A Vida Depois de Iris

A Vida Depois de Iris Natasha Farrant

Resenhas - A Vida Depois de Iris

Déia 10/11/2023

Leve e profundo
No começo achei meio estranho essa coisa de transcrição, mas dps me acostumei e gostei
achei lindo todo esse processo de cura e amadurecimento da blue

era exatamente o q eu queria: livro meio desconhecido p entrar total na leitura
adoreiii

Bia/Will 20/10/2023

Os Diários de Bluebell: a vida depois de Íris- Natasha F. ?
Simplesmente maravilhoso, já se deparou com aqueles livros que no desenvolvimento, o protagonista está muito confuso, mas no final dá tudo certo, só que de uma maneira diferente?:Se gosta desse tipo de livro, essa é uma indicação pra você.
O livro conta a história de uma menina chamada Bluebell, que teve uma irmã gêmea que faleceu, depois desse imprevisto, em todos os cantos da vida dela, ela sente a irmã, em geral, o livro fala sobre o desenvolvimento entre a protagonista e sua irmã Flora, sobre como a vida amorosa na adolescência pode ser prejudicial para ambas as pontas. Portanto, também fala das dificuldades de uma família cuja os pais trabalham viajando e tem que deixar as crianças ou sozinhas ou com alguém de babá.
Não gostei muito do final do livro, pois acho que referente a vida amorosa da Blue, terminou muito em aberto, mas tem uma coisa que não tem como ninguém desmentir, essa personagem em si, narra muito bem os acontecimentos, não importa se aconteceu no cotidiano ou em uma filmagem antiga.
Fora esse fato, esse livro é perfeito, um dos melhores que li esse ano, ele retrata muito bem a vida de várias famílias que infelizmente estão nessas condições.

Clara 21/01/2022

Eu realmente achei cativante, porém senti que não era tão emocionante quanto pensava (digo em questões de reviravoltas). De qualquer forma, Blue é um garota muito forte, admiro isso nela!

Leticia Almeida 02/04/2015

Emocionante
É um livro lindo, contado por uma garota de 13 anos que perdeu a irmã gêmea.
O livro fala sobre uma família desestruturada, não fala muito sobre a Íris e a morte dela. Mas sim de como fica a família desestruturada,pai e mãe ausentes, filhos com problemas. É uma história leve, divertida e ao mesmo tempo triste. Blue a garota invisível, que um dia volta a existir. A garota que está desesperada e não quer ser salva. E que descobre que está cercada de amor e carinho.

Psychobooks 07/02/2015

Enredo e sobre Bluebell
O livro conta a história de Bluebell. Bluebell é uma menina de 13 anos que há 3 anos aprendeu a se anular. Iris era sua parte extrovertida. Era a irmã gêmea desinibida e pronta para tudo. Após sua morte, Blue constrói um muro ao seu redor.

A família Gadsby, como um todo, também não está em melhor situação. Flora, Twig, Jas e Blue estão relegados a segundo plano com os pais trabalhando fora e cuidando da própria vida, mal ficando em casa. Zoran é o au-pair que tem o papel de ajudá-los nesse momento difícil.

Narrativa e a visão de Bluebell
A narrativa é por meio de entradas no diário e transcrições de vídeo, todas sob o ponto de vista de Blue.

A voz da menina é bem forte e apesar de em alguns momentos ela soar muito madura, a autora contorna isso mostrando como ela se obrigou a amadurecer e viver por duas. Iris era sua irmã gêmea, então Blue é a que sente mais sua falta. A autora também usou ótimos contrapontos quando caracterizou algumas crises da família, onde Blue tem atitudes bem condizentes com sua idade.

Núcleo de personagens e plano de fundo
A construção de todos os personagens foi ótima. Blue tem três irmãos; todos eles foram superparticipativos durante todo o texto, com suas personalidades bem firmadas e apresentadas ao leitor.

A grande surpresa da narrativa fica com Zoran, um estudante que trabalha como au-pair para a família e que se vê tendo que agir como pai das crianças, já que os pais deles estão mais preocupados com o próprio umbigo do que com o bem-estar dos filhos - e sim, fiquei com esse ódio deles!

A história tem Londres e Devon como cenário. O passado e o presente se misturam por meio da visão de Blue e podemos então conhecer Iris e entender o que a perda dela significou para todos.

Vale a pena, Alba?
Esse livro foi uma grata surpresa. Não esperava me emocionar tanto com a construção da história e com a voz tão delicada e apaixonada de Blue. É um livro sobre perda, saudade e closure. Trata de família e a melhor forma de lidar com os problemas que a vida apresenta.
Super-recomendo a leitura.

"O problema de Devon é que é grande demais. Em Londres, posso controlar o vazio da vida sem Iris. Pegar o vazio e colocar num canto, dobrar diversas vezes, como um pedaço de papel, até ficar todo amassado, e, mesmo que fique duro e me machuque, posso mantê-lo trancado dentro de mim, fora do caminho. Mas aqui é como se aquele papel se desdobrasse e não parasse de crescer, para preencher todo o espaço em que Iris não está."
Página 88

site: http://www.psychobooks.com.br/2014/11/resenha-sorteio-a-vida-depois-de-iris-os-diarios-secretos-de-bluebell.html

Felipe Miranda 08/12/2014

A Vida Depois de Iris - Natasha Farrant por Oh My Dog estol com Bigods
Existe alguma coisa mais inquietante do que se despedir de uma boa história? Quem já se deparou com um livro maravilhoso sabe do que estou falando. "Os Diários de Bluebell" foi uma surpresa aconchegante. Sim, eu estou usando "aconchegante" para descrevê-lo. Sofri para terminar a leitura e mais ainda pra resenhá-lo.

São muitos os detalhes que fazem da obra de Natasha Farrant algo delicioso de acompanhar. Como o próprio título sugere, o livro é uma espécie de diário. Quem o escreve é nossa protagonista, a Bluebell. Em toda a minha vida eu nunca havia lido algo narrado por uma pré-adolescente que não parecesse besta ou imaturo demais. Nesse caso, Bluebell é incrivelmente esperta e sensível. Considerando a faixa etária dela, claro.

Além das anotações quase diárias, existem também transcrições de imagens que ela grava com uma filmadora que ganhou no aniversário de 13 anos. As coisas que ela observa e capta com a câmera é que fazem a diferença. São alguns momentos bonitos, dignos de registro, e outros completamente dispensáveis e costumeiros. Se pararmos para analisar o que ela sente entenderemos. É uma tentativa de enxergar nos outros uma forma de ser feliz outra vez. Uma busca.

O natal se aproxima e com ele uma data que não inspira comemorações. Há três anos Iris morreu. Há três anos Bluebell perdeu a irmã gêmea em uma tragédia que mudou completamente a sua vida e a da família. O que mais me surpreendeu, é que em raros capítulos Íris foi citada. Como se todos tivessem superado de verdade e apenas Blue ficado para trás. Impossibilitada de seguir adiante. Se escondendo através das lentes e remoendo uma ausência que jamais seria preenchida. Uma falta que a machucava a cada dia.

O pai de Blue está trabalhando em um projeto secreto e quase nunca está em casa. A mãe de Blue recebeu uma promoção irrecusável e vive viajando pelo mundo. O modo de comunicação mais usado entre eles é o Skype. Do início ao fim o ar que se respira na casa da família é pesado e atende pelo nome de "possível divórcio". O mais assustador de tudo isso é que eles realmente amam os filhos e compensam as ausências com as mais variadas formas possíveis quando estão presentes. Esse relacionamento familiar, apesar de conturbado, funciona de um modo único. Pessoal e amoroso, de qualquer forma.

E se vocês pensam que a história se resume a Blue, estão enganados. Ela tem mais três irmãos que fazem dessa história algo aconchegante, como eu mencionei mais acima. Aliás, todos os personagens são especiais e cheios de significado. Flora é a adolescente rebelde que namora e bebe. Twig e Jasmine são crianças cheias de perguntas, respostas na ponta da língua e muita energia - que será usado para arranjar encrencas com ratos e mais ratos. Zoran é quem cuida de todos quando os pais delas estão viajando. É engraçado porque ele está estudando para o mestrado e ainda assim trabalha de babá. Vocês imaginam um marmanjo intelectual cuidando dessa trupe indignada?

Blue e Flora vão acabar se desentendendo por causa de um garoto e Twig e Jasmine estão dispostos a trazer os pais para casa a tempo do natal. Para ser sincero ao extremo eu me senti nostálgico lendo essa história. Como se tivesse vendo um daqueles filmes da Sessão da Tarde que eu amava quando pequeno. A única ressalva que tenho é em relação a capa do livro. Não vejo sentido, mas até seria bonita se não fossem essas bordas brancas ao redor. Trata-se de uma série que sem dúvida alguma aguardarei ansioso pelo próximo volume. Até o desfecho o leitor atento vai ter colecionado alguns sorrisos. Tenho certeza.

site: http://www.ohmydogestolcombigods.blogspot.com.br/2014/12/resenha-os-diarios-de-bluebell-natasha.html