Dois irmãos, uma guerra

Dois irmãos, uma guerra Ben Elton

Resenhas - Dois Irmãos, Uma Guerra

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Bianca2515 10/04/2015

Um dos melhores livros que já li, narrativa envolvente.
A cada página você se surpreende mais com a história.

Danielle 06/12/2014

Linda e emocionante
Quando fiquei sabendo do lançamento desse livro, de cara me interessei, a capa me chamou atenção e a premissa também, afinal dois irmãos gêmeos em tudo menos no sangue, um judeu e um ariano e em plena Alemanha Nazista, é bom provável que teriam muita estória para contar.

Quando a editora Jangada me enviou o livro não me contive de tanta felicidade, espera muito desse livro mas ele superou minhas expectativas. O livro tem quase 500 páginas mas a leitura flui de uma maneira tão gostosa que o leitor não quer largar o livro, e fica naquela, só mais um capítulo e mais um e quando vê já leu muito e se não tomar cuidado nem dorme.

Narra em terceira pessoa, a trama gira em torno da família Stengel, começando em 1920, um jovem casal Frieda e Wolfgang, que estão prestes a ter seu primeiro filho, na verdade dois, pois são gêmeos. Quando Frieda vai dar a luz, um dos seus gêmeos nasce morto e no mesmo hospital e no mesmo dia uma jovem mãe morreu no parto, deixando seu filho órfão, os avós deixam o bebê para adoção, que é oferecido a Frieda e Wolfgang que aceitam e têm seus gêmeos de volta. Frieda e Wolfgang são Judeus e o menino adotado não é, mas para eles isso não faz a menor diferença.

Junto com os gêmeos também no caos que a Alemanha se encontra com grandes dívidas e a inflação crescendo eis que também nasce o Partido Nazista e ódio pelos Judeus.

Frieda e Wolfgang decidem não contar nada para seus filhos e nem para ninguém sobre a adoção, mas quando o Partido Nazista passa a governar a Alemanha e os Judeus passam a ser perseguidos essa verdade vai vir a tona e mudar toda a vida dessa família.

Temos personagens secundários muito importantes na trama, Dagmar e Silke, duas meninas que se tornam muito amigas dos gêmeos Otto e Paulus, uma amizade que vai perdurar por toda a vida deles. Dagmar é riquíssima e conheceu os meninos sendo aluna do pai dos meninos que dá aulas particulares de música. Já Silke é filha da empregada dos Stengel, uma jovem muito pobre a quem Frieda deu abrigo.

A trama inicia pouco depois da primeira guerra junto ao nascimento dos meninos e passa pela Segunda Guerra Mundial, vamos presenciar tudo que se passou na Alemanha nesse período tão turbulento, não tem como não se emocionar, chorar e torcer para que no fim tudo dê certo, mas infelizmente sabemos que foi uma época que a maioria das pessoas não tiveram um final feliz, e muitas estórias morreram junto com elas e nunca ficaremos sabendo. Eu recomendo muito essa leitura a todos, uma parte da estória do mundo que por mais que saibamos o que aconteceu, a cada vez que leio sobre o assunto sempre descubro coisas novas, e nesse livro nós pegamos um período de transição da Primeira para a Segunda Guerra, ou seja como tudo começou. Não se assustem com as 500 páginas do livro pois como já disse é uma leitura que prende e em nenhum momento se torna cansativa.

Este livro daria um ótimo filme mas por ser uma estória longa seria melhor uma mini série.

Ao final do livro o autor nos conta o que o inspirou a escrever essa estória, que foi parte estória da sua família, gostei muito de ler o Posfácio e saber um pouco mais sobre a família e descendência do autor.

Com certeza essa estória vai ficar guardada no meu coração com um carinho especial.

site: www.facebook.com/minhasresenhasdp

Cissa 03/11/2014

Pungente

DOIS IRMÃOS, UMA GUERRA
- Ben Elton -

Histórias da Segunda Grande Guerra parecem todas iguais, mas esta não. Claro que temos fatos que são imutáveis e nem sequer podem ser contestados. Nessa história, a Segunda Guerra é vista pelo olhar de dois meninos, irmãos gêmeos para todos mas que na realidade um é judeu e outro ariano.

Era o ano de 1920 e a Alemanha tentava se recuperar dos prejuízos e danos causados pela Primeira Grande Guerra. A inflação era altíssima, o povo vivia com dificuldade e lutava para sobreviver. Frida e Wolfgang formavam um casal que se amava muito e ela iria dar à luz a gêmeos. Um deles não sobrevive e eles acabam adotando uma outra criança cuja mãe havia morrido no parto naquele mesmo dia e naquele mesmo hospital. O casal opta por criá-los como irmãos gêmeos sem que ninguém saiba. Paulus e Otto são amados indistintamente.

A vida segue para a família Stengel e os irmão vivem em harmonia. Mas algum tempo depois, na cidade de Munique, o partido nazista toma vulto e tudo mudará para a Alemanha, seu povo, para os judeus e para a família Stengel. Mas o nazismo cria força e seguidores se juntam cada vez mais ao lider Hitler lhe dando força e poder.

Com esse pano de fundo baseado em fatos reais, o autor Ben Elton discorre com competência e maestria a luta para sobreviver com dignidade em um país que se mostra violento, racista e caminhando para uma guerra que mudará para sempre o destino do Mundo.

Vamos seguindo cada ano, cada dificuldade, cada alegria pois ela ainda consegue surgir na vida de quatro crianças que se tornarão jovens e viverão suas vidas da forma que conseguirem.

Vemos durante a narrativa como a amizade, o caráter e a solidariedade podem estar presentes em meio ao caos. Também vemos o egoísmo, a falsidade e a traição surgirem. Ao longo do que lemos vamos nos questionando e muitas vezes ficamos abismados com o que o ser humano é capaz de fazer em nome do poder, da liberdade e do amor.

Uma história pungente, dolorida mas não menos bonita e forte de um tempo em que grande parte da humanidade se esqueceu de Deus.
Eliana.Gomes 12/05/2020minha estante
Vou tentar ler, me parece ser uma historia bem forte, em época de pandemia estou lendo ,aqueles romances bem clichês, mas vou abrir excessão para este livro.

Cissa 12/05/2020minha estante
Espero que vc goste. É uma história muito boa e envolvente.
Tente ler sem pensar na pandemia que nos assola e viaje nessa leitura.

Cris Costa 23/06/2020minha estante
Acabei de ler o Rouxinol tenho ficado cada mais fascinada com assuntos referente ao Holocausto.
Esse livro esta aqui ha anos, e acho que cgegou a hora de ler

San... 27/10/2014

Para além da bonita narrativa o leitor há de perceber que, mesmo entre aqueles que deveriam se manter unidos, que deveriam ser solidários frente aos horrores enfrentados, há pessoas venais, cujo único intuito é salvar a própria pele, mesmo que para isso usem e abusem dos sentimentos alheios... E quando o leitor percebe tais fatos, as emoções afloram de tal maneira que fica dificil perdoar tais comportamentos... Numa guerra, para além de vencedores e perdedores, há heróis invisiveis e covardes abjetos... Mas... vale a pena a narrativa. Recomendo
Cissa 28/10/2014minha estante
San, essa história me passou exatamente o que você descreveu aqui. Uma história diferente que tem como cenário a Segunda Grande Guerra e que nos faz ver, como você disse, que alguns vencem mas muitos perdem e aprendemos a ver como as pessoas são realmente.

Janinha 14/06/2019minha estante
Resumiu perfeitamente o livro. Apesar de imaginar o que aconteceria logo nas primeiras páginas da introdução deste personagem na história, o final não deixou de ser cru e chocante. É triste pensar que realmente existem pessoas assim.

1 | 2 | 3 | 4 | 5