Sobre fotografia

Sobre fotografia Susan Sontag

Resenhas - Sobre Fotografia

Sil 11/08/2022

Sobre fotografia
Sobre Fotografia é um livro de ensaios da jornalista Susan Sontag que fala, claro, sobre fotografia contando sua história e perspectivas para essa tecnologia e arte nos anos futuros — que para nós é o atual. O livro foi lançado no final dos anos 70 e ganhou prêmio no Reino Unido. Até hoje é um dos livros mais importantes ao estudar história da fotografia, sendo indicado nas melhores escolas e universidades.
Eu já tive uma experiência negativa com este livro há 10 anos atrás quando tive que ler um ensaio para um seminário na faculdade. Acredito que meu ranço foi mais uma inexperiência como leitora do que achar a obra ruim ou não, já que reli ele agora (também para a faculdade, olha só!) e acabei adorando e refletindo sobre diversos posicionamentos da autora.

Apesar de cada ensaio tratar de uma temática distinta, como a análise de fotógrafos e suas diferentes percepções de arte e suas subjetividades de "belo", a função da fotografia como registro e arte, a obra como um todo nos mostra como a fotografia mudou o mundo, a sociedade de modo que é impossível pensar em nossa evolução sem lembrar da câmera fotográfica. Já nos anos 70 ela cita sobre a necessidade de fotografar e registrar algo como prova, sendo uma fotografia de viagem ou fotografia de um crime. Se não foi fotografado não há provas de sua existência. Como não fazer esse paralelo com nossos dias? Se a fotografia já causava um rebuliço imagina agora em que todos os momentos são registrados? Em 2020 o G1 publicou uma matéria onde diz que o Instagram tem mais de 1 bilhão de usuários ativos por mês e só nos resta imaginar quantas fotos por dia são postadas. Eu imagino se um dia Susan Sontag pensou nesses números estrondosos de fotografias circulando diariamente, onde a arte e registro andam lado a lado, mas ao mesmo tempo se convergem.

Este livro é incrível para entender a fotografia além do equipamento que se usa, seja uma câmera profissional ou o celular. Mais do que isso é refletir sobre seu uso nos registros familiares, sociais, a própria arte e no cinema. Como o nosso imaginário se molda de acordo com as imagens que vemos diariamente e assim nos tornamos pensantes (ou não). Vale a leitura.

site: https://www.kzmirobooks.com/2021/10/sobre-fotografia-de-susan-sontag.html

fã de Raya unicórnio intergaláctico 02/06/2022

"Em época recente, a fotografia tornou-se um passatempo quase tão difundido quanto o sexo e a dança - o que significa que, como toda forma de arte de massa, a fotografia não é praticada pela maioria das pessoas como uma arte."

Um dia faço uma resenha adequada, pois sinto que tudo que escrevo não é suficiente para descrever a maravilha e o deleite que é ler Susan Sontag.

Guilherme Vechiato 06/05/2022

Não funcionou!
Senti uma grande vontade de abandonar este livro. Talvez eu tenha criado uma expectativa muito alta, e por mais que o livro tenha bons momentos e possua uma ótica muito inteligente e abrangente sobre a fotografia, infelizmente o livro não funcionou para mim.

Para você absorver todas as ideias e conceitos do livro ou você precisa ter um tempo extra para pesquisar sobre os fotógrafos e suas respectivas fotos que são citados no livro ou ter um conhecimento muito bom sobre o assunto. Se você não tiver esse background, alguma passagens não farão muito sentido, ou não funcionarão como deveriam.

O livro me fez pensar o quanto a fotografia foi uma invenção extremamente importante para a humanidade. Ela forneceu a oportunidade das pessoas conhecerem lugares, objetos e situações que talvez nunca pensaram que poderiam existir. Além de fazermos olhar para nós mesmos como seres humanos. Foi um abrir de olhos para um novo mundo interno e externo.

Durante todo um século de melhorias, fotógrafos importantes e fotografias marcantes para a humanidade, pense o quanto uma simples foto pode alterar o seu pensamento, conhecimento, sentimento, etc. Tudo isso em um simples pedaço de papel.

Não sei se recomendaria este livro para alguém, mas se você quer se aventurar e tiver tempo para adentrar de cabeça e pesquisar junto da leitura, tenho certeza que ela será muito mais rica do que foi para mim.

Vania.Cristina 27/03/2022

Para ser lido e relido, mas apenas para quem tem esse interesse específico
São seis ensaios sobre a fotografia e um capítulo com frases sobre o tema de diferentes fontes. São ensaios bem específicos para quem quer entender melhor o papel da fotografia no mundo ou se interessa sobre o estudo das imagens, inclusive as que estão em movimento, e os estudos culturais. Achei os primeiros ensaios de compreensão mais difícil, talvez tenha me faltado uma base melhor. No entanto, os últimos ensaios foram mais leves pra mim. Todos fascinantes e cheios de citações e conteúdos ligados à filosofia, às ciências sociais, à literatura, ao cinema etc. Grifei o livro inteiro e com certeza ele é para ser relido mais vezes.

Martony.Demes 09/03/2022

"O Verdadeiro fotógrafo é capaz de ver as coisas que todo mundo vê, de um modo diferente".
Em 8 de Janeiro é comemorado o dia nacional da fotografia. E em algum dos perfis que sigo sugeriram essa pequena leitura: Sobre a fotografia, de Susan Sontag.

No inicio da obra ela faz uma belíssima comparação da fotografia com o mito da caverna de Platão! Diversas vezes, a fotografia pode gerar apenas aquilo que a sombra da caverna do platão sugere! Mas há muito mais por trás da fotografia! Que massa, não é!?

Outra abordagem acerca da fotografia é que antes da fotografia (Em 1839 ocorreu o primeiro processo fotográfico), tudo era registrado por meio da pintura. E muitos pintores questionaram a fotografia! Olha só isso! E trago um trecho que ela diz: "A pintura jamais prometeu de um modo tão descarado, revelar a beleza do mundo".

Bom, o livro nos apresenta diversos e consagrados fotógrafos como Diane Arbus, Stieglitz, Steichen, Hine (crianças trabalhando), Sanders (alemão que foi duramente assolado pelo nazismo).

Há outra análise que ela nos apresenta é que a fotografia é única, estática e marcante. Já um vídeo há uma sequência de fotos que faz com que imagens anteriores percam o seu valor! Ou seja, em um quadro podemos obter tudo o que é necessário daquele acontecimento. Sensacional! Eu não tinha pensado nisso!

Com a evolução da fotografia, tudo se revolucionou. Os livros, agora com fotos, a criação de exposição de fotos e as diversas possibilidades de tipos de fotografia: pessoal, pitoresca, paisagem, da condição humana, a melancolia , o belo entre outras.

Há muita conteúdo interessante! Muito! Há relação com a literatura, citação de diversos filósofos e escritores e que não dá para citar tudo aqui! Você que é entusiastas da fotografia, singre por esse livro! E tudo que contei aqui é sob as lentes de um leigo em fotografia, viu.

E encerro com duas interessantes citações da autora:

"Através da câmara as pessoas se transforma em consumidores ou turistas da realidade".

Wags 22/03/2021

(Im)Perfect pictures
Sontag é dura, mas necessária. Sua abordagem das fotografias consegue nos mostrar com uma maestria o poder, a necessidade e os reveses que essa nova mídia trouxe consigo para a contemporaneidade. Como saímos de uma experiência contemplativa do olhar para começarmos a enxergar, e também condensar, o mundo em uma série de momentos engaiolados nas fotos? É um livro sobre a memória, sobre o ato de representar o que está a nossa volta e também um questionamento sobre o quanto da nossa humanidade ainda está presente conosco enquanto envolta por mais esse "avanço". Por isso considero as palavras de Sontag indispensáveis, tanto aos profissionais quanto aos leigos que se interessem pelo assunto.

Holly 27/02/2021

Leitura obrigatória
Esse é um livro que todos deveriam ler, principalmente fotógrafos. Sinto que depois desse livro eu comecei uma jornada de, como fotógrafa profissional, tentar entender o que o meu trabalho e estudo realmente significam.

Thai Silveira 13/11/2020

Bom livro
Esperava que o livro falasse um pouco mais sobre a relação das pessoas com a fotografia, como a imagem afeta o modo de vida e etc. Mas não aprofunda tanto esse aspecto. Faz um apanhado geral, passando por comparações com a pintura, discussão se a fotografia é arte, técnicas e profissionalismo. Esperava um pouco mais.

Luciana 03/11/2020

Clássico
Polêmico e provocativo!
Um clássico sempre merece ser lido, ainda que não se concorde com todo o seu conteúdo.

santainesense 28/07/2020

As fotos têm poder
Estamos inseridos em um mundo de imagens. Todos os dias consumimos fotografias, seja na televisão, nos jornais, nas redes sociais ou mesmo em molduras nas paredes de nossa própria casa. Para onde quer que vamos, fragmentos físicos da realidade estão a nossa disposição. O que isto significa? De que modo isso nos afeta?

Em Sobre Fotografia, Susan Sontag, importante intelectual do século XX, traz reflexões ácidas sobre o impacto que as imagens fotográficas tiveram na construção da nossa sociedade e na percepção que adquirimos ao olhar o outro. Afinal, desde o seu surgimento, a fotografia se universalizou a tal ponto que tudo parece ao nosso alcance e tudo parece válido a ser fotografado.

Mesmo sendo publicado na década de 70, os seis ensaios que compõe este livro continuam atuais. O que nos leva a pensar até onde Susan Sontag teria chegado caso tivesse escrito a obra no final desta década, diante ao bombardeamento diário que temos de selfies e autorretratos em mídias como o Instagram e o Twitter.

Sobre Fotografia é um livro capaz de ressignificar toda nossa concepção diante às fotos e a arte. Mesmo não concordando com tudo e não captando todas as referências, achei indispensável. Concluir esta leitura é começar a ver muito além do que somente imagens.

Renata.Reis 18/01/2018

Um pouco realista e pessimista
Eu não terminei de ler. aha. O livro realmente tem uma idéia e critica bastante interessante sobre a antropologia da fotografia, no entanto, a leitura é cansativa por vezes. Talvez pessoas mais ligadas a sociologia gostem mais do que eu, que tem uma linguagem mais filosófica e acadêmica, embora a leitura seja fácil. Ela alfineta bastante os fotógrafos fáceis, esses ditos nós que tiramos fotos do dia dia, eu acho a crítica válida, no entanto, ela soa um pouco grosseira demais (talvez a realidade seja cruel?), também o significado das fotos nas paredes da casa, etc. Eu so achei a leitura cansativa, por não conhecer tanta história e literatura, e não ter tantas referências, =// . Claro, vou terminar os ultimos capítulos, mas vou ler outras coisas no meu passatempo que me agradem mais

Lud 24/10/2016

A autora apresenta algumas questões bem interessantes acerca da fotografia e do ato de tirar fotos. Acho essa reflexão bastante importante e bem atual, dado que estamos cada vez mais dependentes das fotos...

Augusto 20/02/2016

Ensaios sobre o ver
Nesses ensaios, Susan Sontag trabalha para muito além da fotografia, ela aborda a prórpia noção de ver o mundo, de enxergá-lo (a partir da fotografia depois do século XIX). É bastante pertinente a associação que é feita com o mito da caverna de Platão, pois as sombras que para os habitantes da caverna eram o real, hoje, são as fotos para "o ser humano das cidades".
Seria curiosa, saber como Sontag reagiria ao mundo atual, e ao instagram e demais redes sociais, que mudaram completamente o sentido da fotografia no século XXI. Talvez, mais do que nunca vivemos o mundo-imagem que a autora anunciou.
Muitas são as passagens que ficam desse livro, poderia citar muitas delas aqui, mas não acho que seja apropriado. Cada um, em sua leitura, destacará aquelas que lhes são caras, nas quais se reconhecem.
Mas deixarei apenas uma, aquela que mais me chamou atenção:
"As fotos criam o belo e [...] o esgotam. [...] Pessoas saturadas de imagens tendem a achar piegas os pores do sol; agora, infelizmente, eles se parecem demais com fotos".

Volnei 13/02/2013

Sobre Fotografia
Nesta obra a autora dá inicio a obra fazendo uma comparação muito interessante entre a fotografia e o mito da caverna do filosofo Platão, abrindo assim um dialogo entre fotografia e filosofia e mais alem com a sociologia.
Uma feliz comparação que nos mostra o quanto a fotografia contribue com a humanidade no que diz respeito a produçãoi de documentos históricos.

site: http://toninhofotografopedagogo.blogspot.com.br