O desertor

O desertor Daniel Silva

Resenhas - O Desertor

Samira_santos 22/07/2023

Esquema de pirâmide
Caí no papinho do Daniel Silva e já era. O desertor é o segundo livro desse autor que eu leio, se passa no mesmo universo do outro e com os mesmos personagens, porém na linha do tempo, esse vem antes. Sim, eu li fora de ordem, na verdade a ordem não importa tanto, tirando uma ou outra ponta solta e alguma referência que eu não consegui pegar, você consegue acompanhar e entender a história perfeitamente. Gabriel Allon é um israelense, agente secreto, assassino profissional, investigador, restaurador de pinturas e etc, etc. O homem é mil e uma coisas, mas é do bem, aquela vibe meio justiceiro bad boy, sabe? Por aí.
O livro tem muita ação e tantas informações que eu mal podia acompanhar, mas é uma leitura maravilhosa. Eu literalmente não queria largar o livro e assim um calhamaço de mais de 300 páginas se torna uma ótima experiência.

Wagner 16/05/2021

Mais do mesmo, mas é bom
A história e bem simples e deve ser lida apos As Regras de Moscou, o livro anterior, para que faça sentido. Muito embora, como de costume, o autor faça umas recapitulaçoes para que possa ser lido de forma independente. É bom para quem ja e fa do espião israelense e curte os personagens.

Raissab33 03/02/2021

O protagonista do livro Gabriel Allon, um restaurador de arte que foi recrutado pelo serviço secreto Israelense , para atuar no combate ao terrorismo.
O autor já publicou mais de 20 livros, quase todos possuem Gabriel como o espião principal de todo enredo.
A história é atraente, pois em cada capítulo acontece algo inesperado. E nem sempre ele se dá tão bem.
A sintonia dele é da equipe, a história e tudo mais são dignos de ir pro cinema, seria tudo de bom.

Rafael 08/10/2020

Desde O Artista da Morte até aqui, esse foi o melhor livro da Daniel Silva que eu li. Tudo bem que o roteiro parece ser sempre o mesmo, mas tudo bem, garante bons momentos de diversão!!

Daniel Nunes 04/10/2020

livro muito bom,espionagem, traições, amizades e amor. estória dinâmica, uma mistura de fantasia e realidade histórica.

Leila de Carvalho e Gonçalves 17/07/2018

Bíblia Da Geração Beat
?On The Road" foi inspirado na experiência pessoal de seu autor, Jack Kerouac. Ele é considerado um dos nomes mais influentes da geração beatnik cujo movimento decretava o fim do "sonho americano", propondo uma nova vida, livre das imposições sociais, o que inspirou muitos jovens durante os anos sessenta e setenta a colocar o pé na estrada com uma mochila nas costas.

Publicado em 1957, o livro percorreu um longo caminho. Levou seis anos para chegar as livrarias e durante esse período, o escritor, movido a cafeína e anfetaminas, teve que reescrevê-lo a exaustão para adequar sua modernidade as exigências das editoras que insistiam em tornar o texto mais acessível aos leitores.

Nele, Kerouac é Sal Paradise e seu amigo, Dean Moriarty, aparece como Neal Cassidy. Juntos, eles cortam os Estados Unidos de leste a oeste pela Rota 66, chegando até o México, num roteiro regado a álcool, drogas, sexo e jazz. Essa aventura é apresentada mediante uma nova técnica narrativa, a prosa espontânea, muito semelhante ao fluxo de consciência. Criada pelo próprio autor, ela é "avessa às regras de pontuação; rápida e visceral, une sonho e realidade, transformando essa viagem numa busca espiritual."

No início dos anos 90, o diretor e produtor Francis Ford Coppola apresentou um projeto para um filme que acabou não saindo do papel. Somente em 2012, o livro foi levado às telas pelo diretor Walter Salles, contudo, o resultado dividiu opiniões.

Considerado a bíblia da geração Beat, sua leitura é um desafio. Cabe a cada um decidir, se a lenda é ou não é mais interessante do que a própria obra.

Nota: Excelente tradução de Eduardo Bueno.

LER ETERNO PRAZER 04/03/2018

Em "O desertor"Daniel Silva nos transporta ao mundo da espionagem, intrigas e segredos internacionais, regado a muitas chantagens, conspirações, sequestro e assassinatos.
Gabriel Allon,o protagonista, é um ex-espião israelense, que afastado do serviço secreto, dedica-se em restaurar obras de arte. Atualmente trabalha na restauração de uma obra para o Vaticano em sua atual residência em pequena cidade na Itália, com o nome falso de Alessio Vianelli.
Tudo corria bem e tranquilo até que o serviço secreto de Israel, denominado "O Escritório" entra em contato com ele informando que um antigo desertor russo, que residia em Londres, desapareceu. Os ingleses não ligam para o possível rapto, pois acreditam que o desertor, Grigori Bulganov, era agente duplo e voltou para a Rússia por vontade própria.
Mas, Gabriel Allon tem sua duvidas e faz questão de saber o que realmente aconteceu, após ver a fita que flagrou o último dia de Grigori na Inglaterra Gabriel tem certeza de que ele não fugiu, mas sim que foi sequestrado.A partir daí Gabriel irá usar todos os seus recursos e habilidades para trazer Grigori Bulganov de volta, mesmo que para isto tenha que enfrentar seu maior e mais mortal inimigo, Ivan Kharkov.
Todo o esforço para descobrir a verdade envolve o serviço secreto de três países: Israel, Estados Unidos e Inglaterra.
Um thriller de espionagem empolgante, dei 4 estrelas,poderia ter dado 5 mas, achei que no desfecho achei que o autor poderia ter dado um desfecho mais rápido, uma 10, 15 páginas a menos!!

Hester1 02/01/2018

Gosto muito deste autor, mas não gostei do livro. Achei muito pesado.

crpaiva 04/08/2017

Tensão e espionagem
Faz muito que não lia um livro com tanta ação em sequência.

Francis 27/03/2017

O Desertor
O autor explora, de forma minuciosa e até visceral, os meandros dos serviços secretos.O personagem principal é constantemente exposto às dores da profissão, desde os riscos, calculados ou não, até mesmo àqueles em que se vê forçado a agir contra aquilo que se acredita. Curiosamente, o ritmo da leitura segue o próprio ritmo da forma de agir que profissionais do ramo da espionagem .As etapas de decisão, planejamento e ação ficam evidentes à medida em que o leitor se aprofunda na história.Carisma não é exatamente o que o leitor encontrará nos personagens, mas sim personalidades forjadas pela frieza exigida pela profissão e feridas decorridas das consequências de seus atos.

Veruska 05/12/2016

O desertor: perfeito
Livro excelente! Gabriel Allon, lendário ex-espião israelense, retorna às suas atividades para cumprir a promessa feita a uma pessoa: o desertor russo Grigori Bulganov, que desaparecera. Na busca investigativa pelo desertor, Allon recebe uma noticia: outra pessoa desaparece, agravando as preocupações de toda a equipe. E, para encontrar estas pessoas, Allon mobiliza agentes secretos de diversos serviços de inteligência espalhados pelo mundo e enfrenta um antigo inimigo: o poderoso oligarca russo e assassino Ivan Kharkov. Allon precisa, então, ganhar tempo e é, justamente, quando ele vai tentando ganhar tempo que a narrativa chega a tal ponto de tensão, que não se consegue largar o livro. A estória é rica em detalhes, descrições e estórias dos personagens dentro da grande estória. Vale a leitura!

Robert 27/09/2015

tenso.
Primeiro livro que leio do Daniel silva, de início achei meio parado e muitos personagens, e me senti assistindo um filme no meio, afinal não é a primeira história com o Gabriel. Livro muito bom, te pega de surpresa e fica tenso ate o final.

Nélio 16/06/2015

Um eletrizante romance policial. Apesar de ficar inseguro por este não ser o primeiro do autor e do personagem principal, ao final fiquei preso aos fatos e ao desenrolar das tramas. O início foi morno - acho que foi por eu não ter lido as estórias anteriores do personagem -, mas depois a coisa tomou outro rumo e fui lendo sem querer parar. Gostei, sim. Vale a pena ler quem curte esse tipo de livro.