Dois irmãos, uma guerra

Resenhas - Dois Irmãos, Uma Guerra

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Núbia Cortinhas 30/08/2022

O melhor livro do ano!!
   Que livro minha gente! Que livro!
Pense num livro gostoso de ler, com capítulos curtos que nos fazem avançar na estória sem a gente perceber e nem sentir o tempo passar... Pensou? Pois é, esse é um deles!

Ben Elton possui uma escrita super envolvente, fluída. E este romance histórico apesar de ser totalmente fictício possui personagens fortes, bem construídos, carismáticos e marcantes que irão vivenciar, as experiências vividas pelos familiares do autor no período do pós primeira guerra, onde o mundo enfrentou uma grande crise econômica - a Grande Depressão; a ascensão do partido nazista e a Segunda Guerra Mundial.

O enredo tem como protagonistas dois irmãos unidos pela fatalidade e criados como gêmeos - um de sangue alemão e o outro um puro judeu.
   O livro possui ainda duas linhas do tempo: uma que data 1920 - onde acompanharemos o início da saga da família Stengel; e a outra a partir de 1956 - sendo narrada por um dos irmãos, o que já nos deixa curiosos em querer saber quem é o irmão narrador e o que aconteceu com os outros membros da família.

Concomitantemente ao nascimento dos meninos temos o nascimento do Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores Alemães, cujo líder era o Adolf Hitler. A partir daí, o autor irá expor o crescimento dos três sem monotonia alguma.

"Dois irmãos e uma Guerra"  também retratará muito bem a crueldade que infectou a mentalidade da grande maioria da nação alemã no período nazista e como os judeus sofreram por serem considerados os culpados por todo o mal, miséria e dificuldades que a Alemanha estava enfrentando. Mostrará também a obsessão dos nazistas quanto à sistematização para eliminar todos os judeus; e ainda o processo da lavagem cerebral aplicada à população desde as crianças nas escolas, a perseguição e o confisco dos bens dos empresários judeus, a censura à livre expressão (seja através das artes, música, livros e meios de comunicação), o controle das comunicações e disseminação de notícias falsas, assassinatos, espancamentos, prisões, o descumprimento às leis, o autoritarismo... Isso tudo fica bem explícito aqui, nesta obra, através da escrita emocionante, intensa, visceral e surpreendente deste autor.

Este é um livro para ler e presentear, sem medo, qualquer pessoa e principalmente àquelas que são exigentes e que gostam de uma excelente leitura.
Cleber 31/08/2022minha estante
Gostei muito da sua resenha! Fiquei curioso, parece tão ineteressante que já estou procurando para ler também :)

Núbia Cortinhas 31/08/2022minha estante
É muito bom Cleber, vc vai gostar. A saga da família Stengel é emocionante.

Pedro 31/08/2022minha estante
Excelente resenha, Núbia.

Núbia Cortinhas 31/08/2022minha estante
Obrigada, Pedro. ?

Elaine 31/08/2022minha estante
Olha, que livro interessante! Não conhecia este livro. Parabéns pela resenha, Núbia ??????

Núbia Cortinhas 01/09/2022minha estante
Obrigada, Elaine. Na resenha me contive mais no contexto histórico para não correr o risco de dar algum spoiler sobre a jornada da família. Esse livro é digno de um filme.

Cantinho dos livros 01/09/2022minha estante
???

Ricardo 02/09/2022minha estante
Muito boa a resenha, me interessei pelo livro, assim que possível irei lê-lo.

Núbia Cortinhas 05/09/2022minha estante
Obrigada, Ricardo e Cantinho dos livros. É um livro bem gostoso de se ler.

Alex 10/09/2022minha estante
Eu amo livros assim com um retrato histórico no meio da ficção. Ótima resenha.

Núbia Cortinhas 10/09/2022minha estante
Obrigada, Alex! Este livro é um primor!

Niájera 17/05/2020

Espetacular e realista.
Que livro!!! Esplendoroso, uma lição de História onde no meio da ficção somos levados a viver e sentir o que foi ser um judeu na época pré-guerra. Difícil dizer qual personagem se destaca mais, o autor soube construir e conduzir de forma brilhante uma parte tão triste da História humana, sem deixar de lado a esperança.... Um livro obrigatório pra quem gosta de Histórias fortes e inesquecíveis.

Cissa 03/11/2014

Pungente

DOIS IRMÃOS, UMA GUERRA
- Ben Elton -

Histórias da Segunda Grande Guerra parecem todas iguais, mas esta não. Claro que temos fatos que são imutáveis e nem sequer podem ser contestados. Nessa história, a Segunda Guerra é vista pelo olhar de dois meninos, irmãos gêmeos para todos mas que na realidade um é judeu e outro ariano.

Era o ano de 1920 e a Alemanha tentava se recuperar dos prejuízos e danos causados pela Primeira Grande Guerra. A inflação era altíssima, o povo vivia com dificuldade e lutava para sobreviver. Frida e Wolfgang formavam um casal que se amava muito e ela iria dar à luz a gêmeos. Um deles não sobrevive e eles acabam adotando uma outra criança cuja mãe havia morrido no parto naquele mesmo dia e naquele mesmo hospital. O casal opta por criá-los como irmãos gêmeos sem que ninguém saiba. Paulus e Otto são amados indistintamente.

A vida segue para a família Stengel e os irmão vivem em harmonia. Mas algum tempo depois, na cidade de Munique, o partido nazista toma vulto e tudo mudará para a Alemanha, seu povo, para os judeus e para a família Stengel. Mas o nazismo cria força e seguidores se juntam cada vez mais ao lider Hitler lhe dando força e poder.

Com esse pano de fundo baseado em fatos reais, o autor Ben Elton discorre com competência e maestria a luta para sobreviver com dignidade em um país que se mostra violento, racista e caminhando para uma guerra que mudará para sempre o destino do Mundo.

Vamos seguindo cada ano, cada dificuldade, cada alegria pois ela ainda consegue surgir na vida de quatro crianças que se tornarão jovens e viverão suas vidas da forma que conseguirem.

Vemos durante a narrativa como a amizade, o caráter e a solidariedade podem estar presentes em meio ao caos. Também vemos o egoísmo, a falsidade e a traição surgirem. Ao longo do que lemos vamos nos questionando e muitas vezes ficamos abismados com o que o ser humano é capaz de fazer em nome do poder, da liberdade e do amor.

Uma história pungente, dolorida mas não menos bonita e forte de um tempo em que grande parte da humanidade se esqueceu de Deus.
Eliana.Gomes 12/05/2020minha estante
Vou tentar ler, me parece ser uma historia bem forte, em época de pandemia estou lendo ,aqueles romances bem clichês, mas vou abrir excessão para este livro.

Cissa 12/05/2020minha estante
Espero que vc goste. É uma história muito boa e envolvente.
Tente ler sem pensar na pandemia que nos assola e viaje nessa leitura.

Cris Costa 23/06/2020minha estante
Acabei de ler o Rouxinol tenho ficado cada mais fascinada com assuntos referente ao Holocausto.
Esse livro esta aqui ha anos, e acho que cgegou a hora de ler

Maria Izabel 01/05/2021

Um livro de guerra e história de família. História de superação. Traição. E muito amor. Recomendo .
Renata 01/05/2021minha estante
Gostei muito!

Marisa 01/05/2021minha estante
Muito bom!!!

Camila Westphal 13/05/2021

Uma história extraordinária, os acontecimentos e o desenvolvimento dos personagens são muito bem feitos e o final é surpreendente.

Peupaiva 15/03/2022

Seria um bom filme
Sim, um bom filme pois iria resumir bem a história. Um livro cansativo, e que tinha um potencial enorme.

1- muita enrolação, diálogos e inúmeros capítulos que não agregam nada.
2- um necessidade de colocar a Inglaterra como heroína e altruísta
3- personagens rasos e cheio frivolidades, a personagem com mais personalidade não tem voz. Ela carregaria a história toda.
Lucikelly.Oliveira 13/12/2022minha estante
Irmãos que se preocupam mais com o bem-estar de uma menina burguesa ao bem bem estar da própria mãe judia. Irmãos que se juntam ao exército nazista contra seu próprio povo por "amor" ao uma menina manipuladora. Tantas questões absurdas esse livro.

Gisele Alves 10/02/2020

Surpreendente
O início do livro não me empolgou, mas bastaram alguns capítulos para a história me prender e me deixar apaixonada. Nunca tinha lido um livro de ficção sobre Os horrores do nazismo que mostrasse o dia a dia das famílias que não foram para os campos de concentração...como eles viveram e sobreviveram. E o final...Ah!!!! Esse sim foi surpreendente. Amei.

San... 27/10/2014

Para além da bonita narrativa o leitor há de perceber que, mesmo entre aqueles que deveriam se manter unidos, que deveriam ser solidários frente aos horrores enfrentados, há pessoas venais, cujo único intuito é salvar a própria pele, mesmo que para isso usem e abusem dos sentimentos alheios... E quando o leitor percebe tais fatos, as emoções afloram de tal maneira que fica dificil perdoar tais comportamentos... Numa guerra, para além de vencedores e perdedores, há heróis invisiveis e covardes abjetos... Mas... vale a pena a narrativa. Recomendo
Cissa 28/10/2014minha estante
San, essa história me passou exatamente o que você descreveu aqui. Uma história diferente que tem como cenário a Segunda Grande Guerra e que nos faz ver, como você disse, que alguns vencem mas muitos perdem e aprendemos a ver como as pessoas são realmente.

Janinha 14/06/2019minha estante
Resumiu perfeitamente o livro. Apesar de imaginar o que aconteceria logo nas primeiras páginas da introdução deste personagem na história, o final não deixou de ser cru e chocante. É triste pensar que realmente existem pessoas assim.

Adiel.Guimaraes 26/02/2021

Grandioso!!!!
O que falar dessa história personagens marcantes inseridos dentro de um dos capítulos mais negros da história humana.
Uma junção perfeita de ficção e referências históricas muito bem desenvolvidas e entrelaçadas pra mim um livro simplesmente perfeito!!!!!

@vanessachrisostomo 04/01/2022

Bom!
Essa narrativa entre dois irmão ?gêmeos? e sua participação numa guerra, se mostra de forma interessante e nos envolve na vida desses personagens e suas famílias, além disso o drama incluindo duas pessoas especiais para eles.

Afegc 21/05/2020

Una guerra e diversas vidas destruídas.
A incrível história de "dois irmãos, uma guerra", reúne um conjunto de emoções, sentimentos, estados de espíritos, famílias roubadas, assassinatos, sofrimentos, transformações pessoais, etc. A guerra consegue tocar tão profundamente nas pessoas que elas são capazes de tornarem-se extremamente monstruosas e desumanas. Na guerra, a lei da sobrevivência é como na vida animal, cada um por si e Deus por todos. Assim ocorre na vida da bela Dagmar, uma moça linda, cheia de vida e de boas intenções, de família rica e bem sucedida. Ela é obrigada a passar por uma metamorfose pessoal para se manter viva. No entanto, isso não ocorre apenas com ela, a mesma coisa acontece na vida dos irmãos Stengel, que precisaram trocar suas essências para a árdua tarefa de sobreviver em meio ao pesado fardo que foi o nazismo. Esse livro irá surpreender o leitor, principalmente pelas confissões horripilantes de acontecimentos macabros. Porém, o leitor irá entender que até uma traição é um ato nobre, quando a vida está em risco.

Clebe 20/04/2021

Tempos sombrios aqueles...
Imagina aos olhos de duas crianças?
O autor nós faz sentir a tensão do que era ser um judeu naquele tempo. Também temos espaço para o amor, amizade e traição.
Uma história cheia de reviravoltas e que irá te surpreender até o final. Vale muito a pena.

Diego898 17/10/2023

INCRÍVEL HISTÓRIA DE REVIRAVOLTAS
SINOPSE: Esta é a história comovente de dois garotos nascidos em Berlim, em 1920 ? um judeu e seu irmão adotivo ariano ?, criados como gêmeos por pais judeu-alemães, à sombra do Nazismo. Mas, com a mudança do cenário político, eles acabam em lados opostos durante a Segunda Guerra Mundial ? um fazendo parte da Waffen-SS e o outro, do exército britânico ? e têm que se confrontar com uma escolha inimaginável, que mudará completamente o destino de ambos. Qual deles sobreviverá? Como irão enfrentar a terrível verdade oculta em seu passado?

RESENHA: Este com certeza foi um dos melhores livros que já li sobre a Segunda Guerra Mundial. Porque ao mesmo tempo que a história se desenvolve em torno da família Stengel, também temos a narrativa do crescimento da Alemanha Nazista e da brutalidade que a envolve com reais informações históricas de cada acontecimento daquela época. Foi uma leitura extremamente prazerosa e comovente. É o exemplo perfeito onde todo leitor gosta de dizer que visualizamos uma "novela" na nossa cabeça enquanto lemos cada parágrafo de um livro fascinante. Poderia dizer que o livro foi escrito pelo próprio Stephen King com a escrita que só ele saberia proporcionar.
Então, a narrativa se desenvolve em dois tempos: o início da história a partir de 1920 e o "futuro" a partir de 1956 na qual apenas um personagem misterioso, tentando fugir de uma armadilha, narra deste momento em diante. Logo que ele aparece fica o suspense que o autor da obra abertamente quis provocar: quem é esse narrador misterioso? Deste modo, em cada capítulo se dão dicas para desvendá-lo, mas é apenas quase no final que se descobre a verdade. E a verdade é bem chocante com um toque inesperado.
Acompanhar esta família de judeus formado por Wolfgang, um talentoso músico e sua esposa Frieda, uma iluminada jovem médica, desde o dia do nascimento dos gêmeos até o começo dos anos 2000 é uma jornada de quase 85 anos, ou seja, muitos acontecimentos marcantes em uma mistura de alegrias, tristezas, risos, tensões e muitas, MUITAS, reviravoltas! Os irmãos Paulus e Otto Stengel são opostos entre si: um mais pragmático e estudioso, outro mais proativo e instável. Mas ainda assim se complementam e futuramente precisam enfrentar a guerra que se desencadeia e por fim escolherem os seus lados. E é nesse ponto que a história começa suas reviravoltas mais surpreendentes. Simplesmente fiquei de boca aberta a cada movimento dos dois. Há também o mistério de quem é o verdadeiro filho gêmeo do casal e quem é o ariano adotivo, porém só é revelado bem depois.
O livro é repleto de personagens diferentes, poderosos e retratam a humanidade em suas várias faces boas e ruins. A personagem Dagmar achei a mais cruel de todos, provavelmente por seu pai ser um dos judeus mais ricos de Berlim, sendo assim extremamente manipuladora e mimada até o último minuto que pôde. Já a personagem Silke achei carismática, apesar de achar boba pelos sacríficios que fez. Assim elas e os meninos formavam o Clube dos Sábados que achei a mesma vibe do Clube dos Otários de It - a coisa, quase sem aquela experiência dos bueiros, mas seguindo o nível. O livro em si foge um pouco do padrão que já visualizei em outros livros da Segunda Guerra Mundial e do Holocausto, mas ainda assim se tornou uma triste narrativa de cada passo que os judeus-alemães eram obrigados a dar pra trás enquanto o governo abusava de seu poder, em uma luta que Anne Frank quase sobreviveu.
Os últimos capítulos vão concluindo a história com ainda mais suspense, mortes e tristezas. Escolhas pela sobrevivência foram feitas. Ficamos imaginando: os mais fortes ou os mais espertos permaneceram?
Não aguentei ficar chocado a cada última página que passava. Achei o final emocionante, novamente com certeza foi um destino que todos os judeus sonhavam e pouquíssimos conseguiram. E hoje só resta a memória de quem foram um dia, assim como o misterioso narrador do futuro expõe.

NOTA: 5?? /5 + ??

Lucikelly.Oliveira 13/12/2022

História ruim
Um livro de quase 500 páginas que poderia tranquilamente ser 250 no máximo, personagens rasos, uma enrolação medonha nos capítulos.

E fora a trama que eu particularmente achei péssima, dois irmãos que tem uma devoção cega por uma menina burguesa manipuladora. Irrita essa devoção dos gêmeos ao longo do livro, uma devoção que normaliza eles se juntarem ao exército nazista para "defender" a amada. Tudo por amor! E a melhor e mais carismática personagem mal aparece no livro e ainda tem um fim trágico.

E sem contar que o autor e bem anticomunista, fazendo até mesmo comparações esdrúxulas entre nazismo e comunismo. E não perde a oportunidade de colocar a Inglaterra como herói e a Rússia como vilão.

Se você ler sem essa lenta critica, talvez goste do livro.

Uns dos piores livros de ficção que li sobre o tema.

vitinho.scalice 14/05/2015

Surpreendente e fascinante.
Um dia fui à Livravia Cultura, e vi este livro em uma das estantes. Sabe quando é amor a primeira vista? Então... Não pude comprar naquele dia, mas logo em seguida entrei no Submarino e fiz essa compra maravilhosa.

O livro é simplesmente fantástico. Sua narrativa é ótima, bem próxima dos personagens e do leitor. Os personagens são incríveis. Faz com que você torça por algum deles, odeio outro e ache que são seus amigos.
O que mais me impressionou no livro foi como ele nos apresentou todo cenário do nazismo e da Alemanha na época da SGM. É triste, chega a doer o coração.
Confesso que a minha predileta sempre foi a Frieda. Que mulher de garra, de coração bom, sempre tentado fazer o bem. Me apaixonei por ela desde o início, e foi assim até a última página.

Recomento muito este livro. Mas aviso: vá com o coração preparado, pois machuca de tão triste. Sentirei saudades dessa história tão magnífica.

Saudações ao Bel Elton.

1 | 2 | 3 | 4 | 5