Cumbe

Cumbe Marcelo D´Salete

Resenhas - Cumbe

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Vaneza | @garotado330 09/10/2022

Cumbe é uma hq que aborda o período do Brasil colônia, dando ênfase a questões envolta da escravidão. As diversas histórias que compõe a hq são centradas nos escravizados, seus pontos de vista, conflitos, tristezas e lutas. O que por si só acaba sendo um diferencial, já que é muito mais fácil de encontrar histórias sobre esse período histórico, onde temos protagonistas brancos com o ponto de vista colonizador. As histórias trazem ainda detalhes sobre a cultura e idioma bantu de forma bem orgânica, a medida que você lê a hq, está em contato com informações extras que vem bem descritas no glossário. Outra coisa que gostei muito foram as ilustrações, os contrastes criados apenas com tinta preta e as páginas brancas da hq consegue transmitir muitas emoções e movimentos, principalmente a utilização de mais e menos "zoom" entre alguns quadros, trazendo até um certo drama para a narrativa.

?? Gatilhos: violência, estupro e feminicídio.

Armando.Edra 28/09/2022

Lute pelo fogo ardente da liberdade
Cumbe é uma obra forte, repleta de relevância histórica e representatividade daqueles que lutaram e ainda lutam pelos seus direitos de liberdade.

Ao meu ver, a maior força da HQ é justamente contar as histórias (4 ao todo) dos escravos que se rebelaram durante o período escravagista brasileiro. Todas elas são tocantes, não teve nenhuma que não tenha me deixado dilacerado pela crueldade humana.

O trabalho de Marcelo D'Salete é sublime e merecedor do reconhecimento que conquistou. Só fico com a sensação de que se as histórias tivessem mais páginas para aprofundar na vida dos personagens, talvez ficariam ainda mais interessantes, mas isso é só uma opinião minha que não afeta em nada a qualidade da leitura.

Sophia.Black 30/08/2022

?????
Não sou muito fã de livros que se baseiam em fatos e/ou acontecimentos reais, isso costuma me lembrar o quanto a humanidade é podre, me lembra o quão ruim as pessoas conseguem ser.

Jack 11/08/2022

Cumbe é luz, é sol, é força
Cumbe é um quadrinho incrível de aventuras e paisagens oníricas que são uma breve pausa antes de nos afogar no mais profunda realidade implacável.
Preto é força.
Cumbe virá novamente.

Thábata 03/07/2022

Forte, triste e delicado
Marcelo D'salete conta histórias duras e tristes, que emocionam, a partir de uma arte magnífica. Super recomendo a leitura.

nkog.neato 02/07/2022

São histórias que se ligam por um ou dois personagens, é bem difícil entender o negócio como um todo. Ele mostra, de uma forma crua e realista, a forma com que os escravos eram tratados pelos senhores de engenho durante o Brasil colonial. O traço ajuda na dramatização de tudo, é muito bom.
Silas-sama 08/07/2022minha estante
Cumbe é oq? Tem uma vila em Sergipe com esse nome...

nkog.neato 08/07/2022minha estante
no livro explica o que é (eu esqueci)

Silas-sama 09/07/2022minha estante
Ata, pensei q fosse um livro BR contando algo sobre o lugar

Silas-sama 09/07/2022minha estante
Tive um insight e li a sinopse, explica claramente td isso ?

nkog.neato 09/07/2022minha estante
explica tudo tá vendo

Jeff80 02/06/2022

Cru e poético ao mesmo tempo.
Leitura que bate forte. Não por ser direta, mas pelo que fica no ar ao final de cada história. Ilustrações fantásticas e leitura muito fluida. Vale apreciar cada quadrinho.

Camilla 13/05/2022

Este é uns dos poucos livros que vão te mostrar que escravizados são pessoas que nem a gente é que eles erram.

Sabnssx 26/04/2022

as ilustrações e a forma como a escravidão foi retratada ficaram incríveis, curto de se ler recomendo muito.

Rodrigo.Macedo 14/03/2022

Cumbe
Com pouca escrita, estórias curtas e duras que se entrelaçam no final, D Salete retrata a vida dos negros escravos num engenho do Brasil.

Leccah 23/02/2022

Nunca li nada igual...
Uma obra absurdamente incrível, todos deveriam ler essa arte expressada por D'Salete. Muito bom!!
Mix de emoções.
Van Apocalipse 12/08/2022minha estante
É maravilhoso!!! Ainda não terminei e tá favoritado.

Puga 02/02/2022

"Chega!"
"Chega! A cada mocambo atacado, a cada malungo morto, nós vamos levar guerra a todos que não colaboram conosco. (...) Vamos mostrar nossa força! Vamos defender nosso mocambo!"

(p.134)

Adriana 26/01/2022

Impossível de largar
"Cumbe" me prendeu de um jeito que eu o li em menos de 24 horas.
Os contos em formato de HQ sobre a história da escravidão são viscerais e delicados ao mesmo tempo, uma combinação impossível de largar.

Bruna - @libros.et.libri 16/01/2022

Leiam.... por favor!!!!!
Cumbe, um termo de origem quimbundo, significa luz, força, sol.

Com traços fortes e carregados, que atribuem a obra um design único e arrebatador.

Ao longo da leitura é perceptível a carga de pesquisa histórica presente na narrativa, o conhecimento sobre a cultura, crença e lutas dos personagens.

Formada por contos, onde os personagens principais são os negros escravizados no Brasil, cada narrativa nos faz navegar por uma miscelânea de sentimentos com uma velocidade assustadora, indo da esperança, amor, união, ao medo, tensão, raiva, repulsa e desesperança.

Os contos abordam temas diversos, com uma empatia e sensibilidade que nos atém ao livro de tal maneira que só consegui soltar ao finalizar a leitura. Acompanhamos revoltas, a violência, o medo, as perdas, a maternidade, tomada de atitudes drásticas frente a situações desoladoras, o amor e a união na luta pela liberdade.

A riqueza de detalhes e minucias cria uma ambientação que nos leva a mergulhar na dura realidade enfrentada pelos negros escravizados no brasil

Publicado também em Portugal, França, Áustria e Estados Unidos, e vencedora do prêmio Eisner em 2018.

site: https://www.instagram.com/libros.et.libri/

marianiscos 07/01/2022

Incrível e necessário
Um mergulho no psicológico de personagens por meio de imagens extramente expressivas. A caracterização física também é muito interessante e, assim como as tensões do enredo, se dá pela escolha de 'planos' que nos aproximam de detalhes. Acredito que o preto e branco também causa um impacto diferenciado na obra. Muito bom! Apresentei em sala de aula propondo a escrita de uma resenha sobre a narrativa inicial 'Calunga', e os estudantes adoraram, e debateram bastante trazendo noções das aulas de história sobre o período colonial.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6