Marília de Dirceu

Marília de Dirceu Tomás Antônio Gonzaga

Resenhas - Marília de Dirceu

Nicole 09/02/2023

Muito fofo
Simplesmente muito bom! Tem umas poesias que são tão fofas que tu fica dando risadinhas enquanto lê kkkkkk
Não gostei tanto da parte 3 do livro, que são poesias de quando o Tomás era mais novo. Também achei meio desnecessário os comentários que tem no livro.
Tirando essas duas coisas, adorei!

Sophia.FAnix 01/04/2024

Brega. Clichê. Mentiroso. Bonito.
Para mim, não foi uma leitura prazerosa pelos seguintes motivos:

1 - Sou recém solteira e, honestamente, não estou muito no clima para juras de amor eterno. Tudo me pareceu brega e artificial. Claro, o fato de que Gonzaga, logo que saiu da prisão, casou-se com outra mulher só me fez achar a coisa toda uma falsidade. Tudo bem. Sei que estou soando amarga.

2 - Não consegui parar de pensar que Maria Doroteia (nossa Marília) tinha apenas uns 15 anos, enquanto Gonzaga (Dirceu) já era quase um quarentão quando eles começaram a se relacionar. Posso estar fazendo uma análise anacrônica, mas o fato é que a diferença de idade é perturbadora.

3 - Li por obrigação - o que tira um quê do prazer de qualquer leitura.

Resignada, confesso que não dá pra negar a beleza de algumas estrofes e falar que são ruins. Algumas analogias e metáforas são super interessantes, bem construídas e fazem jus à grandeza do amor. A métrica, o arcadismo, as referências mitológicas e o Cupido são, muitas vezes, elementos maravilhosos. Ainda que repetitiva, a escrita é impressionante. Saber o contexto biográfico que atrapalhou a coisa toda!

Obs.: a parte 3 é estranhamente jogada no livro.

Alec.Ferreira 31/07/2023

Marília porque não deu um pé na bunda em Dirceu?
?? Ecrito por: Tomás António Gonzaga.

? Sobre a obra: Uma coletânea de poemas árcades que fazem um flerte com o romantismo. O Arcadismo contrapõe ao barroco, apresenta uma linguagem simples e racionalista. O nome Arcadismo faz referência a região de Arcádia na Grécia, onde viviam os poetas e os pastores, Dirceu é um pastor que deseja a sua amada Marília, esse amor é o tema principal que percorre todos os poemas. Dirceu é um pseudônimo para o autor e Marilia se refere ao seu grande amor real, Maria Dorotei Seixas. O amor diferente do romantismo vem como uma ideia de posse. As mulheres estão sobre uma visão patriarcal, musas frágeis alvos de desejo, com foco na aparência. Segundo o autor, a beleza femina pode trazer tanto paz quanto guerra. Forte influência das histórias grego-latinas. O livro foi escrito desde sua residência no Brasil até o seu cárcere e exílio (pena por ter participado da Inconfidência mineira). Ao longo dos poemas Gonzaga faz propaganda de si mesmo para Marília, a descreve, a deseja e lamenta a distância que os separa.

? Ideias principais que a obra traz:
? Fugere urbem: Fuga da cidade, volta a ordem natural;
? Inutila truncat: eliminar o supérfluo;
?? Carpe diem: aproveitar o dia;

? Minha opinião pessoal sobre o autor: Um homem sem convicção, sua opinião muda dependendo da situação, um grande bajulador, não assumiu ser um inconfidente até a morte, apesar de ter sido deletado pelos próprios "amigos" e o mesmo caso Minas Gerais tivesse conquistado sua independência cuidaria do jurídico (engraçado não?). Colocou toda a culpa do movimento no Tiradentes, jurando sua inocência (desprezível). O alvo de seu desejo Maria ( sua Marília ) tinha apenas 16 anos e Gonzaga ( Dirceu ) já bem mais velho, com seus 40 e poucos anos, em minha perpectiva um pedófilo. Para mim quando se trata de amor beleza não deveria ser o tema principal, é como tomar uma sopa que o principal ingrediente é vento, não se tem conteúdo de verdade, não se pode nutrir nada. Já em Moçambique se envolveu com tráfico de escravos, se casou com a filha de um traficante de escravos ( em minha opinião se tornando ainda mais desprezível moralmente).

Marília como pode amar esse homem?

? O que eu acho da obra: Falta profundidade, um romantismo raso, entretanto é inegável o forte amor (ou desejo) que Dirceu possuía pela sua Marília, considero quase uma obsessão. Apesar de ter marcado uma geração não acho uma obra incrível creio que existam melhores.

juju :) 01/08/2023

"Enquanto vive Marília bela, Não morre Amor."
Fui obrigada a ler o livro pelo vestibular, mas realmente esse estilo de leitura não é o meu, prefiro muito mais as prosas.

Não consegui simpatizar com a obra pela diferença de idade gigantesca entre o Dirceu e a Marília, e em todos os momentos só sentia nojo das liras do Gonzaga.

Apesar disso, não posso negar que os poemas são bem escritos e encantadores, adorei as referências da mitologia grega/romana e dos momentos históricos.

Não consigo confiar no amor que o Gonzaga diz ter pela Marília nas liras sabendo que no final ele acabou se casando com outra mulher em Moçambique.

Ricardo Rocha 10/02/2016

se ainda me preocupasse com esse tipo de coisa, acharia preocupante que um
clássico tenha nota 2 e pouco de seus leitores (que darão 5) a best-sellers e
que as resenhas de quebra enfatizem o quanto "é chato". nem vou entrar no
mérito aqui. a questão é outra. ou outras. em primeiro lugar, "chato" é um conceito que varia de pessoa pra pessoa enquanto "clássico" não varia, tem um elemento que se pode dizer científico que é o tempo. livros que passam pelo crivo desse crítico tenho de respeitar como tal, ainda que eu não goste. de livros, nem vou encontrar um exemplo, pelo simples fato que um livro facilmente se abandona. caso de O lado bom da vida. Por Deus, eu vou continuar lendo esse livro que não contente em fazer spoilers um após outro ainda ousa ironizar os clássicos? (quem não está gostando no caso de Marilia, precisa ir até o fim das duzentas e tantas páginas pra depois ter o prazer de dizer que é uma droga e dar 2 na avaliação qdo poderia abandonar? mas com filmes, mais complicado sair do cinema ou mesmo interromper a sessão doméstica em que nem sempre estamos sós, há o "clássico" exemplo (pra im) de Cidadão Kane. Vi e revi e continuo, eu, achando chato. Mas terei essa coragem de dizer isso e impedir tlavez que outros vejam (sabe lá) o que é considerado o melhor dos filmes de sempre? De resto, não bastasse que somos um país que não lê, ainda temos de passar (qdo lemos) por maus leitores, qdo quem lê não tem esse discernimento quando olha pra própria opinião como algo que mereça esse status de coisa absoluta?
Wagner 10/02/2016minha estante
Brilhante.

Ricardo Rocha 10/02/2016minha estante
são teus olhos, caro amigo

Thiago 03/05/2017minha estante
Excelente meu caro, belíssimo comentário.

ana piris 05/03/2023

Primeiro livro de poema que eu li e admito que não sei o que achar
li pela escola e vou te ter que reler, aí faço uma resenha melhor

Maria1691 13/08/2023

Os que eu li prestando atenção (uns 10%), achei lindos. Ele amava demais a Marília, com certeza.

Gostei desse aqui:

Vênus não chega
Ao meu Amor.

Left 31/03/2022

Não faz meu estilo
É bem amoroso, Dirceu exalta todo tempo sua Amada, é um pouco cansativo, mas não é uma linguagem muito difícil. Enfim não faz meu estilo esse sofrimento amoroso.

renacentist 24/07/2023

Com todo rwspeito que livro CHATO
ele n é ruim nao,pelo contrario, só é MUITO maçante e exaustivo de ler
vc tem q ter um gosto muito especifico pra n cair de sono lendo isso
euamohomero 24/07/2023minha estante
JU HABLOU MT

euamohomero 24/07/2023

🤬 #$%!&
🤬 #$%!& 🤬 #$%!& 🤬 #$%!& corn o 🤬 #$%!& 🤬 #$%!& 🤬 #$%!& 🤬 #$%!& 🤬 #$%!& 🤬 #$%!& 🤬 #$%!& 🤬 #$%!& 🤬 #$%!& 🤬 #$%!& 🤬 #$%!& 🤬 #$%!& corn
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

filha da puta corno

vc ta certa ???

Paola.Grossl 28/02/2023

Idealização
Pesquisando mais a fundo sobre a obra, descobri que o Tomás de Aquino realmente passou por tudo aquilo que escreveu em sua obra, o que faz a história ficar um pouco mais interessante. Mas para mim foi bem difícil de ler, achei repetitivo. Entendo o contexto em que foi escrito, porém só terminei de ler pelo vestibular mesmo.

Daniel Andrade 20/07/2023

Vale a leitura
É pedante, clichê, melodramático. Dito isso, achei uma leitura bem gostosinha. A parte I é ótima, a II legal e a III poderia não existir. Tem sua importância histórica, principalmente a parte II, escrita quando foi exilado pós Inconfidência Mineira.

Mah 30/05/2020

Marília e Dirceu são os "Romeu e Julieta" brasileiros
Dos clássicos nacionais, esse é um dos meus favoritos. Marília e Dirceu são os "Romeu e Julieta" brasileiros. ♥️ Obra prima de Tomás Antônio Gonzaga.

💘 O poeta é apaixonado por uma mulher muito mais jovem, para quem escreve o poema. Foi preso com os conspiradores da inconfidência mineira e depois exilado para Moçambique.

Um livro para quem gosta de clássicos, de lirismo, de histórias da inconfidência mineira... e de amores impossíveis... 💖

A imortal Marília será de Dirceu para todo o sempre, à revelia da realidade.
Marília de Dirceu é um poema lírico enooorme e lindo, dividido em três partes.

A versão que eu comprei (da Ciranda Cultural) traz, ainda, informações importantes sobre o autor, o contexto em que o poema foi escrito e publicado e, também, críticas para ajudar na interpretação.

site: https://www.instagram.com/p/B8u20x7jSz2/

lumelowb 02/03/2023

Arcadismo fuan fuen
Achei TÃO chato! Definitivamente, liras não me agradam.

PS: "Graças, Marília bela,
Graças à minha Estrela!" não sai da minha mente (risos)!