Marília de Dirceu

Marília de Dirceu Tomás Antônio Gonzaga

Resenhas - Marília de Dirceu

Maria17400 23/10/2023

Lu para escola, não gosto do gênero lírico. tive que ler rápido e entendi muito pouco da história.

Mafe 22/10/2023

Dirceu sofreu tanto que no fim se esqueceu da Marília
é interessante pensar no contexto que o Brasil vivia quando essa obra foi escrita mas infelizmente ainda não encontrei um livro de poemas que me conquiste, li só por causa da Fuvest mesmokk.

mntainsound 18/10/2023

"devora o coração, que mal palpita, o abutre da saudade"
particularmente, esse foi um dos livros mais massantes para mim, principalmente depois de saber sobre a diferença gritante de idade entre marilia e dirceu.
os poemas também trazem à tona o bucolismo e esse saudosismo pelo campo, mas nos últimos acabei me perdendo um pouco
os poemas são divididos em três partes, e apesar de ter gostado das referências a mitologia grega, não acho que dirceu era algum romântico nato.

Murilo 15/10/2023

Não gostei nem um pouco, só é interessante para analisar o movimento literário.
Os poemas estavam em uma sequência interessante, desde ele se encantando por Marília até sua prisão e os poemas que lá escreveu, porém, a parte III é uma confusão imensa, tem poema de antes dele ir para Vila Rica, poema para "Maria Louca", poema dele na África. Além disso, os sonetos são tão fraquinhos e desinteressantes.
Resumindo, não leria jamais se não cobrasse na prova.

Filha de Júpiter 07/10/2023

Meio ruim
Quanto mais leio livros clássicos, mais percebo que não é um dos meus gêneros favoritos.
Não gostei da leitura.
Se era para ser versos de amor, sinto lhe informar Gonzaga, o objetivo não foi atingido. Tudo o que eu percebi enquanto lia foi um cara já velho com tes*o em uma menina de 17 anos, já que ele não conseguia escrever sobre outra coisa se não a aparência dela.
Bem chatinho. Não recomendo.

Julia 06/10/2023

Esperava coisas piores mas não é TÃO ruim assim,só um romancismo extremo e massivo pelas 190 páginas

Vitor 29/09/2023

Não há muito o que um simples vestibulando dizer...
Existe Tomás, Dirceu e Marília, Tomás não é como Dirceu e Marília não é devota como Dirceu gostaria.
Há um sentimento forte porém "plástico", é um livro bem esclarecedor no âmbito da sua escola literária, possui todos os aspectos de maneira escancarada.
Tomás, um homem do direito que na obra é um simples pastor, Dirceu, que escreve Líras apaixonadas para uma mulher que simplesmente não acessamos no livro, nos fazendo a ver pelos olhos apaixonados, ou milimétricamente arquitetado para que pareça isso.
O Aspecto político quando aparece sob a visão de Gonzaga é objetivo e o mostra como um homem que sempre está em contato com a justiça, a qual não o acolhe.

Eric 24/09/2023

Nada de mais
Bem, é um livro do século XVIII com uma coleção de poemas românticos, era de se esperar que não fosse ser algo muito atraente.
Li por conta da FUVEST, uma leitura bem cansada e lenta, pra ser bem sincero não me lembro de quase nada do livro.
Achei legal ver como a realidade de coisas atuais são na verdade muito antigas (como exemplo o Dirceu redpill depois de ser traído por uma mulher que não me lembro o nome, la nos sonetos no final do livro).
Um livro ok.

Lorenatys 24/09/2023

Durante uma revisão do Romantismo escolhi Marília de Dirceu pra fazer apenas uma releitura e ter uma análise completa desse clássico bucólico, e literalmente, romântico:)

ana bueno 18/09/2023

Meio revoltada
Meio revoltada que ele falou da marília o livro inteiro e no final ele já tava cantando outras mulheres
mas adorei as comparações que ele faz, realmente é uma escrita de uma genialidade muito grande
ana bueno 18/09/2023minha estante
+ se n tivesse nos indicados da fuvest não lia até o final nunca

nippaes 13/09/2023

Uma declaração de amor
O livro é um clássico da literatura árcade, com a linguagem rebuscada e antiga; apesar disso, me encantei com a escrita, poesias sobre as coisas simples e cotidianas, que as vezes deixamos de valorizar e amar.

Marcilio Duarte 12/09/2023

Meu clássico predileto do arcadismo
Já disse aqui que tenho uma admiração pelo arcadismo luso-brasileiro. Ler os versos de Tomás Gonzaga é imaginar-se em ambiente bucólico, campestre, frugal...rodeado de musas da mitologia grega. Menos lascivo que Bocage, seus versos são dedicados à veneração profunda de um amor que ele jamais esqueceu. Enquanto o amor existir, Marília de Dirceu será sempre um clássico.

camila.person 10/09/2023

Comecou legal, ficou chato e continuou chato
Eu gostei do início do livro, achei que começou muito bem, fazendo menção a mitologia, palavras bonitas... Mas chegou um hora que ficou cansativo (larguei o livro e retomei a leitura depois de uns 3 meses). A segunda parte é completamente oposta da primeira, é legal fazer uma comparação. Mas não estava no mesmo entusiasmo para terminar, não estava com paciência, não estava conseguindo compreender metade do que o autor queria dizer fazendo referência a mitologia a cada 2 linhas. A terceira parte então, não absorvi quase nada da leitura, só consegui perceber que a parte mais "romântica" estava voltando aos poucos nos sonetos (embora Dirceu parecesse bem revoltado nos últimos textos KKKK). Li para o vestibular e qualquer leitura obrigatória parece que se torna mais chata do que ela realmente é. Em resumo, achei que seria mais fácil e rápido por se tratar de liras, grande ilusão. Foi difícil, maçante, chato

Dudiss2 09/09/2023

Exaustivo
Marília de Dirceu é um clássico da literatura brasileira e é constituído de poemas líricos sobre os sentimentos amorosos de Dirceu para Marília, em uma temática do arcadismo e pré-romantismo se passa na época da inconfidência mineira.

Eu não tenho problema com livros clássicos, gosto do gênero porém esse livro simplesmente não me agradou. A linguagem formal e as inúmeras referências da mitologia grega complicam muito a interpretação do livro e a temática dos poemas é repetitiva demais, fazendo a leitura ser extremamente maçante e cansativa.

livilendo 07/09/2023

Li para a Fuvest, e foi isso.

Não tem nada demais, algumas liras bonitas, mas principalmente na parte I é muito repetitivo com a vibe bem marcada do Arcadismo, depois fica mais legalzinho.