Dois irmãos, uma guerra

Resenhas - Dois Irmãos, Uma Guerra

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Carla.Luciana 21/09/2017

Livro Maravilhoso
Quando acabei de ler , o livrofiquei com vergonha de já ter lido tantos livros fútil.
Sou uma curiosa sobre a 2° Guerra Mundial e esse livro tratou com trança destreza essa história de, amor sonho, traição, desilusão, egoísmo e autruismo, porque a Guerra e tudo isso.
vivi cada momento da vidas desses pessonagens tão reais é tão atuais.
Mario.Henrique 29/01/2018minha estante
Esse livro é muito massa mesmo! Também gostei muito!

Rigamont 18/09/2017

Sensacional
Cara que livro!!! Acabei de ler e tenho todos os pelos do meu corpo arrepiados, a dor da guerra, o amor, a luta pela sobrevivência, traição, dedicação, abnegação tudo isso em um livro que fará você refletir sua própria vida e o mundo. Vale muito a pena a leitura.

Elica Rodrigues 31/08/2017

M-A-R-A-V-I-L-H-O-S-O
Sou apaixonadíssima por coisas sobre guerra desde relatos e documentários principalmente da 2GM, esse livro me encantou de uma forma incrível desde as primeiras paginas, não consegui me desvencilhar em nenhum momento. A maneira como o autor descreve os personagem a cidade e os costumes de ambos é maravilhosa, fazendo com que o leitor interaja tanto a ponto de se sentir parte da historia, pelo menos foi assim que me senti em vários capítulos. Já entrou para os meus favoritos com toda certeza!

Caroline.Casaes 05/07/2017

Não sei descrever este livro.
Dois irmãos, uma guerra é aquele tipo de livro que faz você viajar no tempo, o auto Ben Elton é bem detalhista com cada cenários, com a descrição dos personagens e com os fatos históricos, a medida que vai lendo você descobre histórias sobre a Segunda Guerra que ao pesquisar direitinho pode ver que são histórias reais. Esse livro não deixou a desejar em nada, mas deve ser lido com muita atenção pois tem um jogo de passado/presente que pode confundir o leitor desatento. Enfim, o livro tem 496 e o li em 7 dias, na verdade devorei! E estou morrendo de saudade dos personagens!

Jaque Forner 02/07/2017

Recomendo.
Se você gosta do tema,
Vai amar essa história.

Eder Ribeiro 20/02/2017

Um livro emocionante e deslumbrante
"- É realmente um mundo encantador - disse Silke. - Sim, é - Otto concordou. - Só lamento as pessoas que o habitam".

Ben Elton, conduz o seu romance ficcional sem deixar pra trás fatos históricos da Alemanha pós Priimeira e início da a Segunda Guerra Mundial. Todo o caldo cultural, econômico e político é narrado de uma forma que toda complexidade da psiquê alemã da época não justifica a loucura nazista. E nesse ponto o romance é esclarecedor.
Tenho fascínio por livro, seja ficcional ou não ambientado em épocas de guerras. E quando tenho certeza que não serei mais surpreendido, Dois Irmãos, Uma Guerra faz cair por água abaixo minhas certezas. Personagens cativantes que estão constantemente mudando, dando rumos diferentes as suas vidas. Fato esse que faz o leitor manter interesse pela trama. Recomendadíssimo.

Paulo 28/01/2017

Simplesmente otimo!
Uma coisa que me surpreendeu, foi as reviravoltas na trama, geralmente em livro da segunda guerra mundial, as coisas são bem previsíveis, mas neste não, você tem uma ideia perfeita sobre alguma coisa, o autor vai lá, mostra o que aconteceu no passado, e pah... Voce estava errado... Confesso que no final do livro realmente fiquei com raiva porque o autor deixou uma personagem em questão viva, mas ela teve o fim que mereceu! E apesar das mortes tristes, o final foi relativamente feliz! Super recomendo a leitura desta obra de Ben Elton; Dois Irmãos, Uma Guerra!!
Acabe 15/02/2017minha estante
Leirura para o mês de março.
Otima resenha

Paulo 15/02/2017minha estante
Obrigado! E boa leitura!

Viviane 02/03/2016

Maravilhoso!
Belo, comovente, surpreendente. Amor, ilusões, juventude, traições. Luta pela sobrevivência. Morte por amor ou ilusão!

The 28/02/2016

Um Livro Que Te Fará SENTIR!
Uma das maiores proezas desse livro é fazer o leitor sentir. Sentir amizade, alegria, dor, compaixão, revolta, amor, raiva, angústia e toda uma gama de emoções com seus personagens. Apatia é uma coisa que passa longe dessas páginas.
Frieda e Wolfgang, uma futura médica e um músico de jazz, um casal judeu, estão prontos para terem seus filhos gêmeos em Berlim, no entanto uma das crianças nasce morta, uma enorme dor pra mãe que por um momento se divide entre a alegria da vida de um dos meninos e a morte do outro, no entanto, um bebê não-judeu cuja mãe havia morrido no parto é trazido a ela, oferecido para adoção, ela o toma como seu outro menino e volta a ter seu coração preenchido. Os garotos, Otto, atlético e impulsivo, e Paulus, inteligente e estrategista, crescem juntos, ignorando a diferença biológica, vivendo aventuras e se apaixonando pela mesma garota, Dagmar, a princesa, filha de um milionário dono de uma loja de departamento, também judia. Os três e Silk, não-judia, filha de uma garota de rua acolhida por Frieda, formam uma turma de amigos, nomeada o clube de sábado. O rumo da vida de todos será drasticamente alterada pelo regime nazista.
O autor faz descrições muito fortes de todo o sofrimento vivido pelos judeus dentro da Alemanha, e o envolvimento que se toma com toda a trama trás essa realidade para fora das páginas, atingindo intimamente o leitor. Admiramos a médica e mãe que é uma luz de bondade para sua comunidade, que tenta atender a todos até o fim, que nunca abandona seus pacientes, uma mulher lutadora. Gostamos da ousadia de Otto e nos identificamos com sua revolta. Raciocinamos junto com Paulus e seus planos, seu desejo de lutar pela justiça escassa com o conhecimento. Vemos Silk a garota companheira, suas paixão e sua lealdade, mesmo com a sua rival pela atenção dos garotos e a ingenuidade da menina comunista que lutou da sua própria maneira. E por fim temos Dagmar a garota mimada que perde tudo e se mostra muito diferente do esperado.
Este foi um livro que me envolveu da primeira a última página, sua premissa já é interessante, e o livro em si não decepciona. Muitas coisas que o fazem tão bom não podem ser ditas sem spoiler, mas o fato é que ele te faz sentir, cada riso e cada lágrima, cada angústia e cada revolta, enfim é extremamente envolvente e trás surpresas, mas claro, é triste e muitas vezes, avassaladoramente revoltante. Te faz pensar as coisas que as pessoas não querem ver, e o que cada um é capaz de fazer, tanto pro bem quanto pro mal.
Recomendo bastante.

Gabi Cury 10/12/2015

O melhor livro que li em 2015!
Um livro completamente envolvente! O autor tem a sensibilidade de contar uma história muito triste e ao mesmo tempo muito envolvente. A construção dos personagens, a narrativa, o modo como o leitor de encanta e se importa com os personagens... E no final você ainda se pega chorando! O livro conta a história de dois irmãos "gêmeos". Porém um deles é adotado e a família é de origem judaica. A partir disso vemos como a personalidade dos irmãos vai sendo moldada até o momento em que Hitler toma o poder. Nessa parte os meninos já são quase adolescentes e vemos como eram os tratamentos dos judeus a partir do ponto de vista deles - e de seu amor juvenil pela personagem judia Dagmar. Uma menina rica que perde tudo com a ascensão nazista. Há a descoberta da adoção de um dos irmão - que é ariano - e a retirada dele de sua família pelos nazistas. Depois disso vamos a um passeio pela Europa pela descrição em 3ª pessoa mais emocionante que já vi. Vemos os irmãos tomarem caminhos separados pela guerra e essa família se separar por completo. No final - surpreendente, ao avesso, completamente diferente daquilo que pensei - o leitor se pega chorando e entende que família não importa mais do sangue. Foi o melhor livro que li em 2015 e já estou pensando quando irei reler.

Virgílio César 07/10/2015

Um autor que não conhecia e gostei, tanto que comprei mais dois livros dele. Só não recebeu nota máxima pois do meio para o final ficou um pouco cansativo. Acho que ele poderia ter reduzido o tamanho do livro. As últimas páginas trazem algumas surpresas que não esperava e foram realmente surpreendentes.

Nina.Sousa 04/08/2015

show
excelente livro, surpreendente, a história nos prende e e emocionante como tudo que remete a 2ª guerra mundial...

Camilla 31/05/2015

Impressionante
Não há outra palavra para descrever esse livro, há não ser impressionante, esse livro literalmente me fez virar a noite lendo, e quando dei por mim, eu o terminei,esse livro me fez sorrir, me fez chorar, sentir raiva, me emocionar, e é sem dúvidas, um dos melhores livros que eu li.
A história começa em 1920, ano em que Hitler estava começando seu partido (por assim dizer), e quando dois meninos nasceram, os gêmeos Otto e Paulus, filhos de judeus (já dá pra ver a treta), ambos inseparáveis desde o nascimento, cresceram juntos, lutaram juntos, a história vai se passando ano por ano, mostrando o crescimento dos garotos, com as narrativas variando entre o pai e a mãe de ambos Frieda e Wolfgang, Frieda estava estudando medicina e Wolfgang era um músico e compositor de jazz, com o fim daprimeira guerra, o país estava um caos, e de acordo com os anos, e com a subida de Hitler ao poder, as coisas foram piorando para essa família é claro, mas isso é assunto para outra hora, durante o crescimento dos garotos, a mãe, Frieda, sempre muito boa, contrata uma adolescente para ajudar na casa, mesmo eles sendo pobres, Frieda tem um bom coração e ajuda a garota, que tem uma filha chamada Silker, da mesma idade dos garotos, os três formam uma grande amizade, com o passar dos anos, as coisas vão ficando complicadas, e para arrecadar mais dinheiro, Wolfgang decide dar aulas de música, e é aí que entra a judia rica Dagmar, também da mesma idade dos garotos, formando um grupo de quatro, os irmãos Otto e Paulus (carinhosamente apelidados depois de Otty e Pauly) são ambos apaixonados por Dagmar, e ela gosta disso, gosta de vê-los brigar por ela, mas mesmo amando a mesma mulher, eles não se separam, muito pelo contrário, ficam ainda mais unidos para proteger a mulher amada.
Com o passar dos anos, e Hitler chegando ao poder, vão mostrando o sofrimento dos judeus, a história é tão bem escrita, e de certa forma detalhada, que eu sentia o medo, a angústia, a injustiça para esse povo, mesmo com as dificuldades, a família sempre se manteve unida, mas é como a frase 'a guerra muda os homens', fiquei torcendo o tempo todo para que eles se mantivessem unidos, mas claro que isso não foi possível, já que Hitler queria todos os arianos, e claro, mandou que fossem analisados a árvores genealogia de todas as famílias da Alemanha, o que nos leva aos gêmeos, no começo da história, já é explicado que um deles era adotado, mas somente agora que vamos saber quem realmente é, e como eu já suspeitava, não fiquei muito surpresa.
Um irmão é separado do outro, e é a partir daí que a família começa a ficar abalada, porém, o amor deles por Dagmar vão além das barreiras do preconceito, porque mesmo um deles sendo ariano, ainda a amava, esse amor, de certa forma, me comovia e ao mesmo tempo me irritava, porque eu saquei desde o princípio a jogada de Dagmar.
Não consegui me apegar a ela, e tive pena, mas muita pena dos dois irmãos por isso, e claro, da pobre Silke também, que infelizmente, não teve o espaço que merecia, e o amor de um deles (já que ela era apaixonada por um deles), Silke foi uma amiga que sempre ficava do lado dos irmãos, e contra Dagmar, ajudou ao máximo a família mesmo no momento de guerra (ela era comunista e foi obrigada a viver como nazista, já que a mãe se casou com um péssimo soldado nazista), mas infelizmente, nem tudo são flores.
Chorei por Frieda, seu coração enorme de mãe, fazendo de tudo para proteger os filhos, até mesmo no fim, uma das minhas personagens preferidas, Wolfgang, apesar de seus erros, não deixou de ser corajoso, Paulus, o cérebro dos irmãos, sempre frio, calculista e com um plano em mente, Otto, sempre brigão, forte, uma história comovente na época da segunda guerra (elas sempre são), tudo o que eles passaram, viveram, presenciaram...
Apesar da minha raiva de Dagmar, gostei do seu fim, e por um lado, entendi seus motivos, conheço muita gente que pensaria e agiria como ela, mas mesmo assim continuo não gostando dela (rs).
Enfim, uma história que eu vou levar para sempre, que me fez ficar com uma ressaca literária enorme, ao final, o autor nos explica que a história é baseada em um caso que aconteceu com sua família e tudo muito bem explicado e bem construído, um livro que eu acho que as escolas deveriam adotar para ler, que certamente, eu indico para qualquer um ler, e certamente, se fizessem um filme, seria digno de Oscar.
XANDINHO 12/06/2015minha estante
Endosso cada linha escrita; livro maravilhoso

vitinho.scalice 14/05/2015

Surpreendente e fascinante.
Um dia fui à Livravia Cultura, e vi este livro em uma das estantes. Sabe quando é amor a primeira vista? Então... Não pude comprar naquele dia, mas logo em seguida entrei no Submarino e fiz essa compra maravilhosa.

O livro é simplesmente fantástico. Sua narrativa é ótima, bem próxima dos personagens e do leitor. Os personagens são incríveis. Faz com que você torça por algum deles, odeio outro e ache que são seus amigos.
O que mais me impressionou no livro foi como ele nos apresentou todo cenário do nazismo e da Alemanha na época da SGM. É triste, chega a doer o coração.
Confesso que a minha predileta sempre foi a Frieda. Que mulher de garra, de coração bom, sempre tentado fazer o bem. Me apaixonei por ela desde o início, e foi assim até a última página.

Recomento muito este livro. Mas aviso: vá com o coração preparado, pois machuca de tão triste. Sentirei saudades dessa história tão magnífica.

Saudações ao Bel Elton.

Roberta 13/05/2015

Dois irmãos, uma guerra
Dois Irmãos, Uma Guerra é um belo relato sobre o que aconteceu na Alemanha durante o Nazismo e das injustiças que os judeus passaram. Sua narrativa possui detalhes importantes para o leitor compreender a mensagem e percepções do escritor Ben Elton. As conversas dos personagens e a forma que o autor conduz as suas atitudes, emoções e pensamentos nos leva até o posfácio da obra, quando descobrimos que a obra é totalmente fictícia, mas inspirada em parte por uma circunstância da história familiar do autor.

site: https://depoisqueli.wordpress.com/

1 | 2 | 3 | 4 | 5