Dois irmãos, uma guerra

Dois irmãos, uma guerra Ben Elton

Resenhas - Dois Irmãos, Uma Guerra

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Mah Mac Dowell 30/10/2021

Eu adoro livros com contexto da segunda guerra. Esse, na verdade, conta a história em um período pre-guerra. O que achei super interessante porque, mesmo anos antes, dá pra ver esse movimento nazista bem forte na Alemanha, e a forma como o governo já praticava os atos contra os judeus, negros e homossexuais.
Tudo se torna mais interessante ainda ao saber que o autor relatou fatos reais que aconteceram com a família dele, trazendo para a ficção, acrescentando tais fatos à história.
Esse livro foi mais um que me prendeu desde o começo.
No começo, a forma como foi feita a construção de tempo deixa algumas partes confusas, mas depois que você pega o ritmo, você acostuma.
O livro, como todo livro que relata a segunda guerra mundial, é uma tensão do começo ao fim. Você fica o tempo todo curioso para saber o que vai acontecer aos personagens.
Tem um triângulo amoroso bem diferente que também te deixa curioso durante o livro todo para saber como vai se desenrolar.
E esse final, apesar de ser algo que eu já estava esperando, mesmo assim fiquei chocada e me deu muita raiva haha
Marcela.Gomes 18/02/2022minha estante
Achei o mesmo que você.. inclusive com atrás de opiniões iguais a minha pra saber se eu não estava doida kkk tô na pág 115 e ainda meio confusa, agora que estou me situando. Mas excelente livro.

Sara 16/09/2021

Dois irmãos, uma guerra
Dois irmãos uma guerra, é uma história que se desenrola entre o ano de 1920 até ao ano de 1975, período da guerra fria. A história inicia se quando Wolfgang e Frieda iam ter os seus primeiros filhos, gémios.
O desenrolar da história é só perfeito, o meu livro preferido, e que li por causa do Skoob, uma resenha. Obrigada a quem escreveu. Porque esse livro é muito importante para mim.

Mica 03/09/2021

Review on @reading.with.mica
"Scarcely a year after Hitler had been handed power, something of what he had always claimed about the Jews had actually come to pass. He said they were different. And they had become different. He had accused them of being furtive and sneaky. And they had become furtive and sneaky. Covering up. Lying low. Watching the door. Hiding away. Survival rats. Constantly nervous, trying to blend in, avoiding people?s."

Joao.Marley 15/06/2021

Um dos melhores livros que li na vida.
A história de dois irmãos um judeu um ariano unidos pelo destino separados por uma guerra horrorosa. Perfeito, tocante, sensível e cruel. Uma saga maravilhosa.

Camila Westphal 13/05/2021

Uma história extraordinária, os acontecimentos e o desenvolvimento dos personagens são muito bem feitos e o final é surpreendente.

Adiel.Guimaraes 01/05/2021minha estante
Este livro é estupendo!!!

Maria Izabel 01/05/2021

Um livro de guerra e história de família. História de superação. Traição. E muito amor. Recomendo .
Renata 01/05/2021minha estante
Gostei muito!

Marisa 01/05/2021minha estante
Muito bom!!!

Clebe 20/04/2021

Tempos sombrios aqueles...
Imagina aos olhos de duas crianças?
O autor nós faz sentir a tensão do que era ser um judeu naquele tempo. Também temos espaço para o amor, amizade e traição.
Uma história cheia de reviravoltas e que irá te surpreender até o final. Vale muito a pena.

Julia Manjko 06/04/2021

Livro magnífico
Amei a leitura . Foi muito interessante ver as dominações pequenas e discretas que foram tomando a Alemanha desde 1933 até se tornar a barbaridade da Segunda Guerra Mundial . Foi emocionante presenciar como a vida de uma honesta e simples família judia foi roubada de forma tão tosca e cruel . Mas foi inspirador testemunhar a forma como cada um lutou nem que fosse por uma gota de liberdade e esperança .

Esse livro ganhou um cantinho especial no meu coração .

Jardeson.Oliveira 01/03/2021

Uma história para lembrar
É encontrada nesse pequeno calhamaço uma história fictícia sobre uma família Judia que vive em Berlim durante o surgimento da Segunda Guerra Mundial baseada em experiências vividas de familiares do autor do livro. Dois Irmãos Uma Guerra é uma obra escrita por um autor de vários Best Sellers, Bem Elton.

É uma história contada entre dois períodos, um no pós-guerra e outro durante a guerra, a cidade central que se passa a história é Berlim a capital da Alemanha onde conhecemos a família Stengel, um casal que esperava o nascimento de gêmeos, porém durante o parto uma das crianças morreu e nesse ponto o destino desta família foi traçado, pois no mesmo dia outra criança havia nascido e sua mãe morrerá durante o parto, Frieda Stengel adotou a criança dando-lhe o nome de seu filho morto, Otto Stengel e mesmo dia, para a Alemanha outra criança havia nascido e todos o conhecem como Hitler.

Frieda e Wolf precisavam fazer alguma coisa para se sustentar sua família. Wolf passou a se responsabilizar com o sustento trabalhando como trompetista de uma banda de jazz enquanto Frieda estudava para se tornar médica. A inflação era o seu maior inimigo naquele época, antes do verdadeiro aparecer. Na medida em que as crianças cresciam Hitler também crescia e o mundo dos judeus na Alemanha e em toda a Europa entrava em uma contagem regressiva.

Enquanto no passado, o autor mostrava a situação que os Judeus se encontravam com a chegada de Hitler no poder, como a ação humana se tornou uma atitude simples de retaliação, ódio e massacre a um grupo específico, decidido que pôr neles a culpa dos problemas que a Alemanha enfrentava. Durante o enredo um outro personagem surge de maneira inesperada, mudando completamente o destino da família Stengel, especificamente dos dois garotos. Em quanto no presente, Stone tenta descobrir se a carta que recebeu era verdadeira e que o remetente que a escrevera estava vivo, mas que também poderia ser uma armadilha, pois, por mais que a guerra tenha acabado ainda havia uma rivalidade entre as nações britânicas e alemãs.

As leis que eram impostas para os judeus eram aos poucos implementadas de modo a parecer que elas de fato valiam de alguma forma. Então começaram a proibir os judeus a utilizar os ambientes públicos, a comprar os produtos, alimentos determinando um horário para eles, porém cada vez essas proibições iam aumentando até que simplesmente os proibissem de realizar qualquer coisa tornando seres presos em suas próprias casas, até que chegasse o dia D.
É uma história interessante de se ler que lhe permite pensar como o ser humano pode se tornar um ser horrível, cruel e sem compaixão. Você se envolve com os personagens de modo que deseja que nas próximas páginas algo de bom aconteça.
O inesperado é dono da história

Adiel.Guimaraes 26/02/2021

Grandioso!!!!
O que falar dessa história personagens marcantes inseridos dentro de um dos capítulos mais negros da história humana.
Uma junção perfeita de ficção e referências históricas muito bem desenvolvidas e entrelaçadas pra mim um livro simplesmente perfeito!!!!!

Vivi 08/02/2021

Que livro!! A história uma parte ficção, outra com fatos históricos e sim alguns pontos são reais e esses irmãos e alguns pontos realmente aconteceu segundo o autor.
Acompanhamos a história dos irmãos Otto e Paulus, sua familia, a amiga Silke e Dagmar e de todo inferno que passaram desde que Hitler se tornou sancheler em 1933.
Isso fez com que um segredo em relação a esses irmãos gêmeos fosse revelado para quem sabe pudessem sobreviver a tudo.
Familias judias eram tratados como lixo. Pessoas de seu próprio convívio de repente também resolve virar as costas
Pessoas perderam seus bens, foram humilhados e tantas coisas terríveis mais. Quantas coisas esses rapazes passaram para proteger o seu grande amor Dagmar e o quanto Silke tb fez em nome do amor.
Apesar dos fatos históricos da trajetória de vida da família e esses quatro. O livro é emocionante e impossível parar de ler. Demorei um bocado por ser um calhamaço as é angustiante, emocionante e ficamos o tempo todo querendo saber que rumo tomaram cada um dos personagens. E uma grata surpresa no final.
Sinopse: Dois Irmãos, Uma Guerra é a história comovente de dois garotos nascidos em Berlim, em 1920 ? um judeu e seu irmão adotivo ariano ?, criados como gêmeos por pais judeu-alemães, à sombra do Nazismo. Mas, com a mudança do cenário político, eles acabam em lados opostos durante a Segunda Guerra Mundial ? um fazendo parte da Waffen-SS e o outro, do exército britânico ? e têm que se confrontar com uma escolha inimaginável, que mudará completamente o destino de ambos. Qual deles sobreviverá? Como irão enfrentar a terrível verdade oculta em seu passado?

migaindicaumlivro 19/01/2021

Um obra emocionante.
Dois Irmãos, Uma Guerra, de Ben Elton, conta a história de dois irmãos gêmeos, Paulus e Otto, filhos do casal judeu Wolfgang e Frieda.

Mas existe um segredo na família, as crianças não são irmãos biológicos. No dia do parto de Frieda, um dos gêmeos morre no parto e o casal decide adotar um bebê alemão cuja mãe morreu no parto.

As duas crianças crescem juntas, unidos como todos os irmãos. Eles compartilham com o partido nazista o mesmo dia de nascimento, a mesma idade.

As crianças vão crescendo em meio à crescente onda de terror e ódio do nazismo na Alemanha.

Em um determinado momento eles são separados e um deles foge para a Inglaterra, ocorrendo a ironia de um lutar pelos aliados e outro no exército nazista.

A obra intercala a narrativa entre o passado e o presente, em que o irmão que fugiu para a Inglaterra busca encontrar informações a respeito do irmão que ficou na Alemanha.

Mas o que eu gostei?

- A obra é baseada em fatos reais e ocorreu com primos do autor, o que traz mais emoção a narrativa.

- A história é marcante e o autor detalha como foi a perseguição aos judeus desde o início até os campos de concentração. E essa construção é interessante porque nos mostra como um regime totalitário sempre começa de uma forma mais sutil e as vezes de forma despercebida, é preciso estar atento aos sinais.

- O final é surpreendente e o autor consegue guardar esse segredo até o fim.

Só que como nem tudo é perfeito, alguns pontos do desfecho foram um pouco frustrantes para mim, embora o final, de um modo geral tenha sido surpreendente.

Além disso, em alguns momentos a narrativa se concentra demais no dia a dia da família e fica um pouco arrastada.

Mas no geral foi uma obra que me emocionou muito e me apresentou mais uma faceta de um regime que tanto mal fez ao mundo.

Joy 28/10/2020

Marcou minha mente
Amo ler as histórias que se passaram na II GM, e esse livro atendeu às expectativas. A história ainda está fresca na minha memória, pois é envolvente e emocionante (assim como todos os relatos das vítimas do triste acontecimento nazista). É uma narrativa muito fluida, os personagens (baseados em pessoas reais) são cativantes e o enredo não deixa a desejar. Recomendo a leitura.

1 | 2 | 3 | 4 | 5