!

Quissama, assim como seus irmãos, é muito bom!
O tratamento das memórias, anotado no metatexto é excepcional, dou destaque para a ficcionalização das memórias do inglês, fiquei com vontade de ler elas também.
Um dia irei ler a sequência.

mandy 22/06/2021

quissama
Quissama o império dos capoeiras é um livro mais focado em investigações, contando com Daniel Woodruff que desempenha papel de detetive.

Gabriela.Pereira 01/04/2021

Gostei muito.
Gostei muito, achei um livro muito interessante, você vai desvendado os mistérios que aparecem no livro junto com o personagem, só espero que no próximo livro eles foquem mais no Vitorino e na história dele.

Malu.MacalAs 03/07/2022

enrolado demais
esse foi o livro que se você me perguntasse se eu queria abandonar eu iria falar com toda a certeza que sim.

O que mais me incomodou nele não foi o plot, o plot é até que bom, o que me irritou foi o fato dele enrolar demais, o acontecimento que irá movimentar a história só acontece pra frente da página 100, fazendo com que tudo se torne extremamente massante.

As letras são muito pequenas e os capítulos longos demais, tornou toda a leitura cansativa, a história e o conhecimento que absorvi foram ótimos, mas não sei se recomendaria a alguém

Nicolly @querumlivro 29/03/2022

LER SOBRE O PASSADO ME ENCHE DE MISTOS SENTIMENTOS!!
É incrível a sensação de quando você estar lendo um livro e ele te faz entrar na história de uma forma que quando você menos espera se encontra no Rio de Janeiro, sendo uma testemunha ocular de tudo que está a acontecendo no ano de 1868. Meu coração apertava com as cenas que retratava o racismo de forma tão crua, a indignação me consumia e consome até hoje com o racismo estrutural tão presente em nossa sociedade.

Senti falta do protagonismo por parte do Vitorino Quissima, vários momentos me peguei pensando no quanto aproveitaria mais a leitura se estivesse lendo o ponto de vista dele. Preciso ler a continuação com urgência, gostei bastante da trama. A literatura nacional deve ser mais valorizada, principalmente quando sua trama retrata parte da história da nossa nação.

Milena 21/10/2021

Por favor leiam!
Sério, essa obra me prendeu de uma forma, eu senti cada luta, me vi como todos os personagens e me agoniei em cada segundo

E gente, incrível como uma mulher negra e escrava é nojenta e repugnante somente até o momento em que vc decide que quer ter relações sexuais com ela!
Quem leu talvez entenda, mas isso passou pela minha mente

Paty 14/05/2017

Quissama é uma obra baseada nos manuscritos originais de Daniel Woodruff, que foi a fonte de pesquisa crucial para o deslanchar desse livro. O documento do Arquivo Histórico do Rio de Janeiro continha ricos relatos sobre a capoeira, os escravos e personalidades históricas. Esses relatos foram reunidos, pois estavam em forma de diário, e assim nasceu Quissama, uma obra que mescla realidade com ficção.

Vitorino Quissama, também chamado de capoeira por sua habilidade de saltar e fazer piruetas para driblar o adversário, é um menino de 15 anos, cheio de gingado, é negro, escravo que fugiu para procurar a mãe desaparecida.
Encontrou em Daniel Woodruff sua esperança, já que ele ficou famoso por solucionar o caso do sequestro de madame Aimée, muito famosa no teatro da época.
Daniel não tinha interesse de se envolver com um negro fugitivo apesar da sua curiosidade por jogos de luta e seu espírito investigativo(ele é um ex agente de uma conhecida agência investigativa da Inglaterra), mas mesmo fugindo e evitando todo e qualquer tipo de intriga se viu envolvido e atolado até a alma numa trama que ia muito além do simples sumiço de uma escrava.
Prestes a ir embora do país, ele é procurado pelo ministro da justiça(José de Alencar) para solucionar um caso, e esse caso que a princípio é muito simples acaba puxando outro e mais outro e mais outro, até que ele se vê metido numa teia de intrigas e cheia de engenhosidades envolvendo interesses políticos, o elemento incitador dessa trama.
Dentro de um contexto histórico, o enredo aborda questões políticas, a roda de capoeira, a luta entre os Nagoas e os Guaiamuns, tudo rodeado por muito conflito.

(Confira a resenha completa no link)

site: http://www.leiturasdapaty.com.br/2017/05/resenha-quissama.html