O Sexto Homem

O Sexto Homem David Baldacci

Resenhas - O Sexto Homem

Rose 13/10/2014

Não se assustem, mas sim, este é o 5º volume de uma série que tem como protagonistas a dupla Sean King e Michelle Maxwell. Acontece, que esta é uma daquelas séries que podemos ler fora de ordem que não afeta em nada o entendimento do livro. O livro tem começo, meio e fim, e que fim...
Sean e Michelle são ex agentes do Serviço Secreto Americano, e hoje trabalham como detetives particulares.

Eles foram contratados por Ted Bergin, um advogado que é ex-professor de Sean. Ted pediu para que eles investigassem e descobrissem evidências que pudessem comprovar a inocência de seu cliente Edgar Roy. Edgar foi acusado de matar e enterrar em seu celeiro 6 pessoas. Ele está preso em Cutter's Rock, um presídio de segurança máxima que fica na pequena cidade de Machias, no Maine. Na verdade, Cutter's Rock é um presídio manicômio. Roy está lá, pois após ser preso ficou em um estado catatônico, não tendo respondido a nenhum pergunta. Parece um robô, sem se mexer ou transmitir emoções.
A caminho de se encontrarem com Ted e Roy, ele acabam encontrando o corpo do advogado em uma estrada deserta e com um tiro na cabeça.
Este assassinado acaba sendo o início de uma grande e complexa caçada. Sem saberem de muita coisa, Sean e Michelle agora estão com dois casos aparentemente interligados entre si: o assassinado de Ted, e a prisão de Roy. O que estes casos tem em comum? Por que Ted, o advogado de Roy foi morto? E principalmente, por que um assassino aparentemente como qualquer outro está recebendo tanta atenção do FBI? O que existe por trás da história de Edgar Roy?
Com inúmeras perguntas sem respostas, e tendo que lidar com o jogo duro feito pelo FBI, Sean e Michelle começam a procurar por evidências que possam solucionar estes casos.
Nada é o que parece ser, e quanto mais eles procuram, mais suas vidas ficam em perigo. Edgar Roy com certeza não é um simples assassino, aliás, de simples, ele não tem nada.
Edgar Roy é na verdade tem uma "memória eidética", ou mais popularmente conhecida "memória fotográfica". Mas não é apenas isso, ele é capaz de usar quase 100% de seu cérebro, o que nós rele humanos usamos em torno de 10%! Ele não só não esquece nada, nadinha, como também tem uma capacidade absurda de resolver problemas, equações, enigmas...
Como toda esta capacidade, ele acaba sendo recrutado para trabalhar no secreto Projeto E. Um projeto de importância vital para as defesas americanas.
Tudo estaria indo muito bem, mas o Projeto E, seu criador Peter Bunting e por tabela Roy, acabam incomodando altos escalões do governo americano, que estariam descontentes em ficarem em segundo plano.

"Eu analiso, junto as peças importantes e faço meu relatório. Eles examinam cuidadosamente minhas conclusões, e então elas se tornam parte do plano de ação dos Estados Unidos em todas as frentes relevantes." (pág. 305)

Metidos até o pescoço, Sean e Michelle vão enfrentar inimigos poderosos para salvarem não só a vida de Roy, mas a deles mesmos. Provar a inocência de Roy e a única forma de todos saírem vivos desta trama recheada de traições, jogo de poder e segredos que as agências governamentais dos EUA tentam esconder.
Ufa! Foi isso o que senti quando terminei de ler este livro maravilhoso! David criou um enredo que não nos deixa nem piscar. Mocinhos e Bandidos estão divididos por uma tênue linha e o leitor é apenas mais um refém desta história cheia de reviravoltas e recheada de mortes.

"Sabe, você deveria escolher melhor os seus amigos aqui dentro. As alianças erradas podem metê-la em encrencas." (pág.147)

Vale ressaltar que esta dupla de detetives é ótima. Um completa o outro. Michelle é uma mulher como poucas. Adora armas e é boa, mas muito boa no que faz. Não queiram entrar em uma luta corpo a corpo com ela, será mortal para vocês. Eles são muito mais que parceiros, pois existe um relacionamento ainda não totalmente definido entre eles.
Que é fã de um enredo policial, não pode deixar de ler este livro.

site: http://fabricadosconvites.blogspot.com.br/
Cinthia 15/10/2014minha estante
Gostei tanto para saber mais desse personagem que tem memória eidética. Queria saber sobre o desenvolvimento dele. Parece ser um livro muito bom.

Vitória 08/11/2014minha estante
Rose :]
Olha, quando vi esse livro pela primeira vez nem cheguei a ler a sinopse porque tinha odiado essa capa, e ele não me chamou a atenção. Essa é a primeira resenha que leio dele, e não sabia que seria um livro tão interessante. Adoro livros policiais, e esse parece ser daqueles que te prendem com um certo mistério do começo ao fim. Eu realmente gostei bastante, e vou procura-lo pra ler o mais rápido possível..
Beijos !

Márcia Naur 18/01/2015minha estante
Rose! Você qual a sequência dos livros dessa dupla?

Clarice.Castanhola 17/05/2015minha estante
Realmente vejo muitos elogios ao Baldacci, e você acabou de me "obrigar" a ler esse livro em especial. rssrsrs Fiquei super curiosa. Ótima resenha.

Marcio 04/02/2019minha estante
Realmente cada livro tem sua própria historia e não depende da leitura do livro anterior da serie para o pleno entendimento. Porem....
O Baldacci vai construindo A michelle e San ao longo dos livros, e para isso é interessante ler desde o primeiro, já que pequenos desenvolvimentos vão ocorrendo entre eles ao longo dos livros. Ei li por primeiro o quarto livre, e acontece algo ali que sem a leitura previa dos outros eu não compreendi plenamente o que levou a este acontecimento. Obvio que se deduz, porem não "vemos" esse desenvolvimento. Assim recomendo sim a leitura na ordem, para quem gosta de pegar essas "nuances", conhecer o surgimento e acompanhar o amadurecimento da dupla. Uma pena que só há dois em português, o que obriga a desenferrujar o inglês.

Por uma Fração de Segundo (2003)
O Jogo das Horas (2004)
Gênios do Poder (2007)
Traição em Família (2009)
O Sexto Homem (2011)
King and Maxwell (2013)

Laritza 05/04/2022minha estante
Por favor me diz como se eles acabam juntos no último livro, se é que tem um último livro!

Helmer 05/12/2021

Maravilhooosaaaaa leitura.
Amo o David, escrita boa, história melhor ainda.
A cada capítulo eu "encontrava um suspeito" e no final me surpreendi. Hahah!
Feliz que a Michelle ficou boa. Ela e o Sean formam um lindo casal.
O programa E trouxe à tona muitos suspeitos e no final quem nao era nem de perto um perigo, se tornou um.
Super indico o livro.?

Greice Negrini 13/10/2014

Uma grande estratégia de inteligência!
Saber que um país possui muitas estratégias para poder tranquilizar os cidadãos e trazer a segurança é altamente benéfico para todos. O problema é quando muitas organizações dentro desta nação desejam ardentemente poder unir esforços com programas em prol de muito dinheiro. E é isto que Bunting criou: um sistema de inteligência capaz de criar relatórios rápidos e totalmente eficientes. Mas para isto é necessário pessoas com um potencial gigantesco até então somente encontrado até um nível, o cinco.

Edgar Roy é um homem com memória eidética. Consegue registrar tudo que está a sua volta. Números, imagens, cores. Não esquece nada nunca. Seu cérebro é como um computador girando e registrando todas as informações 24 horas. Sem esforço nenhum, Edgar consegue estabelecer um padrão perfeito entre diversos fatos colocados em sua frente.

E foi assim que Bunting conseguiu colocar a sua empresa no topo da cadeia da segurança dos Estados Unidos. Edgar Roy não era um mero e-cinco, do programa E, agora era muito mais do isso, era um e-seis, o único encontrado. Roy analisava dados colocados em uma parede. Dados do mundo todo e fazia um relatório onde compartilhava informações úteis para proteger toda a nação. Até o dia em que foi encontrado ao lado de seis corpos dentro de seu próprio celeiro, com uma pá nas mãos. Assim foi diretamente para Cutter's Rock, a maior prisão federal de segurança máxima do Maine.

Sean King e Michelle Maxwell foram chamados pelo advogado de Edgar para participar da investigação. Edgar se dizia inocente e era preciso provar algo quase impossível. Mas no momento em que os três iriam se encontrar, o advogado foi encontrado morto. Aos poucos, as principais pessoas envolvidas no caso vão sendo assassinadas.

Agora resta aos dois investigadores proteger a advogada substituta do caso e encontrar quem está tramando o maior assassinato em massa do caso que não deseja de forma nenhuma que o programa E volte a funcionar. Se Edgar conseguir sair vivo, será o fim de muitas pessoas.

O que falo sobre o livro:

Primeiro vamos falar sobre a capa. A capa nacional fica ligada ao contexto do livro, já que Edgar Roy está preso em uma cadeia federal. E até demorei um pouco para me "ligar" ao fato do título que dizia o Sexto Homem. Totalmente coerente. Porém se for analisar no contexto geral, a primeira capa acima fica muito mais real na ideia de que Edgar Roy é um analista em um programa para a inteligência dos Estados Unidos. É como se ele estivesse olhando diretamente para a parede e tem até os óculos que ele usa e que é citado algumas vezes no livro. Muito bom!

Em segundo, eu nunca havia lido um livro de David Baldacci. Sempre me joguei em suspenses de James Patterson, Harlan Coben e outros, mas nunca de David. E me arrependi de nunca ter tentado antes. Na verdade eu nem o conhecia. Ainda bem que a vida sempre traz boas surpresas porque este livro, caro leitor, é uma grande e maravilhosa surpresa.

Quando eu penso em livros policiais eu quero ter uma história que não me faça chegar na página 120 e já ter conseguido imaginar quem é o vilão da história. E é exatamente isto que o livro faz. Em diversos momento coloquei um suspeito ou outro na minha lista e logo ficava na dúvida se estava certa ou não.

Os personagens de Sean King e Michelle Maxwell são muito bons em explorar as pistas e colocar mais lenha na fogueira, de forma que o conhecimento da profissão deles e a busca pelo perfeccionismo do autor fazem com que a narrativa seja ótima. Há trechos em que descrições detalhadas sobre armas, locais, funções de investigadores me fizeram acreditar ainda mais na história.

Conforme personagens iam sumindo e dando espaço a outros, a teia criada vai se enrolando cada vez mais e a trama se torna inebriante. Os capítulos são diversificados entre personagens e a leitura não é chata ou maçante, pelo contrário, eu fiquei muito empolgada. As letras são menores e isso foi a única coisa que achei ruim, porque parece que a leitura demora um pouco mais.

E o que foi o final? Aliás, quando eu achei que havia finalizado, o autor joga mais álcool e incendeia de vez a leitura. Pode ter certeza de que você não vai saber de nada até a última página e vai perceber que foi levado por uma leitura empolgante e criativa de David Baldacci. Se você não é fã, provavelmente vai se tornar após esta leitura.

site: www.amigasemulheres.com
Glauci 18/06/2015minha estante
Faço de TODAS AS SUAS PALAVRAS, as minhas palavras! rss ... ótima resenha para um livro FABULOSO! também foi o primeiro livro que eu li desse autor.

Eduardo 24/10/2014

O Sexto Homem
Meu primeiro livro do autor, conquistou mais um fã, livro bom trama bem escrita. Muita acao a todo tempo, o livro nao para vc precisar ler todo de uma vez!!! Avaliaria com 10 estrelas, porem so e permito 5 entao 5 estrelas.
Gabs 30/08/2020minha estante
Não consigo entender como esse autor não é super famoso... a escrita é impecável

Eduardo 31/08/2020minha estante
É maravilhoso, sempre procuro por obras dele

Poly 11/11/2014

Eu nunca tinha lido nada do David Baldacci e estava curiosa com a leitura, pois muita gente me falou bem dele, então quando surgiu a oportunidade de ler, eu a abracei com força.
O prólogo do livro mostra como funciona um programa de segurança americano, com imagens do mundo inteiro se passando em uma tela, chamada de parede e antes mesmo de começar o primeiro capítulo e entrar na história de fato, um homem é assassinado.

Nada.
Que era exatamente o que eles tinham agora.
P. 50

Nove meses depois, acontece o primeiro capítulo da história. Sean King e Michelle Maxwell estão desembarcando de um avião em Portland para se encontrarem com o advogado Ted Bergins, ex professor de Sean e patrono de Edgar Roy. Sean e Michelle alugam um carro e partem em direção à cidade de Machias, onde fica o presídio em que está Edgar e a pousada onde ficarão e se encontrarão com o advogado. Mas esse encontro não acontece. Na estrada, à caminho da pousada, Sean e Michelle encontram um carro parado e se surpreendem ao verem que na direção do veículo está o advogado Ted Bergins morto. Assassinado com um tiro à queima roupa.
Eles então informaram à polícia do ocorrido e começaram a investigar paralelamente o que tinha acontecido.

Era do FBI. Um pedido de informação a Ted Bergins sobre o fato de ele representar Edgar Roy. Quando Michelle viu quem assinara a carta, tomou um susto.
P. 94

Muita coisa estava estranha na história: Edgar Roy era um funcionário da receita quando foi preso, em sua fazenda. A polícia recebeu uma denúncia anônima de que haveriam 6 corpos no lugar e quando chegaram lá encontraram Roy sujo de terra e com uma pá na mão. Após a prisão, o crime foi considerado federal e o FBI tomou parte das investigações. Além disso, ele foi levado para um presídio federal de segurança máxima para presos com problemas mentais.
Se ele era um cidadão comum, por que o FBI se interessaria pelo caso?
Outra coisa que não fazia sentido na história era o fato de Ted Bergins estar representando o suspeito. Desde que foi preso, Edgar Roy não se comunicou mais com ninguém, ele simplesmente se perdeu em sua mente e não soltou mais nenhuma palavra. Pessoalmente ele não tinha como requerer a ajuda de um advogado e pelo o que constava nos relatórios do escritório ninguém mais tinha feito este contato e assinado uma procuração e nem parecia que o advogado tinha procurado aquele suspeito em especial para representar.
Além disso, havia o mistério da morte do advogado, por que alguém queria acabar com a vida dele?

- A vida não é justa, Michelle. Nós dois sabemos disso. Vivenciamos isso com muita frequência para pensar de forma diferente.
P. 114

A cada página do livro uma nova questão é apresentada e parece não haver nenhuma resposta para tantos acontecimentos e o prólogo também parece não ter sentido nenhum com os outros capítulos. É um desses livros que não conseguimos largar. Queremos ler o próximo capítulo rapidamente pois o atual deixou uma questão essencial que precisamos saber ou morreremos de tanta curiosidade. Mas ao invés de respostas, encontramos mais perguntas.

- Fiz meu papel de advogado. Obviamente os advogados são assustadores para caramba.
P. 166

Eu não estava muito bem na semana que iniciei a leitura, então no meio da aula de francês da faculdade fiquei lendo o livro e quase dei um grito no meio da sala porque aconteceu uma morte bem inesperada. E eu fiquei em choque. E sério, depois de George R.R. Martin nunca vi tantas pessoas morrerem em um livro assim.
E depois de ver que a vida de nenhum personagem é importante eu ficava com mais medo de virar a página e encontrar mais sangue derramado (o que foi ótimo porque minha curiosidade não me deixava parar de ler, mesmo com medo).

E quando a pressão aumentasse, irromperia como um foguete. E esse exato momento decidiria os vencedores e os perdedores. Sempre fora assim.
P. 183

Sim, no fim do livro o prólogo faz sentido as peças são encaixadas, mas até ler a última linha não tem nada resolvido e paz e tranquilidade passam longe.
Gostei da capa, mostra apenas um olho dentro de uma cela fechada, retratou bem a história, sem soltar nada do que ela é.
O miolo é o convencional da editora Arqueiro, sem detalhes e com um capítulo seguido do outro, sem iniciar em uma nova página.
Quando os livros são bons e cheios de ação como esse, eu nem ligo dos capítulos iniciarem na página em que o anterior termina porque eu não tenho nem tempo de reparar nesses detalhes. Mas minha preferência continua sendo por livros com capítulos iniciados (sempre) na página da direita.
Quem gosta de thrillers e muita ação não pode perder esse livro. E após terminar a leitura eu fiquei morrendo de vontade de ler outros com a Michelle e o Sean como investigadores.

site: http://polypop.net/livro-o-sexto-homem/

Laritza 05/04/2022

SIMPLESMENTE PERFEITO!
Que livro é esseee?!?!
Merecia virar um filme ou uma série!
Meu primeiro contato com David Baldacci e já amei!!!
Um suspense policial muito intrigante e envolvente, personagens bem escritos, complexos e reais.
Houveram momentos que as descrições das cenas, emoções e pensamentos eram desnecessariamente detalhadas, deixando alguns trechos um pouco prolixos, mas entendi a intenção do autor e são poucas páginas, nada que realmente faça diferença na qualidade do livro.
Em muitos momento me senti sem ar, com raiva, nervosa e até chorei mais pro fim do livro. Nem sei dizer quando foi a última vez que lí um livro de ficção que fosse tão completo, tão bem escrito e tão real!
Se você curte séries e/ou filmes como Bones, Arquivo X (fica de boas que não tem aliens no livro), C.B.Strike, FBI, Banshee, 007, Salt e outros sobre Crimes de inteligência envolvendo o FBI, com certeza vai amar "O Sexto Homem"!

Com certeza vou ler mais coisas de David Baldacci, que passei a admirar não só pela escrita, mas também pela maneira como fez seus agradecimentos neste título.

Letícia 19/10/2014

Um brinde às reviravoltas!
David Baldacci consegue capturar o leitor já na primeiras páginas e através de grandes reviravoltas, mostra que com até mesmo o serviço de segurança do país não se pode estar totalmente seguro.
O livro se inicia com a incriminação por assassinato de Edgar Roy, ao que tudo indica um simples funcionário da Receita Federal, mas que foi preso em uma das melhores senão melhor prisão anti-fuga dos EUA, Cutter's Rock. Sean King e Michelle Maxwell, entram em jogo quando o advogado Ted Bergin, antigo amigo de Sean, os contrata para ajudar nas investigações.

O que Sean e Michelle não podiam imaginar era que o encontro deles com Bergin seria antecipado, mas com apenas o corpo sem vida do mesmo. Sean fica com um sentimento de que deve descobrir quem assassinou seu amigo, ele e Michelle decidem então investigar o caso e logo descobrem que a morte de Bergin tem haver com o seu cliente Edgar Roy.

Sean e Michelle percebem logo que Edgar Roy não pode ser um simples funcionário do Estado, descobrem então uma pista que os levará a desvendar o segredo por trás da prisão de Roy. Ele tem um super cérebro e trabalha na empresa do grande nome da tecnologia Peter Buting, no Programa -E, onde todas as informações coletadas pelos EUA e por países aliados são levadas para análise e contenção de risco de terrorismo, isso que é conhecido como Parede. Roy tem um cérebro tão incrível que ele simplesmente não conhece se esquecer de nada, tem apenas um lapso de memória, qualquer outra pessoa não conseguiria trabalhar na Parede, não com a rapidez e inteligência de Roy.

A dupla Sean e Michelle se veem então em meio a inúmeros assassinatos, alguns sem sentido, onde não podem confiar totalmente em ninguém, ao que tudo indica as pessoas poderosas do governo estão totalmente envolvidas e para essas pessoas o que mais importa é dinheiro ou status social, não a segurança do país.

Prepara-se para incríveis reviravoltas e desconfie de todos, porque em "O Sexto Homem", não se pode confiar em ninguém.

Elis 10/11/2014

Uma rede bem montada para derrubar um ponto de segurança do governo, o título jamais são meras palavras, por isso aqui vemos a morte desenfreada de diversas pessoas, sem um culpado ou melhor, um culpado muito evidente. Quem quer derrubar a parede, uma rede de informações administrada por uma pessoa inteligente além da normalidade? Em quem se pode confiar? Sean e Michelle, querem descobri quem matou o advogado, Ted Bergin, que contratou a dupla de investigadores para ajudar Edgar Roy, acusado de matar seis pessoas e enterrar em seu próprio celeiro. Mas é tudo óbvio em demasia, e o Sr. Roy não pode ajudar, já que está com problemas psicológicos e está trancado em Cutters Rock, sem conseguir se comunicar com ninguém.

Conforme as pessoas importantes vão sendo apagadas, as coisas ficam perigosas, afinal quem é a pessoa por trás de tantas mortes e o que a motiva. Adentrando as páginas desse suspense, ficamos a todo momento tentado descobrir o que realmente aconteceu. David Baldacci, vai nos mostrando eventos que provam algumas inocências, mas o problema é como provar elas ao governo.

Até onde os poderosos irão para garantir a maior fatia do bolo. Nessas páginas conhecemos a adrenalina de cada surpresa encontrada no caminho. O autor nos detalha a parte da ação sem nos deixar cansados, nos mostra como a cena se desenvolve como se estivessemos diante de uma tela no cinema. E como torcemos para os mocinhos conseguirem seus feitos. Me impressionei com a escrita do autor e espero ler mais livros dele. No entanto esse livro é o quinto de uma série, se não me engano, mesmo podendo ler fora da ordem, o bom é sempre saber como tudo começa.

Leitura rápida que nos enlaça na teia de mistério e ação. Encontrei alguns erros ortográficos, mas nada que atrapalhe o entendimento. Se recomendo a leitura??? Não entendo porque você ainda não começou.

site: http://amagiareal.blogspot.com.br/

Marla 09/05/2015

Resenha: O Sexto Homem - David Baldacci // Sean King & Michelle Maxwell - Livro 05
Sean King e Michelle Maxwell são ex - agentes do serviço secreto americano que atualmente trabalham como investigadores particulares. Quando o advogado Ted Bergin, um velho amigo pede sua ajuda em um caso, Sean, na companhia de Michelle prontamente aceita ajudá-lo. O único problema e que Ted acaba morto antes de ter oportunidade de falar com eles sobre seu cliente Edgar Roy.

Decididos a descobrir por que Ted fora assinado, Sean e Michelle decidem continuar no caso de Edgar um rapaz aparentemente comum que trabalhava na Receita Federal até ser preso por assassinato (A polícia havia encontrado restos de seis pessoas em seu celeiro), ele acabou sendo enviado para Cutter’s Rock uma penitenciaria federal de segurança máxima no Maine.

Instigados pelo interesse do FBI por Edgar e sem imaginar que o jovem que possui uma mente brilhante, estar envolvido em um projeto, chamado Programa E, que é altamente secreto dirigido por Peter Bunting, um empresário talentoso que conseguiu galgar seu espaço entre os poderosos, porém durante o trajeto fez alguns inimigos, que fazem parte do alto escalão do governo americano, que no momento desejam sua queda.

"Pode ser a polícia. Pode ser o FBI. Nesse caso, por que eles não anunciaram sua presença? Talvez pensem que sou um ladrão. E se eu me revelar e não for a polícia? Esta é a clássica situação em que se correr o bicho pega e se ficar o bicho come."

Uma das perguntas que ficam no ar é: Será que a morte de Ted Bergin tem algo a ver com o Programa E? Entre assassinatos, traições, manipulações, espionagens e muita ação, Sean e Michelle, enfrentam muitos perigos e uma corrida contra o tempo para trazer a verdade à torna.

Eu já conhecia o autor pelo nome, mas ainda não havia lido nenhum de seus livros, então solicitei o livro porque fiquei curiosa tanto pelo título, quanto pela sinopse e felizmente ele valeu a pena. Para quem não sabe sou fã de tramas policiais, porém acabo não lendo tantos livros quanto gostaria e acabo ficando apenas com as séries televisivas e filmes, mas O Sexto Homem conseguiu me surpreender e conquistar, com sua trama ágil e com personagens interessantes, principalmente o casal de protagonistas, além disso, o autor conseguiu fazer com que eu desconfiasse de todos e revelou o principal vilão digamos assim apenas no final.

Sean e Michelle são um casal bem interessante, pois apesar de ficar evidente o quanto um e importante para o outro, o autor acaba não focando tanto na parte romântica e sim na investigativa, então não esperem cenas sensuais e nem beijos, pois o livro e totalmente focado na trama para descobrir se Edgar é ou não culpado e quais mistérios estão envolvidos na morte de seu advogado.

Enfim a leitura de O Sexto Homem, foi mais do que positiva, foi surpreendente, pois o autor vai revelado os mistérios aos poucos sem falar que sua escrita em terceira pessoa e totalmente envolvente, então sem dúvida eu recomendo o livro, para quem gosta de tramas policiais e para aqueles que querem embarcar nesse gênero pela primeira vez.

Resenha Postada no blog: Louca por Romances no dia 27 /10/2014

site: http://loucaporromances.blogspot.com.br/2014/10/resenha-o-sexto-homem-david-baldacci.html

Italo Alves 20/06/2015

O Sexto Homem, David Baldacci
Sean King e Michelle Maxwell, agora detetives particulares, são ex-agentes do Serviço Secreto dos EUA. Eles foram contratados pelo antigo professor de Direito de Sean, Ted Bergin, para ajudá-lo no caso de Edgar Roy, um funcionário da Receita Federal. O mesmo é acusado de matar seis pessoas e enterrá-los no quintal de casa. No entanto, quando os dois detetives vão ao encontro de Bergin acabam encontrando-o morto no meio de uma estrada no estado do Maine. A partir daí eles descobrem que o caso de Roy tem muito mais coisas a ser desvendadas.

O livro "O Sexto Homem" foi o primeiro exemplar que eu li do autor David Baldacci e é o quinto da série "Sean King e Michelle Maxwell". Quando li a sinopse logo me interessei porque é um dos meus gêneros favoritos e não me decepcionei com a leitura.
Ao longo da história King e Maxwell vão reunindo provas que levam a crer que Edgar Roy é inocente. Contudo, o caso fica cada vez mais complicado quando mais mortes começam acontecer, incluindo um agente do FBI. Logo depois com ajuda da misteriosa Kelly Paul, a meia-irmã de Edgar, eles descobrem que o réu não é um simples funcionário da Receita Federal e sim uma peça fundamental de um sistema de inteligência privado fornecido ao Governo dos Estados Unidos chamado Programa E. Considerado o "Analista", Edgar tem uma mente única, capaz de reunir muitas informações do que qualquer outra pessoa.

Com uma mistura de conspiração, ação e até mesmo humor, David Baldacci reúne no livro todos os elementos de um bom romance policial. A interação dos personagens principais foi outro ponto positivo do livro. Sean King e Michelle Maxwell são parecidos e ao mesmo tempo muitos distintos o que faz levar o leitor a ficar mais curioso com o que vai acontecer a seguir.
Porém, com o lado positivo vem o lado negativo. Eu gosto de detalhes, tudo muito bem explicado e isso foi um ponto que faltou, tanto com os personagens como na história em si. Um exemplo é a personagem Kelly Paul que não teve um esclarecimento muito definido. Como a personagem, o autor foi evasivo nesse requisito. Mas fora isso, eu gostei bastante do livro pela história, o gênero e o tema abordado, Vou continuar acompanhando o trabalho do sr. Baldacci e ver se ele pode me surpreender mais ainda.

Dani Magalhaes 15/04/2016

O sexto homem
Sean King e Michelle Maxwell, se unem mais uma vez para desvendar o assassinato de um amigo de Sean. Neste livro o autor descreve uma parte da inteligência americana conhecida como "a parede", onde somente poucas pessoas são capazes de atingir o padrão necessário para manipular as informações ali recebidas. A partir daí, ocorre uma série de assassinatos que leva o casal a mais uma surpreendente investigação, com um final inimaginável.

Bia 23/03/2023

Amo meus pais michelle e sean
Ta para nascer casal melhor e mais bem construido q eles e sim o foco do livro é ser um suspense policial mas a cumplicidade entre esses parceiros rouba a cena

Vivendo a Vida 16/10/2016

O sexto homem
Um suspense envolvendo pessoas extremamente dotadas de inteligência, mortes e um desfecho surpreendente

Jansen 18/10/2016

O problema de se analisar o grande volume de inofrmações de segurança
Muito bom. Mostra como os serviços de inteligência estão tendo dificuldades em produzir análises corretas para a tomada de decisão relativa à segurança. A principal razão é a imensa quantidade de dados que tendem a crescer progressivamente. Enquanto antigamente era a falta de informações, hoje a quantidade muito grande de informações é que atrapalha. Dai a necessidade de pessoas, especiais, para ter a capacidade de analisar rapidamente essas informações.
Empresas ligadas à segurança brigam por encontrar softwares e pessoas adequadas para disputar os bilhões de dólares que o governo americano despende com o assunto. O livro trata da disputa de duas empresas e da participação de órgão governamental pouco honesto.