Ainda

Ainda Pablo Neruda

Resenhas - Ainda

Deghety 05/09/2019

Ainda
Sempre que leio livros de poesia a minha impressão é a mesma.
Talvez me falte sensibilidade, conhecimento, cultural e bagagem literária. Salvo onde o poeta é claro em suas palavras, no entanto, mesma não havendo tanta clareza em Ainda, é bastante perceptível e admirável a forma poética que Pablo Neruda faz uma declaração de amor e saudade à sua pátria.
Para o povo chileno deve ser nostálgico ver um pouco de sua história e geografia em versos tão bem elaborados.
Outro aspecto interessante da obra é o fato de serem poemas autobiográficos que se entrelaçam ao cenário histórico.
Gostei.

Livros da Julie 16/07/2019

Uma ode aos rincões chilenos
"(...) e levantaram a bandeira chilena naquele frio para que gelasse, naquele vento para que vivesse, em plena chuva para que chorasse"
-----
"Perdão se quando quero contar minha vida é terra o que conto."
-----
"(...) saiba todo mundo que pelo menos em mim, a terra me propõe, me dispõe e me embarga."
-----
"Vivi na desordem de pátrias não nascidas, em colônias que ainda não sabiam nascer, com bandeiras inéditas que se ensanguentariam."
-----

Outro livro doado pela querida @karinnevdias para a nossa biblioteca. 😊

O livro foi um bom complemento à leitura de "Cem Sonetos de Amor", mas sem o romantismo latente. Em "Ainda", Neruda traz maiores evocações à natureza, à pátria e sua história, aos rincões chilenos, à vida no campo e às memórias da infância, com o mesmo estilo e analogias sensoriais, mas de forma um pouco mais crua, incisiva e rústica.

É um livro pequeno, de leitura muito rápida, que revela um Neruda inquieto e vivaz e que nos faz entrever um pouco mais dos sentimentos que habitavam o coração desse grande poeta.

site: https://www.instagram.com/p/BywXaXwj2-L/

Na Literatura Selvagem 15/12/2018

o belo Aún...
A poesia de Neruda encanta os cinco sentidos. Ler e recitar os seus versos soa como uma canção aos ouvidos, numa espécie de melodia carregada de simbolismos, contato com a natureza e um verdadeiro passeio pela paisagem de sua terra natal, o Chile.

eu trazia na roupa a tristeza do trem que me trazia.

Ainda é composto de vinte e oito poemas que contam muito da infância e adolescência do menino Pablo. Publicado pela Livraria José Olympio, Aún - Ainda em português - foi um dos últimos livros escritos pelo autor, pouco antes de sua morte, em 1975.

leia mais em

site: http://naliteraturaselvagem.blogspot.com/2018/09/ainda-pablo-neruda.html