Dois irmãos, uma guerra

Dois irmãos, uma guerra Ben Elton




Resenhas - Dois Irmãos, Uma Guerra


65 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5


Biblioteca Álvaro Guerra 08/02/2024

Com a chegada da Segunda Guerra Mundial em 1939 , enquanto a Alemanha liderada por Adolf Hitler segue ferozmente com sua política racial expansionista , o país marcha silenciosamente rumo ao Armagedon Nazista

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788564850736
comentários(0)comente



Jefe 17/01/2024

História emocionante. Achei que seria sobre 2 irmãos que lutaram em lados oposto mas a história é completamente diferente. Fala sobre amizade, família, amor e a tristeza que foi a vida desde o início do partido nazista.
comentários(0)comente



Quellen 15/01/2024

Otto e Paulus
É sempre difícil ler livros que retratam como foi a situação dos judeus na Alemanha nazista.
Aqui somos apresentados a família Stengel, Frieda após muita luta e sacrifícios consegue se formar em medicina e passa a atender no hospital público de Berlim, mãe de Otto e Paulus, ela e o marido guardam um segredo que pode separar a família após o início da caça aos judeus.
Acompanhamos Otto e Paulus da infância até a vida adulta, suas paixões, aflições e tudo que enfrentaram no período mais sombrio que a Alemanha viveu, com personalidades completamente diferentes, os irmãos se mostram unidos, mesmo após uma separação forçada.
Uma história de ficção, mas que demonstra a realidade de muitos durante a segunda guerra.
comentários(0)comente



Silvana291 06/01/2024

Que livro minha gente ........
Pra quem gosta da temática da segunda guerra , tem que ler esse livro !
Apesar da narrativa ser um pouco cansativa , e alguns diálogos desnecessários a leitura é gostosa e de fácil entendimento .
Esse livro passa da emoção o suspense ao caos !
comentários(0)comente



Diego898 17/10/2023

INCRÍVEL HISTÓRIA DE REVIRAVOLTAS
SINOPSE: Esta é a história comovente de dois garotos nascidos em Berlim, em 1920 ? um judeu e seu irmão adotivo ariano ?, criados como gêmeos por pais judeu-alemães, à sombra do Nazismo. Mas, com a mudança do cenário político, eles acabam em lados opostos durante a Segunda Guerra Mundial ? um fazendo parte da Waffen-SS e o outro, do exército britânico ? e têm que se confrontar com uma escolha inimaginável, que mudará completamente o destino de ambos. Qual deles sobreviverá? Como irão enfrentar a terrível verdade oculta em seu passado?

RESENHA: Este com certeza foi um dos melhores livros que já li sobre a Segunda Guerra Mundial. Porque ao mesmo tempo que a história se desenvolve em torno da família Stengel, também temos a narrativa do crescimento da Alemanha Nazista e da brutalidade que a envolve com reais informações históricas de cada acontecimento daquela época. Foi uma leitura extremamente prazerosa e comovente. É o exemplo perfeito onde todo leitor gosta de dizer que visualizamos uma "novela" na nossa cabeça enquanto lemos cada parágrafo de um livro fascinante. Poderia dizer que o livro foi escrito pelo próprio Stephen King com a escrita que só ele saberia proporcionar.
Então, a narrativa se desenvolve em dois tempos: o início da história a partir de 1920 e o "futuro" a partir de 1956 na qual apenas um personagem misterioso, tentando fugir de uma armadilha, narra deste momento em diante. Logo que ele aparece fica o suspense que o autor da obra abertamente quis provocar: quem é esse narrador misterioso? Deste modo, em cada capítulo se dão dicas para desvendá-lo, mas é apenas quase no final que se descobre a verdade. E a verdade é bem chocante com um toque inesperado.
Acompanhar esta família de judeus formado por Wolfgang, um talentoso músico e sua esposa Frieda, uma iluminada jovem médica, desde o dia do nascimento dos gêmeos até o começo dos anos 2000 é uma jornada de quase 85 anos, ou seja, muitos acontecimentos marcantes em uma mistura de alegrias, tristezas, risos, tensões e muitas, MUITAS, reviravoltas! Os irmãos Paulus e Otto Stengel são opostos entre si: um mais pragmático e estudioso, outro mais proativo e instável. Mas ainda assim se complementam e futuramente precisam enfrentar a guerra que se desencadeia e por fim escolherem os seus lados. E é nesse ponto que a história começa suas reviravoltas mais surpreendentes. Simplesmente fiquei de boca aberta a cada movimento dos dois. Há também o mistério de quem é o verdadeiro filho gêmeo do casal e quem é o ariano adotivo, porém só é revelado bem depois.
O livro é repleto de personagens diferentes, poderosos e retratam a humanidade em suas várias faces boas e ruins. A personagem Dagmar achei a mais cruel de todos, provavelmente por seu pai ser um dos judeus mais ricos de Berlim, sendo assim extremamente manipuladora e mimada até o último minuto que pôde. Já a personagem Silke achei carismática, apesar de achar boba pelos sacríficios que fez. Assim elas e os meninos formavam o Clube dos Sábados que achei a mesma vibe do Clube dos Otários de It - a coisa, quase sem aquela experiência dos bueiros, mas seguindo o nível. O livro em si foge um pouco do padrão que já visualizei em outros livros da Segunda Guerra Mundial e do Holocausto, mas ainda assim se tornou uma triste narrativa de cada passo que os judeus-alemães eram obrigados a dar pra trás enquanto o governo abusava de seu poder, em uma luta que Anne Frank quase sobreviveu.
Os últimos capítulos vão concluindo a história com ainda mais suspense, mortes e tristezas. Escolhas pela sobrevivência foram feitas. Ficamos imaginando: os mais fortes ou os mais espertos permaneceram?
Não aguentei ficar chocado a cada última página que passava. Achei o final emocionante, novamente com certeza foi um destino que todos os judeus sonhavam e pouquíssimos conseguiram. E hoje só resta a memória de quem foram um dia, assim como o misterioso narrador do futuro expõe.

NOTA: 5?? /5 + ??
comentários(0)comente



Lu Salles 04/06/2023

Para quem gosta de livros sobre a segunda guerra, nazismo e perseguição aos judeus, precisa conhecer esse livro.
A história vai falar sobre uma família judia - alemã que vai enfrentar a perseguição no período do governo de Hitler . Mas que esconde um grande segredo com relação aos seus filhos gêmeos.
Filhos que na verdade não são gêmeos e nem possuem o mesmo sangue.
Uma leitura surpreendente no decorrer de cada página.
comentários(0)comente



Lucikelly.Oliveira 13/12/2022

História ruim
Um livro de quase 500 páginas que poderia tranquilamente ser 250 no máximo, personagens rasos, uma enrolação medonha nos capítulos.

E fora a trama que eu particularmente achei péssima, dois irmãos que tem uma devoção cega por uma menina burguesa manipuladora. Irrita essa devoção dos gêmeos ao longo do livro, uma devoção que normaliza eles se juntarem ao exército nazista para "defender" a amada. Tudo por amor! E a melhor e mais carismática personagem mal aparece no livro e ainda tem um fim trágico.

E sem contar que o autor e bem anticomunista, fazendo até mesmo comparações esdrúxulas entre nazismo e comunismo. E não perde a oportunidade de colocar a Inglaterra como herói e a Rússia como vilão.

Se você ler sem essa lenta critica, talvez goste do livro.

Uns dos piores livros de ficção que li sobre o tema.
comentários(0)comente



Jamile 18/10/2022

Bom, mas...
O livro é muito bom, final inesperado, cheio de reviravoltas. Conta a história dos gêmeos Stengel que se apaixonaram pela mesma garota. Transformaram sua vida em escudeiros dessa garota que só soube engana-los durante a segunda guerra mundial.
Não dou 5 estrelas, pois achei que a história era baseada em fatos reais. Ela até que é baseada em fatos reais, porém são fatos aleatórios de pessoas aleatórias. Não é uma história de fato real como achei que fosse.
comentários(0)comente



Mousa 01/10/2022

Eu particularmente não gosto de histórias sobre guerras e por puro acidente eu comecei essa.
E apesar de ficar muito triste com o decorrer da narrativa devo confessar que é uma história muito interessante e cheia de reviravoltas.
comentários(0)comente



Núbia Cortinhas 30/08/2022

O melhor livro do ano!!
   Que livro minha gente! Que livro!
Pense num livro gostoso de ler, com capítulos curtos que nos fazem avançar na estória sem a gente perceber e nem sentir o tempo passar... Pensou? Pois é, esse é um deles!

   Ben Elton possui uma escrita super envolvente, fluída. E este romance histórico apesar de ser totalmente fictício possui personagens fortes, bem construídos, carismáticos e marcantes que irão vivenciar, as experiências vividas pelos familiares do autor no período do pós primeira guerra, onde o mundo enfrentou uma grande crise econômica - a Grande Depressão; a ascensão do partido nazista e a Segunda Guerra Mundial.

   O enredo tem como protagonistas dois irmãos unidos pela fatalidade e criados como gêmeos - um de sangue alemão e o outro um puro judeu.
   O livro possui ainda duas linhas do tempo: uma que data 1920 - onde acompanharemos o início da saga da família Stengel; e a outra a partir de 1956 - sendo narrada por um dos irmãos, o que já nos deixa curiosos em querer saber quem é o irmão narrador e o que aconteceu com os outros membros da família.

   Concomitantemente ao nascimento dos meninos temos o nascimento do Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores Alemães, cujo líder era o Adolf Hitler. A partir daí, o autor irá expor o crescimento dos três sem monotonia alguma.

"Dois irmãos e uma Guerra"  também retratará muito bem a crueldade que infectou a mentalidade da grande maioria da nação alemã no período nazista e como os judeus sofreram por serem considerados os culpados por todo o mal, miséria e dificuldades que a Alemanha estava enfrentando. Mostrará também a obsessão dos nazistas quanto à sistematização para eliminar todos os judeus; e ainda o processo da lavagem cerebral aplicada à população desde as crianças nas escolas, a perseguição e o confisco dos bens dos empresários judeus, a censura à livre expressão (seja através das artes, música, livros e meios de comunicação), o controle das comunicações e disseminação de notícias falsas, assassinatos, espancamentos, prisões, o descumprimento às leis, o autoritarismo... Isso tudo fica bem explícito aqui, nesta obra, através da escrita emocionante, intensa, visceral e surpreendente deste autor.

   Este é um livro para ler e presentear, sem medo, qualquer pessoa e principalmente àquelas que são exigentes e que gostam de uma excelente leitura.
Cleber 31/08/2022minha estante
Gostei muito da sua resenha! Fiquei curioso, parece tão ineteressante que já estou procurando para ler também :)


Núbia Cortinhas 31/08/2022minha estante
É muito bom Cleber, vc vai gostar. A saga da família Stengel é emocionante.


Pedro 31/08/2022minha estante
Excelente resenha, Núbia.


Núbia Cortinhas 31/08/2022minha estante
Obrigada, Pedro. ?


Elaine 31/08/2022minha estante
Olha, que livro interessante! Não conhecia este livro. Parabéns pela resenha, Núbia ??????


Núbia Cortinhas 01/09/2022minha estante
Obrigada, Elaine. Na resenha me contive mais no contexto histórico para não correr o risco de dar algum spoiler sobre a jornada da família. Esse livro é digno de um filme.


Cantinho dos livros 01/09/2022minha estante
???


Ricardo 02/09/2022minha estante
Muito boa a resenha, me interessei pelo livro, assim que possível irei lê-lo.


Núbia Cortinhas 05/09/2022minha estante
Obrigada, Ricardo e Cantinho dos livros. É um livro bem gostoso de se ler.


Alex 10/09/2022minha estante
Eu amo livros assim com um retrato histórico no meio da ficção. Ótima resenha.


Núbia Cortinhas 10/09/2022minha estante
Obrigada, Alex! Este livro é um primor!




Tati 27/04/2022

Um livro incrível, uma lição de história, de um dos momentos mais inacreditáveis da história mundial.
Os personagens são pessoas fortes, que lutam pela sobrevivência, em um mundo caótico.
comentários(0)comente



Peupaiva 15/03/2022

Seria um bom filme
Sim, um bom filme pois iria resumir bem a história. Um livro cansativo, e que tinha um potencial enorme.

1- muita enrolação, diálogos e inúmeros capítulos que não agregam nada.
2- um necessidade de colocar a Inglaterra como heroína e altruísta
3- personagens rasos e cheio frivolidades, a personagem com mais personalidade não tem voz. Ela carregaria a história toda.
Lucikelly.Oliveira 13/12/2022minha estante
Irmãos que se preocupam mais com o bem-estar de uma menina burguesa ao bem bem estar da própria mãe judia. Irmãos que se juntam ao exército nazista contra seu próprio povo por "amor" ao uma menina manipuladora. Tantas questões absurdas esse livro.




@vanessachrisostomo 04/01/2022

Bom!
Essa narrativa entre dois irmão ?gêmeos? e sua participação numa guerra, se mostra de forma interessante e nos envolve na vida desses personagens e suas famílias, além disso o drama incluindo duas pessoas especiais para eles.
comentários(0)comente



Juh 01/01/2022

Ben Elton conseguiu, em um plano de fundo tão devastador como a WW2 sem duvida foi, criar personagens tão apaixonantes que me fizeram devorar o livro em 2 dias!
comentários(0)comente



Evelize Volpi 03/11/2021

Esse livro me surpreendeu.
Quem como eu ama a temática Segunda Guerra Mundial, tem neste livro uma trama bem construída.
Que tristeza ao final do livro.
Apesar de ser ficção foi baseado em alguns fatos da família do escritor.
Vale muito a leitura.
comentários(0)comente



65 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR