E se?

E se? Randall Munroe

Resenhas - E se?

Guilherme.Oliveira 23/01/2024

O livro é bacana.
Tem umas explicações sempre pontuais sobre perguntas que nunca imaginei que alguém poderia fazer.

Valeu pela diversão, mas é cada pergunta ...

Lylouu 05/01/2024

Como uma pessoa que cresceu enchendo o saco dos pais com perguntas, esse livro me fez feliz demais ? Se eu não me engano, tem mais um livro (?), e se tiver mesmo eu pretendo engolir ele igual fiz com esse.

Tinham partes que eu não me intessava, já que as perguntas eram feitas pelo público e nem todo mundo tês os mesmos pensamentos e curiosidades que eu, mas num geral, é super divertido e dinâmico, além de muito engraçado. O autor é um gênio na arte de prender a atenção do leitor.

Gabriel1994 25/12/2023

Que leitura incrível !
Misturar ciência e humor não é uma tarefa fácil, mas o autor a executa com maestria. A combinação das perguntas absurdas, com explicações científicas e desenhos em quadrinhos torna este livro uma das leituras mais divertidas e informativas que eu já li.

Rodrigo.Cabanne 25/10/2023

Divertido
Leitura cômica e divertida. Nada mais é que uma compilação de curiosidades científicas associadas a fatos extremos.

Diego 01/10/2023

O autor sabe como não cansar o leitor
Uma das únicas vezes que li um livro de uma tirada só e não senti passar. MT bom de verdade. Recomendo!

karolina 17/09/2023

Bem cientificamente engraçadinho
Pensa num livro de perguntas estupidas e respostas inteligentemente pensadas pra perguntas estupidas colocadas de maneira super cientifica. é esse livro
você só vai gostar dele se achar exatas muuiito interessante, ja aviso
mas gostando de fisica, quimica e matemática como eu, é um livro que eu recomendaria pra entretenimento
claro, ele não "te prende" porque não é uma narrativa e tu vai lendo as perguntas e explicações não necessariamente de forma continua, mas ainda sim acho que vale bem apena testar
tem umas teorias muito loucas, ah, e o cara que escreveu o livro ja trabalhou na nasa

Giovanna1174 17/08/2023

O livro "E Se?" de Randall Munroe é interessantíssimo! É incrível como as mais absurdas perguntas podem conter elaboradas respostas! Gostaria de ser tão inteligente quanto ele (um físico que já foi contratado pela NASA) e abrir um site aonde o brasileiro (e sua criatividade) pudessem me perguntar tudo que quiserem sobre ciências e teorias e eu responderia com termos simples e fáceis. Seria incrível, na verdade, mas deixa pra quem tem tempo e dinheiro, pois aposto que o autor teve dias de trabalho pra responder algumas perguntas hahaha.
Além das respostas, este livro, nos leva a seguinte reflexão: Existem perguntas idiotas?
E não, não existem perguntas tontas, burras, idiotas ou estranhas. Existem apenas perguntas e, por tanto, não deveríamos ter vergonha de fazê-las. Sempre devemos questionar tudo e todos! Afinal, algumas podem acabar sendo respondidas.

P.S.: Obrigada ao meu amigo, Wesley, por ter me emprestado esse livro!

Jeon4ggyn 11/07/2023

Eu tô ficando louca
Pra ser bem sincera não entendi metade do que esse cara falou mas algumas perguntas abriram um buraco existencial na minha cabeça que ninguém nunca mais será capaz de fechar?

Marcelo Coluci 27/06/2023

E se?: Respostas Científicas para Perguntas Absurdas Hipotéticas
"E se?: Respostas Científicas para Perguntas Absurdas Hipotéticas" é um livro fascinante e divertido escrito por Randall Munroe, conhecido por seu trabalho no famoso webcomic "xkcd". Nesta obra, Munroe usa sua formação científica para responder a perguntas estranhas e curiosas de uma forma única e acessível.

O livro é uma compilação de perguntas enviadas pelos leitores, com questões que variam desde cenários absurdos até dilemas engraçados e improváveis. Por exemplo, "O que aconteceria se todos os humanos pulassem ao mesmo tempo?" ou "Quanto tempo levaria para um carro percorrer a estrada se você não precisasse parar em nenhum semáforo?".

Munroe responde a essas perguntas por meio de uma análise científica detalhada, combinando conceitos de física, química, biologia e outras disciplinas para fornecer respostas divertidas e informativas. Ele utiliza gráficos, ilustrações e analogias criativas para explicar os princípios científicos subjacentes de forma clara e envolvente.

O grande destaque de "E se?" é a abordagem descontraída e o senso de humor de Munroe, que torna o livro uma leitura empolgante e agradável. Ele combina informações científicas rigorosas com um estilo de escrita leve e cativante, fazendo com que conceitos complexos sejam compreendidos de maneira fácil e divertida, mesmo por leitores sem formação científica.

Além disso, o livro incentiva o pensamento criativo e a curiosidade científica. Munroe encoraja os leitores a fazerem perguntas e a explorarem o mundo ao seu redor com um olhar científico. Ele demonstra que a ciência não precisa ser enfadonha ou inacessível, mas sim algo envolvente e cheio de possibilidades.

"E se?" é um livro que pode ser apreciado por leitores de todas as idades. Seja você um entusiasta da ciência ou alguém que simplesmente adora questões estranhas e divertidas, encontrará neste livro uma fonte de entretenimento e conhecimento.

Em resumo, "E se?: Respostas Científicas para Perguntas Absurdas Hipotéticas" é uma obra notável que combina ciência, humor e criatividade de maneira excepcional. Randall Munroe apresenta um livro divertido e informativo, capaz de instigar a curiosidade e o pensamento científico em qualquer leitor. Prepare-se para mergulhar em um mundo de perguntas malucas e respostas cientificamente embasadas que irão surpreender e divertir você a cada página.

Carol.mozz 25/06/2023

Genial e engraçado
Quem diria que um livro respondendo perguntas idiotas de maneira científica poderia ser tão bom, e me fazer RIR diversas vezes. O autor sabe conduzir de uma maneira muito legal, obviamente algumas perguntas são mais interessantes e em outras são meio cansativas mas o livro é mto fácil de ler. Quem não gosta mto de números talvez não goste tanto, enfim genial.

Valdo.Alencar 12/06/2023

Divertido e Instrutivo
Randall Munroe é um ex-engenheiro da NASA que publica tirinhas científicas em seu site chamado "Xkcd" (recomendo). A ideia do livro, assim como a do site, é expor uma coletânea de perguntas absurdas (muitas nem tanto assim!) sobre assuntos científicos, e esse é o ponto forte do livro, pois geralmente não encontramos respostas sobre essas perguntas por aí.

Algumas das perguntas apresentadas no livro (juntamente com as respostas) são, por exemplo, "O que aconteceria se a Terra parasse de girar?"; "Dá pra tomar um banho numa piscina radioativa?"; "E se jogarmos uma bola de baseball a 90% da velocidade da luz?", e muitas outras.

A grande virtude do livro é tratar de assuntos científicos complexos de forma simples e com muito bom humor, que é uma característica conhecida do autor. Sendo assim, se você gosta de ciência e simplesmente gosta de aprender sobre o Universo, esse livro certamente é recomendado pra você!

literacris 12/05/2023

Opa
é um livro que demorei até que demais pra ler mas gostei muito, teve algumas coisas que não entendi (óbvio né?) mas amei, principalmente algumas referências de star wars, friends..
achei interessante demais!

Dumalis 11/05/2023

Inteligente e engraçado
Esse livro mistura o humor com o saber de um jeito muito legal. Eu adorei a leitura pq o cara consegue passar informações muito interessantes sobre perguntas estranhas de um jeito que é fácil pra entender e recheado de humor. Adorei! Kkkkk
Giovanna1174 23/08/2023minha estante
Nossa que legal saber que mais alguém leu esse livro ?

Danda.Rombesso 05/05/2023

Maneiro
O livro é bem maneirinho e me serviu como um bom passatempo, as vezes eu ficava meio cansada de ler porque o autor fazia textos muito grandes para a explicação das perguntas e usava termos científicos complexos, muitos dos quais eu não tinha ideia do que significava, mas aprendi bastante com livro, o bastante pra puxar um assunto muito legal durante uma conversa.
Pra você que não quer nada que vá te fazer pensar muito esse livro é ideal e você ainda vai finaliza-lo com curiosidades únicas e divertidas.

Ali 03/05/2023

Esse livro é tãao interessante e engraçado adorei a dinâmica do autor de como ele faz piadinhas no livro inteiro, o humor sarcástico dele é maravilhoso!
Apesar de ter ficado bem perdida em certas explicações eu amei a experiência que tive lendo esse livro, foi bem diferente do que eu sou acostumada a ler, sair da minha zona de conforto foi bem legal!
Recomendo demaais a leitura ??