A Biblia do Marketing Digital - 1ª edição

A Biblia do Marketing Digital - 1ª edição Cláudio Torres

Resenhas - A Biblia do Marketing Digital

clrb 18/05/2012

Dispensável
A BIBLIA DO MARKETING DIGITAL é um livro extremamente superficial - útil somete àqueles que nunca usaram a internet ou tem pouquíssima experiência com ela. Para quem nasceu na era digital, é uma obra absolutamente desnecessária. Já teve blog? Tem conta em redes sociais? Já recebeu e-mail de lojas virtuais? Já participou de promoções? Então você sabe o que funciona ou não, como consumidor. Acredite, em uma análise ~pessimista~, você já conhece pelo menos 90% do conteúdo deste livro. Poupe seu dinheiro: este livro aqui não vai oferecer nada, além do que já sabe, para a otimização do seu trabalho como problogger ou da sua loja virtual.
Marcio 03/01/2013minha estante
Oi Clara

Ótima resenha, parabéns! Você tem alguma dica para leitores de nível mais "avançado" como é o meu caso?

Rafhael.Marsigli 29/11/2013minha estante
Ótimo, estava pensando em ler este livro. Mas agora pesquisarei algo mais completo e avançado.

Guilherme 02/01/2015minha estante
Clara, obrigado pela crítica. Tem alguma obra nessa área para recomendar? Atenciosamente,

Diego.Alexandre 22/10/2017minha estante
Foi útil para o meu TCC, mas fiquei com a impressão que não é tudo aquilo não....

Elisandro 08/01/2011

Prático e essencial: um ótimo manual para suas estratégias de marketing na web
Cláudio Torres foi a fundo em detalhes extremamente importantes no marketing digital. Este livro é manual que deve ser mantido bem ao lado do seu computador para ser lido e relido. O melhor livro sobre marketing digital que encontrei em minhas longas pesquisas pela internet.

ellengalvao 12/12/2009

É muito básico e tem uma linguagem que, para quem já tem alguma base, pode ser repetitiva. Mesmo assim, serve para mostrar algumas coisas óbvias que às vezes ficam escondidas.

novatec 03/12/2009

A Biblia do Marketing Digital
A Bíblia do Marketing Digital é um guia prático para que o leitor possa entender como utilizar a Internet para os negócios e implementar ações de marketing, comunicação e publicidade on-line. Aborda as principais estratégias, ações, ferramentas e mídias presentes na web, além de incluir roteiros práticos para uso no dia-a-dia. O livro foi escrito para ser aproveitado por todos que desejam utilizar a Internet para o crescimento de seus negócios, seja você um pequeno ou médio empresário, um executivo de uma grande empresa, um publicitário, um profissional de comunicação e marketing ou mesmo um estudante ou professor de cursos de comunicação, marketing e publicidade. Se você quer entrar de vez na revolução dos negócios através da Internet, este livro foi feito para você.

Site oficial do livro: http://www.claudiotorres.com.br/index.php/a-biblia-do-marketing-digital/

moacyrpimenta(g 15/01/2010

Bíblia do Marketing Digital
Indispensável pra quem tem uma empresa e um site, aborda técnicas importantes que ajudam a obter um maior número de acessos e sucesso no empreendimento.

Nanda Mello 31/03/2011

Livro super recomendado para quem quer trabalhar com marketing online e para quem já trabalha e precisa estar por dentro do que ele engloba. Porém, trabalho com publicidade online e achei o livro bem básico, passando a teoria, explicando cada item, mas não se aprofunda em nenhum dele.

De qualquer forma, a leitura é válida

Adriii 20/09/2010

O que você precisa saber sobre Marketing Digital?
A Bíblia do Marketing Digital traz uma série de informações sobre o que você quer e o que você PRECISA saber a respeito de Marketing Digital. Algo que considerei muito útil de ler foi a respeito do CONTEÚDO nas páginas da internet. Que existem mecanismos que captam as informações dessas páginas e as classificam para aparecerem nas posições dos sites de busca, portanto, está aí a grande necessidade de um conteúdo que seja realmente útil.

O livro mostra, que independente do tipo de negócio que sua empresa realize, é provável que existam milhões de pessoas pesquisando diariamente nas ferramentas de busca sobre conteúdos que estejam relacionados aos seus serviços, sendo que no meio de tantos resultados encontrados, a maioria dos consumidores prefere clicar nos conteúdos imediatamente relacionados nas primeiras páginas.

Por meio de um software denominado robô ou spider, as ferramentas de busca capturam todo o texto existente em cada site com base no endereço (URL) e o copia para o banco de dados. A partir disso é criada uma grande biblioteca de palavras-chave, as quais foram encontradas no texto de cada site e associadas pelos computadores da ferramenta de busca a cada endereço.

A otimização de sites (SEO) pode ser definida como um conjunto de estratégias para alavancar o posicionamento de determinado projeto em buscas orgânicas, ou seja, não pagas. Essa otimização propõe a adequação do site para que atenda todos os critérios requeridos pelos agentes de busca, atingindo desta forma, um posicionamento significativo de acordo com o termo pesquisado.

Como mencionado no livro quanto mais conteúdo útil e relevante você tiver em seu site e melhor organizado ele estiver, inclusive com uma página para cada artigo, melhor será sua visualização nos sites de busca.

No início na era da Internet as pessoas pesquisavam sobre produtos e serviços de acordo com categorias num catálogo on-line, semelhante a uma enorme lista telefônica, mas com o surgimento das ferramentas de busca, essas pesquisas passaram a ser feitas por meio de palavras-chave.

Além da evolução e sofisticação das ferramentas de busca, houve também esse avanço por parte dos consumidores, porém as empresas ainda se mantinham estagnadas.

Logo surgiram os blogs, que se popularizaram no ano 2000, onde as pessoas publicavam conteúdos de seu interesse e seus pontos de vista sobre diversos assuntos. Nesse momento a Internet abandonou a posição de rede de computadores com milhões de sites e passou a ser uma rede de milhões de consumidores e geradores de conteúdo.

A ferramenta de busca se tornou a primeira opção dos consumidores para encontrar informações úteis e relevantes sobre um produto e uma empresa. Além dos sites, os blogs passaram a ser integrantes dessa gigante biblioteca de conteúdos relevantes.

O formato do conteúdo é independente, sendo ele em texto, comparação entre produtos, comentários sobre produtos, vídeos ou áudios. Portanto, tudo que acaba sendo informação para o consumidor.

O conteúdo de uma ferramenta on-line é mais importante do que seu endereço, já que nos mecanismos de busca o consumidor pesquisa com palavras-chave e por meio disso encontra uma lista de vários títulos, com uma breve descrição do conteúdo e o link. O consumidor apenas clicará no link da página de resultados se o resumo da descrição do conteúdo lhe causar interesse. Depois disso, o conteúdo geral precisa condizer com o que o visitante procura, e ainda, precisa existir neste endereço, uma fonte de informações a respeito do tema que atinja as expectativas desse consumidor, para que ele guarde o endereço e volte a visitá-lo em outros momentos.

Entende-se que gerar conteúdo significa ser realmente útil ao seu consumidor, em quantidade suficiente para que ele encontre no seu site o que ele goste e que o faça se relacionar com a sua marca.

Portanto, antes de criar um blog, abrir uma conta no Twitter, no YouTube, ou qualquer outra ferramenta que tenha necessidade de conteúdo, existem algumas regras a serem seguidas.

Vê-se que Internet está circundada de conteúdos, mas ainda há muitos blogs e sites que apenas têm presença na rede, sem qualquer atualização, o que gera a inutilidade do ambiente on-line.

A importância de uma ferramenta digital não está apenas em mantê-la on-line, mas também atualizá-la. O conteúdo de qualidade em cada mídia chamará a atenção dos seus clientes e fará com que suas páginas na Internet fiquem bem posicionadas nos buscadores.

Além de manter a atualização dos espaços, percebe-se a necessidade do monitoramento das ferramentas on-line, para conhecer o comportamento exercido pelo internauta e saber se houve aumento no tempo médio de visita ou na taxa de conversão de contatos realizados pelo site, bem como o perfil e o comportamento dos visitantes, vindo a definir objetivos claros para o sucesso do seu negócio.

Esta análise pode ser feita pela ferramenta Google Analytics, que mostra com precisão quantas pessoas acessaram seu site, quantas páginas e quais páginas do seu site foram vistas, inclusive se é um visitante novo ou que está voltando ao site para visitá-lo. Estas informações são todas apresentadas em relatórios e gráficos de fácil interpretação.

Já dizia Lord Kelvin: “Se você não pode medir, você não pode aperfeiçoar”.

São tantas informações úteis neste livro que não haveria conteúdo suficiente a produzir, mas aconselho a quem deseja se aprofundar mais em Marketing Digital ou que precise de material para consulta neste meio como um dicionário, que adquiram este livro, pois valerá muito a pena.

Marcílio 19/10/2011

Bíblia? Tá mais pra Manual.
O livro A Bíblia do Marketing Digital é o livro ideal para iniciantes no assunto. Classificaria este livro como um manual de apoio ao Marketing Digital, um tipo de leitura que você procura aquilo que tem necessidade buscando no índice.

Após ler Os 8 Ps do Marketing Digital é inevitável fazer comparações. Cada autor pensa de uma forma diferente. O que parece é que cada autor possui um Foco diferente. Dá até a impressão que ambos são concorrentes.

Bíblia? Tá mais pra Manual.
Acredito que o nome "Bíblia" no título deste livro, seja uma mera tática publicitária para atrair determinados leitores e dar a impressão de algo milenar e completíssimo, que foi aplicado de forma errada. A Bíblia é um livro super completo e complexo, cheio de revelações e grandes estudos. Já na Bíblia do Marketing Digital, encontramos tópicos básicos e muito superficiais. Por isso digo que seria mais adequado um título "Manual de Ferramentas para Marketing Digitais".

É claro que este livro tem muitos benefícios, ele fala de alguns assuntos específicos que não é abordado em alguns livros como alguns tipos de sites, ferramentas de pesquisa. Outro diferencial é que o autor deixa bem claro que o Google não é absoluto. Em alguns momentos da leitura, você chega a ter a impressão que o autor está descredibilizando o Google. Mas logo a frente é separado um capitulo para falar só sobre o Google.

A metodologia
Em qualquer Planejamento de Marketing, é indispensável realizar uma pesquisa para identificar a problemática, mercado, público-alco, soluções, concorrentes, etc. Mas no caso do livro A Bíblia do Marketing Digital a Pesquisa vem somente no 5° passo. Isso é confuso...Como podemos iniciar um trabalho sem saber o que fazer?!?!

Marketing de Conteúdo
Neste passo ele abora a importância de produzir um conteúdo de qualidade.

Redes Sociais
Aqui não é falado nada sobre técnicas, mas o autor dá uma esplanada sobre o que é e o que faz cada rede social.

E-mail Marketing
Foi um capitulo que realmente teve conteúdo bem relevante. Aqui o autor fala bastante sobre ética de envio de SPAM, a origem do SPAM, administração de Banco de Dados, etc.

Marketing Viral
Aqui o autor tenta ensina como fazer um Marketing Viral. Dá alguns exemplos de empresas que fizeram virais de sucesso.

Pesquisa On-Line
Mais um manual de instrução...

Publicidade
Fala de medidas de Banners, funções, lugares onde publicar, etc.

Monitoramento
Ele fala de uma forma meio arcaica, pesquisar no Google, e montar uma planilha de Excel (???)...

Conclusão
Bom, como vocês podem ver, eu não gostei deste livro. Muito básico, mas não é totalmente dispensável. Maaaaas, se você tiver uma disposição para ler, leia. Se tiver outros livros mais interessantes, deixe este na lista de espera.

nawebtevejo 28/02/2012

"A velocidade é proporcional à velocidade do pensamento" por Zigmunt Baumann
Ninguem mais usa esse Orkut e o autor nao previu essa mudança drástica.

Cristina.Moitinho 24/04/2016

Sem revelações importantes
Trata sobre padrões da internet de forma básica. Ultrapassado, aborda várias vezes o orkut como se fosse um exemplo atual. Não apresenta novidades, boa parte do conteúdo é possível encontrar na internet de forma mais direta. O livro parece estar o tempo inteiro no início e que a qualquer momento virão as revelações, conteúdo que justifique a leitura de um livro tão extenso, mas mesmo depois da metade do livro a mágica não chega a acontecer.