Marília de Dirceu

Marília de Dirceu Tomás Antônio Gonzaga

Resenhas - Marília de Dirceu

Kenny G 15/11/2023

Aumentou em demasia minha glicemia
A monotonia dos temas, somado à "doçura", das liras dificultou meu engajamento, não faz meu estilo de leitura.

hxlxnwzy 15/11/2023

Pintam Marília, os poetas...
Parte 1
- oi rs, eu e vc nunca
- você é uma tchutchuca, todo mundo te quer
- me da a bct logo antes que você fique velha e feia

parte 2
-eu sou tão sozinho
-marilia eu tô triste
-solidão e coisas solitárias

parte 3
- tendi nada

Caroles2 29/11/2023

É um clássico, isso não há dúvidas. Achei a leitura difícil (como todo livro antigo rs), reconheço sua importância e tals, mas não foi uma leitura prazerosa ainda mais quando a leitura veio depois do Romanceiro da Inconfidência.

anna 03/12/2023

Li para a escola e nao tenho muito o que comentar, nao é um estilo que eu aprecie mas foi melhor que outros livros da historia do brasil e etc

Tori 28/12/2023

Não é meu estilo de livro, li apenas para os vestibulares. A leitura é bem maçante e cansativa, além de monótona e repetitiva. Mas, não foi o pior que eu já li.

Matsufugi 14/01/2024

Mais ou menos
Um livro de poemas que giram entorno de Dirceu e de seu amor por Marília. Divido em 3 partes, a primeira apresenta o amor e a exaltação do homem pela moça, o segundo a sua melancolia por estar afastado dela, mas o terceiro não me passou mensagem nenhuma, é bem confuso e necessário entender o contexto histórico no qual se passa a escrita.
Apesar disso, o livro conta com referências à Grécia antiga e suas mitologias e também outras literaturas, tornando o livro bom.

niica00 19/01/2024

"nem me cega a paixão, que o mundo arrasta;
pra viver feliz, Marília, basta
que os olhos movas, e me dês um riso."

Sofia 25/01/2024

Poético e belo apesar de me faltar a habilidade cognitiva
Demorei mil anos pra ler. Mas amei! Quero muito estudá-lo mais a fundo pra entender todas as partes que ignorei e passei direto ?

Paola 12/02/2024

Leitura obrigatória
É um livro de escrita complicada, bem romântico (no sentido amoroso) e cansativo, mas pelo menos é curto!
Não leria por livre e espontânea vontade, mas o vestibular cobra, né...
Boa sorte se você quiser ler! Não recomendo.

Malu 19/02/2024

Poemas cansativos, mas (alguns) que valem a pena
Quando li pela primeira vez Marília de Dirceu já fui odiando o livro mesmo antes de começar, pois sabia que haveria inúmeras coisas melosas e românticas de Dirceu para Marília.
Porém, agora relendo com o coração aberto, percebi a conexão entre algumas das líras e, uma delas, que possui forte crítica em relação ao governo da conjuntura inconfidente.

milena772 20/02/2024

Achei uma leitura rápida, por mais que há muitos erros de português é aceitável, esse livro foi escrito a muito tempo atrás.
É romântico mas um pouco confuso. No geral eu gostei

Livia755 27/02/2024

Livro ok
Tem uns trechos bonitos mas depois que fui saber o contexto da obra me vi desgostando da obra, enfim, li por causa do vestibular então isso já deixa o livro meio chato

Bianca 03/04/2024

Para nós garotas que amamos suspirar e sofrer com livros
Nao esperava me apegar tanto num livro de poemas como me apeguei nesse. o amor do dirceu pela marilia, o fato da narrativa se passar na inconfidencia mineira e disso ter realmente acontecido com o autor me cativou demais.