Adriii 20/09/2010
O que você precisa saber sobre Marketing Digital?
A Bíblia do Marketing Digital traz uma série de informações sobre o que você quer e o que você PRECISA saber a respeito de Marketing Digital. Algo que considerei muito útil de ler foi a respeito do CONTEÚDO nas páginas da internet. Que existem mecanismos que captam as informações dessas páginas e as classificam para aparecerem nas posições dos sites de busca, portanto, está aí a grande necessidade de um conteúdo que seja realmente útil.
O livro mostra, que independente do tipo de negócio que sua empresa realize, é provável que existam milhões de pessoas pesquisando diariamente nas ferramentas de busca sobre conteúdos que estejam relacionados aos seus serviços, sendo que no meio de tantos resultados encontrados, a maioria dos consumidores prefere clicar nos conteúdos imediatamente relacionados nas primeiras páginas.
Por meio de um software denominado robô ou spider, as ferramentas de busca capturam todo o texto existente em cada site com base no endereço (URL) e o copia para o banco de dados. A partir disso é criada uma grande biblioteca de palavras-chave, as quais foram encontradas no texto de cada site e associadas pelos computadores da ferramenta de busca a cada endereço.
A otimização de sites (SEO) pode ser definida como um conjunto de estratégias para alavancar o posicionamento de determinado projeto em buscas orgânicas, ou seja, não pagas. Essa otimização propõe a adequação do site para que atenda todos os critérios requeridos pelos agentes de busca, atingindo desta forma, um posicionamento significativo de acordo com o termo pesquisado.
Como mencionado no livro quanto mais conteúdo útil e relevante você tiver em seu site e melhor organizado ele estiver, inclusive com uma página para cada artigo, melhor será sua visualização nos sites de busca.
No início na era da Internet as pessoas pesquisavam sobre produtos e serviços de acordo com categorias num catálogo on-line, semelhante a uma enorme lista telefônica, mas com o surgimento das ferramentas de busca, essas pesquisas passaram a ser feitas por meio de palavras-chave.
Além da evolução e sofisticação das ferramentas de busca, houve também esse avanço por parte dos consumidores, porém as empresas ainda se mantinham estagnadas.
Logo surgiram os blogs, que se popularizaram no ano 2000, onde as pessoas publicavam conteúdos de seu interesse e seus pontos de vista sobre diversos assuntos. Nesse momento a Internet abandonou a posição de rede de computadores com milhões de sites e passou a ser uma rede de milhões de consumidores e geradores de conteúdo.
A ferramenta de busca se tornou a primeira opção dos consumidores para encontrar informações úteis e relevantes sobre um produto e uma empresa. Além dos sites, os blogs passaram a ser integrantes dessa gigante biblioteca de conteúdos relevantes.
O formato do conteúdo é independente, sendo ele em texto, comparação entre produtos, comentários sobre produtos, vídeos ou áudios. Portanto, tudo que acaba sendo informação para o consumidor.
O conteúdo de uma ferramenta on-line é mais importante do que seu endereço, já que nos mecanismos de busca o consumidor pesquisa com palavras-chave e por meio disso encontra uma lista de vários títulos, com uma breve descrição do conteúdo e o link. O consumidor apenas clicará no link da página de resultados se o resumo da descrição do conteúdo lhe causar interesse. Depois disso, o conteúdo geral precisa condizer com o que o visitante procura, e ainda, precisa existir neste endereço, uma fonte de informações a respeito do tema que atinja as expectativas desse consumidor, para que ele guarde o endereço e volte a visitá-lo em outros momentos.
Entende-se que gerar conteúdo significa ser realmente útil ao seu consumidor, em quantidade suficiente para que ele encontre no seu site o que ele goste e que o faça se relacionar com a sua marca.
Portanto, antes de criar um blog, abrir uma conta no Twitter, no YouTube, ou qualquer outra ferramenta que tenha necessidade de conteúdo, existem algumas regras a serem seguidas.
Vê-se que Internet está circundada de conteúdos, mas ainda há muitos blogs e sites que apenas têm presença na rede, sem qualquer atualização, o que gera a inutilidade do ambiente on-line.
A importância de uma ferramenta digital não está apenas em mantê-la on-line, mas também atualizá-la. O conteúdo de qualidade em cada mídia chamará a atenção dos seus clientes e fará com que suas páginas na Internet fiquem bem posicionadas nos buscadores.
Além de manter a atualização dos espaços, percebe-se a necessidade do monitoramento das ferramentas on-line, para conhecer o comportamento exercido pelo internauta e saber se houve aumento no tempo médio de visita ou na taxa de conversão de contatos realizados pelo site, bem como o perfil e o comportamento dos visitantes, vindo a definir objetivos claros para o sucesso do seu negócio.
Esta análise pode ser feita pela ferramenta Google Analytics, que mostra com precisão quantas pessoas acessaram seu site, quantas páginas e quais páginas do seu site foram vistas, inclusive se é um visitante novo ou que está voltando ao site para visitá-lo. Estas informações são todas apresentadas em relatórios e gráficos de fácil interpretação.
Já dizia Lord Kelvin: “Se você não pode medir, você não pode aperfeiçoar”.
São tantas informações úteis neste livro que não haveria conteúdo suficiente a produzir, mas aconselho a quem deseja se aprofundar mais em Marketing Digital ou que precise de material para consulta neste meio como um dicionário, que adquiram este livro, pois valerá muito a pena.