E se?

E se? Randall Munroe

Resenhas - E se?

Gilberto Alves 17/11/2020

Interessante
Primeiramente, se vc não gosta de números ou fórmulas matemáticas, talvez vai achar a maior chatice.
O livro e composto por várias perguntas (estranhas), com respostas científicas para as mesmas e para toda a situação em volta da pergunta.
Junto com isso, têm uns desenhos bem bacaninhas que o autor faz, bem no estilo boneco palito mesmo.

Pq é legal?
Pq tem realmente perguntas curiosas. Ex: E se o sol apagasse? E se todos os raios caíssem no mesmo lugar? Quanto tempo levaria para secar o oceano? E por aí vai..

É legal pq o autor é vem sarcástico, e as situações que ele cria nas respostas, muitas vezes fazem rir.

O que não é legal?
As vezes, respostas longuíssimas, deixando cansativa a leitura em alguns casos. E as vezes tem umas coisas bem bestas tbm.

Para ler despretensiosamente, acho que vale..

Guilherme.Oliveira 23/01/2024

O livro é bacana.
Tem umas explicações sempre pontuais sobre perguntas que nunca imaginei que alguém poderia fazer.

Valeu pela diversão, mas é cada pergunta ...

MarianaCota 06/06/2021

Eu adoro livros desse tipo. E esses explica detalhes das perguntas, só que acontece que eu sou meio burra e muitas coisas que ele explica eu não entendo absolutamente nada kkkkk

Giovanna1174 17/08/2023

O livro "E Se?" de Randall Munroe é interessantíssimo! É incrível como as mais absurdas perguntas podem conter elaboradas respostas! Gostaria de ser tão inteligente quanto ele (um físico que já foi contratado pela NASA) e abrir um site aonde o brasileiro (e sua criatividade) pudessem me perguntar tudo que quiserem sobre ciências e teorias e eu responderia com termos simples e fáceis. Seria incrível, na verdade, mas deixa pra quem tem tempo e dinheiro, pois aposto que o autor teve dias de trabalho pra responder algumas perguntas hahaha.
Além das respostas, este livro, nos leva a seguinte reflexão: Existem perguntas idiotas?
E não, não existem perguntas tontas, burras, idiotas ou estranhas. Existem apenas perguntas e, por tanto, não deveríamos ter vergonha de fazê-las. Sempre devemos questionar tudo e todos! Afinal, algumas podem acabar sendo respondidas.

P.S.: Obrigada ao meu amigo, Wesley, por ter me emprestado esse livro!

Dumalis 11/05/2023

Inteligente e engraçado
Esse livro mistura o humor com o saber de um jeito muito legal. Eu adorei a leitura pq o cara consegue passar informações muito interessantes sobre perguntas estranhas de um jeito que é fácil pra entender e recheado de humor. Adorei! Kkkkk
Giovanna1174 23/08/2023minha estante
Nossa que legal saber que mais alguém leu esse livro ?

Melk 04/12/2014

E se? Descobertas a mil.
Ótimo livro científico. Com respostas as mais diversas perguntas, o autor trabalha a explicação de modo simples e confortável para o leitor. Com diversas gravuras, o livros demostra facilidade, interação, e muitos risos com aprendizado reforçado.

inasantos 24/05/2020

Ciências
Randall Munroe trabalhou na NASA fazendo robô, a partir dai já temos uma ideia do que esperar de um livro dele.
A ideia de respo der, cientificamente, perguntas absurdas feitas por pessoas na internet não só resultou em perguntas realmente absurda como as melhores respostas possíveis!
Além de muita física, o livro conta com algumas piadas e referências nerds maravilhosas (alow fãs de Star Wars!).
Indico para fãs da física, matemática e ciências de uma forma geral!

Gabi 21/01/2021

Bom para passar um tempo
É um ótimo livro que contém bastante curiosidades que normalmente nos não paramos para pensar direito. Também é um ótimo livro para se dormir, não no sentido de tedioso, e sim por se tratar de assuntos curiosos e leves, sendo bom para ler depois de um dia cansativo e se distrair.

Grazi 22/03/2023

Amei a intenção do livro, achei bem interessante e as questões super explicadas, mas também achei que tem várias perguntas que não são tão interessantes assim, fora isso gostei do livro e das ilustrações.

Patricia Salcides 10/02/2022

Um ótimo livro para carregar na bolsa.
Com assuntos super criativos e intrigantes, despertam nossa curiosidade, o que nos prende ao livro. As ilustrações e as notas de rodapé são um show a parte, com uma pegada humorística. Confesso que me fez rir bastante.
Acredito que essa seja uma ótima receita para a divulgação científica, ainda mais aliada a capítulos curtos e uma leitura simples.
Eu gostei, mas não amei, tiveram perguntas que não me chamaram tanta atenção por serem absurdas demais. Apesar de ter gostado do formato de perguntas e respostas.
Além disso, o livro já está um pouco desatualizado em algumas informações, mas isso é bem comum na ciência, principalmente por se tratar de um livro de 2014, mas acho que já poderia ter uma nova edição contendo algumas atualizações em notas de rodapé, por exemplo.
De qualquer modo, indico a leitura, pois achei muito criativa e divertida, tenho certeza que muitos vão gostar, principalmente os curiosos.

ComTruise 02/05/2023

Bom divertimento geek juvenil
Ótima introdução ao pensamento pop científico pra jovens que estejam interessados em respostas o mais exatas possíveis a perguntas o mais absurdas imagináveis. Uma pérola para quem já conhece as tiras do XKCD.

Keven Alex 23/10/2020

Perguntas podem deixar de serem perguntas
O livro e se? através de uma pegada descontraída e preocupada com um embasamento científico, nos encaminha para o mundo das curiosidades. Adentra os mais diversos públicos, nos aproximando mais ainda do conhecimento e descontração.

jonathanrausch 25/03/2020

Perfeito para quem vive com dúvidas
Pode não ser encontrado neste livro todas as tuas dúvidas da infância e consecutivas respostas, mas é um livro que com toda a certeza responderá boa parte das curiosidades que teve (e não obteve respostas) no tempo da escola, por ser uma época em que não podíamos sair do questionado pelos professores.

É uma leitura carregada de informações e cálculos, mas tão engraçada que você nem notará os cálculos e as informações em demasia.

Bia 21/09/2020

Interessante
Achei um livro diferente de tudo o que estou acostumada. O autor é sarcástico e irônico, o que torna a leitura mais leve. Há muitos assuntos sobre física e química, dos quais não entendo nada e nesses momentos, achava a leitura entediante.

Ivan 11/01/2021

Ciência + humor = ???
Nem sei o que escrever quando se lê sobre o que acontece se uma bala com a densidade de uma estrela de nêutrons for solta no planeta Terra, ou um vendaval global causado para parada repentina da rotação do planeta, ou sobre um portal no fundo do oceano que suga toda a água para sair em Marte e quais as consequências nos dois planetas...
Sem mais, um dos melhores livros de ciência de todos os tempos. A humanidade com certeza precisa de mais desse tipo de obra para atrair pessoas mais jovens e as mais velhas que sofrem com a explicações confusas e muitas vezes chatas da ciência, o humor ajuda muito na difusão da informação, ainda mais nessa época de pessoas cansadas e sem tempo (na maioria das vezes preguiçosas mesmo)
Recomendo pra todos!