Sobre fotografia

Sobre fotografia Susan Sontag

Resenhas - Sobre Fotografia

Sil 11/08/2022

Sobre fotografia
Sobre Fotografia é um livro de ensaios da jornalista Susan Sontag que fala, claro, sobre fotografia contando sua história e perspectivas para essa tecnologia e arte nos anos futuros — que para nós é o atual. O livro foi lançado no final dos anos 70 e ganhou prêmio no Reino Unido. Até hoje é um dos livros mais importantes ao estudar história da fotografia, sendo indicado nas melhores escolas e universidades.
Eu já tive uma experiência negativa com este livro há 10 anos atrás quando tive que ler um ensaio para um seminário na faculdade. Acredito que meu ranço foi mais uma inexperiência como leitora do que achar a obra ruim ou não, já que reli ele agora (também para a faculdade, olha só!) e acabei adorando e refletindo sobre diversos posicionamentos da autora.

Apesar de cada ensaio tratar de uma temática distinta, como a análise de fotógrafos e suas diferentes percepções de arte e suas subjetividades de "belo", a função da fotografia como registro e arte, a obra como um todo nos mostra como a fotografia mudou o mundo, a sociedade de modo que é impossível pensar em nossa evolução sem lembrar da câmera fotográfica. Já nos anos 70 ela cita sobre a necessidade de fotografar e registrar algo como prova, sendo uma fotografia de viagem ou fotografia de um crime. Se não foi fotografado não há provas de sua existência. Como não fazer esse paralelo com nossos dias? Se a fotografia já causava um rebuliço imagina agora em que todos os momentos são registrados? Em 2020 o G1 publicou uma matéria onde diz que o Instagram tem mais de 1 bilhão de usuários ativos por mês e só nos resta imaginar quantas fotos por dia são postadas. Eu imagino se um dia Susan Sontag pensou nesses números estrondosos de fotografias circulando diariamente, onde a arte e registro andam lado a lado, mas ao mesmo tempo se convergem.

Este livro é incrível para entender a fotografia além do equipamento que se usa, seja uma câmera profissional ou o celular. Mais do que isso é refletir sobre seu uso nos registros familiares, sociais, a própria arte e no cinema. Como o nosso imaginário se molda de acordo com as imagens que vemos diariamente e assim nos tornamos pensantes (ou não). Vale a leitura.

site: https://www.kzmirobooks.com/2021/10/sobre-fotografia-de-susan-sontag.html

Cesar Garcia 18/08/2023

Sobre fotografia e mais
Um livro que grande sensibilidade que nos mostra as várias visões da fotografia como arte, como forma documental, como publicidade e como uma forma de registrar o mundo.
O livro é muito bem escrito e nos leva a refletir sobre o uso da imagem através do tempo.
Uma obra prima.

J^! 12/12/2022

O click
Bem interessante as perspectivas possíveis de serem abordadas por meio do ato de fotografar e os impactos disso na sociedade.

João Viktor 16/03/2024

Usei no meu TCC.
Esse foi um dos livros que me ajudou bastante no marco teorico do meu tcc sobre fotodocumentarismo. Recomendo para qualquer estudante que vai fazer um projeto de fotografia.

Volnei 13/02/2013

Sobre Fotografia
Nesta obra a autora dá inicio a obra fazendo uma comparação muito interessante entre a fotografia e o mito da caverna do filosofo Platão, abrindo assim um dialogo entre fotografia e filosofia e mais alem com a sociologia.
Uma feliz comparação que nos mostra o quanto a fotografia contribue com a humanidade no que diz respeito a produçãoi de documentos históricos.

site: http://toninhofotografopedagogo.blogspot.com.br

najuliass 02/09/2023

Todas as fotos são memento mori. Tirar uma foto é participar da mortalidade, da vulnerabilidade e da mutabilidade de outra pessoa (ou coisa).

let and 12/02/2024

Foi uma leitura bem densa pra mim pq precisava de concentração total para não me perder nas palavras e mesmo assim as vezes eu me perdia no fio da meada. entretanto, de jeito nenhum isso tornou a leitura ruim!!! susan sontag é alguém que admiro a muito tempo e não tinha tido oportunidade de ler seus escritos ainda e acredito que foi uma boa porta de entrada porque amei muito. gostaria de em outro momento da minha vida reler este e de preferência ter um físico pra chamar de meu pra anotar e grifar tudo aquilo que desejei durante a leitura (que foi muita coisa!!)

Marihhh 16/03/2024

Muito bomm
O livro apresenta ao leitor uma perspectiva da fotografia em sua mais "pura" forma, revelando seus mais diferentes lados, sejam positivos ou negativos.
Nele é abordado sobre questões como a influência do fotógrafo na fotografia e sua impessoalidade; fotografia como instrumento de memória, poder e afeto; fotografia e pintura; retrato do real; fotojornalismo, entre outros assuntos.
A leitura desse livro é de muita importância, ainda mais na atualidade, em que somos levados a constantemente tirar fotos de tudo.
Embora não concorde com todas as ideias abordadas (algumas não são fáceis de aceitar), é inegável que a autora consegue discutir uma visão atemporal sobre a fotografia e que serve de muita reflexão sobre a relação da sociedade com essa forma de expressão.

Caio 17/11/2022

Um conjunto de ensaios instigantes sobre a(s) fotografia(s) nos EUA e na Europa do fim da década de 1970. Dilemas contemporâneos aparecem anunciados pelo olhar acurado de Sontag, junto a uma reflexão vigorosa sobre a sociedade que produz e é (re)produzida pela mediação das fotografias.

Tiago600 11/09/2022

Corolário de Registros

Ontologicamente, o "nada" se "nadifica". Exemplo: Marcamos um encontro com alguém, essa pessoa não comparece, estando sozinho na mesa de um bar, o nada - ou a falta da presença desse "outro" - assume uma forma, metafisicamente ganha corpo como uma ausência, e é, essa ausência que em determinado ponto mágoa, fere e oprime, não o fato desse "outro" que não veio.

Uma vez que uma foto é materializada, esse artifício talha o tempo. Direi que o tempo se "tempifica" quando analisamos uma fotografia. São elas - as fotos -, que mais que qualquer espelho, incrusta frontalmente o passar dos anos quando analisadas em retrospecto. Uma foto é uma paralisia temporal, olhando um álbum familiar podemos ter um vislumbre de como eram nossos pais e avós ainda crianças, antes de nossa existência simplória e terrena. A fotografia se insere em diversos papéis, com inúmeras facetas, inclusive, um dentre suas muitas funções, é registrar nossa própria biografia foto após foto, uma biografia que ainda não teve fim e que se mantem em constante construção, visto que não existimos porque vivemos, pelo contrário, vivemos porque existimos.

Holly 27/02/2021

Leitura obrigatória
Esse é um livro que todos deveriam ler, principalmente fotógrafos. Sinto que depois desse livro eu comecei uma jornada de, como fotógrafa profissional, tentar entender o que o meu trabalho e estudo realmente significam.

Thai Silveira 13/11/2020

Bom livro
Esperava que o livro falasse um pouco mais sobre a relação das pessoas com a fotografia, como a imagem afeta o modo de vida e etc. Mas não aprofunda tanto esse aspecto. Faz um apanhado geral, passando por comparações com a pintura, discussão se a fotografia é arte, técnicas e profissionalismo. Esperava um pouco mais.

Augusto 20/02/2016

Ensaios sobre o ver
Nesses ensaios, Susan Sontag trabalha para muito além da fotografia, ela aborda a prórpia noção de ver o mundo, de enxergá-lo (a partir da fotografia depois do século XIX). É bastante pertinente a associação que é feita com o mito da caverna de Platão, pois as sombras que para os habitantes da caverna eram o real, hoje, são as fotos para "o ser humano das cidades".
Seria curiosa, saber como Sontag reagiria ao mundo atual, e ao instagram e demais redes sociais, que mudaram completamente o sentido da fotografia no século XXI. Talvez, mais do que nunca vivemos o mundo-imagem que a autora anunciou.
Muitas são as passagens que ficam desse livro, poderia citar muitas delas aqui, mas não acho que seja apropriado. Cada um, em sua leitura, destacará aquelas que lhes são caras, nas quais se reconhecem.
Mas deixarei apenas uma, aquela que mais me chamou atenção:
"As fotos criam o belo e [...] o esgotam. [...] Pessoas saturadas de imagens tendem a achar piegas os pores do sol; agora, infelizmente, eles se parecem demais com fotos".

Renata.Reis 18/01/2018

Um pouco realista e pessimista
Eu não terminei de ler. aha. O livro realmente tem uma idéia e critica bastante interessante sobre a antropologia da fotografia, no entanto, a leitura é cansativa por vezes. Talvez pessoas mais ligadas a sociologia gostem mais do que eu, que tem uma linguagem mais filosófica e acadêmica, embora a leitura seja fácil. Ela alfineta bastante os fotógrafos fáceis, esses ditos nós que tiramos fotos do dia dia, eu acho a crítica válida, no entanto, ela soa um pouco grosseira demais (talvez a realidade seja cruel?), também o significado das fotos nas paredes da casa, etc. Eu so achei a leitura cansativa, por não conhecer tanta história e literatura, e não ter tantas referências, =// . Claro, vou terminar os ultimos capítulos, mas vou ler outras coisas no meu passatempo que me agradem mais