10 dias que abalaram o mundo

Resenhas - Dez Dias que Abalaram o Mundo

1 | 2 | 3 | 4

Ig: pedro_couts. Médium:pedro-Parke 22/08/2022

Quem viu, viu.
John Reed é um dos poucos homens na face da terra que podem com toda propriedade citar que estiveram in loco em um dos momentos mais importantes da história do século XX. Americano de berço, John logo foi conquistado pelo movimento que suscitava os trabalhadores russos, liderado pelo ótimo Lenin, ao desejo de igualdade entre os homens.

John narra com precisão momentos em que foram decisivos, sejam eles bons ou negativos para o movimento russo, com a visão de quem estava dentro dos acontecimentos. É em alguns de seus depoimentos que vemos que Vladmir Lenin era um especialista em entender a dor e todos os percalços que os proletariados, ou melhor, cidadãos russos como um todo encaravam.

Para quem nunca leu, ou não tem familiaridade com o tema, é necessário talvez uma lida antes em; O estado e a revolução do próprio Lenin. Lá se é possível entender pontos iniciais sobre a revolução e seus objetivos. Enfim, sem alguns conhecimentos básicos, o livro pode se tornar uma leitura densa e algumas vezes chata, mas não por conta da linguagem, e sim por alguns pontos que podem deixar o leitor(a) sem conseguir de fato entender o que é ou são certas coisas, causando certa falta de conexão.

Heitor.Hissao 21/07/2022

Além de uma escrita jornalística e que propõe uma contrução que lembra até um romance, o real destaque desse livro - e o principal deles - é retratar a revolução russa não como um acontecimento liderado por figuras marcadas, e sim como um acontecimento liderado pela população. Essa questão é clara em todas as páginas.

Reed não estava na Rússia seguindo Lenin, ou Trotsky, ou Camenev, ele estava lá vendo como o que esses cara iniciaram repercutia no povo. É um relato de quem ficou em contato direto com quem fez a coisa acontecer.

O escritor ainda, por meio de sua escrita, consegue demonstrar o sentimento metafísico que a revolução tinha. Apesar de claro, as pessoas (várias) serem as protagonistas da história, o impacto que Lenin e Trotsky tinham quando falavam é muito bem descrito e empolgantemente inspirador.

Claro que existem líderes, mas eles não são nada sem o apoio nas ruas. Leitura obrigatória para vários políticos do nosso país ditos de esquerda...

Ricardo Vinicius 28/01/2022

Todo poder aos sovietes! Pau no c da burguesia!
O melhor relato que eu ja vi sobre uma revolução, impressionante a precisão dos detalhes e informações que aparecem no decorrer do livro,tudo isso somado a descricao perfeita do ambiente revolucionário ,de toda a agitação ,inquietação, felicidade,desejo de mudança e esperança dos operarios,soldados e camponeses do período. Tendo foco em Petrogrado,a transcricao dos decretos,discursos,dialogos e cenas entre os revolucionários e contrarrevolucionários enriquecem a experiência. E o melhor de tudo,sem a propaganda burguesa e anticomunista ridícula.O ultimo capitulo foi o mais emocionante. Viva Lenin,viva o Marxismo Leninismo! Que a revolucao brasileira se inspire na revolucao russa,por mais Lenins em nosso Brasil. Vida longa ao socialismo.
Beatriz Candeira 29/01/2022minha estante
fiquei com vontade de ler ?

viva a revolução ??

Ricardo Vinicius 29/01/2022minha estante
Leiaaa,não vai se arrepender,uma das melhores coisas do livro é o John Reed interagindo com os soldados dos dois lados

Ricardo Vinicius 29/01/2022minha estante
Tem umas partes ali que é impossível na se emocionar,tipo quando eles cantam a internacional chorando

Viva a revolução!!!

AI MDS Q LINDO. me convenceu, vou comprar ele quando puder

Octávio 31/12/2021

Dez dias que abalaram o mundo
Um relato histórico e jornalístico maravilhoso. Ótimo estudo histórico narrando os fatos e suas consequências e um riquíssimo estudo jornalístico! Nota 10

Caesar 06/09/2021

Testemunho da Revolução Bolchevique que instaurou o governo dos sovietes na Rússia em 1917. O principal destaque vai para os inúmeros discursos, panfletos e jornais transcritos por Reed, revelando o caos e a disputa pelo poder entre bolcheviques, mencheviques e monarquistas.

Aline 05/07/2021

Não recomendado para leigos
Desde que li a Revolução dos Bichos (George Orwell) eu quiz muito entender um pouco mais sobre a Revolução Russa de 1917. Dez Dias Que Abalaram o Mundo parecia uma boa oportunidade. O livro foi escrito logo após a Revolução ocorrer, por um jornalista americano que vivenciou a tomada do poder pelos bolcheviques. Mas se engana quem acredita que por ser americano o autor procurou manter um relato imparcial. John Reed era um grande entusiasta do Socialismo!

Apesar de iniciar com um capítulo de "notas e esclarecimentos do autor" e mais dois capítulos apenas para explicar o contexto da "revolução dentro da revolução", esse é um livro complexo, de difícil compreensão. John Reed fez um relato bastante detalhado e cansativo. O livro tem ainda um apêndice de mais de 100 páginas onde o autor transcreve boa parte dos discursos que ouviu nos diversos congressos/assembléias/reuniões/encontros que presenciou.

Terminei Dez Dias que Abalaram o Mundo com a sensação de que havia lido um livro didático de uma disciplina da qual tinha perdido todas as aulas. Esse definitivamente não é um livro para leigos!

Roberto 06/06/2021

John Reed, jornalista membro do Partido Comunista dos Estados Unidos, estava na Rússia para cobrir os eventos inaugurados com a derrubada do Kzarismo e a instauração do Governo Provisório quando explodiu a fase mais radical da Revolução Russa, que foi a Revolução Bolchevique.

O livro relata a insatisfação da população russa com o Governo Provisório, pelo seu caráter conciliador que, na verdade, seguia os ditames da burguesia e dos latifundiários do país. Narra os avanços e refluxos do processo revolucionário, os embates políticos na assembleia dos sovietes, em que se destacam os discursos vivazes e eloquentes de Lenin e Trotski, a oposição da Duma Municipal de Petrogrado, que congregava principalmente as forças reacionárias e os partidos socialistas não soviéticos que apostavam na conciliação, e a custosa formação do bloco que aglutinou os parco proletariado russo com a volumosa massa de camponeses do país, o que foi decisivo para a vitória da Revolução, após o período da Guerra Civil.

A narrativa de tirar o fôlego de John Reed, aliada à disponibilização de inúmeros documentos do período, dá a tônica do livro e torna sua leitura muito agradável. Além disso, a importância histórica do evento histórico tratado aqui, que por ter ocorrido em um país periférico e semifeudal influenciou diversos movimentos revolucionários na América Latina, além de fomentar o desenvolvimento da perspectiva descolonial em nosso continente, sem falar da drástica mudança ocorrida nos países desenvolvidos a partir de então, fazem valer e muito a leitura do livro.

05/05/2021

Relato imperdível da insurreição bolchevique
Escrito por um jornalista norte-americano bolchevique, "dez dias que abalaram o mundo" narra de maneira fantástica a insurreição bolchevique.
John Reed foi para a Rússia e acompanhou de perto todo o processo, então tudo que ele fala no livro é de acordo com o que ele mesmo presenciou. O autor descreve o movimento nas ruas, a opinião das massas populares, transcreve manifestos que eram publicados e os jornais do dia, discursos políticos, sem contar com as conversas e entrevistas que líderes políticos como Trotsky concediam à ele.
Gostei muito, a leitura flui, é tudo tranquilo de entender. Também confesso que fico pessoalmente feliz ao ver as massas populares tendo consiência do sistema opressor e não se conformando com isso.

Daniel 17/03/2021

Até a vitória
Emocionante. Uma aula de jornalismo e dedicação a causa dos oprimidos. Um livro que acende a chama revolucionária de qualquer leitor e que precisa ser lido pelas futuras gerações.
Lindo

Amor da minha vida

Falou tuso

Te amo

Lucas.Gabriel 23/12/2020

Riqueza imensa de detalhes
A narrativa é maravilhosa e faz com que você seja transportado para a Rússia de 1917. De maneira gradual, conta todo o processo com que a população russa foi aderindo à Revolução Bolchevique. É simplesmente genial e o relato é cheio de detalhes, além de explicar perfeitamente todo a questão política russa e como funciona o seu sistema. É uma viagem no tempo!

Juliano 05/08/2020

Captura o espírito da Rússia revolucionária.
Livro muito bom e com o ritmo da revolução. Livro cheio de detalhes sobre a Rússia durante o período revolucionário e cheio de personagens históricos. Realmente um relato único de um acontecimento tão estudado e comentado. Vale muito a leitura, em especial dessa edição da ediouro. O auto captura muito bem o espírito da época e da cultura russa tanso dos bolcheviques quanto dos mencheviques e de outros tantos grupos partidários e sociais que compunham a Rússia no período.

Ingrid 03/07/2020

Pode-se dizer que nunca havia entendido realmente a revolução russa e ao ler esse livro eu entendi o porquê de nunca ter a conhecido de fato. É uma história densa, repleta de reviravoltas e que uma simples aula durante o ensino médio não é capaz de explicar ou nos fazer compreendê-la 100%. John Reed me ajudou com isso, ele conseguiu me levar até a Rússia de 1917 e eu pude viver cada detalhe e entender o que se passava entre os operários daquele grande Estado. É sim, um livro com o olhar do autor, com o seu alinhamento político, mas não deixa de ser maravilhoso. enfim, recomendo a todos que gostariam de aprender e entender melhor a revolução russa.

Dandarah.Filgueira 15/05/2020

Leitura difícil mas vale a pena
Texto muito detalhado sobre essa revolução incrível, muito complexa e que aconteceu praticamente de forma orgânica. O povo se torna o novo tsar.

?Subitamente, dei-me conta de que o fiel povo russo não precisava mais de padres para abrir-lhe as portas do paraíso. Estava construindo, na terra, um reino com mais esplendor do que qualquer paraíso poderia proporcionar, e pelo qual morrer era uma glória...?

1 | 2 | 3 | 4