Missa do Galo

Autran Dourado

Resenhas - Missa do Galo

Clara.CodeAo 05/04/2018

Missa do Galo/ Ana Clara Almeida 2L
Missa do Galo nos conta a história de um rapaz chamado Nogueira, de 17 anos de idade, que foi para o Rio de Janeiro estudar e se hospedou na casa do escrivão Meneses, cujas esposa Conceição e duas escravas viviam também com ele. A fim de assistir à Missa do Galo, prorrogou sua estadia no Rio de Janeiro, apesar de já ter suas férias iniciadas.
O escrivão, ainda que casado com Conceição, tinha um caso extraconjugal com outra mulher, com quem se encontrava uma vez por semana; a noite de natal foi uma dessa ocasiões. Todos na casa sabiam da amante, inclusive Conceição.
Grace 08/04/2018minha estante
ok

Ari Rocha 02/04/2018

Missa do galo - Ariane Rocha 2ºM
O conto Missa do Galo, de Machado de Assis. É uma narrativa breve apresentado em primeira pessoa, com duas personagens, tratando-se de um adultério e uma vingança, passada em um espaço (Rio de Janeiro).
Nogueira um jovem que aos dezessete anos, partiu para o Rio de Janeiro, com o intuito de concluir os estudos, icou hospedado na casa de Meneses um parente distante, que havia sido casado com uma prima sua e esposado com Conceição uma mulher quieta, observadora de feições moderadas.
Todas as semanas, Meneses dizia ir ao teatro e cometia adultério, algo que todos da casa sabiam: a sogra, as escravas, Nogueira e até a própria mulher.
Nogueira decide ficar na cidade até aquela a véspera de natal, esperando para assistir a missa do galo, marcou de chamar um vizinho para acompanhar, até que chegue a meia noite, Nogueira fica lendo na sala para distrair até que o horário chegasse. Nogueira se surpreende com a chegada de Conceição, que se aproximou puxando assunto, todos da casa já dormiam e ele pedindo várias vezes que ela moderasse o tom da voz, para não desperta-los. Ele acaba perdendo a noção do tempo e esquece da missa. A conversa terminou quando o vizinho bateu na janela, chamando e lembrando do seu compromisso.
No conto, pode ver as influências naturalistas, a preferência pelas descrições psicológicas e das físicas, a exploração da sexualidade e da psique humana,as vontades escondidas e comportamentos que não são aceitas.

Guilherme.Pereira 31/03/2018

O conto é excelente, narrado em primeira pessoa, com o personagem Nogueira narrando toda a história. Trata-se de um adultério e uma vingança, embora o conto trate, de alguma forma, o tema do adultério (não só de Meneses com a amante mas também de Conceição com Nogueira), na verdade, o único contato físico entre ambos foi um leve toque no ombro.
Ana Paula Paim 04/04/2018minha estante
Muito bem!!! Para um rapaz do interior, imaturo e inexperiente nunca foi possível entender essa conversa e esse toque.

Lorena.Goncalves 31/03/2018

O conto é apresentado em primeira pessoa, sendo que Nogueira narra a história a partir de seu ponto de vista, vários anos após o ocorrido. Como em grande parte das obras de Machado de Assis, no conto Missa do Galo, narrado em primeira pessoa, há incertezas no comportamento de personagens, uma exploração do psicológico, informações contidas no texto e no tema "adultério".

Ana Paula Paim 08/04/2018minha estante
Recomendo uma releitura do texto para compreender melhor o estilo machadiano: sutilezas, ironia e pessimismo.

Raissa.Francine 30/03/2018

Missa do galo -2F
Este é um conto narrado na primeira pessoa, no qual Nogueira recorda o seu breve encontro com Conceição, que deixou uma lembrança forte mas também a dúvida acerca do que houve entre ambos naquela noite.

Carolina.Athais 30/03/2018

Esse conto e muito bom, pois o autor trata do adultério onde ele substituir a amargura por melancolia na história.

Beatriz.Santos 30/03/2018

É um livro simples, básico e nem um pouco empolgante como os outros, que mostra um pensamento de um homem na casa dos trinta sobre o marido de sua prima e toda a história que acompanha.
Ana Paula Paim 03/04/2018minha estante
"Nunca pude entender a conversação que tive com uma senhora, há muitos anos, contava eu dezessete, ela trinta." Você cometeu um equívoco, Dona Severina é que estava com 30 anos. Uma mulher enigmática, enganada pelo marido e as voltas com um rapaz ingênuo de 17 anos.

Italo.Nery 30/03/2018

Esse conto aparentemente bem simples, trás uma tremenda reflexão.
O fato de ele parecer simples é que ele ocorre um uma conversa entre duas pessoas, mas que nos mostra dois lados contraditórios onde trás sempre uma dúvida ao leitor do que é certo ou errado em cada situação dada.
Ana Paula Paim 06/04/2018minha estante
Recomendo uma nova leitura para compreender melhor o estilo machadiano: sutilezas, ironia e pessimismo.

João Brito 2 ano E 30/03/2018

Missa do galo
Olha em um ver crítico e um bom conto mas falando se das controvérsias sobre os supostos contos de Machado e um tema legal mas não me convém ao meu gosto

Ana Paula Paim 05/04/2018minha estante
Para um rapaz do interior, imaturo e inexperiente nunca foi possível entender essa conversa. Dona Conceição com seus gestos e meneios deixou-nos uma pulga atrás da orelha, não é mesmo? Já que o jovem rapaz nunca conseguiu entender as circunstâncias, cabe a nós, leitores, solucionarmos o enigma.

Pablo.Hendrick 29/03/2018

O conto Missa do Galo se torna muito interessante , pois é narrado em primeira pessoa e o narrado é também personagem o Seu Nogueira . A história se passa com seu Nogueira contando uma historia de quando era jovem , onde ele conta que vivia na casa do escrivão Meneses para estudar . Em um certo ano seu Nogueira resolve ficar mais um tempo na casa de Meneses mesmo após o inicio das férias para assistir a missa do galo . Outro fator interessante é que o escrivão Meneses mesmo casado com Dona Conceição tinha uma amante , todos na casa sabiam , inclusive sua esposa , e uma vez por semana Meneses se encontrava com sua amante , em um certo dia Dona Conceição resolver se oferecer ao estudando Nogueira que inocente não percebe e nada acontece . No final o Seu Nogueira conta que 1 ano após isso acontecer Meneses morre de apoplexia e Conceição casa-se novamente com escrevente juramentado do ex-marido.

Ana Paula Paim 05/04/2018minha estante
Qual o tema tratado pelo autor no conto? Qual questão é apresentada? O que achou do texto?

Ariel.Petrovic 29/03/2018

Missa do Galo
A missa do galo relata a história de uma família pacata, que tem sua rotina mudada devido um período de hospedagem de um adolescente primo do chefe da casa. O chefe da família homem respeitado, dorme toda semana fora com a autorização de sua esposa que aceita pacientemente, e a sogra não aceita o atitude do genro mas não afronta -o. A história é um relato da conversa do adolescente com a dona da casa enquanto, esperava a hora de ir a missa do galo. Os autores recontam o conto, a partir da perspectiva de cada personagem narrando a história.

laura azevedo 29/03/2018

Missa do galo
Missa do Galo conquista o leitor não só por sua aura de mistério, mas principalmente pela expectativa de transgressão dos protagonistas. É uma ótima leitura para esta época. É como se Machado, lá dos idos de 1899, nos dissesse: nem todos os natais são iguais. Em uma única noite, tudo pode acontecer.