Primavera Eterna

Primavera Eterna Paula Abreu

Resenhas - Primavera Eterna

Cida Zientarski 05/07/2022

Eternal Spring
O livro nos conta a história de Maia, uma publicitária que tem um bom emprego e um namoro que parece se encaminhar para o casamento.

Maia é pega de surpresa pelos próprios pensamentos quando, ao imaginar seu futuro, enxerga como seus filhos crianças loirinhas que, em nenhum detalhe se parecem com seu namorado.

Quando tenta se recordar de quem são (ou com quem se parecem) aqueles olhos e cor de cabelos de seus possíveis "futuros filhos", apenas uma pessoa lhe vem em mente: Diogo, seu primeiro amor, que aconteceu quando tinha 12 anos de idade.

Então, a personagem nos presenteia com detalhes de sua infância no interior e de como seu coração bateu forte ao conhecer Diogo e, claro, como sofreu quando tiveram de se separar.

É quando essas lembranças tomam conta de sua vida e Maia faz a maior loucura de sua vida: precisa reencontrar Diogo.

Em todas as loucuras, medos e angústias da personagem, a autora faz com que o leitor recorde de sua infância, adolescência e possa analisar as suas escolhas, bem como Maia fez.

E, claro, nos faz perceber que o passar inevitável das horas, dos dias e dos anos modifica as pessoas para sempre, de modo que a lembrança daquele amor do passado é muito diferente do que ele pode ser na realidade.

Recomendo a leitura a quem gosta de livros leves, com uma dose de romance e ótimas reflexões sobre o amor, a vida e as nossas percepções sobre eles.
Milena 24/08/2022minha estante
Pode me dizer como finaliza o livro? Eu peguei pra ler na escola, mas a partir da página 109 as paginas foram arrancadas e não tenho como comprar o livro agora, mas quero muito saber como ele acaba..

darci jones and the six 07/01/2022

Foi minha segunda tentativa de ler o livro. Tentei ler há uns anos mas acabei abandonando porque tinha achado chato. Esse ano decidi dar outra chance e que bom que o fiz.
A leitura é bem gostosinha, tranquila. Mostra um amor de infância, aquele primeiro amor. ?É o primeiro amor que nos move por toda a vida??
Primeiro, achei bem louco da Maia ir atrás do Diogo lá em NY. Já comecei a gostar daí. O livro é nesse encontro deles, com algumas lembranças de quando eles eram criança.
Eu gostei da história. Quando somos mais novos, imaginamos como seremos no futuro. Nós temos aquela expectativa, aquela imagem de como a vida vai ser. Querendo ou não, acabamos imaginando como será o futuro das outras pessoas a nossa volta. As vezes essa expectativa pode ser alcançada, mas as vezes, na maioria das vezes, ela muda completamente. Gostei de como a autora mostrou isso no livro.
Gostei do romance mas só queria que o final tivesse sido diferente. É um bom livro, a leitura é rápida e tranquila.

Greice Negrini 30/09/2014

Mais do que uma Primavera!
Maia tinha doze anos quando costumava ir para o interior do Rio de Janeiro nos finais de semana com seus pais. Como sua família acabou herdando uma grande casa por lá, Maia acreditava que poder imaginar-se em uma casa gigante lhe garantiria o mesmo glamour que suas colegas de colégio, que vivam se exibindo em roupas chiques, carros de luxo e festinhas infantis moderninhas. A verdade é que a casa era somente um refúgio e aos poucos Maia foi vendo que tudo não passava de um lugar para brincadeiras e muita diversão, onde fazia amigos e se divertia muito.

Mas um dia algo mudou. Um dia, alguém novo apareceu. Um menino lindo, com alhos azuis marcantes e um cabelo loiro fez com que Maia percebesse que a paixão existia. Seria isso o amor à primeira vista? A partir daquele momento, uma amizade longa e verdadeira se criou e cada vez que precisava voltar para casa e contar os dias para o próximo final de semana para encontrar Diogo era um sufoco. Até o dia em que ele fora embora. Embora para longe. Embora para os Estados Unidos.

Então o mundo perdeu a cor para Maia. Milhares de cartas enviadas pelo correio nunca tiveram resposta e uma ligação sequer soou em sua casa.

Assim, depois de muitos anos, Maia seguira sua vida como uma publicitária de muito sucesso e conquistava tudo que queria. Menos o amor. Tinha namorado, claro, mas não era quem ela desejava ao seu lado. Ela precisava colocar tudo isso em pratos limpos antes que fosse tarde demais.

Um avião, uma mala, um coração apertado. Assim Maia partiu, treze anos após ter sido deixada por Diogo no Rio de Janeiro, para Nova Iorque em busca da sua grande verdade: seria este seu grande amor? Ela já sabia a resposta, só precisava saber agora como conquistá-lo.

O que falo sobre o livro?

Que livro doce! Não, acho que esta não será a única palavra utilizada como elogio. Impossível utilizar somente esta característica para tanto talento em palavras. Um livro alegre, divertido, emocionante e apaixonante. Ah, agora sim! Quando li a sinopse e vi o estilo da capa levei ao pensamento que seria algo bobo ou muito curto para uma história com algum desprendimento ou até para apego de personagem. Não havia sequer lido algo sobre a autora. Como sou ignorante em muitos casos. Este é um deles.

Paula Abreu é graciosa. Eu já dei risadas no início do livro quando ela demonstra uma personagem ansiosa e não muito confiante com sua aparência, mesmo que seja uma profissional que derrube qualquer barreira. O estilo da narrativa é tão natura que parecia estar falando com uma amiga minha e ela, contando uma aventura romântica. Os detalhes são hilários e até mesmo um pequeno sorriso é capaz de ser captado pela autora através de outro personagem, fazendo a história ficar mais forte.

A forma da descrição da infância de Maia, as brincadeiras, os amigos e tudo mais me fez lembrar como era quando eu era novinha e tinha o mesmo jeito de interpretar as coisas. Como tudo parecia tão simples e divertido. Tem momentos em que eu pensava: "Nossa, era assim mesmo!". E então quando ela relata a adolescência e os relacionamentos eu acredito que ela conheça muito do mundo feminino, pois é tudo tão parecido comigo e com minhas amigas.

Mas o melhor é a ideia principal. É como o início, o meio e o fim se encontram de forma perfeita, com um estilo nada piegas e tão sólido que me fez apaixonar querendo mais. Poxa, porque um livro tão curto? Porque a história talvez não pudesse ter outro final senão não poderia ser tão magnífico.

Diogo adulto é tão garoto e adulto ao mesmo tempo. Sonhar não custa nada e desejar os entremeios dos personagens foi o que mais fiz lendo o livro. Já li livros curtos e que realmente matavam uma história sendo chatos, com diálogos infantis e curtos e acredite, este não tem nada disso.

É uma bela lição de que podem passam anos, mas nem sempre podemos resolver certas questões e quando o coração chama é melhor ir atrás da verdade.

site: www.amigasemulheres.com

Isa 02/04/2022

Sei lá
Não gostei nem desgostei, achei apático. A premissa até que é boa, mas achei o assunto abordado mal desenvolvido.

Isabelle 18/02/2023

Primavera Eterna
Maia é uma menina que aos 12 anos, se apaixonou por Diogo, mas à 10 anos atrás ele acabou se mudando para os Estados Unidos. Maia lembro-se dele pois começou a pensar em como seria a sua vida no futuro, se casar, ter filhos e ela só imaginava tudo isso acontecendo com Diogo. Maia decide ir em busca dele para saber se é o primeiro amor que nos move por toda a vida.

É um livro muito gostosinho de ler, tipo para aquecer o coração e traz várias reflexões para nos fazer pensar...

Caroline759 11/11/2020

100% surpresa
Eu tenho esse livro há anos e já tinha tentado ler ele umas 2 vezes, mas não tinha conseguido. Então essa semana eu estava pensando em me desfazer dele e resolvi dar mais uma chance, e ainda bem que eu fiz isso.
A história é totalmente diferente do que eu estava esperando e eu fiquei muito triste com isso, mas isso não quer dizer que a história não seja boa, ela só não terminou do jeito que eu queria kkkk
Adorei a jornada de auto conhecimento que a Maia teve e o final do livro me deu uma sensação que daqui pra frente daria tudo certo e isso aqueceu meu coração.

Iasmim.Almeida 29/08/2020

O que move a sua vida?
É o primeiro amor que nos move por toda a vida? Este é o enigma que impulsionou a busca por respostas e levou Maia a se aventurar rumo ao desconhecido, a destino já  conhecido. As lembranças bonitas de seu primeiro amor, as incertezas e a ilusão guiaram Maia até Nova York, a Diogo, e a realidade. Maia passou os últimos 13 anos de sua vida, imaginando como as coisas seriam se o seu primeiro amor tivesse tido tempo para amadurecer e florescer. Estas conjecturas dissociaram Maia de si mesma, e na busca incessante por seu amor de infância, Maia encontrou não apenas as respostas ao seu enigma, mas encontrou a si mesma, a menina de 12 anos que outrora conhecerá tão intimamente, mas que de alguma forma, havia se perdido no tempo. Diego, ao representar seu passado, e evocar uma época na qual Maia se permitira sonhar, transporta-a de volta a sua infância e a resgata de uma forma sensível e decisiva e a trás de volta ao presente; a realidade. Uma busca motivada por amor, ainda que a ilusão dele, tornou-se uma busca por autoconhecimento, e a descoberta de quem de fato Maia foi/é. Esta descoberta, mudou para sempre a vida de Maia, assim como, mudaria também a de Diogo. Ela sempre amaria Diogo, e tudo que ele representou em sua infância, mas finalmente ela compreendeu que este amor relacionava-se mais a quem ela era quando o conheceu. E era essa, a sua versão infantil - sua versão pura, sem máculas e implicações da sociedade sobre as decisões mais importantes de sua vida e suas escolhas- com suas aspirações e sonhos outrora sonhados que Maia desejava ser e viver.

Anne208 29/01/2020

O cenário e o sentimentos proferidos pela personagem flui de forma tão leve e tão fácil de imaginar que a leitura prossegue de forma muito agradável e com vontade de ler mais. O melhor de tudo é que o livro traz consigo lições preciosas

Telma 08/10/2014

Uma Primavera "mais ou menos"...
Queridões,

Esse livro é rápido de ler e mais me pareceu uma crônica do que um livro padrão. Nada errado com isso, ok?

Em Primavera Eterna, Paula Abreu nos abre o mundo de Maia cuja vida era toda certinha (namoro, trabalho, etc.); o único problema é que, quando ela pega-se insatisfeita com sua vida mais ou menos e começa a pensar em como seria sua vida futuramente, ela se vê casada com filhinhas loiras.

É aí que se dá conta: seu namorado não é loiro. Loiro é Diogo, sua primeira paixão.

Apaixonar-se à primeira vista deixa marquinhas no coração (quem nunca? - eu já!) e como ela crê que o namoro não deslanchou porque ele mudou-se com sua família para New York, ela decide-se jogar numa aventura em busca do seu primeiro amor para ver o que acontece depois de um encontro.

Uma mentirinha aqui, outra ali e lá está Maia, a caminho de New York, depois de já ter acertado um encontro com Diogo ao telefone.

E aí? Como será o encontro? Continuarão apaixonados? Casarão e terão as filhinhas da "premonição" que impulsionou Maia na aventura?

Só lendo o livro, né?

Leitura rápida, gostosa, descompromissada. O livro não me arrebatou, mas preencheu bem minhas horinhas "relax"... ;)

Deixo vocês com um trechinho que descreve parte das sensações de Maia, naquele momento da sua vidinha certinha... rs

O namoro com Pedro já durava mais de uma no quando, um dia, sozinha em casa, deitada na cama e olhando para o teto, fiquei forçando a imaginação, tentando visualizar nosso casamento, nossa casa, nossos filhos, da mesma forma que eu tentava imaginar com todos os outros. Foi quando aconteceu. Vi duas crianças loirinhas correndo, felizes da vida. Então me dei conta de que aqueles não eram meus filhos com Pedro. (p.56)
A primeira palavra foi não. E não como em "Não posso". Simplesmente "Não!". Mas não havia mais como eu me enganar . Eu era um sistema de erros: um emprego estável pelo qual eu não era apaixonada, um namorado estável pelo qual eu não era apaixonada, uma vidinha estável pela qual eu não era apaixonada. O amor que eu acreditara morto havia tantos anos, ah, o danado tinha recebido adubo do tempo. O maldito adubo do tempo. E estava lá. Uma ferida que não tinha sarado. Um remorso que, no fundo, era saudade de mim mesma, de tudo o que eu não tinha sido." (p.57)

Beijos, bonitões e bonitonas.

PS.: Fiquei encantada com a capa desenhada! ;)

site: http://surtosliterarios.blogspot.com.br/

Danni 13/01/2015

Primavera Eterna me mostrou coisinhas que esquecemos ou simplesmente aguardamos em nossa memória, sem nunca mais serem tocados, um livro realista, mas que para mim o fim deixou a desejar.

Paola 10/02/2015

Maia, nossa protagonista, tinha doze anos quando costumava ir para o interior do Rio de Janeiro nos finais de semana com seus pais. A casa era um refúgio, um lugar onde ela brincava e se divertia, além de fazer novos amigos.

Mas, alguém apareceu. Um menino lindo, com olhos azuis marcantes e cabelo loiro, que despertou um sentimento em Maia, a paixão. Ou seria amor à primeira vista? Ela só sabia que todas as vezes que precisava voltar para sua casa, era uma verdadeira tortura. E contava os dias para chegar o próximo final de semana e encontrar Diogo. Até o dia em que ele foi embora, para longe,para os Estados Unidos... O mundo perdeu a cor...

Depois de anos esperando uma ligação ou uma carta, Maia seguira a sua vida como uma publicitária de muito sucesso e conquistava tudo que queria. Menos o amor. Namorou? Sim! Mas não era quem ela desejava ter ao lado. Precisava resolver esse probleminha interno, antes que fosse tarde demais.

Então, 13 anos após ter sido deixada por Diogo, ela resolve ir atrás dele. Rumo a Nova Iorque em busca da sua grande verdade: seria este seu grande amor? A resposta ela sabia. Porém, precisava conquistá-lo. E será que ela consegue?

O livro tem uma leitura gostosa e bem doce. Um livro alegre, divertido, emocionante e apaixonante! Paula Abreu usou cada palavra no lugar certo! Com uma narrativa natural, como se Maia estivesse conversando com uma amiga a sua aventura romântica.

Os personagens são apaixonantes. São bem descritos a sua infância e como amadureceram com o tempo. Me fez lembrar como é doloroso crescer e esquecer alguém. Seguir em frente mesmo que o pensamento insista em resgatar certas lembranças. E como a coragem para buscar respostas perdidas é algo que faz toda diferença.

Leia e se apaixone por essa história!

@livrosmundofantastico 29/01/2016

Muito bom!!!
"Certo dia, tentando imaginar como seria sua vida no futuro, o casamento, os filhos, visualiza duas crianças loirinhas correndo... Loirinhas?
Então ela se dá conta de onde vem aquela cor de cabelos: Diogo, o menino por quem se apaixonou à primeira vista aos doze anos, numa cidadezinha no interior, onde costumava passar os fins de semana com a família.
Acontece que ele se mudou para os Estados Unidos há mais de dez anos e, a essa altura da vida, já nem deve se lembrar mais dela. Mesmo assim, no impulso, Maia decide reencontra-lo".

Maia é uma publicitária bem sucedida com emprego estável e um namorado, mais nunca esqueceu do menino de cabelos iluminados, e de uma hora para outra ela decide pedir férias da agência inventa uma desculpa para o namorado e vai para Nova York reencontrar Diogo, o seu amor de infância. Eles se conheceram quando ela tinha doze anos e estava indo passar alguns dias em um sítio no interior com os seus pais, o que chama sua atenção é quando ela ver um menino de cabelos muitos loiros brincando com pedrinhas sobre a terra, Diogo. Eles só ficam jundos por dois dias, quando os pais de Diogo decidem leva-ló para Nova York e eles nunca mais se veem, até quando Maia decide ligar para ele do hotel com o número que ela tinha guardado e marca um reencontro. A autora Paula Abreu mostra um momento em que nos podemos nos reencontrar com o passado e poder descobrir as verdades, que sempre geraram dúvidas, de porque isso? ou aquilo?.
Apesar de ser o seu primeiro romance a autora soube passar os seus sentimentos nessa obra, através de Maia.

site: http://mundofantasticodoslivros.blogspot.com.br/

Karol 27/03/2016

"Você acha que é o nosso primeiro amor que nos move por toda a vida?"

Quando tinha apenas 12 anos, Maia se apaixonou. Não teve dúvidas de que era ele, quando viu aqueles lindos cabelos loiros sentado perto da casa de campo de seus pais, mesmo sem entender sobre amor, ela tinha certeza de que ele era o dela. Por ironia do destino, a viabilidade dessa paixão teve seus dias contados, já que Diogo fora embora para os Estados Unidos com os pais.
Publicitária por formação e escritora de coração, Maia é bem sucedida profissionalmente, tem um namoro estável, um trabalho em uma agência estável, uma vida estável. E um amor de infância muito bem guardado pelo adorável garoto de cabelos dourados que conheceu há muito tempo. Quando começa a questionar o futuro de seu relacionamento, Maia percebe que nunca poderá ser feliz sem ir atrás de pelo menos uma chance com o seu verdadeiro amor. Tudo bem que ele nunca respondeu nenhuma das apaixonadas cartas que por tanto tempo ela enviou, ainda assim, ela precisava dessa tentativa. Em um instante de loucura, pediu férias na agência e foi para Nova York atrás de sua resposta, atrás de reencontrar Diogo depois de mais de uma década separados.

Esse livro me conquistou do começo ao fim. Desde a capa até a forma como os capítulos foram distribuídos, os personagens construídos e a história contada. A inocência da personagem Maia me fez criar um carinho por ela, e o fato de ela ser publicitária e escritora fez com que eu me identificasse muito, aumentando um pouquinho o carinho.
A leitura é fácil, gostosa e rápida. Daqueles livros que a gente senta com uma xícara de chá do lado e cerca de uma hora depois já devorou a história toda.
Apesar de eu querer muito saber como se resolve a vida amorosa da personagem, o final do livro foi feito com maestria. Faz com que o leitor, sinta assim como a personagem, que depois de ler a sua história finalmente se encontrou. O reencontro da personagem com seus sonhos de criança nos faz acreditar que também podemos ser o adulto que sonhávamos ser quando pequenos.

site: http://www.entrecartaseamores.com/2016/03/resenha-primavera-eterna.html

@yasmimramosblog 17/04/2016

Encantador!
Foi uma leitura bem fluida, onde me encontrei com muitas coisas em comum com a Maia (a personagem principal do romance). A autora, Paula Abreu, pós sim muito de si nela.. E talvez por isso tenha sido muito fácil pra mim ter me identificado tanto. Gosto de personagens assim.. Mesmo sonhadores e sonhadores, aqueles que carregam uma BOA DOSE DE REALIDADE (como parte de nós). Admiro isso em autores, e creio que um dia, DEUS QUEIRA, se for eu a escrever romances, farei sim, muito, o mesmo!

Yasmim Ramos (www.yasmimsramos.com.br)

site: http://www.yasmimsramos.com.br/