Morte - Edição Definitiva

Morte - Edição Definitiva Neil Gaiman
Mark Buckingham

Resenhas - Morte - Edição Definitiva

Lu._.zia 16/01/2024

Que imagem você tem da morte? Esqueça a ideia da morte como um esqueleto gigante de capuz preto segurando uma foice afiada. Para Neil Gaiman, ela é bem diferente. “Morte: edição definitiva” traz uma coletânea de histórias onde podemos acompanhar as vivências e aventuras de uma das personagens mais carismáticas do mundo dos quadrinhos. Morte é personificada como uma mulher “sensível, encantadora e agradável”, nas palavras de seu próprio criador. Com sua personalidade cativante e alegre e um visual gótico atraente, Morte conquista a simpatia de todos por onde passa. A personagem faz parte do universo de “Sandman”, ela é uma dos Perpétuos, sete irmãos que são a personificação de aspectos relacionados à existência: Destino, Morte, Sonho, Destruição, Desejo, Desespero e Delírio.
Nas sete histórias presentes na coletânea, vemos Morte vivenciar experiências únicas e emocionantes: ajudando uma ex-heroína a lidar com seus conflitos, divertindo-se como humana ao lado de um adolescente, conectando-se à história intrigante de uma estrela do rock e participando de um excêntrico baile de máscaras em Veneza.
Na primeira história, “O som de suas asas”, publicada originalmente em 1989, temos a primeira aparição da personagem. A narrativa se desenvolve através de um diálogo reflexivo e poético entre Sonho (Morpheus) e Morte.
Aqui podemos perceber o contraste entre a personalidade séria e melancólica de Morpheus e o jeito divertido e bem-humorado da irmã. A edição também apresenta conteúdos extras como “A death gallery”, um especial de 33 belíssimas ilustrações, produtos inspirados na personagem, esboços e o roteiro completo de “O som de suas asas”.
Uma leitura muito agradável, a qual todos os fãs de quadrinhos, até mesmo os que não conhecem o universo de Sandman, devem ter a oportunidade de apreciar. Ao final, percebemos que não é só sobre a morte, é sobre compreensão, empatia e valorização, sobretudo, da vida.

Adalberto 19/09/2023

Gaiman é Gaiman.
Tem uma narrativa filosófica e sensível. Nem todas as histórias são boas, mas todas tem algo que valem a pena ler.

Trindade 20/08/2023

Morte é a melhor personagem
O universo de Sandman, criado pela mente brilhante de Neil Gaiman, é verdadeiramente um mundo literário deslumbrante e fascinante. Em cada uma de suas histórias, encontramos um rico e intrincado emaranhado de elementos mágicos, mitológicos e filosóficos. Cada narrativa contida nesse universo tem a capacidade de se desdobrar em várias interpretações e caminhos a seguir, enriquecendo a experiência de leitura e releitura. De fato, ler uma história do universo de Sandman apenas uma vez poderia ser considerado um verdadeiro desperdício, já que cada nova leitura revela novas nuances e significados anteriormente não percebidos.

Os Perpétuos: Sonho, Morte, Destino, Destruição, Desejo, Desespero e Delírio são personagens complexos e infinitamente desdobráveis em termos de enredo. Entre esses, a Morte se destaca como uma das figuras mais intrigantes e vividamente humanas. Ela não é retratada como uma entidade sombria, assustadora e indiferente como o sonho, mas sim como uma figura acolhedora e compassiva. Suas histórias frequentemente trazem reflexões profundas sobre a vida, a mortalidade e a importância de viver plenamente enquanto se tem a oportunidade. Isso é reflexo do dever imposto a ela de arrumar tudo e fechar a porta quando o inevitável fim chegar.

A Morte possui uma perspectiva única sobre a vida e a morte, o que a torna uma das personagens mais cativantes e memoráveis do universo. Suas interações com outros personagens, sejam eles mortais, imortais ou até mesmo outros Perpétuos, lançam luz sobre os aspectos mais profundos da existência em si. Ao longo das histórias, ela serve como uma guia gentil para aqueles que estão atravessando o limiar da morte, oferecendo consolo e sabedoria que muitas vezes só podem ser verdadeiramente compreendidos no momento crucial da passagem.

Enfim, cada história dentro desse universo é uma jornada única e enriquecedora, com diversas camadas de significado e interpretação a serem descobertas.

Zorobabel 07/05/2023

Imã do morpheus
Livro coletânea das histórias da morte, perpétua irmã do morpheus, tem mesmo ritmo do Sandman original e livro muito bem acabado pra curtir

Arlete 15/03/2023

De longe uma das melhores personagens do universo de Sandman!

Como pode a morte ser tão incrível?

Vale a pena a leitura dessas histórias genialmente pinçadas de toda a saga!

Lary 09/10/2022

Quando a primeira coisa viva existiu, eu estava lá esperando
A morte é inevitável para todos, isso é fato. E quantos estão prontos para ela?
Quase ninguém.
As vezes (sempre) só precisamos aceitar, porque não há outra escolha.
Mas, como você se imagina encontrar com ela? Ou não pensa muito sobre isso?

E seu dissesse que ela é mais simpática do que se imaginava? Super estilosa, extremamente agradável e tem muito bom humor. E mais, sabe aproveitar a vida como ninguém!

Assim é a Irmã mais velha de Morpheus e com quem tem maior proximidade. Com toda certeza, dos perpétuos ela é a mais empática e que entende das necessidades dos seres humanos, compreende a mortalidade como um todo e se torna uma entidade que acolhe todos que entram em seu reino.

A Morte é complexa e não tem todas as respostas para nossas dúvidas, ela não é o fim e sim pode representar o início de uma nova vida.

Enquanto houver vida, viva!

Nalva 26/06/2022

Invariavelmente fatal
A vida é uma doença sexualmente transmissível e invariavelmente fatal.

A perfeição de Neil é escrever sobre a morte, trazer tantas reflexões sobre a vida e especialmente sobre o fim dela.
Sem dúvidas é a minha personagem preferida da DC, sempre recebo mais do que espero quando leio sobre a Morte.

Murilohlf 12/05/2022

O valor da vida
O melhor spin off de sandman, só confirmou o posto dela como minha personagem favorita, é uma história de reflexão, ela enfatiza o quanto tememos a morte e o quanto ela na realidade é um simples caminho q todos teremos que traçar. De certa forma a vida se torna mais bonita quando pensamos nisso, pois é isso q importa, viver, fazer aquilo q se gosta e apreciar cada momento, pois um dia isso tudo acaba, mesmo q sejam ruins ou bons, afinal, como saberíamos q os momentos são bons se n existissem os momentos ruins, sãos essas as grandes mensagens que essa hq trás

TineC 25/03/2022

Perfect
Uma edição primorosa, imagens de encher os olhos, enredo que provoca profundas reflexões e uma protagonista de carisma espetacular.

Espero que quando chegar a minha hora, seja ela quem venha me buscar. Hehehe

Sodrezitos 29/12/2021

Mais viva e alegre do que nunca (embora seja contraditório)
Esse, como os vários contos do universo Sandman é simplesmente incrível, desde a arte que, por mais simples que pareça em alguns momentos, está sempre em profunda sintonia com o que está sendo contado. Fazendo essa coletânea que tem como protagonista a tão tenebrosa morte soar tão leve, carismática e divertida, pois, como as próprias histórias deixam claro; ela reconhece quem ela, e mesmo sabendo que todos evitam ao máximo encontrá-la, ela aceita todos de braços abertos, sem julgamentos e sempre com um sorriso no rosto. Independente do quão complexo seja o tema abordado, ou até espinhoso, a conclusão é sempre redondinha, bem como profunda e densa em todos os aspectos. Ou seja, é um verdadeiro deleite pra quem curte uma boa história.

Marcio Claver 30/11/2021

Sandman / Morte
Sandman / Morte
Relendo essas histórias incríveis!
Mais uma vez o autor nos leva ao mundo dos sonhos de forma magnífica!

Rapha 24/07/2021

Você vive o mesmo que todo mundo, o tempo de uma vida...
Gostei, esse volume serve mais como um complemento a toda a mitologia já criada em Sandman, a arte é incrível, impecável como sempre. Esse volume serviu para conhecermos mais a morte dos perpétuos e mostrar como ela é perante a vida e a mortalidade dos seres vivo.

bardo 08/06/2021

Nesse volume temos um compilado das histórias envolvendo a Morte, algumas já vistas em meio as edições de Sandman, é um edição interessante ainda que à semelhança dos encadernados de Sandman algumas histórias sejam eclipsadas por outras. Aqui os dois arcos principais são O Alto Preço da Vida e O Grande Momento da Vida, sendo esse último principalmente o melhor arco do volume. Ainda que seu argumento não seja novo, é imensamente prazeroso rever algumas das personagens de Um Jogo de Você e a "conclusão" de sua história, a resolução final é bastante satisfatória. Dentre as demais histórias destaca-se A Roda uma pequena história onde temos a participação de Destruição, e aqui novamente percebemos o caráter transgressor da obra de Gaiman, já que tanto a Morte quanto Destruição não aparentam ser sombrios. É bem clara a mensagem que tanto um quanto o outro destroem para que algo novo possa nascer ou para que mesmo a vida tenha algum sentido.

Uni 16/02/2021

sou apaixonada pela morte de chris bachalo! esse volume é imperdível, mostra diversos lados da morte