The Collector

The Collector Sergio Toppi

Resenhas - The Collector

ramonbacelar 17/09/2017

Altamente recomendado.
Em minha resenha de Sharaz-De mencionei esta obra e a alta qualidade da arte. Ao receber esta primorosa edição americana da editora Archaia Studios Press percebi o capricho do autor e do cuidado editorial.
Gosto do conceito de High Art nas HQs, mas ás vezes me lembra mais livros ilustrados (nada contra!) que quadrinhos, sem feeling nem movimento. Aqui os elementos se encaixam e complementam, formando um todo coeso e orgânico.
O autor cria uma espécie de “encantamento visual” com metamorfoses e transmutações visuais de efeito (quase) hipnótico-sinestésico.
Todos os contos são excelentes e soberbamente desenhados, foi muito difícil escolher um favorito, mas depois de uma releitura fiquei com The Mongol Jewel, nele o autor constrói a personagem central como uma maravilhosa homenagem as obras dos Simbolistas-Decadentes. A trama é rica em alusões, surpresa , subtextos e reviravoltas. A tradução preservou sensatamente alguns arcaísmos.
Para uma melhor e mais intensa experiência de leitura, aconselho que intercale estes contos com leituras de maior fôlego. Vale cada centavo.