Marília de Dirceu

Marília de Dirceu Tomás Antônio Gonzaga

Resenhas - Marília de Dirceu

starsvhs 27/05/2024

Às vezes tudo o que uma mulher precisa pra ser conquistada é que escrevam um livro de poesia arcade com muitas referências a mitologia grega pra ela.
Mais um livro que li pro vestibular, e mesmo que eu não possa negar que algumas partes são meio chatinhas de entender (o que me impediu de dar 5 estrelas), não tem como negar que é uma obra muito bem feita (e triste). Com certeza daqui uns anos irei reler pra ver se tenho um entendimento maior.

Geniane 26/05/2024

Marília de Dirceu
Essa obra é um clássico da literatura brasileira, sendo o livro mais famoso de Tomás Antônio Gonzaga. É uma leitura linda, com várias liras (poemas) que falam sobre o amor de Dirceu por Marilia. No entanto é uma leitura muito desafiadora.
Li o livro na Leitura Coletiva do Canal Antes de Morrer e acredito, que se não fosse pelas explicações prévias que obtive da obra, provavelmente não a teria concluído. O livro é dividido em três fases que denotam a três fases diferentes da vida do autor, tem fortíssima influência do movimento árcade e muitas referências a Deuses Gregos.
Recomendo fortemente a quem deseja ler o livro que pesquise e se inteire sobre ele antes, para se situar e tornar a leitura mais fluida prazerosa.

Nogueira 20/05/2024

Muito interessante
Como uma novata no mundo da literatura clássica minha opinião não é exatamente a mais valiosa do mundo, mas as liras do amado Dirceu (último romântico do mundo) são tão fofinhas e tão fortes que chega a doer. Apesar de ter sido "obrigada" a ler a obra pro vestibular, eu leria super sem precisar fazer uma prova sobre o livro, as liras tem características neoclássicas e arcadistas, sendo uma obra perfeita para analisar o movimento. Como leitora de poesia, devo dizer que o Dirceu é um amorzinho e super fofinho com a sua amada, além de ser super crítico aos sistemas da época, portanto, virei fã do querido.
Ps: quero um dirceu pra mim

Anna 18/05/2024minha estante
Eta que o texto ficou maior do que eu esperava

lis 18/05/2024

Acho que todo mundo já deve ter ouvido falar desse livro pelo menos uma vez na vida, li ele agora por conta da escola, e confesso que achei melhor do que pensei. Marília de Dirceu é um livro organizado em forma de poema para demonstrar os sentimentos de Dirceu por Marília, e acredito que só me prendeu porque gosto de poema.

Juju Gabi 16/05/2024

Marília de dirceu
Achei muito parado e chato de ler , achei cansativo mas tb n é meu estilo ler poemas , porém é bom para ser repertório cultural
Não recomendo

Ma Helena 10/05/2024

Galera, por partes. Acho que todo mundo já pelo menos ouvir falar de Marília de Dirceu, desde que é uma das obras mais famosas do movimento arcadista e literalmente a obra mais requisitada da Fuvest.

Marília de Dirceu é uma obra escrita por Tomás Antônio Gonzaga, que aparece sob o pseudônimo de Dirceu, e dedicada a Maria Dorotéia, a amada de Tomás que aparece sob o pseudônimo de Marília. O livro se divide em três partes:

1°: foco total na beleza de Marília e da natureza. Dirceu descreve toda a ambição de ter uma vida simples ao lado da amada.
2°: a prisão. O autor foi preso pela participação na Inconfidência Mineira, e a segunda parte da obra é marcada pelo pessimismo e melancolia, desde que o amor por Marília era o único consolo de Dirceu.
3°: o exílio. Dirceu foi exilado do Brasil para Moçambique como sentença e, na terceira parte da obra, ele descreve toda a saudade que sente de Marília.

Gente, sem brincadeira, essa obra precisa ser lido pelo menos uma vez na vida. Não é uma obra para ser lida com pressa, é cansada. Mas as liras são lindas e todo o teor histórico é muito marcante.

Lorena636 10/05/2024

As poesias tem uma sonoridade muito interessante; são inúmeras referências a mitologia grega e uso de termos da época que não usamos mais. É algo que soa agradável ao ler, mas confesso que é bem difícil de acompanhar kkkkk. Também não é a leitura mais empolgante, é bem vibe vestibular mesmo, com tantas referências ao bucolismo da época. Gostei que nessa versão tem uma pequena biografia do autor, em que descobrimos que ele foi preso e acabou casando com outra mulher, mesmo tendo escrito tantas poesias tão melosas kkkkkk. Também a polêmica dele ter seus quarenta e poucos anos e ela quinze. Confesso que me vi curiosa pra saber como esse "relacionamento" se dava do ponto de vista dela e como ela ficou pós a prisão dele. Enfim, não é ruim, mas não é exatamente a minha praia.

Yaya 07/05/2024

Análise da obra
Marília de Dirceu é um livro em forma de poemas organizado em três partes. A primeira, onde são poemas de amor idealistas, a segundo, então o autor está em exílio e os poemas mostram saudades, e a terceira, que são poemas soltos ou coletânea feita por poemas achados após sua morte. O autor fazia parte da inconfidência mineira e isso pode ser observado em sua obra.
No livro. É possível observar características clássicas do Arcadismo, como a ambientação no campo, a retirada do rebuscamento da escrita e valores como carpe diem (aproveite a vida), fugere urbem (vida no campo), além da adoração por uma mulher. Além disso, pode ser observado claramente a influência do Iluminismo.

Mânica 06/05/2024

Gonzaga seu crime foi amar demais e conspirar contra portuga
A escrita tende a pesar quanto mais se volta no tempo, não tiro o mérito do livro enquanto Depressão de Gonzaga a sua amada Marília. Porém, é cansativo e isso é fato cabe ao leitor interpretar
Vou ler mais uma vez com uma análise do lado porque se depender de mim nunca passarei da terceira página, vale o contexto do nosso 🤬 #$%!& apaixonado e exilado
Só mais um detalhe, um bando de chato nos comentários das resenhas se pagando de intelectual só pq tem gente que não gostou desse livro, digo e repito: bando de insuportável. Vocês não são melhores que ninguém pq gostam disso aqui, vão tomar um sol

SKOOB AUMENTA O TANTO DE CARACTERES NOS TITULOS DA RESENHA NAK AGUENTO MAIS SER SILENCIADO:
Gonzaga seu crime foi amar demais (e conspirar contra Portugal mas sobre isso tá perdoado)

Sofia.Massarelli 23/04/2024

Chato
Voltamos com a minha saga: só li pra o vestibular, capítulo 7. Não é meu estilo favorito, mas consigo observar a beleza dessas liras, além das várias alegorias a mitologia que é típica dos poetas do arcadismo

Will 22/04/2024

Uma experiência desagradável
Li por indicação do canal Ler Antes de Morrer, devido a uma leitura coletiva; anteriormente, pelo mesmo motivo, li "Mensagem", de Fernando Pessoa.

Ambos os livros me cansaram com seus conteúdos pomposos, porém inócuos. Fernando Pessoa, pelo menos, fizera um livro curto; Tomás já foi mais extensivo e ostensivo.

Só pra constar, eu gosto de poesia, porém dei azar com essas duas obras.
Goretti 04/05/2024minha estante
Tb li pela Leitura coletiva. Fui até o final pq não deixo nenhum livro no caminho. CHATOS! Os dois! Também gosto de poemas e amo a poesia nos textos em prosa.

LiteraLucas 22/04/2024

Clássico absoluto da poesia nacional
É uma verdadeira lástima que quase todas as resenhas desta obra aqui no skoob sejam extremamente negativas. Retrato de um público que só busca leituras fáceis e que têm medo de mergulhar numa obra mais exigente esteticamente. Trata-se de um dos livros mais bem lapidados da literatura brasileira, com versos riquíssimos e belos, que elevam o nome do Brasil no universo poético. Grande livro!