Missa do Galo

Autran Dourado

Resenhas - Missa do Galo

Rayane.Slopes 25/03/2018

Missa do Galo – Machado de Assis
O conto "Missa do Galo”, publicado em sua versão original no ano de 1893, foi incluída na obra ‘’Páginas Recolhidas’’, em 1899, e é considerado a narrativa mais famosa de Machado de Assis.
Conta-se que o jovem adolescente, Nogueira, rapaz de 17 anos, se muda para casa do ex-marido de sua prima, o escrivão Meneses, no Rio de Janeiro, para estudar. Chiquinho como era apelidado o Meneses, agora era casado com Conceição, mulher reservada, considerada santa. O garoto que tinha se mudado para estudar, logo se acostumou com a rotina da casa, às dez horas da noite, todos na cama, às dez horas e trinta da noite, todos dormindo.
Uma vez na semana, Sr. Meneses dava uma desculpa de visitar o “Teatro”, mas na verdade saía para se encontrar com a amante. Todos sabiam, inclusive Conceição, que era submissa, e logo Nogueira descobriu também.
Na noite de natal, numa dessas que o escrivão resolveu sair de casa para sua visita noturna, Nogueira resolveu ficar na sala de estar aguardado o vizinho para ir à missa do galo. Nessa espera, enquanto todos dormiam ele ficou conversando com Conceição e nem viram o tempo passar. Assim, descobriu uma mulher muito interessante e a cada segundo de conversa a mais seu interesse aumentava, até que seu amigo bate à sua porta, chamando-o para a missa.
No dia seguinte tudo voltou ao normal, Conceição voltou ao que era, frustrou o garoto, sem sequer lembrar-se da conversa na noite anterior.
Na noite de ano novo, Nogueira volta à cidade natal não vendo mais Conceição e quando retorna ao Rio de Janeiro fica sabendo do falecimento de Meneses e que Conceição se casou com o juramentado do marido.
O conto é bem característico do estilo machadiano quando traça o diálogo entre Nogueira e Conceição de forte teor sensual e cheio de expectativas, ainda que escrito com muita sutileza, própria do autor.
Ana Paula Paim 05/04/2018minha estante
Sensualismo machadiano: detalhismo e obsessão. "Nunca pude entender a conversação que tive com uma senhora, há muitos anos, contava eu dezessete, ela trinta." Para um rapaz com dezessete anos foi difícil entender o comportamento de Dona Severina. Uma mulher resignada com as traições do marido, porém, durante a conversa com o jovem se mostra sensual num jogo de encanto, simpatia e enigma, cujo sentido foi incompreensível ou ambíguo. Deixando a possibilidade de várias leituras.

Brenno 2° M 25/03/2018

Resenha Missa do Galo
O conto Missa do Galo de Machado de Assis, conta a História de Dona Conceição é uma tipica mulher da época, recatada, voltada ao afazeres do lar e submissa ao marido Menezes. Ele sempre a traiu, e com o tempo ela já havia se acostumado com a situação, de que Menezes sempre dormia fora de casa e usava a mesma desculpa de que havia ido ao teatro. Dona Inácia, mãe de Conceição não gostava nem um pouco das escapadas do genro, ela tentava mante-lo em casa, mas nunca dava certo. Porém o conto é narrado por Nogueira com suas lembranças de quando ele era jovem e estava na casa do casal. Nogueira era primo da primeira esposa de Menezes, que o acolheu em sua casa, pois o mesmo precisava estudar na capital. Com a chegada das férias ele deveria retornar a sua cidade, porém resolveu prolongar a sua estadia pois queria ver a Missa do Galo. Nogueira combina com um vizinho de passar em sua casa para irem juntos a Missa do Galo, nesse espaço de tempo, Dona Inácia já estava em seus aposentos, Menezes estava no "teatro", e enquanto Nogueira esperava o vizinho, ele lia um livro ate que surge Dona Conceição e ambos começam a conversar, e ela que para Nogueira era apenas bonita tornou-se linda. A conversa estava tão boa, que ambos perderam a noção do tempo, mas foi interrompidos com as batidas na porta pelo vizinho que foi chamar Nogueira para Missa do galo, e assim termina o conto, gerando duvidas do que realmente significou aquela conversa entre Nogueira e Conceição. Este conto de Machado de Assis nos mostra a tipica família da época, em que a mulheres eram submissasa, os homens traiam e mesmo assim continuavam vivendo de aparências, hoje em dia ainda encontramos diversas mulheres que se encontram na mesma situação de Dona conceição, porém não faz nada para mudar isso.
Grace 08/04/2018minha estante

Amanda Macedo 24/03/2018

Resenha crítica- Amanda Macedo 2M
O personagem Sr. Nogueira que tinha 17 anos foi para o Rio de Janeiro estudar e se hospedou na casa do escrivão de Meneses e Conceição. O escrivão casado com Conceição tinha um caso com outra mulher que se encontrava pelo menos uma vez por semana, e isso não era novidade pra ninguém inclusive pra Conceição que sabia do seu adultério. Após a saída de Meneses, Nogueira esperava ansiosamente pela missa do galo lendo o seu livro para passar o tempo e dona Conceição começou a seduzi-lo, apesar da sua inexperiência notou as insinuações da mulher mas nada acontece entre eles naquela noite de Natal. No dia seguinte Conceição age como se nada tivesse acontecido e nunca se houve mais nenhuma conversa anormal entre eles. Anos depois Nogueira recebe a notícia de que Meneses tinha morrido e Conceição tinha se casado.
O final é meio inesperado e a linguagem do conto é bem complicado.

Grace 06/04/2018minha estante

Grace 06/04/2018minha estante

Antonio Guilherme 23/03/2018

Missa do galo
Segundo Machado de Assis o conto Missa do Galo tem foco narrativo em primeira pessoa, o narrador também é personagem. È um conto retrospectivo, pois o Sr. Nogueira já adulto
relatou um acontecimento do passado. O enredo se desenvolveu quando Sr. Nogueira tinha dezessete anos e morava na casa do escrivão Meneses, para estudar. Naquele ano, prolongou sua estada na Corte (Rio de Janeiro) a fim de assistir à Missa do Galo, apesar das férias já terem iniciado. O escrivão Meneses, mesmo casado com dona Conceição, uma santa, segundo o narrador, mantinha um caso extraconjugal com uma mulher separada do marido.

Léo.Castro 2J 20/03/2018

Missa do galo, um conto escrito por Machado de Assis que se passa em uma noite de natal no século XIX, o protagonista é um estudante de 17 anos chamado Nogueira​. Ele era um jovem do interior que estava estudando para entrar na universidade e com isso ele foi morar na casa dos parentes que se chamavam Menezes e Conceição no Rio de Janeiro. Na casa morava a mulher (Conceição), a mãe dela e duas escravas que sabiam que o marido (Menezes) tem uma amante. Na noite do dia 24, Nogueira resolve ficar acordado até tarde para ver a missa do galo que ocorria as 00:00. Todos haviam dormido e o Menezes saiu para encontrar a sua amante, de repente Conceição aparece na sala onde o jovem está e então ele começam a conversar, ao decorrer da conversa ele acaba se interessando por ela mas o vizinho o chama para a missa e eles se despedem. No dia seguinte tudo volta ao normal como era antes.
Léo Castro - 2º J

Railane Martins 20/03/2018

A missa do galo tem foco em primeira pessoa. É um conto que retrata coisas que aconteceu no passado. Fala sobre um menino de 17 anos que morava na casa de um escrivão. Esse escrivão mesmo casado encontrava com sua amante 1 vez por semana e todos da casa sabia na noite de natal foi uma das ocasiões suas frases ambíguas seduzia os estudantes ingênuos,nada explícito acontece com ele.
Ana Paula Paim 06/04/2018minha estante
Tanto na vida quanto nos livros, a verdade está sempre nas entrelinhas.

Luiza.Lima 18/03/2018

Esse conto que é narrado em primeira pessoa , aborda vários temas que é vivido pelo personagem Nogueira.
Trata-se de uma pessoa que possui comportamentos diferentes que causa uma contradição, também analisa o psicológico como é sempre abordado nos textos de Machado
fala do adultério e da falsidade.
Ana Paula Paim 06/04/2018minha estante
"Nunca pude entender a conversação que tive com uma senhora, há muitos anos, contava eu dezessete, ela trinta." Para um rapaz com dezessete anos foi difícil entender o comportamento de Dona Conceição. Esta sofre com resignação as traições do marido, porém, durante a conversa com o jovem se mostra sensual num jogo de encanto, simpatia e enigma, cujo sentido seja incompreensível ou ambíguo. Deixando a possibilidade de várias leituras!

Mariana.Souza 17/03/2018

Este conto de Machado de Assim, é relatado na 1ª pessoa, e ocorre como uma retrospectiva. Pois na história, o Senhor Nogueira já é adulto e fala de acontecimentos do passado. O rapaz aos 17 anos foi de Mangaratiba ao Rio de Janeiro para estudar e se hospedou na casa do escrivão Menezes. Naquele ano, mesmo já estando de férias, era época de Natal e ele acertou com o vizinho para irem assistir à Missa do Galo. Com medo de perder a hora, Nogueira prefere ficar lendo na sala. De repente, aparece Conceição, atual mulher de Menezes, esse que tinha um ?casamento aberto? pois mantinha relações extraconjugais, e todos na casa sabiam, inclusive Conceição. Uma vez por semana, Meneses encontrava-se com a amante. À noite de Natal foi uma dessas ocasiões. Começaram então a conversar sobre diversas coisas: missa do galo na roça, literatura etc. A conversa só termina quando o vizinho bate a porta, chamando Nogueira para a Missa. Nogueira conta no final que, no ano seguinte, o escrivão Meneses morre de apoplexia. Quanto à Conceição, casa novamente logo depois.

Mariana Souza - 2° J
Grace 20/03/2018minha estante

caliane 16/03/2018

missa de galo
O conto é apresentado em primeira pessoa, sendo que Nogueira narra a história a partir de seu ponto de vista, vários anos após o ocorrido. Neste conto, são visíveis as influências naturalistas: a preferência pelas descrições psicológicas em detrimento das físicas, a exploração da sexualidade, suas vontades escondidas e comportamentos que não são socialmente aceitos.
Grace 04/04/2018minha estante

Thamires 15/03/2018

Missa do galo
Missa do galo é um conto de
Machado de Assis, que não nos traz revelações surpreendentes , nesse conto, as características mais presentes em Machado de Assis tais como: o tema do adultério e, mais especialmente na personagem Conceição, a análise psicológica e a ambigüidade de comportamento , o naturalismo faz parte do romantismo, e esse romance é realista devido a fato de não conter um final alegre .A conversa inesperada e aparentemente superficial entre o narrador, um jovem de dezessete anos, e uma mulher casada é o tema dessa história na qual o autor através de um recorte nos mostra a solidão da mulher de seu tempo .O fato é que meses depois o marido de Conceição falece, e essa casa-se novamente com o seu testamentário. O conto é excelente !
Ana Paula Paim 05/04/2018minha estante
Recomendo uma nova leitura para compreender melhor o estilo machadiano: sutilezas, ironia e pessimismo.

Michelle Santos 15/03/2018

O conto é narrado em primeira pessoa o narrador relata um acontecimento em um período em que ainda possui apenas dezessete anos. Nogueira, estava hospedado na casa de Sr.Meneses um escrivão, este que foi casado primeiramente com uma das primas de Nogueira. Porém casou-se depois com Conceição, uma pessoa santa. Nogueira chamou Meneses para ir a missa do galo pela manhã Meneses vai ao encontro de sua amante e Nogueira passa a noite lendo um livro. Tarde da noite Conceição acorda e conversa com ele de forma diferente. Ela queria ter uma intimidade maior com Nogueira.