Raymond Chandler

Raymond Chandler Tom Williams

Resenhas - Raymond Chandler - Uma Vida

Literatura Policial 11/12/2014

Os segredos do noir
O ESCRITOR-ÍDOLO – Ler a biografia de um ídolo pode não ser uma boa ideia, a menos que você esteja preparado pra descobrir suas pisadas de bola e se decepcionar com historinhas que encontrar pelo caminho. É o que acontece com “Raymond Chandler: Uma vida”, a biografia de um dos mestres da literatura policial.

Raymond Chandler foi um dos autores que mais contribuiu para definir o gênero policial norte-americano (o outro foi Dashiell Hammett). Na biografia do pesquisador Tom Williams, o fã de Chandler descobrirá que ele começou a escrever meio que por acaso, e relativamente tarde. Embora sempre tenha alimentado pretensões literárias, seu primeiro trabalho sério e bem remunerado não tinha nada a ver com arte. Foi no ramo do petróleo, que era o negócio da vez em Los Angeles na década de 1920. Mas quando foi demitido da petroleira Dabney Oil, Chandler procurou modos alternativos de sobreviver em uma cidade que chamava mais atenção pela corrupção das instituições (retratada nos primeiros livros dele) do que pela referência cultural que viria a se tornar. Então passou a escrever contos policiais para as revistas pulp, publicações populares da época e que pagavam um centavo por palavra. Recebeu 180 dólares pelo primeiro conto, o pagamento mínimo, e se empolgou. Os contos de Dashiell Hammett e Erle Stanley Gardner já eram famosos, e ele pensou “por quê não?”.

Leia a resenha completa no site literaturapolicial.com

site: http://literaturapolicial.com/2014/12/09/raymond-chandler-uma-vida/