Marília de Dirceu

Marília de Dirceu Tomás Antônio Gonzaga

Resenhas - Marília de Dirceu

Sophia.FAnix 01/04/2024

Brega. Clichê. Mentiroso. Bonito.
Para mim, não foi uma leitura prazerosa pelos seguintes motivos:

1 - Sou recém solteira e, honestamente, não estou muito no clima para juras de amor eterno. Tudo me pareceu brega e artificial. Claro, o fato de que Gonzaga, logo que saiu da prisão, casou-se com outra mulher só me fez achar a coisa toda uma falsidade. Tudo bem. Sei que estou soando amarga.

2 - Não consegui parar de pensar que Maria Doroteia (nossa Marília) tinha apenas uns 15 anos, enquanto Gonzaga (Dirceu) já era quase um quarentão quando eles começaram a se relacionar. Posso estar fazendo uma análise anacrônica, mas o fato é que a diferença de idade é perturbadora.

3 - Li por obrigação - o que tira um quê do prazer de qualquer leitura.

Resignada, confesso que não dá pra negar a beleza de algumas estrofes e falar que são ruins. Algumas analogias e metáforas são super interessantes, bem construídas e fazem jus à grandeza do amor. A métrica, o arcadismo, as referências mitológicas e o Cupido são, muitas vezes, elementos maravilhosos. Ainda que repetitiva, a escrita é impressionante. Saber o contexto biográfico que atrapalhou a coisa toda!

Obs.: a parte 3 é estranhamente jogada no livro.

Nicole 09/02/2023

Muito fofo
Simplesmente muito bom! Tem umas poesias que são tão fofas que tu fica dando risadinhas enquanto lê kkkkkk
Não gostei tanto da parte 3 do livro, que são poesias de quando o Tomás era mais novo. Também achei meio desnecessário os comentários que tem no livro.
Tirando essas duas coisas, adorei!

Ana SPV 25/07/2021

Marília de Dirceu é a obra mais emblemática do poeta árcade luso-brasileiro Tomás Antônio Gonzaga. Trata-se de um longo poema lírico que foi publicado em Lisboa, a partir de 1792. As liras de Marília de Dirceu exploram o tema do amor entre dois pastores de ovelhas.
No decorrer da obra, o eu lírico expressa seu amor pela pastora Marília e fala sobre suas expectativas futuras.

Talita209 08/05/2023

Sinceramente não compreendi quase nada, é muito difícil de ler. Você tem que parar parar pesquisar as referências que ele cita, o que toma muito tempo

bibioslivrosecia 21/04/2020

Um livro bastante interessante
Gostei bastante das poesias presentes nesse livro, que abordam, entre um tema e outro, o amor de Dirceu por sua Marília.
Uma obra-prima da literatura do arcadismo!

lumelowb 02/03/2023

Arcadismo fuan fuen
Achei TÃO chato! Definitivamente, liras não me agradam.

PS: "Graças, Marília bela,
Graças à minha Estrela!" não sai da minha mente (risos)!

Mah 30/05/2020

Marília e Dirceu são os "Romeu e Julieta" brasileiros
Dos clássicos nacionais, esse é um dos meus favoritos. Marília e Dirceu são os "Romeu e Julieta" brasileiros. ♥️ Obra prima de Tomás Antônio Gonzaga.

💘 O poeta é apaixonado por uma mulher muito mais jovem, para quem escreve o poema. Foi preso com os conspiradores da inconfidência mineira e depois exilado para Moçambique.

Um livro para quem gosta de clássicos, de lirismo, de histórias da inconfidência mineira... e de amores impossíveis... 💖

A imortal Marília será de Dirceu para todo o sempre, à revelia da realidade.
Marília de Dirceu é um poema lírico enooorme e lindo, dividido em três partes.

A versão que eu comprei (da Ciranda Cultural) traz, ainda, informações importantes sobre o autor, o contexto em que o poema foi escrito e publicado e, também, críticas para ajudar na interpretação.

site: https://www.instagram.com/p/B8u20x7jSz2/

Daniel Andrade 20/07/2023

Vale a leitura
É pedante, clichê, melodramático. Dito isso, achei uma leitura bem gostosinha. A parte I é ótima, a II legal e a III poderia não existir. Tem sua importância histórica, principalmente a parte II, escrita quando foi exilado pós Inconfidência Mineira.

renacentist 24/07/2023

Com todo rwspeito que livro CHATO
ele n é ruim nao,pelo contrario, só é MUITO maçante e exaustivo de ler
vc tem q ter um gosto muito especifico pra n cair de sono lendo isso
euamohomero 24/07/2023minha estante
JU HABLOU MT

Maria1691 13/08/2023

Os que eu li prestando atenção (uns 10%), achei lindos. Ele amava demais a Marília, com certeza.

Gostei desse aqui:

Co?a folha a flor.
Vênus não chega
Ao meu Amor.

ana piris 05/03/2023

Primeiro livro de poema que eu li e admito que não sei o que achar
li pela escola e vou te ter que reler, aí faço uma resenha melhor

euamohomero 24/07/2023

🤬 #$%!&
🤬 #$%!& 🤬 #$%!& 🤬 #$%!& corn o 🤬 #$%!& 🤬 #$%!& 🤬 #$%!& 🤬 #$%!& 🤬 #$%!& 🤬 #$%!& 🤬 #$%!& 🤬 #$%!& 🤬 #$%!& 🤬 #$%!& 🤬 #$%!& 🤬 #$%!& corn
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

filha da puta corno

vc ta certa ???

Left 31/03/2022

Não faz meu estilo
É bem amoroso, Dirceu exalta todo tempo sua Amada, é um pouco cansativo, mas não é uma linguagem muito difícil. Enfim não faz meu estilo esse sofrimento amoroso.

Paola.Grossl 28/02/2023

Idealização
Pesquisando mais a fundo sobre a obra, descobri que o Tomás de Aquino realmente passou por tudo aquilo que escreveu em sua obra, o que faz a história ficar um pouco mais interessante. Mas para mim foi bem difícil de ler, achei repetitivo. Entendo o contexto em que foi escrito, porém só terminei de ler pelo vestibular mesmo.