Amor Plus Size

Amor Plus Size Larissa Siriani

Resenhas - Amor Plus Size

Taila 22/01/2018

Histórias em comum, mas nem tanto assim
Demorei muito para ler esse livro. Comecei nos primeiríssimos dias desse mês (janeiro) e fui terminar ele hoje, dia 22. O motivo é que esse livro não ''fechou'' comigo. Eu e a protagonista discordamos em vários aspectos, mas temos em comum o sobrepeso e a história que vem com ele. No entanto, apesar de eu a princípio ter adorado a proposta desse livro, pois há poucos livros com protagonistas gordas, ele se tornou algo diferente ao longo da leitura. Enfim, não estou dizendo que é um livro ruim, só que não funcionou pra mim. Ela era muito cega em alguns momentos, e o que mais me irritou foi o clichê de melhor amigo dela apaixonado por ela, dar várias pistas e ela, a cega, não perceber. Fora outros momentos. E como esse clichê demorou pra se desenvolver. Parecia que a autora já estava pronta pra terminar a história mas alguém da editora exigiu mais páginas. Entretanto, não é um livro que odiei, pois consegui tirar proveito de algumas coisas, e talvez tenha me tocado um pouco. Acompanho a autora no YouTube e posso dizer, apesar de não conhecê-la muito, que esse livro é a cara dela. De quem mais poderia ser, não é mesmo? RSRSRS Obs.: colocando 2 estrelas, mas queria por 2 e meia.

Elton 18/02/2019

Tocante
Leitura rápida, bem escrita, que deveria constar entre os livros paradidáticos de todo colégio, pelas importantes mensagens que passa ao público juvenil.

Joana235 08/03/2019

Muito mais que um Chick lit
Oi pessoal, tudo bem? Hoje trago pra vocês a resenha de um dos melhores chick lits que já li em 2019. Estou falando de Amor plus Size, livro escrito por Larissa Siriani pela Editora Verus. Espero que gostem da resenha.
O livro contará a estória de Maitê, uma garota de 17 anos, que luta dia após dia para perder peso, já que ao contrário da maioria dos adolescentes, pesa mais de cem quilos. Infelizmente, nossa querida Mai é vítima constante de piadas, tanto em sua casa quanto no colégio onde sofre bullying diariamente. Os únicos amigos da garota são Isaac, um garoto lindo e apaixonado por fotografia que também é seu vizinho e Josi e Valentina, suas maiores confidentes quando o assunto é: Alexandre, seu amor quase platônico.
Na maior parte do livro, iremos acompanhar os dilemas e inseguranças da protagonista ao conviver com as críticas diárias de sua mãe, Estela. Confesso que, a cada crítica recebida, ficava com raiva da mãe dela que em nenhum momento a apoiou e lhe deu carinho, diferentemente de seu pai, que esteve ao seu lado em todos os momentos sempre demonstrando seu amor. Por outro lado, a cada capítulo, torcia cada vez mais para que Maitê conseguisse dar a volta por cima e se aceitar. Foi impossível não me emocionar em algumas cenas...
“Não tem nada de errado com você. Você é a minha menininha linda e ser gorda ou magra não vai mudar isso. Sua beleza é diferente das outras”.
Um dia, finalmente a sorte sorri para Maitê: Marcelo, dono de uma agência de modelos plus size e amigo de Isaac, encontra as fotos que os dois tiraram juntos em um parque e, logo de cara se encanta pela menina tem a ideia de contratá-la para trabalhar com ele. Será que ela vai aceitar?
“Amor plus size” não é um simples chick lit e sim um livro que nos faz refletir, traz o desafio da autodescoberta e acima de tudo, mostra a importância de nos aceitarmos do jeito que somos.

Entrelivros_efilho 22/03/2019

📖❝[...] era impressionante. Como acordar de um pesadelo que tinha durado toda a minha vida, no qual eu era o patinho feio, e, agora que estava acordada, podia ver que na verdade eu era o cisne.❞
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Maitê tem 17 anos e vive deprimida por estar acima do peso, sofre bullying na escola e tenta ser o mais invisível possível, nutre um amor platônico por Alexandre há anos, o garoto mais popular da escola, e ao ser designados a formarem dupla para um trabalho escolar, eles se aproximam e ficam amigos o que gera um grande conflito nos sentimentos dela.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Ela tem três amigos, um deles é Isaac, eles se conhecem desde a infância e estão sempre juntos, ele a incentiva, apoia e a aceita como ela é, Isaac é aspirante a fotografo e por brincadeira em um dia no parque, tira umas fotos dela que está leve e descontraída e isso começa a mudar a vida dela e a forma como ela enxerga a si mesma.
--♡--
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Esse livro estava parado aqui há uns dois anos e quando ele foi o mais votado na enquete fiquei ansiosa pra ler, porque dificilmente vemos protagonistas lidando com a obesidade, pensei se tratar de mais um clichê adolescente, onde a garota excluída é apaixonada pelo cara popular do colégio, mas fui surpreendida, não imaginava me enxergar tanto na Maitê, e nem me identificar com seus medos e inseguranças, foi uma leitura difícil e que desenterrou alguns assuntos encerrados há tempos por mim, mas acrescentou muito, quisera eu ter lido na minha adolescência.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Os temas bullyng, anorexia, autoestima, dieta, luta contra os padrões de beleza, busca pela auto aceitação, autoconfiança, amizade, descoberta do amor, são abordados pela autora de forma honesta, leve e descontraída, os personagens são tão reais que nos conectamos fácil com eles, todo mundo merece um Isaac na vida, vontade de guardar ele num potinho e abraçar Maitê e dizer que ela é linda do jeito que é.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Uma leitura que nos inspira a nos aceitarmos como somos e a nunca duvidar de si mesmo, por mais livros assim, críveis, cheio de empoderamento e representatividade!
Recomendo!

site: https://www.instagram.com/p/BvSdpSLg2eN/

mikele | @respiropalavras 25/03/2019

Maitê é uma garota segura e batalhadora que é apaixonada pelo seu melhor amigo de infância. Ela também é modelo plus size. Mas as coisas nem sempre foram tão boas quanto são agora.

Na adolescência, Maitê sofreu bullying, e não conseguia se aceitar tendo em vista a pressão que a sociedade impõe sobre ter o corpo perfeito e atender a um padrão de beleza inalcançável.

Quando a oportunidade de um trabalho como modelo surge, a grande virada na vida dela tem início.

"Coisas incríveis acontecem quando começamos a nos olhar de maneira diferente."

Como um livro que traz um protagonismo e representatividade gorda, "Amor Plus Size" já alcança um nível de importância. Poucos são os YA's que se dedicam em falar tão de perto sobre as vivências de pessoas gordas. Geralmente, elas são tratadas em segundo plano e nunca como o foco principal.

O livro ainda aproveita e traz um pouco sobre bulimia, anorexia, amizade e dramas familiares. Temos um romance leve, fofo e com o famosa clichê que eu adoro: amigos que se apaixonam.

A caminhada de Maitê rumo a aceitação e ao amor próprio não foi fácil. A garota passou por altos e baixos e um processo de autodescoberta. É difícil aceitar a si mesma quando as pessoas a sua volta estão constantemente te lembrando que você não se encaixa entre elas.

Apesar disso, senti que as pautas levantadas poderiam ter sido melhor exploradas e discutidas. As oportunidades surgiram, mas o que tivemos foram leves reflexões ao invés de uma discussão aprofundada que levasse o leitor a outro patamar.

Ainda assim, "Amor Plus Size" foi uma leitura agradável. O livro é divertido e importante. Posso não ter amado como esperava, mas na busca por mais diversidade na literatura, o livro cumpre seu papel e está recomendado.

Livia 19/07/2019

Now I belive in me
As vezes a vida é realmente dura quando nos deparamos com pessoas com pensamentos tão preconceituosos. Seja pela cor, peso, etnia, religião... Dói sempre, principalmente quando temos problema de auto-aceitação.

Chorei, chorei horrores, porque eu me vi no lugar da Maitê. Me vi arrudiada de pessoas que no fim mais atrapalham do que ajudam. Não é um livro para dizer oque você deve fazer, e sim um livro que faz você refletir.

Durante toda minha vida, fui a principal cupada de todos os meus transtornos. EU me culpei por não emagrecer, EU me culpei por ser baixa, por ser negra, por tudo, ate por respirar. Em toda minha vida EU fui meu próprio agressor, e as pessoas ao meu redor não facilitavam na maioria das vezes, não é atoa que nunca me dei muito bem com elogios.

Cada sorriso, cada risada, cada momento de alegria, durava pouco, eram falsos, artificiais para mim. Eu sempre soube que estava errada, mas não conseguia. Sempre li coisas sobre amor próprio, procurava meninas parecidas comigo, tentava me amar, mas sempre foi difícil, porque eu não deixava e esse sempre foi meu erro.

Quantas vezes eu já chorei até dormir? Quantas vezes eu disse que tava bem, sem estar? Quantas vezes eu sorri, ou pelo menos tentei? Quantas vezes eu tentava passar para mim e para todos que eu ia ficar bem? Incontáveis vezes.

Já li milhares de livros como esses, mas acho que agora estou realmente pronta para me ver, para me amar. Talvez não aconteça, mas eu estou disposta a tentar, de qualquer forma a Mai me expirou um pouco.

Desculpa para quem leu ate aqui, isso parece muito um desabafo e é. Mas eu gostaria de deixar explícito aqui, que você é lindo(a), do jeitinho que você foi feito(a). Não importa se você é alta ou baixa, ou gorda ou magra, se é branca ou negra, se segue o catolicismo ou o judaísmo, se tem um nariz pequeno ou grande demais, se tem celulite ou estria aqui ou ali, se tem o cabelo crespo ou liso demais...

Só por favor saiba que você é perfeita. Parece clichê, mas é verdade. E em vez de tentar ser aceita, se aceite, porque as pessoas podem te elogiar o tempo todo, mas o único elogio que vale de verdade é o seu. Todos em algum momento vão te julgar, mas você nunca pode fazer isso. Chore quando quiser, ria quando quiser, mas se explore, se ame, se aceite e mude se você quiser.

A vida é só uma, mas ela só vai ser aproveitada ao máximo quando você perceber que viajar, curtir, ficar com alguém não vale de nada sem primeiro viajar sobre seu corpo interior e exterior, curtir sua companhia sempre que possível sem se exilar do mundo, quando ficar e se amar, quando olhar no espelho e ver a pessoa que você quer passar o resto da vida junto.

Pelo menos uma vez na vida, veja apenas você, seja apenas você, ame apenas você. Talvez no final fala a pena.

Não custa nada tentar.

thay 20/08/2019

Leitura interessante.
A obra trabalha não apenas com a questão do sobrepeso propriamente dito e com os distúrbios alimentares de um modo geral, fazendo um alerta, chamando a atenção dos leitores para tal, como também aborda a importância dos relacionamentos e como eles interferem no crescimento de cada indivíduo, em como os pais, por vezes, identificam nos filhos uma extensão de si mesmos e nas consequências que isso traz, nos malefícios dessa não individualização. É uma reflexão relevante e necessária para a mantença social.

Ane Elyse Fernandes 29/10/2019

Meu deus! Que livro :) Acalentou meu coração!
Admito que eu não imaginava como esse livro, promoveria tal tempestade de sentimentos, como estou tendo agora. Com uma escrita leve e sensível, me identifiquei com a Maitê, seus dramas com a mãe, suas inseguranças e principalmente, me inspirei no modo como ansiava se enxergar e se transformar, naquela garota tão determinada e especial das fotos. Eu realmente, depois de passar por um processo árduo de mudanças no meu corpo, após engordar mais de 20kg, percebi como é importante cultivar o amor-próprio através dessa personagem. Ninguém tem o direito de nos julgar, de nos menosprezar ou de querer ditar o que acham que é o certo para nós mesmas: temos vozes, opiniões e podemos decidir por nós mesmas.
Eu só tenho o que agradecer pela oportunidade de conhecer um pouco mais dessa história e por enfim, ter me apaixonado tanto pela narrativa que é construída: pude aprender com todos os personagens, acompanhando seus dilemas, seu crescimento pessoal e refletindo sobre a minha própria vida.
Faço votos de que tantas outras garotas e outros garotos, se aventurem e sintam-se encorajados para desvelar essa história tão incrível.

Alexia | @livrosdalex 30/12/2019

Resenha Os Delírios Literários de Lex
Maitê é uma adolescente que pesa mais de cem quilos e tem tantas inseguranças que é incapaz de enxergar qualquer coisa boa em seu exterior. Isso molda todas as suas experiências de vida e, sinceramente, eu ficava com o coração apertado de ler. É difícil você ver como é tão comum as pessoas odiarem seus próprios corpos e como podemos ser cruéis com nós mesmos ao fazermos isso. Dava vontade de entrar no livro, abraçar a Mai e fazê-la mudar de ideia. Mas também me fez refletir sobre mim mesma...

Porém, a experiência da história não fica presa somente em torno disso, muito pelo contrário. Amor Plus Size foi uma história que abriu a porta de lembranças deliciosas: o ensino médio, meu grupinho de amigas, os dramas escolares de provas e ENEM, as festinhas, o grupo popular que eu nunca fiz parte, o desejo de passar como invisível, o crush impossível, a primeira paixão... Enfim, é uma história adolescente normal, que faz a gente rir, ficar com raiva dos personagens, mas especialmente entendê-los. Era como se eu fosse adolescente e estivesse no Ensino Médio de novo, só que através da Maitê.

A história vai se desenrolando em vários temas diferentes: a paixão da Maitê pelo Alexandre e de repente a chance de se aproximar dele; a dificuldade dela em lidar com seu corpo e uma surpresa que aparece no meio do caminho e muda tudo; os dramas das amizades; os dramas relacionados ao futuro, a profissão que ela vai querer seguir, o que vai estudar na faculdade... Enfim, é muita coisa.

O enredo não é fixo em algo só - não se trata apenas da paixonite da Mai; não se trata apenas da questão dela com seu corpo; não se trata apenas de uma coisa só. É como a vida de uma pessoa real que vai sendo construída de retalhos de experiências diversas. E por isso achei tão gostoso de ler, pois era como se eu estivesse acompanhando alguém que amo muito e vendo-a descobrir coisas novas, lidar com seus conflitos, viver...

Mas algo que achei muito interessante foi como a Larissa Siriani foi amarrando tudo isso em conjunto e tratando de temas sérios em meio a temas leves da adolescência, compondo uma escrita divertida e gostosa, mas também cheia de empatia e alertas.

Amor Plus Size é um livro excelente. Bem construído, com ótimos personagens, surpresas e clichês ao longo da história, muitos momentos de deixar o coração quentinho, outros de parti-lo. Quem curte romance adolescente e gosta de histórias que trata - de forma honesta e responsável - sobre temas sérios, vale a pena demais!

site: https://osdeliriosliterarios.blogspot.com/2019/12/amor-plus-size-de-larissa-siriani.html

Biblioteca Álvaro Guerra 10/01/2020

Uma jovem construindo uma jornada incrível de autoconhecimento, aceitação e empoderamento, enquanto descobre seu lugar no mundo. Maitê Passos é uma garota linda de 17 anos e mais de cem quilos. Ela passou a infância e a adolescência sendo rotulada pelo peso. Mas e quando é justamente esse o fator que pode mudar completamente a sua vida? Em meio ao turbilhão do ensino médio, com uma mãe obcecada por dietas, um crush antigo por Alexandre, o cara mais gato da escola, e uma amizade deliciosa com Isaac, fotógrafo amador, Maitê vai descobrir que não precisa ser igual a todas as outras meninas para ser feliz.

Empreste esse livro na biblioteca pública.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788576865230

Naty 25/02/2020

Eu realmente gostei dessa história, que nos faz refletir sobre o impacto que nossas falas podem ter e como precisamos ter consciência do que falamos. As vezes, uma frase nem sempre pode ter o impacto que queremos.
Acompanhamos o amadurecimento de uma personagem fora do padrão de beleza estabelecido, que aprende a se dar valor, que começa a se aceitar e, com isso, começa a perceber que quase ninguém está dentro dos padrões.
Com toda certeza, cada um é lindo a sua própria maneira.

Juliane12 04/09/2020

Toda mulher deveria ler...
Eu nunca li um livro onde a mensagem e a aflição da personagem fossem tão idênticas ao sentimento que eu estava vivendo enquanto lia a história..... assim como a Mai eu vi algo acontecendo que eu buscava a muito tempo e o medo tentando me dominar a cada instante.
Além disso, achei ótimo esse livro, retrata o que as mulheres sofrem com os padrões de beleza tão difíceis de alcançar e claro tem um romance para aquecer o coração, eu simplesmente amei.

Oceano 19/12/2020

Eu daria seis ou sete estrelas se fosse possível.
Eu me apaixonei pela história de Maitê de cara. Me vi bastante durante a minha própria adolescência e a luta pelo corpo perfeito, e mesmo quando dava algumas pausas na leitura, me pegava pensando nela. A história é incrível, amei.

Marli_leitora 07/01/2021

Amor Plus Size aborda os desafios e conflitos de uma personagem adolescente e acima do peso. Trata de temas como bullying, preconceito, bulimia, anorexia entre outros! Maitê é uma garota que sempre se sentiu e foi excluída devido à não corresponder a determinados padrões. Aos poucos ela vai descobrindo seu potencial, se entendendo e se valorizando. A ajuda, companhia de seus poucos, mas verdadeiros amigos é fundamental para isso.
Ela também descobre o quanto idealiza a vida das outras pessoas e suas características! Achei genial a sacada da autora em apresentar uma ?doença ? num indivíduo que apresenta o ?ideal? de corpo perfeito para a sociedade, isso é bom para quebrar estereótipos!
E trazer a reflexão sobre o assunto!
Recomendo a leitura!

Juliana Gomes 06/02/2021

Livro bom, mas...
É um livro legal para passar o tempo, tem temáticas necessárias e atuais, talvez por isso eu tenha esperado mais da história...
Eu gostei, porém, é um livro que não me marcou.