O irmão que veio de longe Moacyr Scliar

Resenhas - O Irmão Que Veio de Longe

Lorenzo70 16/03/2024

Leria denovo
O livro é muito bom, mas se fosse melhor explorado, poderia ter uma história bem mais ampla. (64 páginas)

Sam 24/01/2024

Me lembrou minha infância
Apesar de considerar algumas partes da história meio preconceituosas, acho que é meio compreensível pra época que foi publicada. Me lembrou bastante dos paradidáticos que minha escola passava no fundamental, além de lembrar a tv cultura (não me pergunte o porquê). Além disso, a maturidade dessas crianças me deixou muito impressionada!!

PS: as artes do livro são muito bonitas.

Jil 27/12/2023

Moderno é clássico
Engraçado ler um livro que fala sobre índio, dilema familiar e bullying.
Um livro curto, mas que tem muita coisa pra passar. Principalmente os contos indígenas. Mas poderia ter sido desenvolvido de outras formas facilmente. Mas atende perfeitamente o título

LAvia 26/05/2023

O irmão que veio de longe
Iniciei a leitura achando que seria uma história para crianças e tive uma enorme surpresa. Verdade que pode ser lida e entendida pelas crianças, mas também pode ser lida por qualquer adulto e vai encontrar , amor, superação, bullying, indígena e indigenista, enfim o livro para qualquer idade que vai trazer reflexão e emoção. Amei.

Mila 24/03/2021

O irmão que veio de longe
Leitura fácil e rápida, bem gostosinha. Indico para todos, principalmente leitores iniciantes.

Garrafa 20/07/2020

resenha do irmão que veio de longe
primeiro achei o livro interresante ele ensina muita coisas que você leva pra vida o livro te faz ter muitas emoções e simplesmente fascinante como o livro te faz entender

Jaci Lira 04/12/2018

O primeiro livro lido para mim
Não li o livro, ele foi lido para mim.
Na verdade, quando eu estava na 5ª série, a professora de Língua Portuguesa leu este livro para a turma inteira. Foram alguns dias ouvindo a história do irmão descoberto tão repentinamente. Lembro que era um dos poucos momentos em que a turma de mais de 50 alunos ficava em silêncio, tudo para ouvir a história. Foi a primeira e única vez que alguém lia um livro para mim, mesmo que eu não fosse a única a ouvir a história. Este livro marcou muito minha infância e minha vida como leitora. Na época, senti uma enorme simpatia e identificação com os personagens, ainda mais por ter um nome de origem indígena como os mesmos. Hoje, aos 22 anos, passeando neste site e adicionando livros que quero ler, me veio a lembrança desta obra. Espero poder lê-lo em breve.

Antonio Maluco 01/11/2018

Infanto Juvenil
o livro mostra a história das lendas dos indios e bullyng com os indios

Jully 15/11/2015

Emocionante
Assim que li a sinopse fui tocada. Como entender que um estranho é tão seu irmão quanto seus irmãos de sangue?? Somente o tempo e a vida podem ajudar a tonar essa convivência mais fácil e tornar. E o amor e o respeito superam qualquer distancia.

Prof. Edivaldo 11/09/2015

Carlinhos
Moacyr Scliar, com sua cativante arte de escrever, nos prende na leitura desta pequena obra repleta de bondade e compreensão, não deixando de mostrar também o lado ruim: o preconceito de raça e a aceitação do próximo. Aqui a família de Cauê recebe um "presente" inesperado que vai modificar suas vidas completamente. Muito bom.

RaFiNhA 01/05/2012

Em uma dessas vindas, ele estava muito fraco e magro. Ao vê-lo assim, Cármen – sua mulher – ficou muito preocupada e, por isso, marcou uma consulta para ele com o médico. Carlos fez alguns exames e o diagnóstico revelou que se tratava de câncer em estágio muito avançado. Ele foi internado. Pouco antes de morrer, disse aos filhos que precisava contar uma coisa importante, mas não conseguiu.

Certo dia, um amigo de Carlos, que trabalhava com ele na Amazônia, procurou a família do amigo e revelou o segredo. Carlos fora casado com uma índia e com ela tivera um filho. Esse fato tinha acontecido antes de ele conhecer Cármen, agora sua viúva. O menino índio estava com 14 anos, sua mãe morrera quando ele nasceu. Agora, com a morte de Carlos, o garoto estava jogado à própria sorte, ninguém cuidava dele.

A notícia foi um choque para toda a família. A viúva ouviu os filhos e decidiu que traria o menino da Amazônia para viver com eles. Carlinhos chegou e Poti não o recebeu bem. Aos poucos ele foi se adaptando à nova família, e eles a ele. Mas não foi fácil.
Mattheus 01/05/2012minha estante
muito maneira a sua resenha, bem legal
com ela deu pra saber muito sobre esse livro

Bruninha 04/05/2012minha estante
Ficou muito legal sua resenha, já li este livro algumas vezes e percebi que nesta resenha relata os fatos principais da história.
Parabéns pela resenha.

lucas 11/05/2012minha estante
Ficou muito legal.

Guilherme Peres 11/06/2012minha estante
Ficou muito boa a sua resenha!!!

Jéssica Belucci 22/12/2009

O irmão que veio de longe
Ganhei esse livro na quarta serie, nunca esqueço.. ^^
Li no outro dia.. AUHUSAHUAHSa
É um livro bem brasileiro, com nomes indigenas e tudo..
a historia é comovente e interessante..
Aprendemos bastante com ele!

Recomendo o/