O Demônio do Meio-Dia

O Demônio do Meio-Dia Andrew Solomon

Resenhas - O Demônio do Meio-Dia

Paulo.Danrcley 27/09/2023

"O Demônio do Meio-Dia", de Andrew Solomon, é uma obra corajosa que explora a depressão e a doença mental por meio das experiências humanas. O autor demonstra empatia ao compartilhar histórias comoventes e complexas de pessoas enfrentando a depressão, humanizando essas lutas. O livro oferece uma visão esclarecedora da depressão, desafiando estigmas e convidando os leitores a compreenderem e praticarem a empatia. É uma leitura essencial para quem busca uma compreensão profunda e uma conscientização mais ampla das questões cruciais de saúde mental.

Aline.Mendel 11/04/2018

Olhando nos olhos do demônio
O livro é, como apontado no subtítulo, uma verdadeira anatomia da depressão. Andrew Solomon (que já sofreu vários colapsos, devido a essa doença) encara o demônio de frente e traduz, para o público leigo, os vários aspectos desse mal, tratando desde a definição da doença até os tratamentos possíveis (aos quais, inclusive, ele se submeteu), até questões político-sociais, como a relação entre pobreza e depressão, e as políticas públicas norte-americanas sobre doenças mentais. Por essa amplitude na abordagem do tema, essa é uma leitura indispensável nos dias de hoje, em que todos os sofrem de depressão (quer na própria carne, quer pela dor de alguém próximo). Recomendo veementemente a leitura.

Rittes 30/07/2015

Dissecando o demônio
Difícil classificar o sentimento depois de encerrada a leitura desta obra. Difícil, igualmente, chegar ao término. Densa, repleta de referências, informações históricas e de cunho auto-biográfico, "O Demônio do Meio-Dia" incomoda, principalmente quando constatamos que as pessoas que sofrem de depressão podem ser as mais lúcidas em compreender o que é a vida. A vida é fútil, ilógica e, apesar de tudo o que fizermos, sem dúvida, com certeza, iremos todos, sem exceção, morrer. Um livro para poucos, mas a seu modo, inesquecível.
Ignotus 15/08/2018minha estante
undefined

Jhony 27/04/2015

Ndeup
Ndeup! O tratamento, ritual ou o que quer que seja esse foi o mais louco que já escutei carneiro, galinha e muito sangue. Tudo isso em Senegal!!!

Dias Radiantes 11/02/2015

Gostei muito do livro - bem interessante.

Me incomodou apenas o modo como o autor organizou o livro: um livro de quase 600 páginas com 12 capítulos e texto corrido, sem nenhum tópico ou seções, capítulo de cinquanta páginas corridas, o que deixava a leitura por vezes cansativa embora interessante.

A proposta de abordar um visão filosófica, histórica, biológia, ect sobre a depressão num mesmo livro é difícil, mas o autor se saiu muito bem na maior parte do tempo. Claro que há capitulos que existe um enfoque maior em uma área ou outra, mas nunca de forma exclusiva.
e para mim o toque especial do livro é ser recheado de histórias reais, o que por si só já vale à pena a leitura.

Deborah 20/09/2014

Espetacular
Excepcional tour de force pelo tema. Excelente para estudantes e de muita ajuda para aqueles que sofrem da doenca. Leitura muito agradável, fiquei fã e pretendo ler outros livros do autor - que possui palestras no YT, igualmente bacanas.